1. Zika: Fiocruz investe em ações interdisciplinares para atender crianças e familiares

    Na última semana (4/4), o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) promoveu o evento Construir a intersetorialidade para promover a saúde: o que existe e o que podemos fazer para melhor atender às crianças e famílias afetadas pelo zika. A proposta foi trocar conhecimentos sobre o tema, a fim de promover ações intersetoriais de atenção das crianças com condições crônicas de saúde, com ênfase na Síndrome Congênita do Vírus Zika (SCVZ).

  2. Conselho Deliberativo da Fiocruz divulga nota sobre situação da Ciência e Tecnologia no país

    O Conselho Deliberativo da Fiocruz, reunido em 5/4, vem se somar a outras entidades científicas e instituições para manifestar intensa preocupação com os cortes no Orçamento Federal, anunciados pelo Ministério da Economia no dia 29 de março. O contingenciamento de 42,27% do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), previsto pelo novo Decreto 9.741, coloca em risco real as ações necessárias ao enfrentamento dos problemas de saúde pública do país e de desenvolvimento da ciência e tecnologia para garantir a sustentabilidade do SUS.

  3. Palestra na Fiocruz traça histórico da promoção à saúde

    Como parte da 1ª Conferência de Promoção da Saúde da Fiocruz, que aconteceu na Tenda da Ciência, na segunda-feira (8/4), o ex-presidente da Fundação e diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde, Paulo Buss, apresentou a palestra magna Promoção da Saúde, atenção básica e interface com a Agenda do Desenvolvimento 2030 e seus ODS.

  4. Sala de situação é criada para acompanhar consequências do temporal no Rio

    A Presidência da Fiocruz criou, na terça-feira (9/4), a sala de situação Tormenta no Rio, com o objetivo de agilizar a comunicação entre gestores, pesquisadores e técnicos da instituição, tendo em vista o surgimento de um cenário emergencial gerado pelos fortes temporais que assolaram o Rio de Janeiro esta semana. Entre as ações previstas estão a coleta e o fornecimento de informações que garantam a segurança da comunidade Fiocruz – incluindo a infraestrutura dos campi –, além de articulações com órgãos públicos que possam contribuir para mitigar os danos provocados pelas chuvas à população da cidade.

  5. Confira as atividades coordenadas pela ENSP na Conferência de Promoção da Saúde

    Confira as atividades da ENSP nesta terça-feira, 9/4, na I Conferência de Promoção da Saúde da Fiocruz. Entre elas estão roda de conversa e feira de produtos orgânicos, atividades sobre a saúde do trabalhador, vacinas e outras. O evento é uma iniciativa do Programa de Pesquisa Translacional em Promoção da Saúde - FioPromoS - e tem como objetivo, incentivar a reflexão sobre os desafios teóricos e práticos da Promoção da Saúde, na perspectiva do fortalecimento do SUS, além de fortalecer as ações desenvolvidas institucionalmente neste campo de atuação.
     

  6. Fundação lança Coleção de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Série Fiocruz

    Como parte da programação do 2º Ciclo de Debates de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) promoveu o lançamento da Coleção de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Série Fiocruz – Documentos institucionais na última quarta-feira (27/3). A publicação foi apresentada pelo coordenador da área de Saúde e Ambiente da VPAAPS e do evento, Guilherme Franco. Agrotóxicos e saúde; biodiversidade e saúde; clima e saúde; grandes empreendimentos e saúde; saúde dos povos do campo, da floresta e água; saúde do trabalhador; e histórico e governança são os sete assuntos destacados na Coleção.

  7. Fiocruz divulga pesquisa sobre parto e desigualdades em saúde

    A Fiocruz Mato Grosso do Sul apresentará um painel da pesquisa Como se nasce no Brasil? Parto e desigualdades em saúde materno infantil. O encontro marcará a abertura da aula inaugural dos programas de doutorado em Epidemiologia, Equidade e Saúde Pública e de mestrado profissional em Saúde da Família na unidade. Será realizado, nesta sexta-feira (15/3), na Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, e contará com a participação da presidente da Fundação, Nísia Trindade.
     

  8. Saúde, ambiente e sustentabilidade é tema de debate na Fiocruz Brasília

    A Fiocruz Brasília sediará o Ciclo de Debates de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade no dia 27 de março. O evento busca produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias sobre o tema, para o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde e a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira. O ciclo é promovido pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz.