1. Especialistas discutem impactos das políticas de austeridade sobre o futuro

    Para refletir de forma estratégica sobre os futuros possíveis para seguridade social, a equidade e o bem estar no país, o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz e o Núcleo de Inteligência de Futuro da Fiocruz Brasília promovem, de 3 a 5 de dezembro de 2018 a oficina Diálogos Prospectivos - Políticas de austeridade e seus impactos sociais. As palestras terão transmissão on-line.

     

  2. Dia Mundial de Luta contra a Aids: Castelo da Fiocruz será iluminado de vermelho

    Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1981, o Castelo Mourisco da Fiocruz vem emprestando, ao longo dos anos, sua fachada centenária para expressar o posicionamento da instituição em temas relevantes para o Brasil e a saúde pública. De hoje (30/11) até o próximo domingo (2/12), será a vez de marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, no dia 1º de dezembro. A data será celebrada com a tradicional iluminação do Castelo, na cor vermelha, símbolo da campanha. 

  3. Fiocruz lança Twitter para notícias em inglês

    A Fiocruz acaba de lançar seu Twitter em inglês. O objetivo da ferramenta é divulgar as notícias da instituição que tenham interesse para a comunidade internacional. Com parcerias em mais de 50 países e 100 instituições, a Fundação já conta com um boletim de notícias internacional, que acabou de completar dois anos. 

  4. Fiocruz promove Roda de conversa Trajetórias Negras nesta quinta-feira (29/11)

    A Fiocruz, por meio do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça, promove, nesta quinta-feira (29/11), a segunda edição da roda de conversa Trajetórias Negras na Fiocruz. O encontro acontece das 9h às 12h, na Tenda da Ciência Virgínia Schall, no Campus Manguinhos. As convidadas desta edição são a pesquisadora titular do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), Maria José Salles, e a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), Mychelle Alves, ambas integrantes do Comitê.

  5. Roda de Conversa debaterá o combate à violência contra a mulher nesta segunda-feira (26/11)

    O Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas e a Ouvidoria realizam, nesta segunda-feira (26/11), a Roda de Conversa Combate à violência contra a mulher: desafios para a sociedade brasileira e na Fiocruz. O encontro acontece às 14h, no auditório da Asfoc, e faz referência ao Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, lembrado em 25 de novembro.
     

  6. Fiocruz e Justiça Federal desenvolvem programa de promoção de cidadania

    Representações da presidência da Fundação Oswaldo Cruz e trabalhadores de diferentes unidades se reuniram, na segunda-feira, 22 de outubro, com o juiz federal Vladimir Vitovsky do Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal (CAIJF) no Campus Manguinhos, no Rio de Janeiro, para discutir o estabelecimento de um programa em rede destinado a alunos, trabalhadores, usuários dos serviços prestados pela Fiocruz e lideranças sociais de Manguinhos e bairros vizinhos.

  7. CNS e Fiocruz reafirmam compromissos em Atenção Primária

    Quarenta anos depois da Declaração de Alma Ata, que garantiu o direito humano universal à saúde, foi lançada a Declaração de Astana na Conferência Global de Atenção Primária à Saúde, que ocorreu nos dias 25 e 26 de outubro, no Cazaquistão. A Fiocruz e o Conselho Nacional de Saúde (CNS) reafirmaram o compromisso da Declaração de Alma Ata com a defesa da justiça social, a saúde para todos e a superação das desigualdades entre e no interior dos países.