1. Documentário exibe imagens inéditas do mosquito da dengue

    O documentário "O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti para combatê-lo é preciso conhecê-lo", dirigido por Genilton Vieira, chefe do Setor de Produção e Tratamento de Imagens do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), foi a única produção brasileira a participar do 15º Festival de Cinema sobre Medicina, Saúde e Telemedicina (Videomed), realizado em novembro na Espanha.

  2. Editora Fiocruz faz lançamento coletivo na Biblioteca de Manguinhos

    A Editora Fiocruz lança na quinta-feira (14/12), às 16h30, quatro novos títulos, com um leque bastante variado de assuntos. Entre os lançamentos estão Difíceis decisões: etnografia de um centro de tratamento intensivo, de Rachel Aisengart; Genes: fatos e fantasias, de Eloi S. Garcia; Recursos críticos: história da cooperação técnica Opas-Brasil em recursos hídricos para a saúde (1975-1988), de Fernando A. Pires-Alves e Carlos Henrique Assunção Paiva; e Saúde Coletica como compromisso: a trajetória da Abrasco, de Nísia Trindade e José Paranaguá de Santana (orgs.).

  3. Escola Politécnica lança Dicionário da educação profissional em saúde

    A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) acaba de lançar o Dicionário da educação profissional em saúde. A publicação é pioneira no gênero e tem como objetivo a formação qualificada dos profissionais, buscando um sistema de saúde mais justo, solidário e de qualidade para os brasileiros. Segundo a professora Isabel Brasil, que em parceria com o professor Júlio César Lima coordenou a obra, o dicionário é fruto do trabalho coletivo de educadores/pesquisadores de várias instituições referências técnico-científicas nas suas linhas de atuação cúmplices em um projeto qualificado de formação dos trabalhadores da saúde.

  4. Observatório de Museus e Centros Culturais: resultados e perspectivas

    O Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz) convida para a mesa-redonda "O Observatório de Museus e Centros Culturais: resultados e perspectivas", que apresentará os resultados das pesquisas Pefil-Opinião 2005 e 2006, que traçaram o perfil do visitantes dos museus, identificaram diferentes modalidades de visitante a acompanharam a relação dos museus com a sociedade.

  5. Nova área de produção aumentará capacidade de fabricação de medicamentos

    Nesta terça-feira (12/12) o Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fiocruz (Farmanguinhos) inaugura, com a presença do ministro da Saúde, Agenor Álvares, a sua área de produção por via seca. Será a primeira linha completa instalada em uma área de 752 metros quadrados. O investimento de R$ 1,1 milhão vai garantir um aumento de 131% da capacidade potencial de fabricação dos medicamentos que abastecem o Sistema Único de Saúde e o programa Farmácia Popular do Brasil.

  6. Versão-teste do site do Observatório de CT&IS está no ar

    Aos interessados em acompanhar as novidades e ações nos vastos e diversificados campos da ciência, tecnologia e inovação em saúde, já se encontra disponível uma versão-beta atualizada do projeto Observatório de CT&IS, uma iniciativa do Departamento de Ciência e Tecnologia em Saúde (Decit/MS) com a cooperação técnica da Fiocruz Brasília. O site será lançado oficinalmente neste mês de dezembro e seu objetivo é produzir e disponibilizar informações técnico-científicas em saúde aos diversos públicos interessados nas pesquisas financiadas pelo Decit e parceiros, além de fornecer suporte às formulações de políticas públicas e a tomada de decisão dos gestores.

  7. Inscrições abertas para pós-graduação em medicina tropical

    As inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz referentes ao primeiro semestre de 2007 estão abertas até 11 de dezembro. Os cursos de mestrado e doutorado, que oferecem qualificação nas áreas das doenças infecciosas, parasitárias e da medicina tropical, são voltados para graduados em biologia, biomedicina, medicina, microbiologia e veterinária. O objetivo é fazer com que mestrandos e doutorandos possam desenvolver métodos e utilizar o conhecimento básico na solução de problemas clínicos e epidemiológicos complexos. O edital e informações complementares estão disponíveis em http://ensino.ioc.fiocruz.br/ e www.sigass.fiocruz.br.

  8. Palestra aborda trabalho de parasitologista francês no Brasil entre 1913 e 1924

    O trabalho do parasitologista francês Emile Brumpt no Brasil, 1913-1924, será abordado por Annick Opinel, PhD em História das Ciências e chefe do Centro de Pesquisas Históricas, do Instituto Pasteur, em Paris, em conferência que tratará dos trabalhos e das missões que o parasitologista francês realizou no Brasil. Será analisada a metodologia para definir a nosografia e etiologia das doenças parasitárias no Brasil (particularmente a doenças de Chagas e a leishmaniose Americana). A questão da contribuição de Brumpt para as relações científicas França-Brasil será igualmente examinada.

  9. Biodiversidade e economia global são temas do Centro de Estudos do IOC

    Mudanças climáticas, biodiversidade e economia global estarão em pauta durante o Centro de Estudos da próxima sexta-feira, 8 de dezembro, com o pesquisador e diplomata aposentado João Pereira Bastos, docente da Universidade Autônoma de Lisboa, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de Lisboa e da PUC-RJ. Bastos apresentará a palestra Uma iniciativa inovadora na implementação da Convenção da Biodiversidade , na qual abordará o impacto das externalidades ambientais na economia global. Bastos também chefiou diversos consulados pelo mundo e esteve à frente da presidência portuguesa na Comunidade Européia.