1. Capes disponibiliza declaração de rendimentos

    Tendo em vista a abertura do prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/Mec) coloca à disposição de seus bolsistas e ex-bolsistas, as declarações de rendimentos.

  2. ENSP articula política de inovação industrial para saúde

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, através do Grupo de Estudos sobre o Complexo Industrial e Inovação em Saúde (GIS), junto com outras duas instituições (Instituto de Economia da Unicamp e Instituto de Economia da UFRJ), está responsável pela definição da política nacional de desenvolvimento industrial em saúde para o país, como forma de subsidiar o Ministério da Saúde em uma de suas maiores prioridades: a criação de um complexo industrial. O GIS é coordenado pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pesquisador licenciado da ENSP, e Carlos Gadelha, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz e também pesquisador da ENSP.

  3. Rio de Janeiro promove Semana Estadual de Saúde Vascular

    De 8 a 11 de outubro, será comemorada a III Semana Estadual de Saúde Vascular do Rio de Janeiro. Como o objetivo da iniciativa é prevenir, controlar e diagnosticar doenças vasculares, a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Regional Rio (SBACV-RJ), escolheu para este ano o tema Pé Diabético e irá promover uma série de atividades gratuitas pelo estado.

  4. Sábado (20/10) é Dia Nacional de Combate à Sífilis

    A Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis (SBDST) e as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde realizam, nesta semana, atividades para marcar o Dia Nacional de Combate à Sífilis (20/10). Com as ações pretende-se ampliar o debate na sociedade, reduzir o estigma e contribuir para ações de eliminação da sífilis congênita (transmitida da mãe para o bebê) no Brasil. Serão realizados simpósios, palestras, seminários, distribuição de folhetos e atividades educativas em vários locais.

  5. Prorrogado prazo de inscrição para o concurso da ANS

    O prazo de inscrição para o concurso da ANS, que se encerraria na quarta-feira (31/01), foi prorrogado até às 20h desta quinta-feira (1/02), pela internet, ou até sexta-feira (2/02) nas agências credenciadas da Caixa Econômica. O Edital 04, publicado em 29 de janeiro, também amplia o número de vagas para deficientes. Leia os editais em anexo.

  6. Campanha Contra o Abuso de Álcool permanece no ar até 15/01

    A campanha publicitária contra o abuso de álcool nas festas de fim de ano tem caráter educativo: prevenir e promover a saúde e lembrar que bebida e direção não combinam. A divulgação da campanha do Ministério da Saúde, que começou no dia 20 de dezembro, vai até o dia 15 de janeiro, com mensagens pela televisão, rádio, jornais e revistas, internet e cinema. A campanha é uma ação da Política Nacional sobre Bebidas Alcoólicas, lançada em maio desse ano, e traz dois os slogans: Não esqueça que você faz falta para a sua família. Se beber, não dirija e Não esqueça que você faz falta para seus amigos. Não exagere na bebida. Veja o material da campanha no portal do Ministério da Saúde.

  7. DST/Aids: campanha de prevenção no carnaval tem foco nas mulheres jovens

    O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançou, no domingo (27/01), no Rio de Janeiro (RJ), a campanha de prevenção à aids para o carnaval 2008. Com foco na população jovem, especialmente as mulheres, a campanha tem como slogan Bom de cama é quem usa camisinha. Este ano, a ação traz uma novidade: 100 mil tatuagens temporárias, com a inscrição Tenho atitude. Uso camisinha, que serão distribuídas no Rio de Janeiro, em Recife/Olinda e em Salvador. Nessas cidades, também serão distribuídas 100 mil bandanas, com a mesma frase.

  8. Prazo para solicitação de bolsas Pró-Gestão é ampliado

    O prazo para solicitação de bolsas do Programa de Fortalecimento e Apoio ao Desenvolvimento Institucional e Gestão em C&T (Pró-gestão/Convênio Fiocruz/Faperj) foi ampliado pela Coordenação do Convênio na VPDIGT. O Edital e demais documentos poderão ser acessados na Intranet ENSP e na Intranet da Fiocruz. Todas as solicitações deverão ser submetidas à avaliação de Comitê interno para análise prévia dos projetos, emissão de parecer e assinatura do Diretor da Unidade para posterior encaminhamento a VPDIGT até 1/06.