1. Saúde, democracia e consolidação dos princípios do SUS pautam discussão na 16ª CNS

    De que forma os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores, pesquisadores, demais profissionais do setor e a própria sociedade civil podem atuar em seus territórios para contribuir para a consolidação do SUS? A partir deste questionamento, os participantes da 16ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília, iniciaram as atividades na manhã da segunda-feira (5/8).

  2. A universalidade está garantida?

    Neste Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto, pesquisadores da ENSP debatem tal tema durante a 16º Conferência Nacional da Saúde, que acontece em Brasília, até 7/8. O Dia Nacional foi instituído como uma homenagem ao grande médico sanitarista e patrono da Fundação, Oswaldo Cruz. Em tempos de austeridade, subfinanciamento e desfinanciamento da saúde, a data promove uma necessária reflexão não somente aos cuidados individuais com a saúde, mas especialmente frente à atual conjuntura brasileira de desmonte e perdas de direitos.

  3. Fiocruz exibe documentário sobre participação social na 16ª CNS

    Brasileiros e brasileiras se reúnem na Conferência Nacional de Saúde (CNS), a cada quatro anos, para debater como é possível melhorar a vida da população. O que move essas pessoas? Com essa pergunta em foco, a jornalista e pesquisadora Daniela Muzi acompanhou o vaivém de três delegados, durante a conferência de 2015, dando origem a um documentário que mostra como é vital a relação entre saúde, democracia e participação social. O que nos move, produzido pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, lança luz a diferentes lutas para pôr em foco os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da própria democracia.

  4. ENSP promove disciplina para povos tradicionais em Paraty

    Paulo Freire sonhou e escreveu muitas linhas sobre a necessidade de autonomia nos processos educativos e sobre uma aprendizagem que pudesse ser feita em busca de libertar as pessoas e construir novos olhares sobre o mundo para poder transformá-lo. Foi com base nesse conceito e na Ecologia de Saberes, proposta por Boaventura de Souza Santos, que a Disciplina de Inverno da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) foi proposta pelo Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS).

  5. Livro digital 'Pesquisa Nacional sobre o uso de crack' está disponível on-line

    O livro digital Pesquisa Nacional sobre o uso de crack - Quem são os usuários de crack e/ou similares do Brasil? Quantos são nas capitais brasileiras?, organizado pelos pesquisadores do Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict), Francisco Inácio Bastos e Neilane Bertoni, está disponível on-line. A pesquisa foi lançada em setembro de 2013. O livro está disponível para a consulta, com um detalhamento maior das informações.

  6. Pesquisadora da ENSP participa de seminário sobre doenças negligenciadas e agenda 2030 nesta quarta (31/7)

    Os avanços e os desafios no combate às doenças negligenciadas estarão em debate na Fiocruz, nesta quarta-feira, 31 de julho, durante o seminário "Doenças Negligenciadas e a Agenda 2030", promovido pela iniciativa Brasil Saúde Amanhã e pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) no contexto da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030.

  7. Cepedes/ENSP participa de seminário sobre os desastres da Vale S.A. em Brumadinho

    Nos dias 15 e 16 de agosto, será realizado, no município de Brumadinho, o Seminário Desastre da Vale S.A. em Brumadinho: seis meses de impactos e ações. O encontro é fruto de um esforço conjunto entre a Presidência da Fiocruz, o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (Cepedes/ENSP) e a Fiocruz Minas. 

  8. Política de redução de danos, 30 anos: garantia de direitos ao usuário de drogas

    A política de redução de danos faz 30 anos, desde que se realizou o primeiro programa de troca de seringas para usuários de drogas injetáveis, em 1989, no município de Santos, São Paulo. Trata-se de um conjunto de estratégias que visam reduzir os efeitos negativos do uso de drogas, sem a necessidade de abstinência, respeitando-se o direito desses cidadãos ao cuidado à saúde, conforme explica o coordenador executivo do Programa Institucional de Álcool, Crack e Outras Drogas da Fiocruz e mestre em Saúde Pública pela ENSP, Francisco Neto. 

  9. Fiocruz firma acordo com Fundo da ONU para Populações

    A Fiocruz formalizou ontem (17/7) uma parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa). A assinatura do Memorando de Entendimento (MdE) entre a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e a diretora-executiva do Unfpa, Natalia Kanem, aconteceu na sede do Unfpa, em Nova York, no ensejo do Fórum Político de Alto Nível para o Desenvolvimento Sustentável.
     

  10. Fiocruz firma acordo com Fundo da ONU para Populações

    A Fiocruz formalizou ontem (17/7) uma parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa). A assinatura do Memorando de Entendimento (MdE) entre a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e a diretora-executiva do Unfpa, Natalia Kanem, aconteceu na sede do Unfpa, em Nova York, no ensejo do Fórum Político de Alto Nível para o Desenvolvimento Sustentável.