1. Edição especial celebrará 2 mil publicações do Informe ENSP

    Nesta quinta-feira (13/11), o boletim Informe ENSP atinge a marca de duas mil edições pulicadas. O número expressivo se baseia na reformulação do antigo ENSP Notícias, em 2006, quando o sistema desenvolvido para a nova versão do informativo integrou o cadastro de notícias em uma única ferramenta, gerando, assim, a Edição nº 01 do Informe ENSP, em 16 de maio de 2006. Para celebrar esse momento, a edição 2 mil pretende resgatar alguns momentos de extrema importância para o campo da saúde pública, divulgados ao longo de todos esses anos pela ENSP. Confira, nesta quinta-feira, uma edição histórica e relembre momentos de grande significado para a instituição.

  2. 'Justiça com as próprias mãos só gera mais violência'

    Os principais jornais brasileiros trazem, esta semana, reportagens sobre uma chacina que matou pelo menos nove pessoas na periferia de Belém (PA). Para saber o que notícias como essas, infelizmente constantes no Brasil, falam sobre a nossa sociedade, o Informe ENSP conversou com a professora Cecília Minayo, coordenadora científica do Claves, o Centro de Estudos Latino-Americano da Violência e Saúde. Uma oportunidade de aprofundar um debate que tem deixado os ânimos exaltados nas redes sociais e caixas de comentários da internet.

  3. Especialista internacional debate o financiamento público dos sistemas de saúde no Isags

    O Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags), ciente da importância do debate sobre o financiamento público dos seus sistemas e visando, assim, garantir o direito universal à saúde; vai realizar a conferência Desafios dos Sistemas Universais de Saúde no Século XXI. Para o evento, o Isags - centro de pensamento estratégico do Conselho Sul-Americano de Saúde (Unasul-Saúde) -, convidou o professor emérito da Universidade de Yale, Dr. Theodore Marmor, que é um renomado especialista em estudos comparativos de políticas de saúde. A conferência será realizada no dia 12 de novembro, às 11h, e será transmitida pela internet em tempo real.

  4. Representante dos presidenciáveis participam de seminário do Cebes

    Um debate com representantes dos candidatos à presidência encerrará o seminário do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde, neste sábado, dia 18. O deputado federal eleito Marcos Pestana, do PSDB, ex-secretário de saúde de Minas Gerais, vai representar Aécio Neves, presidenciável do PSDB. Ele debaterá com Jorge Solla, também deputado eleito, pelo PT, e ex-secretário de saúde da Bahia, que representará Dilma Rouseff. O seminário do Cebes vai discutir democracia, saúde e participação popular. O evento acontece amanhã e depois de amanhã, no Hotel Novo Mundo, no Rio de Janeiro. A mesa de abertura contará com a presença de Maria Isabel Rodriguez, Ex-ministra da Saúde de El Salvador e referência em medicina social.

  5. Informe ENSP começa a circular com layout reformulado

    Os assinantes do boletim Informe ENSP recebem, nesta quarta-feira (1/10), a oitava versão do informativo, que conta com uma reorganização das informações e apresenta um layout mais arejado. As seções não foram alteradas, mas as notícias passam a privilegiar, ainda mais, o ensino, a pesquisa e as atividades de cooperação nacional e internacional, áreas de atuação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. A alteração foi necessária para que o novo informativo acompanhe o crescimento da ENSP, ampliando sua integração com as redes sociais, como Facebook e Twitter, e o canal de vídeos da instituição no YouTube.

  6. Academias britânicas oferecem oportunidades para brasileiros

    Cientistas brasileiros que querem realizar pesquisas e atividades de intercâmbio com instituições no Reino Unido têm novas oportunidades. As Academias Nacionais do Reino Unido – Royal Society, British Academy, Academy of Medical Sciences e Royal Academy of Engineering –, em colaboração com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), oferecem auxílios no âmbito do Newton Fund, fundo do governo britânico de apoio à pesquisa em ciência e inovação.