1. Federalismo e gestão governamental em debate na ENSP nesta sexta-feira (15/6)

    A VPAAPS, em parceria com a ENSP/Fiocruz, promove nesta sexta-feira, 15 de junho, o evento "Federalismo, gestão governamental e processo decisório no cenário atual: desafios para o SUS". A atividade discutirá elementos centrais do SUS no âmbito da governança em saúde, tendo como eixo norteador as eleições de 2018. O encontro, aberto a toda a comunidade Fiocruz e transmitido pela internet, está marcado para as 9h, no salão internacional da ENSP. Confira a programação.

  2. Fiocruz traz Leonardo Boff para debate on-line sobre cuidados na saúde e sustentabilidade

    O Centro de Estudos Estratégicos da Fundação Oswaldo Cruz (CEE-Fiocruz) inicia, dia 20 de junho, às 14h, a série de encontros Futuros do Brasil e da América Latina, com uma entrevista com o teólogo e escritor Leonardo Boff, coordenada e apresentada pelo ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, pesquisador do Centro. Boff falará sobre A ética do cuidado: atenção sustentável na saúde, para aprofundar a discussão sobre o tema do cuidado necessário, conceito elaborado por ele para pensar a espiritualidade e as relações do homem com o outro e com a terra, inaugurando uma nova forma de trabalhar a sustentabilidade.

  3. Federalismo e gestão governamental em debate na ENSP nesta sexta-feira (15/6)

    A VPAAPS, em parceria com a ENSP/Fiocruz, promove nesta sexta-feira, 15 de junho, o evento "Federalismo, gestão governamental e processo decisório no cenário atual: desafios para o SUS". A atividade discutirá elementos centrais do SUS no âmbito da governança em saúde, tendo como eixo norteador as eleições de 2018. O encontro, aberto a toda a comunidade Fiocruz e transmitido pela internet, está marcado para as 9h, no salão internacional da ENSP. Confira a programação.

  4. Fiocruz celebra aniversário com audiência de prestação de contas

    A Presidência da Fiocruz promoveu, no dia 28 de maio, no auditório do Museu da Vida, no Campus de Manguinhos (RJ), audiência pública para prestação de contas dos primeiros 16 meses de gestão da presidente Nísia Trindade Lima. O evento, que fez parte das comemorações dos 118 anos da Fundação, começou com a apresentação de um vídeo com depoimentos da diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Carissa Etienne, e de pacientes e a alunos que comentaram seus vínculos com a instituição e agradeceram o atendimento, o acolhimento e o aprendizado. A prestação de contas deste ano teve um formato diferente: foi um talk show comandado pela coordenadora-geral do Canal Saúde, Márcia Corrêa e Castro.
     

  5. Justiça Itinerante começa a atuar na ENSP

    Com a proposta de democratizar o acesso da população à justiça, o programa Justiça Itinerante, que vem sendo oferecido em diversos lugares do estado do Rio, agora é realizado também na Fiocruz, na portaria dos fundos da ENSP. Juízes, integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública vêm ao encontro dos cidadãos em um ônibus que oferece serviços como certidões, registro civil, casamentos, entre outros. A proposta é atender principalmente as comunidades da Maré e Manguinhos. Confira no vídeo momentos da edição do projeto realizado no dia 9 de maio. A próxima edição, que aconteceria na quarta-feira, dia 30 de maio, está suspensa junto com as demais atividades do campus em razão da greve dos caminhoneiros.

  6. Balanço da gestão e debates marcam aniversário da Fundação Oswaldo Cruz

    As comemorações pelos 118 anos da Fundação Oswaldo Cruz têm início no dia 28 de maio, quando a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, fará um balanço de sua gestão durante os anos de 2017 e 2018, no qual vai apresentar a atuação da Fiocruz no contexto nacional, desafios a serem enfrentados e as perspectivas para o futuro. A iniciativa, que já é uma prática anual durante as comemorações do aniversário, este ano terá transmissão ao vivo pelas redes sociais. 
     

  7. Fiocruz recebe líder da Bloomberg Philanthropies

    A epidemiologista Kelly Henning, representante da Bloomberg Philanthropies, esteve no Brasil para cumprir uma agenda de visitas que engloba países como Vietnã, China, Indonésia, Filipinas, Paquistão, Bangladesh e Índia intencionando observar os sucessos e desafios no enfrentamento às doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs). O "Global Health Checkup" teve início no Inca, veio à Fundação Oswaldo Cruz e contou com presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e de parceiros, da Johns Hopkins University, da Vital Strategies, da The UNION, além de representantes de instituições nacionais como o Inca, ACTBr e da Fiocruz, tais como Tânia Fonseca, da Coordenação de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência, Sergio Rabello, da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valeska Figueiredo, coordenadora do Centro de Estudos Sobre Tabaco e Saúde da ENSP/Fiocruz, Silvana Turci, coordenadora do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco.

  8. Seminário comemorativo dos 25 anos da Editora Fiocruz terá transmissão on-line

    Em comemoração de seus 25 anos, a Editora Fiocruz sediará a 31ª Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), que, em 2018, será realizada no âmbito do 1º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica. A abertura do evento trará visões contemporâneas sobre os papéis do livro e contará com as participações da escritora Conceição Evaristo e da professora Eliana Yunes, do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio (iiLer). Qual conhecimento, qual ciência, quais fronteiras? será o tema do encontro, que acontecerá no dia 22 de maio, terça-feira, às 14h30, no auditório do Museu da Vida. Após os Diálogos de Abertura, haverá apresentação do Ballet Manguinhos.

  9. Justiça Itinerante inaugura posto de atendimento na Fiocruz

    Uma vida sem identificação civil. Assim foram os dias da vendedora ambulante Bárbara de Souza durante 34 anos. Criada em orfanatos, sem sequer saber o nome do seu pai ou da sua mãe, ela nunca teve certidão de nascimento e carteira de identidade. Mas, nesta quarta-feira (9/5), a sua história mudou. Bárbara conseguiu, enfim, uma sentença no ônibus do projeto Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), para obter o seu registro e descobriu que tem um irmão. “Isso muda tudo. Não conheço ninguém da minha família”, afirmou ela, que recentemente foi atropelada por um ônibus e não conseguiu solicitar o seguro DPVAT ao qual tinha direito pela ausência de documentos. Moradora da Vila dos Pinheiros, na Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro, Bárbara foi atendida no primeiro dia de funcionamento do Justiça Itinerante na Fiocruz, nesta quarta-feira. Neste mesmo dia, foram realizados 14 casamentos e cinco audiências no local.