1. Sala de Convidados debate o homem e a saúde sexual

    Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia apontou que o maior medo do homem no país é a impotência sexual. O temor ultrapassa até mesmo o medo de ser traído pela parceira ou de perder o emprego. Um artigo dos pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), Suely Rosenfeld e Álvaro Nascimento, publicado no jornal O Globo, alerta para a possibilidade de estarmos assistindo a um surto silencioso de mortes súbitas em motéis associadas ao uso de medicamentos para disfunção erétil, cujas vendas cresceram muito nos últimos anos.

  2. Fiocruz investe na construção de novo Complexo de Saúde

    Desafio: esse é o conceito que norteia todo o processo de planejamento, execução e controle das atividades de implantação do Complexo de Institutos Nacionais de Saúde da Fiocruz (CIN), futura sede do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) e do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (antigo Instituto de Pesquisa Clínica, Ipec), principais unidades assistenciais de saúde da Fundação no Rio de Janeiro. Em dezembro de 2010, as portarias 4.159 e 4.160 do Ministério da Saúde (MS) transformaram ambas as unidades da Fiocruz em institutos nacionais, tornando-as órgãos auxiliares do MS atuantes na formulação de políticas públicas, planejamento, desenvolvimento, coordenação e avaliação de ações integradas para a saúde da mulher, da criança e do adolescente no Brasil e na área da Infectologia brasileira.

  3. Canal Saúde alerta para artigo sobre o uso do sildenafil e mortes no RJ

    O Jornal da Saúde, programa que traz as principais notícias da área da saúde em todo o Brasil, produziu reportagem a respeito do artigo que associa a ocorrência de morte súbita ao uso de medicamentos para disfunção erétil nos motéis do Rio de Janeiro. O artigo é de autoria dos pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Álvaro Nascimento e Suely Rosenfeld. A reportagem destaca o consumo recreativo do medicamento por jovens na busca de uma melhor performance sexual. Assista a reportagem completa na página do Canal Saúde.

  4. Presidente da Fiocruz recebe título de doutor honoris causa

    O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, foi nomeado doutor honoris causa da Universidade de York (Reino Unido). Os títulos foram entregues a 16 cientistas, humanitaristas e membros influentes da comunidade científica durante cerimônia realizada em 18 de julho, no Reino Unido. Todo ano, a universidade concede o título a pessoas que deram uma contribuição significativa à sociedade. Gadelha foi eleito em função do importante papel que desempenhou na pesquisa, na advocacia em saúde e na formulação de políticas da saúde na América Latina e em outros continentes.

  5. Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente realiza oficinas pedagógicas durante a Reunião da SBPC

    A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), projeto educativo da Fiocruz, participa da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), oferecendo oficinas pedagógicas para professores do ensino básico de Rio Branco. Na capital do Acre os minicursos terão duração total de oito horas e serão oferecidos para duas turmas, no período de 23 a 26 de julho de 2014 na Universidade Federal do Acre (UFAC).

  6. Fiocruz lamenta acidente com avião na Ucrânia

    A Fiocruz lamenta profundamente a morte das 298 pessoas que estavam no avião que caiu na Ucrânia, nesta quinta-feira (17/7). Dos passageiros, 108 eram pesquisadores, ativistas e membros de ONGs que participariam da 20ª Conferência Mundial de Aids, em Melbourne, na Austrália, neste fim de semana. Suspeita-se que o avião tenha sido abatido por um míssil.

  7. Universidade de York e Fiocruz promovem workshop na Inglaterra sobre saúde pública

    A vice-diretora de Pesquisa, Educação e Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Magali Romero Sá, e o editor científico da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Jaime Benchimol, participam nos dias 18 e 19 de julho do workshop Public Health in the Caribbean and Latin America: a past perspective, na Universidade de York, na Inglaterra. O evento é promovido em conjunto pela instituição britânica e pela Fiocruz.

  8. Fiocruz recebe doações para a biblioteca da comunidade do Morro do Querosene

    O Comitê das Entidades contra Fome e Pela Vida (Coep), que tem a Fiocruz como sócio-fundadora, solicita aos funcionários, alunos, visitantes e colaboradores da Fiocruz, a contribuição de livros infantis e juvenis para formação de uma biblioteca na Comunidade do Morro do Querosene. Além de livros, a Coep, também solicita apoio para a aquisição de lápis de cor, lápis de cera e papel para o início de uma escolinha de artes no local. Instrumentos musicais, mesmo quebrados, também podem ser doados.

  9. Fiocruz e Instituto Pasteur lançam chamada de projetos 2014

    Foi lançado o edital de chamada para proposta de projetos 2014 do programa do Instituto Pasteur em conjunto com a Fiocruz. O objetivo principal do programa é facilitar o início e o desenvolvimento de colaborações em áreas prioritárias de pesquisa translacional e saúde pública. As áreas prioritárias para esta chamada são: neurociência; biologia integrada; e doenças crônicas relacionadas com doenças infecciosas. As inscrições vão até 30 de setembro de 2014.

  10. Artigo destaca relevância da experimentação animal em pesquisas

    O presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Paulo Gadelha, e o diretor do Instituto Oswaldo Cruz, Wilson Savino, publicaram artigo no jornal O Globo, na segunda-feira (14/7). Com o título, Em benefício da vida, o texto aborda a experimentação animal em pesquisas, destacando a falta de informação que ainda vigora em relação ao tema e a importância do uso de animais para a elucidação de processos biológicos, a descoberta de novos medicamentos, vacinas e tratamentos. “Parar a experimentação animal em pesquisas significaria um retrocesso para a ciência e uma perda para a saúde da população e para o próprio campo da veterinária. Cabe aos pesquisadores e às instituições manterem o compromisso de responsabilidade e ética com os animais”, diz o texto.