1. Sala de Convidados fala sobre Cannabis Medicinal

    Diversos usos medicinais de substâncias da Cannabis sativa, a planta da maconha, já são comprovados e ajudam a aliviar o sofrimento e proporcionar mais qualidade de vida a pacientes com doenças como dor crônica, câncer, glaucoma e epilepsia. A porta para a utilização legal de medicamentos produzidos a partir da Cannabis no Brasil foi aberta em 2015, a partir de ações judiciais que obrigaram o Ministério da Saúde a importar medicamentos à base de canabidiol. 

  2. ENSP participa do 'Fiocruz pra Você', neste sábado (18/8)

    A Fiocruz realizará neste sábado, 18 de agosto, o evento Fiocruz pra Você. Crianças poderão ser vacinadas nos campi de Manguinhos e Farmanguinhos, na cidade do Rio de Janeiro, e no Palácio Itaboraí, em Petrópolis, das 8h às 17h. Na 25ª edição, serão oferecidas gratuitamente vacinas tríplice viral e a de poliomielite. O evento integra as ações do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação do MS, que ocorre de 6 a 31 de agosto. 

  3. 'Desigualdade atrapalha a produtividade', afirma diretor da Cepal no Brasil

    Agenda 2030, políticas públicas e sua relação com o crescimento econômico estiveram em pauta em mais um debate da série Futuros do Brasil e da América Latina, realizado pelo CEE-Fiocruz, tendo como convidado o diretor da Cepal no Brasil, Carlos Mussi. O debate foi mediado pelo ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, e participaram como debatedores Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030; Thereza De Lamare, do Departamento de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde; e Paulo Buss, diretor do Cris/Fiocruz.

  4. ENSP participa do 'Fiocruz pra Você', neste sábado (18/8)

    A Fiocruz realizará neste sábado, 18 de agosto, o evento Fiocruz pra Você. Crianças poderão ser vacinadas nos campi de Manguinhos e Farmanguinhos, na cidade do Rio de Janeiro, e no Palácio Itaboraí, em Petrópolis, das 8h às 17h. Na 25ª edição, serão oferecidas gratuitamente vacinas tríplice viral e a de poliomielite. O evento integra as ações do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação do MS, que ocorre de 6 a 31 de agosto. 

  5. Descriminalização do aborto é o tema do Sala de Convidados nesta terça-feira (14/8)

    O STF realizou duas audiências públicas, nos dias 6 e 11 de agosto, para discutir a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. O que está em questão é a constitucionalidade dos artigos do Código Penal que definem como crime o aborto fora dos casos legais: gestações fruto de estupro, fetos anencéfalos (sem cérebro) ou casos de risco de vida para a mãe.

  6. 'A Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite' é o tema do Sala de Convidados

    A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite começou nesta segunda-feira (6/8), com a meta de imunizar mais de 11 milhões de crianças. A campanha é voltada para todas as crianças de um ano a menores de cinco anos de idade (isto é, até 4 anos, 11 meses e 29 dias). A mobilização está reforçada devido ao risco do retorno da pólio e da reemergência do sarampo no país.

  7. Carlos Mussi, da Cepal, discute a Agenda 2030, na série on-line Futuros do Brasil e da América Latina

    A Agenda 2030, a partir de uma visão de direitos e de participação social, articulando as dimensões econômica, social e ambiental, estará em foco no próximo evento da série Futuros do Brasil e da América Latina, em 30/7/2018, das 14h às 17h. No centro do debate, o diretor do escritório da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) no Brasil, Carlos Mussi, discutirá o tema A Agenda 2030 e os impasses estruturais na América Latina.

  8. Pesquisadores da ENSP lançam publicações no Abrascão 2018

    O livro Atenção Primária à Saúde no Brasil: conceitos, práticas e pesquisa será lançado nesta quinta-feira, 26/7, às 16h30, durante o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva - Abrascão 2018. A publicação, que foi organizada por pesquisadores da ENSP, assim como o número especial da revista Ciência & Saúde Coletiva 'Contexto internacional das políticas sociais e dos sistemas de saúde' serão lançados do Espaço Saúde & Letras, da Abrasco Livros, Editora Fiocruz e VídeoSaúde. Acontecerá ainda um debate com alguns autores na sessão Olhares da Saúde: do global ao local. O encontro está marcado para o dia 27/7, às 9h30, na área de exposição do Congresso.

  9. Federalismo e gestão governamental em debate na ENSP

    A Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, em parceria com a ENSP/Fiocruz, promoveu o evento Federalismo, gestão governamental e processo decisório no cenário atual: desafios para o SUS. A atividade buscou discutir elementos centrais do Sistema Único de Saúde no âmbito da governança em saúde, tendo como eixo norteador as eleições de 2018. As apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP no Youtube.