1. 119 anos da Fiocruz: trabalhadores da ENSP são homenageados

    No âmbito das comemorações aos 119 anos da Fiocruz, a instituição homenageará seus trabalhadores que, há trinta anos, contribuem, auxiliam e lutam cotidianamente por um Sistema Único de Saúde universal, integral e equitativo. Reconhecidos por seus pares, alunos e demais profissionais, os homenageados da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - total de 47 servidores - falaram ao Informe ENSP sobre seu trabalho, lembranças e conquistas em favor da saúde pública desde o ano de 1989. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 28 de maio, às 14h, na Praça Pasteur, ao lado do Castelo Mourisco. Confira essas histórias de vida, amor e trabalho.

  2. Redução difícil de engolir, artigo de José Gomes Temporão

    José Gomes Temporão, ex-ministro da Saúde, pesquisador da ENSP/Fiocruz e membro titular da Academia Nacional de Medicina, fala sobre a criação recente, pelo Ministério da Justiça, de um grupo de trabalho com o objetivo de avaliar a redução de tributação de cigarros, como estratégia para diminuir o consumo de cigarros estrangeiros de baixa qualidade, o contrabando e os riscos à saúde dele decorrentes. 

  3. Fiocruz distribui medicamento para transplantados no SUS

    O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) iniciou a produção do imunossupressor Tacrolimo, usado para evitar rejeição de rim e fígado transplantados. No total, serão fabricadas mais de 90 milhões de unidades farmacêuticas deste medicamento vital para pacientes submetidos a transplante desses órgãos. A demanda foi solicitada pelo Ministério da Saúde (MS) a fim de suprir a falta momentânea do produto no Sistema Único de Saúde (SUS).

  4. Fiocruz assegura qualidade de pesquisa nacional sobre drogas

    A Fiocruz, por prezar pela transparência e em razão de seu compromisso com a sociedade brasileira, vem a público prestar alguns esclarecimentos sobre o 3° Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira, pesquisa realizada pela Fundação a partir de edital público lançado, em 2014, pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), órgão ligado ao Ministério da Justiça.

  5. Fiocruz lança site de programa de internacionalização

    Com vista a fortalecer sua política de internacionalização e ampliar a formação de redes internacionais, a Fundação Oswaldo Cruz acaba de lançar um site voltado para seu Programa Institucional de Internacionalização (PrInt). Através da nova plataforma, estudantes, professores e interessados poderão ter acesso a todos os editais, redes temáticas e conteúdos ligados ao PrInt Fiocruz.
     

  6. Fiocruz comemora seus 119 anos

    A Fiocruz completa 119 anos no dia 25 de maio e seu aniversário será comemorado com uma série de eventos na última semana do mês, de 27 a 31/5. A primeira atividade será o Seminário Advocacy: O que é? Como se faz? Experiências na saúde pública e impactos no uso dos resultados das pesquisas científicas, dia 27/5, das 8h30 às 13h, no auditório do Museu da Vida, no Campus Manguinhos.

  7. Medicamentos para o SUS: controle de qualidade e segurança

    O compromisso com a qualidade e a excelência é um dos valores que norteiam a atuação de Farmanguinhos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Antes de chegar às mãos dos pacientes, o medicamento passa por rígido controle de qualidade a fim de garantir sua segurança e eficácia. Após a aprovação de todos os processos, o produto é enviado para distribuição no Sistema Único de Saúde (SUS).
     

  8. Mesa-redonda discute cooperação internacional em saúde

    No dia 16 de maio, das 9h às 13h, o auditório do Museu da Vida, no Campus Manguinhos, recebe a mesa-redonda A cooperação internacional em saúde no Brasil: desafios e perspectivas. O evento é aberto ao público e contará com a participação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; do diretor do Centro de Relações Internacionais de Saúde (Cris), Paulo Buss; da representante da Assessoria da Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde (Aisa), Thaisa Góes Faria Santos Lima; e da coordenadora da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) na Agência Brasileira de Cooperação (ABC-MRE), Alessandra Ambrósio.