1. Dia das Crianças no Museu da Vida

    Palhaços, teatro, oficinas, cinema, ciência e diversão é o que não vai faltar no Dia das Crianças, 12 de outubro, no Museu da Vida da Fiocruz. As atividades, que vão de 10h às 16h, incluem também visita aos espaços do Museu: Biodescoberta, Passado e Presente, Ciência em Cena, Parque da Ciência, além do passeio de trenzinho.

  2. Oficinas de Ciência e Arte para divulgação científica

    Com o tema Criatividade & Inovação, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece de 16 a 23 de outubro, movimenta todo o país com atividades voltadas para a divulgação científica, mobilizando a população em torno de temas relacionados à ciência e à tecnologia. O Instituto Oswaldo Cruz (IOC) integra a iniciativa com a realização de dez oficinas de ciência e arte projetadas para desenvolver materiais, metodologias e recursos humanos para divulgação científica. Através de diferentes manifestações artísticas como literatura, cinema, teatro, desenho, pintura, modelagem e música as oficinas trabalharão conceitos gerais de ciência, tecnologia e saúde para demonstrar como a construção do conhecimento pode ser divertida.

  3. Politécnico abre inscrições para seminário de gestão em saúde

    A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) abriu inscrições para o seminário Pesquisa na Gestão em Saúde: Identificando Métodos para a Investigação até 11 de outubro. O evento ocorre nos dias 19 e 20 de outubro e está sendo organizado pelo Laboratório de Educação Profissional de Gestão em Serviços de Saúde (Labgestão). O objetivo do encontro é definir diretrizes metodológicas para a pesquisa na área de gestão em saúde com ênfase na Educação Profissional de Nível Médio em Saúde.

  4. I Mostra Fotográfica do Instituto Oswaldo Cruz

    Estão abertas as inscrições para a I Mostra Fotográfica do IOC, que acontece nos dias 18 e 19 de outubro como atividade-satélite do I Encontro de Qualidade, Biossegurança e Ambiente. O tema é o cotidiano da Fundação. Fotógrafos amadores e profissionais da Fiocruz poderão enviar até cinco fotos para que uma seja selecionada para exibição.

  5. Ciência e Arte 2006 começa nesta segunda-feira (9/10)

    Integrando num único evento o 2º Simpósio Fazendo Arte na Ciência e o 3º Simpósio de Ciência, Arte e Cidadania, o Simpósio Ciência e Arte 2006 tem início nesta segunda-feira (9/10), reunindo importantes especialistas na interface entre estas áreas. Participam Rhonda Roland Shearer, diretora do Laboratório de Pesquisa em Ciência e Arte de Nova Iorque (Estados Unidos), e Marina Wallace, diretora da Artakt @ CSM e do projeto Universal Leonardo (Reino Unido), além do poeta e ensaísta Affonso Romano de SantAnna e do escritor Moacyr Scliar, membro da Academia Brasileira de Letras. O evento um aquecimento para a 3ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que inicia na semana seguinte acontece de 9 a 11 de outubro, no auditório do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz. A participação é gratuita.

  6. I Encontro do Projeto Excelência na Fiocruz

    A Vice-Presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fiocruz realizará, no dia 10 de outubro, o evento "I Encontro do Projeto Excelência na Fiocruz", com o objetivo de disseminar o Projeto Excelência na Pesquisa Tecnológica da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti). O evento visa incentivar ações de modernização dos sistemas de gestão vigentes no âmbito das Unidades da Fiocruz, bem como estimular a integração e cooperação interinstitucional nesta área.

  7. Museu da Vida promove Simpósio Ciência e Arte 2006

    A Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, será o palco de uma série de discussões sobre a interface entre ciência e arte, de 9 a 11 de outubro. O Simpósio Ciência e Arte 2006 reúne num único evento o 2º Simpósio Fazendo Arte na Ciência e o 3º Simpósio de Ciência, Arte e Cidadania, expressando uma parceria entre distintos atores que vêm trabalhando nessa área ao longo dos últimos anos: a Fundação Oswaldo Cruz (por meio do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz e do Instituto Oswaldo Cruz), o British Council e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis, com apoio da Faperj e do CNPq.

  8. Reunião técnica sobre febre maculosa nesta quinta-feira (5/10)

    O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza em 5/10 (quinta-feira) reunião técnica sobre Febre Maculosa Brasileira no Estado do Rio de Janeiro. O encontro debaterá aspectos epidemiológicos e avanços no diagnóstico da febre maculosa, conscientizando profissionais de saúde de todo o Estado sobre a necessidade do diagnóstico precoce como forma de reduzir a letalidade da doença. O evento, organizado pelo Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do IOC (Laboratório de Referência Nacional para Rickettsioses), com apoio da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, da Vice-Presidência de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho da Fiocruz e da Vice-Presidência de Serviços de Referência e Ambiente da Fiocruz, abordará temas como aspectos epidemiológicos, transmissão, diagnóstico e tratamento.

  9. Laboratório da EPSJV organiza Seminário de Gestão

    Nos dias 19 e 20 de outubro, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, será realizado o Seminário de Gestão intitulado Pesquisa na Gestão em Saúde: identificando métodos para investigação. Organizado pelo Laboratório de Educação Profissional de Gestão em Serviços de Saúde (Labgestão), o evento pretende definir diretrizes metodológicas para a pesquisa na área de Gestão em Saúde, considerando, em especial, a educação profissional de nível médio em saúde.