1. Nota de falecimento: Cláudio do Amaral Júnior

    A Presidência da Fiocruz lamenta a morte do médico sanitarista Cláudio do Amaral Júnior. Cláudio atuou como gestor de políticas públicas de saúde no Brasil, das quais destaca-se a campanha de erradicação da varíola. Cláudio foi o último coordenador nacional da campanha e assistiu aos últimos casos da doença no Rio de Janeiro, além de preparar a documentação para a certificação da erradicação em todo o território nacional. O velório será realizado entre 8h e 12h e o enterro ocorrerá logo em seguida, nesta sexta-feira (11/10), no Cemitério Parque da Colina, em Pendotiba, Niterói.
     

  2. Brumadinho: Desastre da Vale provoca sobrecarga no sistema de saúde

    Oito meses após o desastre de Brumadinho (MG) os prognósticos mais uma vez se confirmam: os impactos gerados pela tragédia não se restringem a danos ambientais imediatos ou às mortes que tornaram o país campeão em número de vítimas fatais em um desastre. Já se registra uma sobrecarga do sistema de saúde local. Os pesquisadores do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde da Fiocruz (Cepedes/ENSP/Fiocruz), Carlos Machado e Mariano Andrade, analisaram o cenário.

  3. Paulo Buss recebe título de professor-emérito da Fiocruz

    A Fiocruz entregou os títulos de Doutor Honoris Causa e de professor-emérito, respectivamente, aos médicos Paulo Lyz Ferrinho e Paulo Buss. Atualmente, Buss é coordenador do Centro de Relações Internacionais (Cris/Fiocruz), mas além de ex-presidente da Fundação e ex-diretor da ENSP, também é pesquisador da Escola. A cerimônia, no campus de Manguinhos, celebrou duas brilhantes carreiras acadêmicas e profissionais e transcorreu sob fortes emoções, dos homenageados e também dos presentes, que recordaram décadas dedicadas à saúde pública e em favor da justiça social.

  4. Seminário virtual debaterá acreditação de instituições formadoras de trabalhadores da saúde

    O 8º Seminário Virtual da Rets 'Acreditação de instituições formadoras de trabalhadores técnicos da saúde' será realizado nesta terça-feira, 8 de outubro de 2019, às 14h (hora de Brasília), no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), com transmissão ao vivo pela Rede Nacional de Pesquisa (em português) e pelo Facebook da Rets (em espanhol).

  5. Fiocruz celebra o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

    Foi realizado no dia 24 de setembro, no auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), o 3º Encontro do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência. O evento teve o objetivo de apresentar a Política da Fiocruz para Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, debater os desafios em torno da educação inclusiva e aprimorar as ações institucionais em torno do tema. O encontrou contou com medidas de acessibilidade, como a presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e fez parte das comemorações do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro.

  6. Queimadas na Amazônia causam forte impacto no SUS

    A Fiocruz mapeou o impacto das queimadas para a saúde infantil na região amazônica. A pesquisa concluiu que, nas áreas mais afetadas pelo fogo, o número de crianças internadas com problemas respiratórios dobrou. Foram cerca de 2,5 mil internações a mais, por mês, em maio e junho de 2019, em aproximadamente 100 municípios da Amazônia Legal, em especial nos estados do Pará, Rondônia, Maranhão e Mato Grosso - o que acarretou custo excedente de R$ 1,5 milhão ao SUS.

  7. Seminário aborda desafios para o acesso a medicamentos no Brasil

    Quais os desafios do acesso a medicamentos no Brasil? Seminário vai abordar a questão do acesso a medicamentos seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis para todos. Promovido pela iniciativa Saúde Amanhã, no contexto da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, o seminário abordará o cumprimento do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O evento acontecerá nesta sexta-feira (4/10), a partir das 9h30. 

  8. 8º Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde: o nordeste acolhe a Abrasco

    O 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, realizado entre os dias 26 e 30 de setembro de 2019, em João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba, teve como tema central Igualdade nas diferenças: enfrentamentos na construção compartilhada do bem viver e o SUS. Na ocasião, um debate sobre saúde coletiva teve participação da pesquisadora da ENSP, Tatiana Wargas.