1. Fiocruz participa de reunião na Câmara sobre vacina contra covid-19

    O desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus foi tema de uma reunião técnica online da Comissão Externa da Câmara dos Deputados de Enfrentamento à Covid-19, na quarta-feira (1/7), com participação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. Na audiência pública, foram discutidos diferentes aspectos do projeto proveniente da Universidade de Oxford, na Inglaterra. O Brasil toma parte nessa iniciativa por meio de colaboração com o governo britânico e acordo com a empresa farmacêutica global AstraZeneca. A expectativa é que a Fiocruz venha a produzir 30 milhões de doses entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, caso os resultados das pesquisas clínicas em andamento continuem promissores.

  2. Covid-19: curso de Saúde Mental alcança 63 mil inscritos no Brasil

    Em situações como a atual pandemia de Covid-19, estima-se que de um terço a metade da população possa vir a apresentar algum transtorno psíquico, o que exige preparar o sistema de saúde e seus profissionais para o acolhimento a essas pessoas. Com esse objetivo, a Escola de Governo Fiocruz - Brasília e o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes/ENSP/Fiocruz) desenvolveram o pioneiro Curso Nacional de Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Covid-19, na modalidade a distância, que já conta com mais de 63 mil profissionais . matriculados. As inscrições estão abertas até 15/7. 

  3. Corpo discente da Fiocruz divulga posicionamento sobre calendário acadêmico no contexto da pandemia

    O conjunto de pós-graduandos e pós-graduandas da Fiocruz divulgou posicionamento frente às discussões institucionais sobre a definição do calendário acadêmico de 2020 no atual contexto da crise sanitária e humanitária nacional provocada pelo coronavírus. O documento expressa o acúmulo das consultas e reuniões coordenadas pelas representações discentes nas unidades da Fiocruz, entre os meses de maio e junho, e os resultados das pesquisas a respeito das condições discentes.

  4. Coronavírus e o Ano Letivo é o tema do Sala de Convidados

    Julho chegou, mês de férias escolares. Dessa vez, tudo foi bem diferente. Com a quarentena, alunos, pais, professores, instituições de ensino e governos tiveram que se adaptar e viver uma nova realidade que dura mais de três meses. Terminar o primeiro semestre escolar não foi fácil, principalmente se considerarmos as grandes diferenças entre as regiões do Brasil e, até mesmo, dentro dos municípios. A pandemia de Covid-19 evidenciou ainda mais as desigualdades sociais, além de trazer outras questões à tona diante do confinamento em casa.

  5. Boletim do InfoGripe monitora situação de SRAG no Brasil

    O novo boletim semanal do sistema InfoGripe, referente à semana de 14 a 20 de junho, destaca que todas as regiões do país seguem com uma ocorrência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) muito alta, bem acima do limiar e do padrão histórico. O país segue em zona de risco para hospitalizações e óbitos por SRAG. A situação por regiões, no entanto, é heterogênea, com alguns estados apresentando sinais de crescimento no número de casos, enquanto outros apresentam tendência de queda ou estabilização.

  6. Fiocruz firmará acordo para produção de vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford

    A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmará acordo com a biofarmacêutica AstraZeneca para   compra   de   lotes   e   transferência   de   tecnologia   da   vacina   para   Covid-19 desenvolvida  pela  Universidade  de  Oxford.  O  acordo  será  resultado  da  cooperação entre o governo brasileiro e a biofarmacêutica, anunciado em 27/6, pelo Ministério da Saúde.

  7. Lançamento do livro 'Desafios do Acesso a Medicamentos no Brasil' promove palestra com representante da Opas no país

    Os empecilhos à universalidade e à equidade no acesso a medicamentos é tema do novo livro da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com lançamento on-line dia 25 de junho, às 17h. Participam, como debatedores, os organizadores do livro – os pesquisadores Jorge Bermudez (ENSP), Jorge Costa e José Carvalho de Noronha, todos da Fiocruz – e o coordenador da Estratégia Fiocruz para Agenda 2030, Paulo Gadelha.

  8. Covid-19: psicofármacos é tema de cartilha sobre saúde mental

    A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) projeta que, em situações de eventos extremos como desastres, guerras e pandemias, entre um terço e metade da população pode ser afetada psiquicamente. A evolução do sofrimento agudo para um possível transtorno mental depende, entretanto, de condições externas e diversos fatores. Os efeitos e comportamentos emocionais, o potencial traumático em epidemias, intervenções psicossociais e a associação de psicofármacos com as medicações estudadas e utilizadas para a Covid-19 estão entre os temas abordados na 18ª cartilha da série Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19.