1. III Seminário Política Nacional de Medicamentos

    A terceira edição do Seminário Política Nacional de Medicamentos, a ser realizada nesta quarta-feira (21/03), no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, em Brasília, vai discutir propostas para o estímulo da pesquisa e do acesso aos medicamentos.

  2. Especialistas sugerem soluções para redução de homicídios

    As pesquisadoras Edinilsa Ramos e Maria Cecília de Souza Minayo, do Centro Latino-Americano de Estudos da Violência e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Claves/ENSP/Fiocruz), integram o grupo de especialistas em criminalidade e segurança pública convocados pelo atual governo do Rio de Janeiro para colaborar na busca de soluções para um problema que aflige a sociedade e desafia as autoridades: a redução da violência no estado.

  3. Ministro quer pressa na regulamentação da EC 29

    Em matéria publicada nesta segunda-feira (21/05), a Gazeta Mercantil, chama atenção para as preocupações do minsitro José Gomes Temporão com as questões referentes ao recursos destinado pelos governos (municipal, estaduai e federal) para o financiamento da Saúde Pública no país, estipulado pela Emenda Constitucional nº 28 (EC 29), e à boa gestão desses recursos, definida pelo Pacto da Saúde, lançado em 2006.

  4. Temporão será sabatinado pela Folha de São Paulo

    A Folha de São Paulo vai sabatinar no dia 25 deste mês, segunda-feira, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. O evento será realizado das 15h às 17h, no Teatro Folha (shopping Pátio Higienópolis). Durante duas horas, Temporão responderá perguntas feitas por quatro entrevistadores e pela platéia.

  5. OMS divulga resultado de estudo sobre perigos globais das viagens

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, nesta segunda-feira (02/07) os resultados da primeira fase do projeto OMS de investigação sobre os perigos globais das viagens (Projeto Wright, da sigla em inglês). Os resultados indicam que o risco de tromboembolia venosa (TEV) quase dobra após uma viagem de quatro ou mais horas de duração. No entanto, o estudo assinala que, mesmo com esse aumento, o risco absoluto de TEV após todo esse período de imobilidade ainda é relativamente baixo (1 por 6.000, aproximadamente).

  6. Alimento contaminado mata 1,8 milhão por ano

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que cerca de 1,8 milhão de pessoas morrem no mundo por ano exclusivamente por causa da ingestão de bebidas e alimentos contaminados. De acordo com a entidade, pelo menos 200 casos de fraude e contaminação de grandes proporções são identificados a cada ano nos vários continentes, a exemplo do escândalo envolvendo leite longa-vida integral adulterado, revelado pela Polícia Federal há duas semanas. No caso brasileiro, porém, não foi identificado risco grave para a saúde.

  7. Saúde na Escola beneficiará 26 milhões de estudantes

    Prevenir e promover saúde, por meio de avaliações do estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, controle de cárie, acuidade visual e auditiva e também psicológica do aluno. Com esse intuito, a parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação beneficiará, até 2011, 26 milhões de estudantes de 1.242 municípios com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A largada do Programa Saúde na Escola (PSE) foi dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministro da Saúde, José Gomes Temporão, nesta quinta-feira (04/09), em Pernambuco. O lançamento do programa ocorreu na Escola Estadual São Francisco de Assis, de ensino médio e fundamental, que possui 1.100 alunos.

  8. Concurso para UFF

    As inscrições para o concurso para o Departamento de Saúde e Sociedade do Instituto de Saúde da Comunidade/UFF estão abertas até o dia 17/05.