1. Nascer no Brasil embasa Projeto de Lei na câmara

    Está em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 7633/14, do deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), que discute os direitos da mulher durante a gestação e o parto - inclusive nos casos de aborto - e as obrigações dos profissionais de saúde. O PL, além de tratar dos direitos do feto e do recém-nascido, segue as diretrizes da pesquisa Nascer no Brasil, desenvolvida ENSP/Fiocruz, cujos resultados apontam que a cesariana é realizada em 52% dos nascimentos, sendo que, no setor privado, o índice é de 88%. O projeto dispõe sobre a possível limitação do número de cesarianas realizadas no Brasil, e a Câmara dos Deputados lançou uma enquete para saber o que os brasileiros pensam da proposta.

  2. Abrasco analisa propostas de saúde nos programas dos presidenciáveis

    A campanha eleitoral começa a ganhar corpo nas ruas e maior espaço nos noticiários e nas discussões cotidianas, e o setor saúde pergunta: Como as candidaturas à presidência da República estão tratando a área? Para tentar responder a essa pergunta, os professores Mário Scheffer e Lígia Bahia, ambos integrantes da Comissão de Política, Planejamento e Gestão da Abrasco, elaboraram o estudo A saúde nos programas de governo dos candidatos a Presidente da República do Brasil nas eleições de 2014: notas preliminares para o debate.

  3. Aids: número de mortes no Brasil é menor que média mundial

    O índice anual de mortes provocadas por HIV/Aids e pela tuberculose no Brasil é menor que a média mundial. A informação faz parte de um estudo publicado pela revista científica The Lancet divulgado durante a 20ª Conferência Internacional sobre Aids, que acontece em Melbourne, na Austrália, e termina na sexta-feira (25/7). Segundo o estudo, as mortes por aids no Brasil tiveram uma redução da taxa anual de 2,3%, entre 2000 e 2013, enquanto o índice mundial, no mesmo período, foi de 1,5%. O Secretário em Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, e diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, participam da Conferência.

  4. Biossegurança pauta cooperação no sertão do Ceará

    O Núcleo de Biossegurança da Fundação Oswaldo Cruz (NuBio/ENSP/Fiocruz) e o Laboratório de Ecoepidemiologia da Doença de Chagas, do Instituto Oswaldo Cruz (Ledoc/IOC), estabeleceram cooperação com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Sobral, da Secretaria de Saúde do Ceará, com o objetivo de prestar consultoria em biossegurança no sertão de Acaraú. As atividades envolvem a coleta de triatomíneos vetores, atividade laboratorial para identificação de protozoários parasitos, triagem sorológica e o acompanhamento clínico da população humana. 

  5. Editora Fiocruz: promoção para festejar os amigos

    Em julho, comemora-se o Dia do Amigo (ou da Amizade). No Brasil, a data tem sido celebrada em 20 de julho, mas, de acordo com o calendário das Nações Unidas, o dia é 30 de julho. Para festejar, no período compreendido entre as duas datas, a Editora Fiocruz fará uma promoção: todos os livros disponíveis em seu catálogo poderão ser adquiridos com 30% de desconto no período de 21 a 29 de julho. A promoção será válida para livros adquiridos diretamente com a Editora Fiocruz (na sede, na livraria ou no site, por boleto bancário on-line).

  6. Equador busca modelo brasileiro de combate à desnutrição

    O ministro da Saúde, Arthur Chioro, recebeu no dia 16/7, em Brasília, o presidente do Equador, Rafael Correa. A delegação equatoriana veio conhecer as políticas nacionais nas áreas de nutrição infantil para adequá-las à sua realidade. O acordo que foi assinado entre os ministérios da Saúde dos dois países prevê, entre outras ações, a transferência da metodologia utilizada pelo programa Farmácia Popular, que oferta medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto para a população.

  7. Meta de vacinação contra a gripe foi superada no país

    Mais de 41,7 milhões de pessoas já se vacinaram contra a influenza neste ano, o que representa uma cobertura de 84%. Com isso, a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde foi superada. A vacina contra a gripe está disponível nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS),  desde o dia 22 de abril, para os integrantes do grupo prioritário (49,6 milhões de pessoas).

  8. Inca seleciona bolsista para projeto

    O Instituto Nacional do Câncer está selecionando um bolsista com formação em ciências biológicas/biomédicas ou ciências da saúde. Os interessados devem possuir mestrado ou doutorado em Epidemiologia, em Saúde Pública ou em Vigilância Sanitária, e possuir experiência na análise de banco de dados (SPSS, R) e análises epidemiológicas.

  9. Centro de Saúde participa da Semana de Autocuidado nas Escolas

    De 29 de julho a 02 de agosto acontece a 1ª Semana de Autocuidado nas Escolas. Profissionais de todas as unidades de Atenção Primária do Rio estarão visitando as escolas municipais e repassando aos alunos, pais e professores orientações sobre comportamentos saudáveis de prevenção da saúde. O Centro de Saúde Germano Sinval Faria e a Clínica da Família Victor Valla participarão da semana.

  10. Pesquisadores participaram de evento sobre direito e saúde

    No dia 10 de julho, a coordenadora do Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (Dihs) da ENSP, Maria Helena Barros, participou do debate A Saúde como Direito Universal, promovido pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. A atividade foi antecedida pela exposição do documentário “SOS Saúde”, de Michael Moore, que retrata o Sistema de saúde dos Estados Unidos da América.