1. Parto Normal na Rede Suplementar é o tema do 'Sala de Convidados'

    O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabeleceram novas normas para estimular o parto normal nos planos de saúde e, com isso, reduzir o número de cesarianas desnecessárias. A partir dessa medida, o Sala de Convidados vai debater, na próxima terça-feira (20/1), às 11h, no Canal Saúde, o parto normal na rede suplementar, em uma edição excepcionalmente gravada. Entre os participantes do programa está a pesquisadora da ENSP e uma das coordenadoras da pesquisa Nascer no Brasil, Silvana Granado.

  2. Evento debate a Translação do Conhecimento em Saúde Pública

    Para apresentar as inciativas de pesquisas aplicadas e intervencionais no âmbito global, fruto de parceria da Fiocruz com as Universidades de Montreal e de Nova Lisboa, a Rede Saúde Manguinhos realizou um ciclo de oficinas de trabalho. O encontro contou com a participação da doutora em Saúde da Comunidade e docente do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Universidade de Montreal, Louise Potvin, que também é editora do Canadian Journal of Public Health. Assista ao vídeo Translação do Conhecimento em Saúde Pública: iniciativas da Fiocruz (em português com legendas em inglês), produzido pelo Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (PDTSP/VPPLR). Além de Louise Potvin, o vídeo traz ainda a exposição da coordenadora do PDTSP e pesquisadora da ENSP Isabela Soares Santos.

  3. A agenda da saúde em 2015: financiamento e força de trabalho em foco

    Quais temas vão dominar a agenda dos debates públicos no campo da saúde em 2015? E, por outro lado, quais questões deveriam ser debatidas, mas provavelmente vão permanecer envoltas em silêncio? O ano que começa em poucos dias já desponta como arena para a discussão de pontos importantes - e polêmicos - para a saúde. Em novembro, acontece a 15ª Conferência Nacional de Saúde, espaço primordial para os debates sobre os rumos do SUS, que nesta edição tem como tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. Além disso, o financiamento para a saúde, um gargalo cada vez mais premente, promete ser um tema dominante. Um desafio diretamente ligado à sustentabilidade do SUS e à sua capacidade de promover, de fato, o direito à saúde.

  4. Fiocruz lança novo banco de imagens

    O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz) lançou nesta segunda-feira, 15/12, um banco de imagens com acervo diversificado e organizado em diferentes galerias - o Fiocruz Imagens. As imagens, que podem ser obtidas a partir do cadastramento no próprio site do banco, atendem às áreas de pesquisa, ensino e comunicação em saúde, mas também outras áreas de conhecimento, e servem para reforçar o acesso livre à informação – política preconizada pela Fiocruz.
     

  5. Leite materno: os desafios de garantir amamentação exclusiva até os seis meses

    Amamentar é um ato de amor. Você provavelmente já ouviu ou leu essa frase em algum lugar, e não costumam existir dúvidas a respeito do valor que o gesto tem. Porém, além de amor, o processo de amamentação envolve confiança, dedicação, apoio e muita informação. Muitas mães têm a sorte de viver esse momento de forma tranquila desde o princípio. O leite desce no tempo previsto, o filho pega bem o peito e os meses de mamadas dão força à relação dos dois e saúde ao recém-nascido. Para outras mães, contudo, um mundo de dificuldades se coloca no caminho, e o desafio é transpô-las sem perder a chance de viver uma fase única em afeto e aprendizado.

  6. Fiocruz lança novo banco de imagens

    O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz) lançou nesta segunda-feira, 15/12, um banco de imagens com acervo diversificado e organizado em diferentes galerias - o Fiocruz Imagens. As imagens, que podem ser obtidas a partir do cadastramento no próprio site do banco, atendem às áreas de pesquisa, ensino e comunicação em saúde, mas também outras áreas de conhecimento, e servem para reforçar o acesso livre à informação – política preconizada pela Fiocruz.
     

  7. Comunicação na 15ª Conferência Nacional de Saúde é o tema do Sala de Convidados

    O Sala de Convidados vai debater a Comunicação na 15ª Conferência Nacional de Saúde, na próxima terça-feira (16), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde. O programa vai discutir a importância da Comunicação para o sucesso da Conferência e a efetiva participação da sociedade nela, e a luta pelo Direito à Comunicação como um dos temas fundamentais para o Direito à Saúde e, portanto, como um tema importante para a 15ª CNS.

  8. Publicação sobre acesso a medicamentos será lançada nesta segunda-feira (15/12)

    Nesta segunda-feira (15/12) haverá o lançamento do livro Acesso a medicamentos - Direito ou Utopia?, do vice-presidente de Inovação e Produção da Fiocruz e ex-diretor da ENSP, Jorge Bermudez. O lançamento será às 19h, na Blooks Livraria, situada no espaço Itaú de Cinema. Inicialmente submetida à apreciação como dissertação à Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ) para ingresso como membro titular em 2013, a publicação debate o acesso aos medicamentos de maneira conceitual, como um desafio global, elaborando conceitos próprios e discutindo as estratégias internacionais e nacionais que vêm sendo adotadas nesse campo, os acontecimentos dos últimos 15 anos e o papel da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesse embate, em nível mundial.

  9. Série em DVD Nascer no Brasil será lançada na Biblioteca de Manguinhos

    O retrato do nascimento na voz das mulheres é o tema da série em DVD Nascer no Brasil, a ser lançada pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, no dia 16 de dezembro, na Biblioteca de Manguinhos, no campus da Fiocruz. O DVD contém dois títulos: Parto, da violência obstétrica às boas práticas, com 20 minutos, e Cesárea, mitos e riscos, de 17 minutos. Ambos dirigidos, fotografados e produzidos por Bia Fioretti, publicitária especialista em Criação e Comunicação em Saúde Pública. A ideia do vídeo é dar voz aos números da pesquisa Nascer no Brasil – Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento, estudo inédito coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), que teve como objetivo conhecer os determinantes, a magnitude e os efeitos das intervenções obstétricas no parto, incluindo as cesarianas desnecessárias, assim como a motivação das mulheres pela escolha do parto.