1. Biossegurança pauta cooperação no sertão do Ceará

    O Núcleo de Biossegurança da Fundação Oswaldo Cruz (NuBio/ENSP/Fiocruz) e o Laboratório de Ecoepidemiologia da Doença de Chagas, do Instituto Oswaldo Cruz (Ledoc/IOC), estabeleceram cooperação com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Sobral, da Secretaria de Saúde do Ceará, com o objetivo de prestar consultoria em biossegurança no sertão de Acaraú. As atividades envolvem a coleta de triatomíneos vetores, atividade laboratorial para identificação de protozoários parasitos, triagem sorológica e o acompanhamento clínico da população humana. 

  2. Editora Fiocruz: promoção para festejar os amigos

    Em julho, comemora-se o Dia do Amigo (ou da Amizade). No Brasil, a data tem sido celebrada em 20 de julho, mas, de acordo com o calendário das Nações Unidas, o dia é 30 de julho. Para festejar, no período compreendido entre as duas datas, a Editora Fiocruz fará uma promoção: todos os livros disponíveis em seu catálogo poderão ser adquiridos com 30% de desconto no período de 21 a 29 de julho. A promoção será válida para livros adquiridos diretamente com a Editora Fiocruz (na sede, na livraria ou no site, por boleto bancário on-line).

  3. Equador busca modelo brasileiro de combate à desnutrição

    O ministro da Saúde, Arthur Chioro, recebeu no dia 16/7, em Brasília, o presidente do Equador, Rafael Correa. A delegação equatoriana veio conhecer as políticas nacionais nas áreas de nutrição infantil para adequá-las à sua realidade. O acordo que foi assinado entre os ministérios da Saúde dos dois países prevê, entre outras ações, a transferência da metodologia utilizada pelo programa Farmácia Popular, que oferta medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto para a população.

  4. Meta de vacinação contra a gripe foi superada no país

    Mais de 41,7 milhões de pessoas já se vacinaram contra a influenza neste ano, o que representa uma cobertura de 84%. Com isso, a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde foi superada. A vacina contra a gripe está disponível nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS),  desde o dia 22 de abril, para os integrantes do grupo prioritário (49,6 milhões de pessoas).

  5. Inca seleciona bolsista para projeto

    O Instituto Nacional do Câncer está selecionando um bolsista com formação em ciências biológicas/biomédicas ou ciências da saúde. Os interessados devem possuir mestrado ou doutorado em Epidemiologia, em Saúde Pública ou em Vigilância Sanitária, e possuir experiência na análise de banco de dados (SPSS, R) e análises epidemiológicas.

  6. Centro de Saúde participa da Semana de Autocuidado nas Escolas

    De 29 de julho a 02 de agosto acontece a 1ª Semana de Autocuidado nas Escolas. Profissionais de todas as unidades de Atenção Primária do Rio estarão visitando as escolas municipais e repassando aos alunos, pais e professores orientações sobre comportamentos saudáveis de prevenção da saúde. O Centro de Saúde Germano Sinval Faria e a Clínica da Família Victor Valla participarão da semana.

  7. Pesquisadores participaram de evento sobre direito e saúde

    No dia 10 de julho, a coordenadora do Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (Dihs) da ENSP, Maria Helena Barros, participou do debate A Saúde como Direito Universal, promovido pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. A atividade foi antecedida pela exposição do documentário “SOS Saúde”, de Michael Moore, que retrata o Sistema de saúde dos Estados Unidos da América.

  8. Ministério da Saúde prorroga inscrições para o QualifarSUS até 18/7

    O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 18 de julho as inscrições do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica – QualifarSUS. O objetivo é estruturar a assistência farmacêutica da Atenção Básica de 676 municípios, com até 100 mil habitantes, e que integram o Plano Brasil Sem Miséria. Essas cidades receberão, este ano, R$ 25 milhões, que deverão ser investidos na contratação de equipes, compra de equipamentos e de mobiliários para as farmácias já existentes, localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Centrais de Abastecimento Farmacêutico (CAF).

  9. Cidades terão mais de 6 bilhões de habitantes em 2050, destaca novo relatório da ONU

    As próximas décadas trarão mudanças profundas no tamanho e distribuição das população global. A contínua urbanização e o crescimento geral da população fará com que 2,5 bilhões novas pessoas passem a viver em áreas urbanas em 2050, que abarcarão mais de 6 bilhões de habitantes dos 9,6 bilhões previstos para essa data. São Paulo e Rio de Janeiro são citadas como megacidades e aparecem na lista das áreas urbanas mais povoadas do mundo, segundo o novo relatório “Perspectivas Globais de Urbanização” das Nações Unidas, lançado na quinta-feira (10/7). Os continentes mais impactados por este rápido crescimento serão a África e a Ásia, onde se espera que 90% dessa nova população de 2,5 bilhões de habitantes residirá - mais especificamente na Índia, China e Nigéria, que contabilizarão 37% do crescimento mundial da população urbana entre 2014 e 2050.

  10. Saúde bucal influencia qualidade de vida e inclusão social

    Quase 27% das crianças de 18 a 36 meses apresentaram pelo menos um dente decíduo com cárie, e a proporção chegou a quase 60% na faixa de 5 anos. Na dentição permanente, quase 70% das crianças de 12 anos e cerca de 90% dos adolescentes (15 a 19 anos) apresentaram ao menos um dente com experiência de cárie. Entre as conclusões, a análise apontou que o declínio da cárie dentária na população infantil vem ocorrendo de forma desigual na população brasileira.