1. Fiocruz esclarece população sobre casos de malária na região serrana do Rio

    Foram confirmados casos de malária em indivíduos com histórico de deslocamento para áreas cobertas por Mata Atlântica ou próximas a ela no estado do Rio de Janeiro. São chamados de casos autóctones, cuja transmissão aconteceu nesse período na região serrana do estado do Rio de Janeiro, entre pessoas que visitaram a localidade. Especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que atua como referência em malária para a região extra-Amazônica, tranquilizam a população e orientam como profissionais de saúde, moradores e turistas devem agir em caso de suspeita da doença. Eles reforçam que o diagnóstico rápido é fundamental e divulgam o Malária-Fone, serviço disponível para atender profissionais de saúde que precisem de auxílio em casos suspeitos.

  2. RedeBLH necessita de doação de leite humano para o carnaval

    A Rede Brasileira de Banco de Leite Humano (RedeBLH-BR), coordenada pela Fiocruz, está pedindo doações urgentes para os bancos de leite humano espalhados em todo o país, pois os estoques estão muito baixos. Segundo dados da RedeBLH-BR, de janeiro a 10 de fevereiro de 2015 foram coletados apenas 7.075 litros de leite humano em todo o país, contra a média mensal de 14.796 litros em 2014. Para se ter uma ideia da redução apresentada neste início de 2015, a média de receptores por região no período - 6.006 - representa 42% se comparada à média mensal de 14.279 receptores em 2014. 

  3. ELSA Brasil é o tema do Sala de Convidados

    O Sala de Convidados debate, na próxima terça-feira (10/2), ao vivo, às 11 horas, no Canal Saúde, o ELSA Brasil, o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto. O ELSA é um estudo de corte multicêntrico, que conta com a participação de 15 mil funcionários de seis instituições públicas de ensino superior e pesquisa das regiões Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil, entre elas a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
     

  4. Fiocruz Acolhe: inscrições abertas para a edição de 2015

    Estão abertas, até o dia 9 de março, as inscrições para a segunda edição do Fiocruz Acolhe, evento voltado a estudantes de pós-graduação dos campi do Rio de Janeiro, oriundos de outros estados e países, com ingresso a partir de 2012. O objetivo é facilitar a adaptação dos alunos na instituição - com um melhor entendimento da estrutura e organização da Fiocruz - e na cidade - em questões relacionadas à obtenção de documentos, abertura de conta bancária, prorrogação de visto, entre outros. Saiba como participar.

  5. Melhor justiça em saúde resulta em maior expectativa de vida

    Pense em países que possuem modelos ecológicos eficazes, promovendo ambientes saudáveis e eficientes e fazendo com que a expectativa de vida da população seja acima da média global. Certamente você imaginou Alemanha, Canadá, Japão, por exemplo, correto? Errado. Os três primeiros colocados nestes quesitos são Costa Rica, Cuba e Albânia, respectivamente. Estes e outros dados foram apresentados pelo médico e especialista em saúde global Juan Garay, durante conferência ministrada na Fiocruz Petrópolis e que teve como debatedor convidado o diretor da ENSP, Hermano Castro.

  6. Parto Normal na Rede Suplementar é o tema do 'Sala de Convidados'

    O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabeleceram novas normas para estimular o parto normal nos planos de saúde e, com isso, reduzir o número de cesarianas desnecessárias. A partir dessa medida, o Sala de Convidados vai debater, na próxima terça-feira (20/1), às 11h, no Canal Saúde, o parto normal na rede suplementar, em uma edição excepcionalmente gravada. Entre os participantes do programa está a pesquisadora da ENSP e uma das coordenadoras da pesquisa Nascer no Brasil, Silvana Granado.

  7. Evento debate a Translação do Conhecimento em Saúde Pública

    Para apresentar as inciativas de pesquisas aplicadas e intervencionais no âmbito global, fruto de parceria da Fiocruz com as Universidades de Montreal e de Nova Lisboa, a Rede Saúde Manguinhos realizou um ciclo de oficinas de trabalho. O encontro contou com a participação da doutora em Saúde da Comunidade e docente do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Universidade de Montreal, Louise Potvin, que também é editora do Canadian Journal of Public Health. Assista ao vídeo Translação do Conhecimento em Saúde Pública: iniciativas da Fiocruz (em português com legendas em inglês), produzido pelo Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (PDTSP/VPPLR). Além de Louise Potvin, o vídeo traz ainda a exposição da coordenadora do PDTSP e pesquisadora da ENSP Isabela Soares Santos.

  8. A agenda da saúde em 2015: financiamento e força de trabalho em foco

    Quais temas vão dominar a agenda dos debates públicos no campo da saúde em 2015? E, por outro lado, quais questões deveriam ser debatidas, mas provavelmente vão permanecer envoltas em silêncio? O ano que começa em poucos dias já desponta como arena para a discussão de pontos importantes - e polêmicos - para a saúde. Em novembro, acontece a 15ª Conferência Nacional de Saúde, espaço primordial para os debates sobre os rumos do SUS, que nesta edição tem como tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. Além disso, o financiamento para a saúde, um gargalo cada vez mais premente, promete ser um tema dominante. Um desafio diretamente ligado à sustentabilidade do SUS e à sua capacidade de promover, de fato, o direito à saúde.

  9. Fiocruz lança novo banco de imagens

    O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz) lançou nesta segunda-feira, 15/12, um banco de imagens com acervo diversificado e organizado em diferentes galerias - o Fiocruz Imagens. As imagens, que podem ser obtidas a partir do cadastramento no próprio site do banco, atendem às áreas de pesquisa, ensino e comunicação em saúde, mas também outras áreas de conhecimento, e servem para reforçar o acesso livre à informação – política preconizada pela Fiocruz.