1. Biodiversidade, taxonomia eletrônica e coleções são tema de Centro de Estudos do IOC

    Biodiversidade microbiana, taxonomia eletrônica e coleções de culturas: desafios e oportunidades é o tema da palestra do Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), com o pesquisador do Laboratório de Genética de Bactérias do Departamento de Genética do Instituto de Biologia da UFRJ, Fabiano Thompson. O evento será realizado no dia 2 de junho, às 10h, no auditório do Pavilhão de Cursos.

  2. Fiocruz pra Você 2006 será em 26 de agosto

    Devido à proximidade do Dia Nacional da Vacina (10/06), o Fiocruz pra Você ficará, tal como no ano passado, marcado para o dia do Reforço da Vacina, em 26 de agosto. No dia 10 de junho, será feita a vacinação em apenas dois pontos da Fundação: no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e na Casa Oswaldo Cruz (este posto ainda será confirmado). A informação é da Coordenadoria de Comunicação Social da Presidência.

  3. 106 anos do Instituto Oswaldo Cruz

    Várias atividades comemoram o aniversário do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) nos dias 25 e 26 de maio e no dia 1 de junho, no auditório do Pavilhão Artur Neiva, no antigo Cesteh e no Castelo. Mesas-redondas, palestras, inauguração de instalações e exposições procuram retratar os 106 anos da instituição.

  4. Documentário Entre Muros e Favelas no Cinemargem

    O Cinemargem, cineclube da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), exibirá no dia 1º de junho, às 17h30, o documentário Entre Muros e Favelas, de Susanne Dzeik, Kirsten Wagenschein e Marcio Jerônimo, na sala 111 da EPSJV. Moradores das favelas falam sobre suas vidas, a falta de perspectivas, a marginalização e a violência policial.

  5. Fiocruz pra Você terá reunião de organização

    A Coordenação de Projetos Sociais da Presidência da Fiocruz convida para a reunião de organização do Fiocruz pra Você na segunda-feira (29/05), às 14h, no auditório da Dirac. A Coordenação solicita a presença de pelo menos um representante de cada Unidade com o objetivo de organizar os trabalhos com antecedência.

  6. COC realiza Semana do Patrimônio

    A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) realiza de 24 de maio a 1 de junho a Semana do Patrimônio. O objetivo é despertar a atenção de toda a comunidade de Manguinhos para os mais diversos registros, bens, testemunhos e acervos de informação e conhecimento que formam o expressivo patrimônio da Fiocruz. A Semana do Patrimônio dará início à comemoração dos 20 anos da COC. Durante a programação, serão realizadas atividades científicas e culturais como palestras, exposições, oficinas, mostras de vídeos e apresentações.

  7. Núcleo Federal de Ensino ampliará formação de profissionais

    Estamos vivendo um momento de muita alegria nessa união de dois personagens históricos no Planalto Central: Darcy Ribeiro e Oswaldo Cruz, disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante o lançamento da pedra fundamental da sede da Fiocruz Brasília, no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB), na quarta-feira (14/11). A parceria entre as instituições representa a consolidação da proposta de um Núcleo Federal de Ensino, cujo principal objetivo é capacitar o quadro técnico de gestores de saúde no nível federal e profissionais de outros órgãos de governo que tenham interface com a saúde, a fim de fortalecer as políticas de qualificação profissional dos servidores públicos e possibilitar a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.

  8. Margaret Chan elogia atuação do Brasil na saúde mundial

    Pela primeira vez, um chefe máximo da Organização Mundial da Saúde (OMS) visita o campus da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio. Em palestra realizada no auditório da ENSP sobre Cooperação Sul-Sul no enfrentamento das epidemias, na segunda-feira (20/08), Margaret Chan reconheceu que o governo brasileiro tem travado uma batalha épica para garantir o acesso universal a remédios contra a Aids e teceu elogios à parceria entre Brasil e Cuba para a produção de 20 milhões de doses de vacina contra epidemia de meningite na África subsaariana. O Brasil tem sido um modelo na área de cooperação técnica e espero que outros países possam seguir o seu exemplo, destacou. Ao lado de Chan, compondo a mesa, estavam a diretora da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), Mirta Roses, o diretor da Opas no Brasil, Diego Victoria, o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, e o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho. O áudio do evento está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  9. Abertas inscrições para Curso Colaborativo Harvard-Brasil na Fiocruz Bahia

    As inscrições para a segunda edição do Curso Colaborativo Harvard-Brasil estão abertas até o dia 15 de outubro de 2008. Promovido pela Harvard School of Public Health (HSPH) e pela Fundação Oswaldo Cruz na Bahia (Fiocruz-BA), com apoio do Programa de Estudos do Brasil do David Rockefeller Center for Latin American Studies (DRCLAS) - Harvard University, o curso oferece 30 vagas, sendo 15 para estudantes da HSPH e 15 para estudantes brasileiros.