1. Novos diretores tomam posse na ANS

    O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, veio ao Janeiro nesta segunda-feira (12/11), para presidir a cerimônia de posse de dois diretores da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), realizada no salão nobre do Hotel Glória, às 10h30.

  2. Carnaval 2008: Saúde envia 19,5 milhões de preservativos para ações de prevenção

    O Ministério da Saúde começou nesta terça-feira (22/01) o envio de 19,5 milhões de preservativos masculinos para todos os estados do Brasil e para o Distrito Federal. Trata-se da primeira distribuição do ano, destinada às ações de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e da aids durante o carnaval. O quantitativo é 77% maior que o do ano passado, quando foram enviados 11 milhões de unidades para as ações do carnaval.

  3. De Alma-Ata à Declaração do Milênio: representantes de 60 países divulgam declaração

    Os ministros e representantes dos Ministérios da Saúde presentes à Conferência Internacional de Saúde para o Desenvolvimento: Direitos, fatos e realidades, reunidos em Buenos Aires nos dias 16 e 17 de agosto de 2007 para analisar as conquistas e os desafios na implementação da Estratégia de Atenção Primária à Saúde divulgaram uma declaração que foi elaborada e pactuada, durante a conferência, por grupo de trabalho composto por representantes de mais de sessenta países de todas as regiões do mundo. Veja a íntegra da declaração na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  4. Relatório da Anvisa aponta ICMS como imposto de maior impacto no preço final de medicamentos

    O imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços (ICMS) é um dos principais responsáveis pelo preço final dos medicamentos no Brasil. Em alguns casos, o ICMS chega a representar 23,45% do preço final produto. É o que revela o estudo Resumo dos Tributos Incidentes sobre o Setor Farmacêutico (PDF), realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) durante o ano de 2007.

  5. Inclusão tecnológica no SUS seguirá fluxo organizado

    De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Moisés Goldbaum, já existe um fluxo organizado para o encaminhamento de itens para inclusão tecnológica na área da Saúde. A informação foi dada pelo secretário durante uma reunião no Instituto Nacional do Câncer, no dia 28 de fevereiro.