1. Representante dos presidenciáveis participam de seminário do Cebes

    Um debate com representantes dos candidatos à presidência encerrará o seminário do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde, neste sábado, dia 18. O deputado federal eleito Marcos Pestana, do PSDB, ex-secretário de saúde de Minas Gerais, vai representar Aécio Neves, presidenciável do PSDB. Ele debaterá com Jorge Solla, também deputado eleito, pelo PT, e ex-secretário de saúde da Bahia, que representará Dilma Rouseff. O seminário do Cebes vai discutir democracia, saúde e participação popular. O evento acontece amanhã e depois de amanhã, no Hotel Novo Mundo, no Rio de Janeiro. A mesa de abertura contará com a presença de Maria Isabel Rodriguez, Ex-ministra da Saúde de El Salvador e referência em medicina social.

  2. Informe ENSP começa a circular com layout reformulado

    Os assinantes do boletim Informe ENSP recebem, nesta quarta-feira (1/10), a oitava versão do informativo, que conta com uma reorganização das informações e apresenta um layout mais arejado. As seções não foram alteradas, mas as notícias passam a privilegiar, ainda mais, o ensino, a pesquisa e as atividades de cooperação nacional e internacional, áreas de atuação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. A alteração foi necessária para que o novo informativo acompanhe o crescimento da ENSP, ampliando sua integração com as redes sociais, como Facebook e Twitter, e o canal de vídeos da instituição no YouTube.

  3. Academias britânicas oferecem oportunidades para brasileiros

    Cientistas brasileiros que querem realizar pesquisas e atividades de intercâmbio com instituições no Reino Unido têm novas oportunidades. As Academias Nacionais do Reino Unido – Royal Society, British Academy, Academy of Medical Sciences e Royal Academy of Engineering –, em colaboração com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), oferecem auxílios no âmbito do Newton Fund, fundo do governo britânico de apoio à pesquisa em ciência e inovação.

  4. 56% das famílias brasileiras autorizam doação de órgãos

    O Ministério da Saúde quer aumentar a adesão das famílias brasileiras à doação de órgãos no país. Para tanto, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, lançou na quarta-feira (24/9), em Brasília, nova campanha publicitária de estímulo à doação, com foco na sensibilização das famílias sobre a importância da autorização para a retirada de órgãos, após a confirmação de óbito por uma equipe médica. Atualmente, 56% das famílias entrevistadas em situações de morte encefálica aceitam e autorizam a retirada de órgãos para a doação. Para o ministério, esse percentual pode ser ainda maior, permitindo a realização de mais transplantes.

  5. Anvisa aprova novo regulamento técnico para anorexígenos

    A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou o novo regulamento técnico referente a anorexígenos no País. A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) que deverá ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias normatiza o assunto após a publicação do Decreto Legislativo 273/2014, aprovado pelo Congresso Nacional em setembro. O Decreto invalida a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 52/2011, publicada pela Agência em outubro de 2011.

  6. Iniciativa da ONU incentiva uso de eletroeletrônicos mais eficientes

    O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) anunciou a Parceria para Eletrodomésticos e Equipamentos Eficientes, uma nova iniciativa para auxiliar a popularização de eletrodomésticos e eletrônicos mais eficientes. O objetivo é reduzir a demanda de energia global, mitigar os efeitos negativos das mudanças climáticas e melhorar o acesso à energia elétrica.