1. Congresso discutirá segurança do paciente e políticas públicas

    A Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente realiza seu I Congresso, com o tema Segurança do Paciente como direito: reduzir riscos com a contribuição de todos. O encontro acontece no Rio de Janeiro, nos dias 5, 6 e 7 de junho. O evento é presidido por Victor Grabois, pesquisador da ENSP e coordenador executivo do Proqualis - Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente, um programa institucional do Icict/Fiocruz. 

  2. Vacinação contra gripe será estendida para toda população

    A partir desta segunda-feira (3/6), toda a população terá oportunidade de se vacinar contra a gripe enquanto durarem os estoques da vacina. Ou seja, quem não faz parte do público-prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza também pode procurar a unidade de saúde mais próxima para se vacinar. Essa é a recomendação do Ministério da Saúde já enviada aos estados e municípios. 

  3. Anvisa abre consulta pública sobre o uso do glifosato no Brasil

    Está aberta, até 6 de junho, Consulta Pública 613/2019 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que trata da manutenção do ingrediente ativo glifosato em produtos agrotóxicos no país e das medidas decorrentes de sua reavaliação toxicológica. Desde 2008 o ingrediente ativo de agrotóxico glifosato está em revisão de registro na Anvisa por conta de efeitos sobre a saúde das pessoas.

  4. STF confirma proibição de trabalho insalubre de gestantes e lactantes

    Na quarta-feira, 29 de maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional o trecho da reforma trabalhista que abriu a possibilidade de gestantes e lactantes trabalharem em atividades insalubres. Por 10 votos a 1, a Corte confirmou liminar proferida em maio pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, suspendendo a norma. Com a decisão, segundo Moraes, fica valendo a regra anterior.

  5. Margareth Dalcolmo discute complexidade da rotina médica

    Em sua 56ª edição, o Projeto Humanidades na Saúde realizou debate acerca do livro O Médico Doente, de Dráuzio Varella. O evento propôs reflexões com médicos, gestores e diretores da área da Saúde sobre temas considerados polêmicos e grandes divisores de opiniões no meio da ciência. A pesquisadora da ENSP/Fiocruz, Margareth Dalcolmo, foi uma das palestrantes.

  6. Dia Mundial Sem Tabaco: Fiocruz discute resultados de inquéritos sobre prevalência do tabagismo

    Segundo o Vigitel - Brasil 2017, no conjunto de 27 cidades, a frequência de adultos fumantes foi de 10,1%, sendo maior no sexo masculino (13,2%) que no feminino (7,5%). Os dados estarão presentes na apresentação “Achados sobre uso de tabaco com base em inquéritos populacionais nacionais”, a serem apresentados pelo pesquisador Francisco Inácio Bastos durante evento comemorativo ao Dia Mundial Sem Tabaco, em 30 de maio, às 10h, no auditório do Icict/Fiocruz.

  7. Nota Abrasco em apoio aos pesquisadores da Fiocruz

    A Abrasco manifesta a sua solidariedade com a equipe de pesquisadores da Fiocruz responsável pelo 3° Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira. Pesquisadores de diversas áreas do conhecimento científico, gestores do Sistema Único de Saúde e profissionais da saúde de nosso país reconhecem a contribuição da área da Saúde Coletiva para a identificação e dimensionamento dos problemas de saúde da população brasileira.