1. Botânico inglês ministra palestra sobre conservação ambiental

    Um dos maiores botânicos da atualidade, Ghillean Prance, fará conferência no auditório do Museu da Vida no dia 27 de julho. Com o tema Trazendo a Botânica e a Conservação Ambiental para o Público, o diretor do Real Jardim Botânico de Kew e do projeto Eden, na Inglaterra, traçará um panorama das atuais técnicas de preservação ambiental. O evento, que acontece a partir das 15h, é aberto ao público.

  2. Museu da Vida inaugura quiosque virtual

    Ensinar ciência a crianças e jovens de uma forma divertida e inovadora. Essa é a missão do TryScience, o museu virtual que acaba de ser inaugurado no Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Por meio de um quiosque multimídia com câmeras online, estudantes podem visitar museus de ciência de vários países e participar de competições interativas.

  3. Mesa-redonda discute cooperação em saúde entre Brasil e França

    O tema Cooperação Brasil-França em Saúde: passado, presente e futuro será discutido no dia 21 de julho de 2006, às 11h, no Auditório do Pavilhão de Cursos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Campus de Manguinhos. Na ocasião, será assinado o convênio de cooperação bilateral Fiocruz-Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS).

  4. Contadores de história no Museu da Vida

    Neste sábado (15/07), o Museu da Vida promoverá um dia para as crianças se deliciarem com histórias infantis. Castelo e suas histórias traz contadores de histórias como Angélica Ramos, Carolina Salles, Jéssica David, Laise Carvalho e Ana Paula Felix apresentando Monteiro Lobato, Irmãos Grimm, dentre outros. Marcado para às 11h, na Tenda do Espaço Ciência em Cena, o evento ainda terá a participação de Pedro Paulo Soares, da Casa de Oswaldo Cruz, como convidado para um bate-papo.

  5. Cict seleciona bolsista em estatística

    O Departamento de Informações em Saúde do Cict/Fiocruz está selecionando um bolsista de Iniciação Científica CNPq para trabalhar em estatística. A carga horária de trabalho é de 20 horas semanais. O interessado pode enviar currículo, por e-mail, até 14 de julho.

  6. Distribuidora da Fiocruz amplia parceria

    O projeto de divulgação da informação audiovisual da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz ganhou mais um parceiro. É a TV Floripa, que passa a oferecer aos moradores de Santa Catarina programas sobre saúde, cidadania e meio ambiente todas as segundas e sextas-feiras, a partir das 18h. Assim, os catarinenses se juntam aos mato-grossenses, gaúchos, cariocas, mineiros, baianos, potiguares e amazonenses, que já têm acesso ao acervo da distribuidora. Além da TV Floripa, as TVs Assembléia, do Paraná; Câmara, de Angra dos Reis; UTV, canal universitário do Rio de Janeiro; e NBR também são parceiras da VideoSaúde Distribuidora.

  7. Fiocruz homologa concurso público

    Concluiu-se em 30 de junho de 2006 a homologação do maior concurso público da história da Fiocruz, com a publicação no Diário Oficial da União dos nomes dos aprovados para os cargos de técnico, tecnologista júnior da área de docência, assistente de pesquisa e analista em C&T júnior e dos perfis de administração de materiais e gestão de projetos, os quais estavam sub judice e foram liberados por decisão judicial que acatou os argumentos da Procuradoria e Comissão de Concurso da Fiocruz.

  8. Festa de Corpus Christi é tema do Centro de Estudos do IOC

    O Centro de Estudos do IOC realiza, nesta sexta-feira (23/06), às 10h, a próxima edição de Ciência, Cultura e Arte, no Pavilhão Arthur Neiva. A palestrante Beatriz Catão, pesquisadora do Departamento de História da UFRJ, abordará o tema A festa que se guarda e a que escapa: a festa de Corpus Christi na América portuguesa.

  9. Expediente nos dias de jogo do Brasil

    De acordo com a portaria nº 338, de 6 de junho de 2006, o Ministério do Planejamento autoriza, em caráter excepcional, o horário de expediente das 8 às 13 horas, nos dias 13 e 22 de junho de 2006, nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, para que os servidores públicos federais possam assistir aos jogos da Seleção Brasileira de Futebol na 1ª fase da Copa do Mundo de 2006. O horário não se aplica nos casos de serviços essenciais de natureza contínua.

  10. Exposição reúne acervo sobre a Fiocruz

    A exposição "Fiocruz: Patrimônio Científico e Cultural da Saúde" reúne vasto acervo sobre a instituição até o dia 1º de janeiro de 2007, na sala 307, do Castelo Mourisco. A mostra foi elaborada pela Casa de Oswaldo Cruz (COC) em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e o Centro de Informação Científica e Tecnológica (Cict).