1. Ciência brasileira reduz tumor de idoso com câncer

    Um tratamento inovador, feito com células reprogramadas do próprio paciente, conseguiu reverter a maioria dos tumores no corpo do mineiro Vamberto Luiz de Castro, que enfrentava a fase terminal de um linfoma agressivo nos ossos e já tinha passado por radioterapia e quimioterapia, sem sucesso, conforme informou o site da Universidade de São Paulo (USP), em 10/10. Menos de 20 dias depois, seus exames comprovavam a remissão do tumor e o funcionário público voltou para casa (13/10) “virtualmente” livre da doença, após 40 dias de internação.
     

  2. José Gomes Temporão fala sobre saúde do homem

    Como parte das atividades do Novembro Azul na Fiocruz Brasília, o ex-ministro da Saúde e pesquisador da ENSP, José Gomes Temporão, realizou a conferência Promoção à Saúde Integral do Homem. Conforme ele enfatizou, o tema é muito mais abrangente que ressaltar a importância do acompanhamento médico e manter os exames em dia. 

  3. Inscrições prorrogadas para Hackathon em Saúde

    Foram prorrogadas as inscrições para o Hackathon em Saúde 2019, evento de tecnologia e inovação para a saúde pública, que acontece nos dias 30/11 e 1º/12, na Fundação Oswaldo Cruz. Prossifionais ou estudantes que atuam com design, programação ou demais interessados com conhecimentos em desenvolvimento de soluções digitais podem se inscrever, pela internet, até o dia 17 de novembro.

  4. Fiocruz treinará profissionais e orientará população sobre vazamento

    A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) instalou na terça-feira (5/11) uma sala de situação para elaborar um plano de resposta aos impactos que o vazamento de óleo em praias do Nordeste pode ter na saúde da população. O plano deve ser preparado em, no máximo, 30 dias, mas a Fiocruz vai atuar antes disso no treinamento em larga escala de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e na preparação de material de orientação à população dessas localidades.
     

  5. Relatório da 16ª Conferência Nacional de Saúde será lançado na Fiocruz, em 7/11

    Em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da democracia e do Brasil, os mais de cinco mil participantes da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) escreveram mais um capítulo da história da saúde pública brasileira. O relatório do evento, que apresenta propostas e diretrizes para o governo, será lançado dia 7 de novembro, às 10 horas, no auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). O lançamento é aberto ao público e vai ocorrer durante a 323ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
     
     

  6. ENSP promove aulão de ginástica no Outubro Rosa

    Quanto mais você movimentar o corpo, mais se protegerá do câncer, apontam estudos do Inca. A atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo do trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Com isso, contribui para prevenir o câncer de cólon, endométrio e mama (pós-menopausa). Assim, para encerrar o Outubro Rosa, mês de sensibilização à prevenção ao câncer de mama, a ENSP, com apoio da Asfoc, organizou um aulão de ginástica. 

  7. ENSP promove aulão de ginástica no Outubro Rosa

    Quanto mais você movimentar o corpo, mais se protegerá do câncer, apontam estudos do Inca. A atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo do trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Com isso, contribui para prevenir o câncer de cólon, endométrio e mama (pós-menopausa). Assim, para encerrar o Outubro Rosa, mês de sensibilização à prevenção ao câncer de mama, a ENSP, com apoio da Asfoc, organizou um aulão de ginástica. 

  8. Audiência publica debatará despesas e receita em saúde do RJ em 2020

    Na próxima quarta-feira, 23/10, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro realizará uma audiência pública com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/RJ) e a Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro (RIOSaúde), na qual serão apresentadas a receita e as despesas do município com a saúde para o exercício financeiro de 2020. A apresentação está marcada para as 9h30, no Plenário da Câmara, e é uma iniciativa da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira. A audiência é aberta ao público e todos que estiverem presentes poderão participar da discussão.

  9. Cientistas alertam que mudanças climáticas estão acontecendo 'antes e pior' do que o previsto

    Cientistas especializados em clima divulgaram no último domingo, 22/9, um relatório que expõe de que forma, nos últimos anos, o aquecimento global, o aumento de nível dos mares, a diminuição das geleiras e a poluição por carbono aceleraram. O relatório, apresentado durante Cúpula de Ação Climática das Nações Unidas na segunda-feira, 23/9, destacou a disparidade crescente e evidente entre os objetivos e a realidade do combate às mudanças climáticas. O documento, elaborado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), inclui detalhes sobre a situação do clima global e apresenta tendências das emissões e concentrações atmosféricas dos principais gases que contribuem para o efeito estufa.

  10. Pesquisadora da ENSP comenta o debate da Cobertura Universal de Saúde promovido pela ONU

    Em artigo, a pesquisadora da ENSP Maria Helena Mendonça, fala sobre o debate da Cobertura Universal de Saúde, realizado na Assembleia Geral da ONU – que acontece até o dia 4 de outubro, em Nova York. Segundo ela no texto, “o atual cenário político internacional apresenta tensões e divergências em torno de projetos diferenciados para a universalização do acesso a bens comuns e irá influenciar as políticas públicas encaminhadas na próxima década”. Confira o texto publicado pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes).