1. 'Saúde Mental e Trabalho' é o tema do Sala de Convidados

    O Sala de Convidados vai tratar de um assunto urgente no mundo contemporâneo: saúde mental e trabalho. A relação entre ambos circula em uma via de mão dupla hoje, já que, se por um lado transtornos mentais como depressão e ansiedade afastam cada vez mais pessoas de seus postos de trabalho, em muitos casos é o próprio trabalho que contribui para o adoecimento das pessoas, com ambientes de grande pressão e altos níveis de estresse.

  2. Fiocruz promove Seminário internacional 30 anos do SUS

    Há exatos 30 anos nascia o Sistema Único de Saúde (SUS), a maior política social que o Brasil já conheceu. Na mesma época,  uma unidade construída quatro anos antes na Fundação Oswaldo Cruz dava um passo que buscava expandir para o campo específico da educação os princípios que orientaram a construção do SUS: era criado o curso técnico de nível médio em saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV).

  3. Castelo Fiocruz iluminado de rosa

    O Castelo da Fiocruz recebeu esta semana iluminação especial, à noite, em adesão ao movimento Outubro Rosa. ascido na década de 1990, o movimento tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

  4. Guerra semiótica, políticas sociais e saúde: oficina aborda o tema

    Quais as possibilidades de se empregarem estratégias de guerra semiótica na defesa de políticas sociais, em especial, da política de saúde e seu financiamento? Como lidar com o cenário atual, em que símbolos conhecidos convertem-se em ícones, rapidamente massificados e viralizados, em que em que o SUS e a educação pública têm seus significados alterados pelo uso dos armamentos dessa guerra? Essas questões orientarão a oficina Guerra semiótica, políticas sociais e saúde. 

  5. Seminário internacional na Fiocruz discute a medicalização do parto

    O processo de medicalização do parto e suas consequências é um desafio para a sociedade brasileira. O excesso de intervenções obstétricas e o baixo uso de boas práticas na atenção ao parto são exemplos desse problema. O objetivo do Seminário Internacional Medicalização do Parto é contribuir para o campo da saúde da mulher, colaborando para o avanço das discussões sobre o cenário da assistência ao parto e direitos reprodutivos.

  6. Espaço Casa Viva completa 15 anos de atuação em Manguinhos

    "O Espaço Casa Viva é muito interessante e, além disso, nós aqui estamos abrigados", falou Raíssa Vitória, de 10 anos, com um microfone na mão, carregando em sua fala a realidade sensível do que é ser criança e morar em uma favela sob constantes conflitos armados. Aluna da oficina de artes do Espaço Casa Viva, ela foi chamada para dar seu depoimento diante de uma plateia de ex-alunos, parceiros e gestores do espaço no encerramento das comemorações pelos 15 anos da iniciativa.