1. Núcleo Federal de Ensino ampliará formação de profissionais

    Estamos vivendo um momento de muita alegria nessa união de dois personagens históricos no Planalto Central: Darcy Ribeiro e Oswaldo Cruz, disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante o lançamento da pedra fundamental da sede da Fiocruz Brasília, no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB), na quarta-feira (14/11). A parceria entre as instituições representa a consolidação da proposta de um Núcleo Federal de Ensino, cujo principal objetivo é capacitar o quadro técnico de gestores de saúde no nível federal e profissionais de outros órgãos de governo que tenham interface com a saúde, a fim de fortalecer as políticas de qualificação profissional dos servidores públicos e possibilitar a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.

  2. Margaret Chan elogia atuação do Brasil na saúde mundial

    Pela primeira vez, um chefe máximo da Organização Mundial da Saúde (OMS) visita o campus da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio. Em palestra realizada no auditório da ENSP sobre Cooperação Sul-Sul no enfrentamento das epidemias, na segunda-feira (20/08), Margaret Chan reconheceu que o governo brasileiro tem travado uma batalha épica para garantir o acesso universal a remédios contra a Aids e teceu elogios à parceria entre Brasil e Cuba para a produção de 20 milhões de doses de vacina contra epidemia de meningite na África subsaariana. O Brasil tem sido um modelo na área de cooperação técnica e espero que outros países possam seguir o seu exemplo, destacou. Ao lado de Chan, compondo a mesa, estavam a diretora da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), Mirta Roses, o diretor da Opas no Brasil, Diego Victoria, o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, e o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho. O áudio do evento está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  3. Abertas inscrições para Curso Colaborativo Harvard-Brasil na Fiocruz Bahia

    As inscrições para a segunda edição do Curso Colaborativo Harvard-Brasil estão abertas até o dia 15 de outubro de 2008. Promovido pela Harvard School of Public Health (HSPH) e pela Fundação Oswaldo Cruz na Bahia (Fiocruz-BA), com apoio do Programa de Estudos do Brasil do David Rockefeller Center for Latin American Studies (DRCLAS) - Harvard University, o curso oferece 30 vagas, sendo 15 para estudantes da HSPH e 15 para estudantes brasileiros.

  4. Dia D contra pólio: ENSP vacina 3.208 crianças

    Como vem acontecendo nos últimos 14 anos, o Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) trouxe uma multidão ao campus da Fundação Oswaldo Cruz, neste sábado (16/06), para participar do tradicional Fiocruz pra Você. Este ano, durante o evento, que contou com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, por meio do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSV/ENSP/Fiocruz), vacinou 3.208 crianças, sendo 559 com menos de um ano de idade, 2.645 de um a quatro anos e quatro crianças acima dessa idade.

  5. Fiocruz busca expansão para o Ceará

    O estado do Ceará pode ganhar um escritório da Fiocruz. As discussões para uma cooperação técnico-científica buscando o desenvolvimento de programas, projetos e atividades nos campos da pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico, produção, informação técnico-científica, assistência à saúde, qualidade e meio ambiente já foram iniciadas e resultaram na realização do Seminário de Implantação do escritório da Fiocruz no Ceará. O encontro, ocorrido nos dias 22 e 23 de novembro, reuniu representantes de instituições de ensino e saúde do Ceará e das Vice-presidências e Unidades da Fiocruz. A chefe do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), Else Griebel, representou a ENSP na reunião.

  6. Campus Fiocruz quer bater recorde e chegar a 5 mil crianças vacinadas

    Neste sábado, 26/08, todo o campus da Fiocruz vai estar mobilizado com a segunda etapa de vacinação contra a poliomelite, que pretende ultrapassar o número alcançado no ano passado e vacinar cinco mil crianças. Segundo um dos coordenadores do projeto na Ensp, Leonídio Madureira Santos, este evento é uma grande campanha que nasceu em 1994, e realiza amanhã a sua 16º edição. No ano passado a Fiocruz foi considerada o maior posto de vacinação do país, vacinando cerca de quatro mil crianças.

  7. Escola participa do seminário de instalação da Fiocruz na região Centro-Oeste

    O vice-diretor de Escola de Governo em Saúde, Carlos Machado de Freitas, representou a ENSP no seminário para instalação de uma unidade da Fiocruz na região Centro-Oeste, realizado em Bonito (MS), em março. O encontro dá continuidade à expansão da Fundação, seguindo o processo previsto no PAC da Saúde. A nova unidade da Fiocruz atuará nos biomas do Cerrado e Pantanal e ficará localizada em Mato Grosso do Sul.

  8. Museu da Vida inaugura exposição de Vigilância Sanitária

    O Museu da Vida / Fiocruz inaugura nesta quarta-feira (09/04), às 11h30, a mostra cultural Vigilância Sanitária e Cidadania. A exposição, cujo objetivo é divulgar o trabalho e a importância da vigilância sanitária como atividade de promoção da saúde, ficará no Museu até junho. A mostra cultural Vigilância Sanitária e Cidadania foi idealizada pelo Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa) da ENSP, no âmbito do convênio com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).