1. Buss defende pesquisa com animais em artigo no O Globo

    A edição de quinta-feira (1/06) do jornal O Globo traz um artigo do presidente da Fiocruz, Paulo Buss, defendendo a importância da utilização de animais em estudos científicos. Buss ressalta o possível dano às instituições de pesquisa caso seja aprovado o Projeto de Lei 325/2005, que tramita na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, proibindo o uso de animais em pesquisas.

  2. Biodiversidade, taxonomia eletrônica e coleções são tema de Centro de Estudos do IOC

    Biodiversidade microbiana, taxonomia eletrônica e coleções de culturas: desafios e oportunidades é o tema da palestra do Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), com o pesquisador do Laboratório de Genética de Bactérias do Departamento de Genética do Instituto de Biologia da UFRJ, Fabiano Thompson. O evento será realizado no dia 2 de junho, às 10h, no auditório do Pavilhão de Cursos.

  3. Fiocruz pra Você 2006 será em 26 de agosto

    Devido à proximidade do Dia Nacional da Vacina (10/06), o Fiocruz pra Você ficará, tal como no ano passado, marcado para o dia do Reforço da Vacina, em 26 de agosto. No dia 10 de junho, será feita a vacinação em apenas dois pontos da Fundação: no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e na Casa Oswaldo Cruz (este posto ainda será confirmado). A informação é da Coordenadoria de Comunicação Social da Presidência.

  4. 106 anos do Instituto Oswaldo Cruz

    Várias atividades comemoram o aniversário do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) nos dias 25 e 26 de maio e no dia 1 de junho, no auditório do Pavilhão Artur Neiva, no antigo Cesteh e no Castelo. Mesas-redondas, palestras, inauguração de instalações e exposições procuram retratar os 106 anos da instituição.

  5. Documentário Entre Muros e Favelas no Cinemargem

    O Cinemargem, cineclube da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), exibirá no dia 1º de junho, às 17h30, o documentário Entre Muros e Favelas, de Susanne Dzeik, Kirsten Wagenschein e Marcio Jerônimo, na sala 111 da EPSJV. Moradores das favelas falam sobre suas vidas, a falta de perspectivas, a marginalização e a violência policial.

  6. Fiocruz pra Você terá reunião de organização

    A Coordenação de Projetos Sociais da Presidência da Fiocruz convida para a reunião de organização do Fiocruz pra Você na segunda-feira (29/05), às 14h, no auditório da Dirac. A Coordenação solicita a presença de pelo menos um representante de cada Unidade com o objetivo de organizar os trabalhos com antecedência.

  7. COC realiza Semana do Patrimônio

    A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) realiza de 24 de maio a 1 de junho a Semana do Patrimônio. O objetivo é despertar a atenção de toda a comunidade de Manguinhos para os mais diversos registros, bens, testemunhos e acervos de informação e conhecimento que formam o expressivo patrimônio da Fiocruz. A Semana do Patrimônio dará início à comemoração dos 20 anos da COC. Durante a programação, serão realizadas atividades científicas e culturais como palestras, exposições, oficinas, mostras de vídeos e apresentações.

  8. Dia D contra pólio: ENSP vacina 3.208 crianças

    Como vem acontecendo nos últimos 14 anos, o Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) trouxe uma multidão ao campus da Fundação Oswaldo Cruz, neste sábado (16/06), para participar do tradicional Fiocruz pra Você. Este ano, durante o evento, que contou com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, por meio do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSV/ENSP/Fiocruz), vacinou 3.208 crianças, sendo 559 com menos de um ano de idade, 2.645 de um a quatro anos e quatro crianças acima dessa idade.