1. 'A Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite' é o tema do Sala de Convidados

    A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite começou nesta segunda-feira (6/8), com a meta de imunizar mais de 11 milhões de crianças. A campanha é voltada para todas as crianças de um ano a menores de cinco anos de idade (isto é, até 4 anos, 11 meses e 29 dias). A mobilização está reforçada devido ao risco do retorno da pólio e da reemergência do sarampo no país.

  2. Carlos Mussi, da Cepal, discute a Agenda 2030, na série on-line Futuros do Brasil e da América Latina

    A Agenda 2030, a partir de uma visão de direitos e de participação social, articulando as dimensões econômica, social e ambiental, estará em foco no próximo evento da série Futuros do Brasil e da América Latina, em 30/7/2018, das 14h às 17h. No centro do debate, o diretor do escritório da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) no Brasil, Carlos Mussi, discutirá o tema A Agenda 2030 e os impasses estruturais na América Latina.

  3. Pesquisadores da ENSP lançam publicações no Abrascão 2018

    O livro Atenção Primária à Saúde no Brasil: conceitos, práticas e pesquisa será lançado nesta quinta-feira, 26/7, às 16h30, durante o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva - Abrascão 2018. A publicação, que foi organizada por pesquisadores da ENSP, assim como o número especial da revista Ciência & Saúde Coletiva 'Contexto internacional das políticas sociais e dos sistemas de saúde' serão lançados do Espaço Saúde & Letras, da Abrasco Livros, Editora Fiocruz e VídeoSaúde. Acontecerá ainda um debate com alguns autores na sessão Olhares da Saúde: do global ao local. O encontro está marcado para o dia 27/7, às 9h30, na área de exposição do Congresso.

  4. Federalismo e gestão governamental em debate na ENSP

    A Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, em parceria com a ENSP/Fiocruz, promoveu o evento Federalismo, gestão governamental e processo decisório no cenário atual: desafios para o SUS. A atividade buscou discutir elementos centrais do Sistema Único de Saúde no âmbito da governança em saúde, tendo como eixo norteador as eleições de 2018. As apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP no Youtube.

  5. Pesquisador da ENSP fala sobre o PL do Veneno

    O pesquisador do Cesteh/ENSP, Luiz Cláudio Meirelles, participou do programa Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz. O programa tratou do Projeto de Lei 6.299/2002, que flexibiliza o controle sobre os agrotóxicos no país. Meirelles alertou para o interesse finaceiro do setor. Segundo ele, existe um grupo de grandes empresas contolando esse mercado, muito expressivo atualmente no congresso nacional, empurrando o PL para frente, apesar de toda incoerência e retrocesso que ele significa.

  6. Federalismo e gestão governamental em debate na ENSP

    A Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, em parceria com a ENSP/Fiocruz, promoveu o evento Federalismo, gestão governamental e processo decisório no cenário atual: desafios para o SUS. A atividade buscou discutir elementos centrais do Sistema Único de Saúde no âmbito da governança em saúde, tendo como eixo norteador as eleições de 2018. As apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP no Youtube.

  7. CEE-Fiocruz abre série de debates com Laura Carvalho: a democracia cabe no orçamento

    O Centro de Estudos Estratégicos da Fundação Oswaldo Cruz abre, em 16/7/2018, a partir das 14h, a série de encontros Futuros do Brasil e da América Latina, tendo no centro do debate a economista Laura Carvalho. Autora do livro Valsa brasileira: do boom ao caos econômico (Ed. Todavia), lançado este ano, Laura abordará o tema Alternativas econômicas para um Brasil justo.

  8. O PL do Veneno é o tema do Sala de Convidados nesta terça-feira (10/7)

    O projeto que flexibiliza o controle sobre os agrotóxicos no país, e por isso apelidado de PL do Veneno, foi aprovado em uma comissão especial na Câmara dos Deputados, apesar das manifestações contrárias, baseadas em estudos científicos de entidades, tais como Fiocruz, Anvisa e Inca. Segundo essas instituições, as mudanças que estão sendo propostas podem trazer sérios prejuízos à saúde da população e ao meio ambiente. O PL do Veneno é o tema do Sala de Convidados nesta terça-feira, 10 de julho, às 11 horas