1. Mortalidade materna dificulta alcance dos Objetivos do Milênio

    A razão de mortalidade materna, entendida como o número de mortes maternas a cada 100 mil nascidos vivos, está decrescendo de maneira tão lenta que ameaça a consecução do quinto Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que visa melhorar a saúde materna e evitar a morte das mulheres durante a gestação, o parto ou o pós-parto.

  2. ENSP exibe longa metragem na Semana da Luta Antimanicomial

    A Semana da Luta Antimanicomial ganha adesão de vários artistas, e este ano será comemorada em espaços culturais do Rio de Janeiro, com o apoio do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental (Laps/Daps/ENSP/Fiocruz). A programação começa nesta terça-feira (22/05), com show do projeto Loucos por Música, no Vivo Rio, às 20h30, que inclui apresentação do grupo Harmonia Enlouquece, com participação especial de Jandira Fegalli na bateria. Na quarta-feira (23/05), a ENSP abre as portas para exibir o filme O Profeta das Águas, de Leopoldo Nunes, com entrada franca. Na quinta-feira (24/05), a programação continua com a peça Andanças vida e obra de Arthur Bispo do Rosário, no Teatro do Centro Cultural da Justiça Federal.

  3. SUS deverá ter metas e médicos pela CLT

    A criação do novo modelo de estão para hospitais públicos por parte do governo federal foi foco de extensa matéria no jornal O Globo. O modelo, batizado de Fundação Estatal, contém vários dispositivos de gestão: um novo modelo de gestão de RH, de gestão orçamentária, de compras, de qualidade hospitalar, de contratualização, entre vários outros.

  4. Ministro da Saúde defende projeto de Fundações Estatais em artigo do Estadão

    Em artigo publicado na edição deste sábado (30/06), no jornal O Estado de S. Paulo, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, defende o projeto de Fundações Estatais como estratégia para Novos Modelos Públicos de Gestão Hospitalar. Temporão destaca que o modelo disporá de autonomias reguladas nas áreas de gestão de recursos humanos, que passa ao regime da CLT com manutenção de concurso público, e também para as compras e contratos, patrimonial, orçamentária e contábil. A sua configuração mantém as autonomias já típicas das empresas públicas ressalvando, pela natureza fundacional, a sua condição para atuação exclusiva em áreas de natureza social, tais como a saúde, educação, ciência e tecnologia, desporto, cultura e turismo, dentre outras.

  5. Brasil sedia primeira reunião internacional da Unitaid

    Pela primeira vez, o Conselho Executivo da Central Internacional para a Compra de Medicamentos contra Aids, Tuberculose e Malária (Unitaid) se reuniu fora de sua sede (Genebra), atendendo a um convite do governo brasileiro, para uma reunião de trabalho. A atividade ocorreu nos dias 2 e 3 de abril, no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. Além deste encontro, no dia 4, uma parte da comitiva da Unitaid visitou a Fiocruz acompanhada do secretário executivo da Unitaid e ex-diretor da ENSP (20012004), Jorge Bermudez.

  6. Ministro do STF espera placar “acachapante” em julgamento sobre aborto de anencéfalos

    Após participar, na quinta-feira (28/08), do segundo dia de audiências públicas que discutem a interrupção de gravidez em casos diagnosticados de ausência de cérebro do feto (anencefalia), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello se mostrou favorável à aprovação da medida que libera o aborto nesses casos e disse esperar, para o julgamento, um placar acachapante de 11 votos a zero.

  7. Capes fará treinamento para o Portal de Periódicos em Brasília

    Até o final do ano, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realizará quatro cursos sobre o uso do Portal de Periódicos. Os cursos serão realizados no Auditório da Diretoria de Avaliação da CAPES, Brasília-DF (Setor Hoteleiro Sul - SHS Qd. 05 Bloco B Projeção 7) e os interessados podem escolher um dos quatro períodos previstos: de 17 a 19 de abril, de 19 a 21 de junho, de 18 a 20 de setembro ou de 6 a 8 de novembro.

  8. Anvisa e Procons: educação para o consumo

    Na semana em que se comemora o dia do consumidor (15 de março), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) destaca a parceria desenvolvida com os Procons estaduais. Nas visitas aos estados, são realizadas palestras mostrando o papel da Agência na proteção à saúde e defesa do consumidor e os principais aspectos dos medicamentos genéricos e similares.