1. Exame para fibrose cística será incluído na triagem neonatal

    A partir deste mês, o Rio de Janeiro será o quarto estado do Brasil a incluir no teste do pezinho o rastreamento para fibrose cística (FC), doença genética que compromete principalmente o trato digestivo e o aparelho respiratório. Após o resultado do teste, as crianças que apresentarem suspeita para a doença serão encaminhadas ao Instituto Fernandes Figueira (IFF), unidade materno-infantil da Fiocruz. Lá farão o teste do suor, exame considerado padrão para o diagnóstico preciso da doença. A novidade foi anunciada durante o seminário Triagem neonatal: programa Primeiros Passos, mais um passo, uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde com o IFF, na Academia Nacional de Medicina. A informação é da Agência Fiocruz de Notícias.

  2. Teatro e cidadania no palco da ciência

    O Museu da Vida (COC/Fiocruz) e a Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) realizam, nos dias 2 e 3 de dezembro, a Mostra de Teatro, Ciência e Cidadania. O evento, que inclui peças teatrais, dramatizações, palestras e debates, ocorre na Tenda do Ciência em Cena, um dos espaços do Museu da Vida. A entrada é franca, com distribuição de senhas nos dois dias, de 11h às 14h. Ao final das atividades, serão sorteadas bolsas de estudos na CAL e publicações científicas.

  3. Exposição reúne acervo sobre a Fiocruz

    A exposição Fiocruz: Patrimônio Científico e Cultural da Saúde reúne vasto acervo sobre a instituição até o dia 1º de janeiro de 2007, na sala 307 do Castelo Mourisco. A mostra foi elaborada pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e o Centro de Informação Científica e Tecnológica (Cict/Fiocruz). Acervos bibliográficos, exemplares das coleções científicas do IOC, objetos museológicos relativos às atividades de laboratório e à conservação dos prédios históricos de Manguinhos, documentos textuais, equipamentos para a audição de depoimentos de cientistas e exibição de vídeos estão reunidos na mostra.

  4. II Seminário Integração Portal Fiocruz

    Será realizado, nos dias 06 e 07 de dezembro de 2006, o II Seminário de Integração Portal Fiocruz, evento que discute temas da Web e intranet na Fundação. Em sua segunda edição, o Seminário deste ano tem como novidade a participação de palestrantes externos à Fiocruz, que virão para dialogar e compartilhar suas experiências com os profissionais de conteúdo, desenvolvimento e design da Fundação. O evento, organizado pela Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação em parceria com o Cict, será realizado na ENSP (Salão Internacional e Auditório) e é aberto a todos os interessados.

  5. Fiocruz mostra vitalidade de sua pesquisa em dois eventos

    Com um auditório lotado de estudantes de pós-graduação e de iniciação científica e de cientistas de diferentes campos do conhecimento na área de saúde pública, a Fiocruz abriu, na manhã desta segunda-feira (27/11), mais uma edição de sua bienal de pesquisa a quinta e da reunião anual de iniciação científica, na décima-quarta edição. Os eventos traduzem a vitalidade da área de pesquisa da instituição: nos próximos dias, mais de 800 trabalhos serão apresentados.

  6. Fiocruz realiza exposição e palestras sobre Coleção Entomológica

    O Instituto Oswaldo Cruz e a Casa Oswaldo Cruz promoverão dia 28 de novembro, a partir das 9h, no auditório do Pavilhão Arthur Neiva, palestras sobre Coleção Entomológica. Entre os dias 30 de novembro e 15 de dezembro haverá as exposições Insetos: a explosão estética da biodiversidade e Conhecendo a história da ciência através de insetos, no Castelo Mourisco, no campus da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

  7. EPSJV promove lançamento coletivo de sete publicações

    A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio lança sete publicações sobre ensino e saúde no dia 27 de novembro, às 18h, no Museu da República. Os livros são de autoria ou organizados pelos profissionais da EPSJV. O lançamento vai contar com bate-papo sobre as publicações, sessão de autógrafos e coquetel com a participação do QuartetoChoro.com.

  8. Unidade da Fiocruz ganha o Prêmio Qualidade Rio

    O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos) da Fiocruz recebeu o Prêmio Qualidade Rio 2006 (PQRio) na categoria Prata. O PQRio é concedido a organizações públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro que se destacam por sua excelência no modelo de gestão. Biomanguinhos é o primeiro órgão vinculado ao Ministério da Saúde e também a primeira unidade técnico-científica da Fiocruz a receber o prêmio. Biomanguinhos demonstra seu compromisso com a busca contínua pela excelência, ao participar de um prêmio como este. É um reconhecimento de nossos esforços em favor da sociedade. Estamos todos de parabéns por conseguir mostrar os avanços para aprimorar nosso processo de gestão, diz a gerente da Assessoria de Planejamento e Organização, Beatriz de Castro Fialho. Para subirmos mais um degrau rumo à categoria Ouro teremos que ser ainda melhores, consolidando este trabalho e investindo na atualização e melhoria contínua de nossos processos, completa. O prêmio foi entregue nesta quarta-feira (22/11), no Theatro Municipal, pela governadora Rosinha Garotinho.

  9. FAP e Fiocruz seqüenciam genoma da bactéria presente na vacina contra a tuberculose

    Nesta quinta-feira (23/11), a Fundação Ataulpho de Paiva (FAP) e a Fiocruz lançam o genoma completo do BCG Moreau RDJ, cepa usada na vacina aplicada no Brasil contra a tuberculose. A partir do estudo, que levou dois anos para ser concluído, pesquisadores poderão aumentar a eficácia da vacina, diminuir seus efeitos colaterais e ampliar o controle de qualidade nos processos de produção. A reportagem é da Agência Fiocruz de Notícias.