1. Agência Acreditadora será lançada em 23 de setembro

    No dia 23 de setembro, às 9h30 na sede da Opas/OMS, em Brasília, durante as comemorações dos 35 anos da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), será realizada a cerimônia de instalação da Agência de Acreditação Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação lato Sensu de Saúde Pública/Coletiva.

  2. Relatório da ONU: ainda há 805 milhões de pessoas no mundo com desnutrição crônica

    Cerca de 805 milhões de pessoas no mundo, uma em cada nove, sofrem de fome, afirma novo relatório das Nações Unidas divulgado nesta terça-feira (16/9). O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo (SOFI 2014, na sigla em inglês) confirma a tendência positiva de decréscimo global do número de pessoas com fome, que diminuiu em mais de 100 milhões na última década e em mais de 200 milhões desde 1990-1992.

  3. FAO e a Associação Mundial de Rádios Comunitárias lançam consultas regionais virtuais

    Um crescente consenso mundial vem se formando a respeito da importância dos pequenos agricultores e agricultores familiares para reduzir a pobreza rural e garantir segurança alimentar para todos, alimentar o mundo e cuidar da terra. Agora, mais do que nunca, a comunicação e a mídia comunitárias são agentes de transformação social nas áreas rurais, facilitando o acesso a informações em tempo hábil para uma melhor produção agrícola e, sobretudo, estimulando a participação dos agricultores no processo de desenvolvimento rural.

  4. Anvisa aceita 17 métodos alternativos validados em substituição ao uso de animais

    A Diretoria Colegiada da Anvisa (Dicol) deliberou pela aceitação de 17 métodos alternativos validados ao uso de animais nas petições para registros e controle de serviços e produtos sujeitos a vigilância sanitária. A deliberação, ocorrida no dia 21 de agosto, foi motivada pelo  Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), que solicitou  formalmente a manifestação da Agência. O Diretor de Gestão Institucional da Anvisa (Diges), Ivo Bucaresky, assumiu com a anuência da Dicol, a condução do tema por entender a importância do atual estado da arte de ensaios não clínicos ( in vitro e in silico, entre outros métodos alternativos), e o quanto contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Esse tema também remete ao princípio ético dos 3Rs, preconizados internacionalmente, contribuindo assim, na redução, substituição e refinamento do uso de animais, tema relevante para a sociedade brasileira.

  5. Ministério incorpora primeiro medicamento para autismo

    O Sistema Único de Saúde passará a oferecer o primeiro medicamento para tratar os sintomas do autismo. O medicamento, conhecido como Risperidona, será incorporado pelo Ministério da Saúde na rede pública e irá auxiliar na diminuição das crises de irritação, agressividade e agitação, sintomas comuns em pacientes com a doença. A estimativa é de que o tratamento esteja disponível para a população a partir do início de 2015 e que beneficie cerca de 19 mil pacientes por ano.

  6. Nova lei reforça a importância do acompanhamento farmacêutico

    O farmacêutico deve estar presente durante todo o horário de funcionamento das farmácias, segundo nova lei publicada no Diário Oficial da União (Nº 13.021). A regulação reconhece a importância desses estabelecimentos na orientação dos usuários sobre o uso racional dos medicamentos e o papel dos profissionais capacitados nesta área para auxiliar a população.

  7. Suicídio: Brasil é 8º país das Américas com maior índice

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a International Association for Suicide Prevention (Iaps) instituíram 10 de setembro como o Dia Mundial para Prevenção do Suicídio. Na última quarta-feira, a OMS divulgou dados do primeiro Relatório Global para Prevenção do Suicídio, revelando que mais de 800 mil pessoas dão fim à própria vida todos os anos no mundo. Ainda de acordo com a OMS, o suicídio é um grande problema de saúde pública, e cerca de 75% dos casos ocorrem em países de baixa e média renda. O Brasil é o oitavo país, nas Américas, em número de suicídios. "Tem havido um crescimento expressivo do suicídio no mundo inteiro. No Brasil, a taxa é alarmante porque não se falava abertamente nisso, mas se sabia do problema", afirmou o pesquisador da ENSP Paulo Amarante.

  8. ONU publica guia de orientação para a proteção de crianças on-line

    Pensando na proteção das crianças on-line, a União Internacional de Telecomunicações (UIT) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançaram um guia de orientação que aborda os perigos que crianças e adolescentes podem encontrar no mundo virtual. O documento também oferece estratégias para capacitá-los e sensibilizá-los sobre os mecanismos de proteção existentes.

  9. Ativistas de TB e Aids se reúnem com o Secretário Estadual de Saúde do RJ

    A reunião com o Secretário de Estado de Saúde, Marcos Musafir, articulada pelos Fóruns ONGs TB RJ, Fórum ONGs Aids RJ e Observatório Tuberculose Brasil/ENSP, com o objetivo de garantir o apoio do secretário no enfrentamento da tuberculose e da aids no estado ocorreu na terça-feira (9/9). O encontro também reforçou a pactuação feita entre o governo estadual, os governos municipais e a sociedade civil, que assumiram o compromisso da execução do Plano Estratégico de Tuberculose e Aids do estado, cujas diretrizes foram aprovadas na CIB de maio de 2013. A Fiocruz, por intermédio do Centro de Referência professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP), fará o monitoramento externo desse Plano.