1. Campus Fiocruz quer bater recorde e chegar a 5 mil crianças vacinadas

    Neste sábado, 26/08, todo o campus da Fiocruz vai estar mobilizado com a segunda etapa de vacinação contra a poliomelite, que pretende ultrapassar o número alcançado no ano passado e vacinar cinco mil crianças. Segundo um dos coordenadores do projeto na Ensp, Leonídio Madureira Santos, este evento é uma grande campanha que nasceu em 1994, e realiza amanhã a sua 16º edição. No ano passado a Fiocruz foi considerada o maior posto de vacinação do país, vacinando cerca de quatro mil crianças.

  2. Escola participa do seminário de instalação da Fiocruz na região Centro-Oeste

    O vice-diretor de Escola de Governo em Saúde, Carlos Machado de Freitas, representou a ENSP no seminário para instalação de uma unidade da Fiocruz na região Centro-Oeste, realizado em Bonito (MS), em março. O encontro dá continuidade à expansão da Fundação, seguindo o processo previsto no PAC da Saúde. A nova unidade da Fiocruz atuará nos biomas do Cerrado e Pantanal e ficará localizada em Mato Grosso do Sul.

  3. Museu da Vida inaugura exposição de Vigilância Sanitária

    O Museu da Vida / Fiocruz inaugura nesta quarta-feira (09/04), às 11h30, a mostra cultural Vigilância Sanitária e Cidadania. A exposição, cujo objetivo é divulgar o trabalho e a importância da vigilância sanitária como atividade de promoção da saúde, ficará no Museu até junho. A mostra cultural Vigilância Sanitária e Cidadania foi idealizada pelo Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa) da ENSP, no âmbito do convênio com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

  4. Fiocruz pra Você: ENSP marca presença com diversas atividades

    Pelo décimo quinto ano consecutivo, a Fiocruz abre suas portas para receber, no próximo sábado (14/06), cerca de cinco mil pessoas para a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O evento, que transforma a Fundação em um dos maiores postos de vacinação do Brasil, começa às 8h. A ENSP, mais uma vez, terá grande representatividade no evento. Este ano, além do Centro de Saúde responsável pela vacinação dentro do Campus , a Escola contará com a participação de mais de 136 voluntários de seus departamentos. Vale lembrar que todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.

  5. Berlinguer abre ano acadêmico e recebe título honoris causa

    Em cerimônia que lotou o auditório da ENSP com cerca de 300 pessoas, o médico italiano Giovanni Berlinguer proferiu a conferência de abertura do ano acadêmico da Fiocruz nesta terça-feira (3/04). Um dos maiores sanitaristas e bioeticistas do mundo, Berlinguer recebeu o diploma de doutor honoris causa da Fiocruz das mãos do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pesquisador e professor licenciado da ENSP/Fiocruz, que esteve pela primeira vez na Escola desde que assumiu a pasta, em meados de março. A solenidade foi presidida por Paulo Buss, presidente da Fiocruz, e contou com a presença de vice-presidentes da Fiocruz, diretores de unidades, alunos, pesquisadores e professores da instituição. Leia o texto completo da aula inaugural de Berlinguer sobre Causas sociais e implicação moral das doenças.

  6. ENSP participa da implantação do escritório da Fiocruz na região Centro-Oeste

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca está participando da implantação do escritório regional da Fiocruz no estado do Mato Grosso do Sul. Dentre as linhas estabelecidas como prioritárias para o ensino e a pesquisa na região, a ENSP será responsável pelas áreas de saúde indígena e meio ambiente. A atuação institucional também será pautada no fortalecimento da rede descentralizada de Escolas de Governo e na cooperação técnica com instituições parceiras na região.

  7. Fiocruz inaugura Núcleo Federal de Ensino em Brasília

    Nesta quarta-feira (14/11), a Fiocruz lança a pedra fundamental do Núcleo Federal da Escola de Governo em Saúde em Brasília (EGS/NF). A iniciativa atende a um pedido feito pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, quando assumiu o cargo, no início de 2007, para a abertura de uma escola sobre saúde no Distrito Federal que atendesse altos funcionários públicos, em um processo de formação e debate sobre a saúde como ponto estratégico da agenda pública. O Núcleo Federal reúne a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), entre outras unidades de ensino da Fiocruz. Ao criar em Brasília o Núcleo Federal da Escola de Governo em Saúde, a Fiocruz empreende vigorosa mobilização de suas unidades e ampla coalizão de instituições acadêmicas no campo da saúde para compartilhar a coordenação e operação desse programa pioneiro de formação qualificada em saúde para gestores federais do Estado brasileiro, destacou o diretor da ENSP, Antonio Ivo de Carvalho.