1. Dengue é o primeiro tema do Observatório de Mídia sobre Saúde

    O Centro de Informação Científica e Tecnológica (Cict/Fiocruz) está lançando o Observatório de Mídia sobre Saúde e seu boletim informativo, disponível na Internet. Trata-se de uma iniciativa do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Comunicação e Saúde (Nepcom), que busca saber como a saúde tem sido tratada nos meios de comunicação, que vozes estão contempladas e quais são silenciadas, dentre outros. O primeiro tema do observatório será Dengue, e a intenção dos idealizadores é compartilhar suas análises e colher outros olhares sobre a doença.

  2. Epidemiologista fará palestra sobre saúde ocupacional

    Nesta terça-feira (31/10), o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza a palestra "Work organization, stress and cardiovascular diseases", com o epidemiologista Paul Landsbergis, da área de saúde ocupacional da Escola de Medicina Mount Sinai, de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Landsbergis trabalha há muitos anos com questões relacionadas a fatores psicossociais do trabalho, estresse e problemas cardiovasculares. Tem atuado junto a diversas categorias profissionais, em especial com profissionais da área da saúde.

  3. Mesa-redonda debate o pensamento de Nina Rodrigues

    O presidente da Fiocruz, Paulo Buss, o vice-presidente Paulo Gadelha, o reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar Monteiro de Almeida Filho, e a pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz Ana Teresa Venâncio participam nesta quinta-feira (26/10) de uma mesa-redona sobre o pensamento do antropólogo Nina Rodrigues, pioneiro nos estudos da presença africana na sociedade brasileira. O evento será realizado na Academia Brasileira de Letras (ABL). A mesa-redonda ocorre no centenário da morte de Nina Rodrigues e visa analisar a sua posição na história do pensamento antropológico brasileiro, com obras que marcam a pesquisa em torno da participação dos elementos africanos na cultura brasileira.

  4. Fiocruz é destaque na 3ª Semana Nacional de C&T

    Mais de quatro mil estudantes dos ensinos Fundamental e Médio visitaram o estande da Fiocruz no decorrer da 3ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, encerrada ontem em Brasília. Um grande tapete, reproduzindo a vista aérea do campus de Manguinhos, colocado na entrada do estande, permitia aos visitantes um passeio guiado, no qual um monitor prestava informações sobre as atividades de cada uma das unidades da instituição. Os visitantes se mostravam surpresos com a amplitude das atividades da Fiocruz. A informação é da Diretoria da Fiocruz/Brasília.

  5. IOC discute ativação de macrófagos e inflamação crônica pulmonar

    O professor Cory Hogaboam, do Departamento de Patologia da University of Michigan Medical School, apresenta no Centro de Estudos do IOC desta sexta-feira, dia 27 de outubro, a palestra On the alternative activation of macrophages: implications for the chronicity of pulmonary disease. Cory abordará os mecanismos alternativos de ativação de macrófagos e como este fenômeno pode interferir o processo de remodelamento durante a inflamação crônica pulmonar. Às 10h no auditório do Pavilhão de Cursos.

  6. Coordenação de Projetos Sociais da Fiocruz debate desafios futuros

    A Coordenação de Projetos Sociais da Fiocruz se reúne na quarta-feira, 25 de outubro, para a realização do Fórum Ampliado sobre Ações e Projetos Sociais da Fiocruz. Em pauta, o reflexo das discussões que ocorrem nas reuniões bimensais com coordenadores de projetos que se desenvolvem com o protagonismo ou parceria da Fiocruz. Uma das principais preocupações desses encontros é a redefinição da política de projetos sociais da Fundação.

  7. Dinossauros e cinema no Centro de Estudos do IOC

    Dinossauros vão ao cinema é o tema do Centro de Estudos do IOC da próxima sexta-feira, 20 de outubro. O palestrante, Sergio Azevedo, é diretor do Museu Nacional. Durante o evento, Sergio relatará a presença de seres pré-históricos nas produções cinematográficas desde sua origem até os dias atuais.

  8. IOC promove encontro sobre qualidade, biossegurança e ambiente

    Nos dias 18 e 19 de outubro, o I Encontro de Qualidade, Biossegurança e Ambiente (QBA) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) reunirá especialistas das três áreas para a troca de idéias e experiências. O evento, que será transmitido na íntegra pela Rede Fiocruz, tem o objetivo de traçar estratégias para o desenvolvimento institucional e a excelência, metas relacionadas a fatores como a qualidade dos procedimentos operacionais, a adequação da infra-estrutura e a competente capacitação dos profissionais.