1. Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente abre inscrições

    No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Árvore. E neste ano a data foi especial, pois marcou a abertura oficial das inscrições para a 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (2019-2020), da Fiocruz. Professores da educação básica de todo o país poderão inscrever os trabalhos de seus alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, desenvolvidos entre 2019 e 2020, nas categorias Produção Audiovisual, Produção de Textos e Projeto de Ciências.

  2. Castelo recebe iluminação amarela pela luta contra o suicídio

    De 23 a 29 de setembro, o Castelo Mourisco da Fiocruz estará iluminado na cor amarela, em adesão a campanha Setembro Amarelo e em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10/9). Segundo dados da Organização da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas acabam com suas vidas todos os anos no mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, o suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde (MS) um problema de saúde pública. 

  3. Fiocruz debate os desafios para educação inclusiva nesta terça-feira (24/9)

    Nesta terça-feira (24/9), o Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência realiza o seu terceiro encontro, das 9h às 13h, no auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), no Campus Manguinhos, no Rio de Janeiro. Além da mesa redonda com o tema Diálogos sobre experiências em educação na perspectiva da inclusão, o evento terá um laboratório de experimentação de tecnologias assistivas no saguão térreo da Escola. 

  4. Proqualis celebra 10 anos de promoção da segurança do paciente

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um relatório para comemorar o Dia Mundial para a Segurança do Paciente (17/9), no qual afirma que mais de 138 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas por erros médicos, sendo os principais: erros de diagnóstico, na prescrição de medicamentos e tratamento, e uso inadequado de fármacos. O relatório também aponta que 2,6 milhões de pessoas morrem anualmente por esses erros.

  5. Evento sobre Determinantes Sociais da Saúde contribui com novas formas de governança

    Entre os dias 4 e 5 de setembro, Portou Velho sediou o Encontro de Estados da Região Norte sobre Determinantes Sociais da Saúde (DSS). Participaram do evento pesquisadores da Fiocruz Rondônia, Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem), além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ministério da Saúde, Universidade Federal de Rondônia (Unir) e da sociedade civil.

  6. Aniversário do SUS é tema de programa do Canal Saúde

    O Sistema Único de Saúde (SUS) tem algumas datas para comemorar. O ano de 1986, em que as bases para sua criação foram lançadas na 8ª Conferência Nacional de Saúde; 1988 com a entrada na Constituição Federal; e 1990 com sua regulamentação através da Lei Orgânica da Saúde, lei nº 8080/90 e da lei nº 8.142/90. Mesmo com todas essas referências, o marco de comemoração é a Constituição de 1988 e, portanto, lá se vão 31 anos de criação de um sistema cuja finalidade maior era mudar o quadro de desigualdade na assistência à saúde da população.
     

  7. Proqualis, coordenado por pesquisadora da ENSP, comemora 10 anos com evento em 18/9

    O Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis) completa 10 anos. Durante esse período, o trabalho em rede com pesquisadores da área e a parceria com hospitais de excelência e instituições internacionais levaram o Proqualis a se consolidar como um importante ator na disseminação de informações baseadas em evidências científicas e nas melhores práticas de cuidado de saúde. Margareth Portela, coordenadora geral do Proqualis e pesquisadora da ENSP, participará do evento. 
     
     

  8. Fiocruz divulga nota em defesa da Pesquisa e da Pós-Graduação

    O Conselho Deliberativo da Fiocruz elaborou e divulgou a Nota em defesa da Pesquisa e da Pós-Graduação como patrimônios da sociedade brasileira. Em relação aos cortes recentes nos orçamentos e bolsas de estudantes da Capes e CNPq, a Presidência da Fundação informa que vem atuando em duas frentes principais. Externamente, a Fiocruz tem participado em mobilizações e iniciativas que reúnem as organizações da área de ciência e tecnologia e Instituições de Ensino e Pesquisa, em defesa da ciência e da Pós-Graduação no país, bem como na interlocução com as próprias agências de fomento e representantes do Executivo e do Legislativo. Confira a nota.

  9. Proqualis, coordenado por pesquisadora da ENSP, comemora 10 anos com evento em 18/9

    O Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis) completa 10 anos. Durante esse período, o trabalho em rede com pesquisadores da área e a parceria com hospitais de excelência e instituições internacionais levaram o Proqualis a se consolidar como um importante ator na disseminação de informações baseadas em evidências científicas e nas melhores práticas de cuidado de saúde. Margareth Portela, coordenadora geral do Proqualis e pesquisadora da ENSP, participará do evento. 
     
     

  10. Médicos Sem Fronteiras promove conferência científica na ENSP/Fiocruz

    A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) promoveu, nesta quarta-feira (28/8), na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), a conferência MSF Scientific Days Latin America, em que trabalhadores humanitários, acadêmicos, profissionais de saúde e líderes da comunidade científica e médico-humanitária se reúnem para apresentar pesquisas, showcases, trocar experiências e conhecimento. Todas as apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP, no Youtube.