1. Congresso discutirá segurança do paciente e políticas públicas

    A Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente realiza seu I Congresso, com o tema Segurança do Paciente como direito: reduzir riscos com a contribuição de todos. O encontro acontece no Rio de Janeiro, nos dias 5, 6 e 7 de junho. O evento é presidido por Victor Grabois, pesquisador da ENSP e coordenador executivo do Proqualis - Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente, um programa institucional do Icict/Fiocruz. 

  2. Lançada nova campanha para doação de leite materno

    O Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Global de Bancos de Leite Humano - coordenada pela Fiocruz -, lançou a Campanha Nacional de Doação de Leite Materno. Aumentar em 15% o volume de leite materno coletado e aumentar o número de doadoras são as metas da campanha de 2019, que, além de sensibilizar gestantes e lactantes para a importância deste ato de solidariedade, visa também desmistificar que é preciso ter muito leite para ser doadora.

  3. 119 anos da Fiocruz: trabalhadores da ENSP são homenageados

    No âmbito das comemorações aos 119 anos da Fiocruz, a instituição homenageará seus trabalhadores que, há trinta anos, contribuem, auxiliam e lutam cotidianamente por um Sistema Único de Saúde universal, integral e equitativo. Reconhecidos por seus pares, alunos e demais profissionais, os homenageados da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - total de 47 servidores - falaram ao Informe ENSP sobre seu trabalho, lembranças e conquistas em favor da saúde pública desde o ano de 1989. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 28 de maio, às 14h, na Praça Pasteur, ao lado do Castelo Mourisco. Confira essas histórias de vida, amor e trabalho.

  4. Redução difícil de engolir, artigo de José Gomes Temporão

    José Gomes Temporão, ex-ministro da Saúde, pesquisador da ENSP/Fiocruz e membro titular da Academia Nacional de Medicina, fala sobre a criação recente, pelo Ministério da Justiça, de um grupo de trabalho com o objetivo de avaliar a redução de tributação de cigarros, como estratégia para diminuir o consumo de cigarros estrangeiros de baixa qualidade, o contrabando e os riscos à saúde dele decorrentes. 

  5. Fiocruz distribui medicamento para transplantados no SUS

    O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) iniciou a produção do imunossupressor Tacrolimo, usado para evitar rejeição de rim e fígado transplantados. No total, serão fabricadas mais de 90 milhões de unidades farmacêuticas deste medicamento vital para pacientes submetidos a transplante desses órgãos. A demanda foi solicitada pelo Ministério da Saúde (MS) a fim de suprir a falta momentânea do produto no Sistema Único de Saúde (SUS).

  6. Fiocruz assegura qualidade de pesquisa nacional sobre drogas

    A Fiocruz, por prezar pela transparência e em razão de seu compromisso com a sociedade brasileira, vem a público prestar alguns esclarecimentos sobre o 3° Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira, pesquisa realizada pela Fundação a partir de edital público lançado, em 2014, pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), órgão ligado ao Ministério da Justiça.

  7. Fiocruz lança site de programa de internacionalização

    Com vista a fortalecer sua política de internacionalização e ampliar a formação de redes internacionais, a Fundação Oswaldo Cruz acaba de lançar um site voltado para seu Programa Institucional de Internacionalização (PrInt). Através da nova plataforma, estudantes, professores e interessados poderão ter acesso a todos os editais, redes temáticas e conteúdos ligados ao PrInt Fiocruz.