1. Zika: Rede de Bibliotecas da Fiocruz lança área temática com mais de 4 mil artigos

    Está no ar Aedes Informa, uma área temática organizada pela rede de bibliotecas da Fiocruz. Seu objetivo é reunir referências bibliográficas sobre os vírus zika e chikungunya que estão disponíveis nas bases de dados Lilacs, Pubmed, Scopus e Web of Science. Desenvolvida no Zotero, um software livre utilizado para gestão e compartilhamento de referências, a biblioteca temática é atualizada regularmente e já oferece mais de quatro mil artigos, apresentando um panorama de pesquisas e estudos associados à produção científica internacional. Para facilitar a pesquisa, a biblioteca disponibilizou um tutorial para a utilização dessas referências bibliográficas. 

  2. Fiocruz detecta presença de vírus zika com potencial de infecção em saliva e urina

    Estudo pioneiro da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão vinculado o Ministério da Saúde, constatou a presença do vírus zika ativo (com potencial de provocar a infecção) em amostras de saliva e de urina. A evidência inédita, que sugere a necessidade de investigar a relevância destas vias alternativas de transmissão viral, foi constatada pelo Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). A descoberta foi anunciada em entrevista coletiva na sexta-feira (5/2) no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro.

  3. Livro lança novo olhar sobre a tríade desenvolvimento, ambiente e saúde

    Uma discussão sobre os desafios do saneamento no mundo atual foi o ponto de partida de Saneamento: promoção da saúde, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental. O livro da Editora Fiocruz é resultado do trabalho de quatro profissionais atuantes nas áreas de engenharia sanitária e saúde ambiental: Cezarina Maria Nobre Souza, André Monteiro Costa, Luiz Roberto Santos Moraes e Carlos Machado de Freitas. “O modelo de gestão deve ser adequado à tecnologia utilizada e às características socioculturais da população. Não é mais aceitável, como tem sido corrente, a imposição de soluções que, por não considerarem a coerência com a cultura e as condições de habitabilidade das pessoas, geram ônus de manutenção para as mais pobres.”, destacam os autores no texto de apresentação do livro.

  4. Presidente da Fiocruz é nomeado para grupo sobre facilitação tecnológica da ONU

    O presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha, foi designado integrante do grupo Mecanismo de Facilitação Tecnológica (TFM), da Organização das Nações Unidas (ONU) - focado em aprimorar a criação e o uso de tecnologias para a promoção do desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos. O grupo reúne dez representantes da sociedade civil, do setor privado e da comunidade científica e participará da organização de um fórum multissetorial sobre ciência, tecnologia e inovação, além de apoiar o desenvolvimento de uma plataforma on-line sobre desenvolvimento sustentável e inovação. 

  5. Fiocruz, assim como a ENSP, afirma que não implementará política de demissões relacionada a limitações orçamentárias

    Em consonância com o posicionamento da ENSP em defesa da Saúde Pública, num contexto de emergência sanitária, a Fiocruz também afirma que não implementará política de demissões relacionada a limitações orçamentárias, proposta pelo governo. Para tanto, a Presidência da Fundação lançou nota considerando: “O Conselho Deliberativo e o Congresso Interno da Fiocruz já se manifestaram contra as lógicas de ajuste fiscal, que penalizam a sociedade e que restringem recursos para a saúde e ciência e tecnologia, campos de atuação da instituição. Dentre as prioridades, destaca-se a preservação da sua força de trabalho. Apesar de os cortes terem sido considerados em reunião do CD de dezembro passado, a construção de alternativas foi alcançada”. Um coletivo de trabalhadores da Fiocruz, alicerçado no mesmo propósito, organizou um abaixo-assinado digital pela suspensão imediata das demissões na Fundação - coletivo tal que suscitou uma resposta da instituição contra os cortes.

  6. Edição de dezembro do Crisinforma está disponível para download

    Já está disponivel on-line a edição de dezembro do Crisinforma, o boletim do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz. A publicação destaca o Seminário Internacional sobre Arbovirus (zika, chicungunya, dengue), além do Seminário Internacional Determinantes Sociais da Saúde, Intersetorialidade e Equidade Social na América Latina, desenvolvido pelo Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre os Determinantes Sociais da Saúde (Cepi-DSS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e o Centro de Relacionais Internacionais da Fiocruz (Cris). O informativo destaca ainda a visita do diretor do Programa em Doenças Tropicais da Organização das Nações Unidas (TDR/ONU) em Manguinhos.

  7. Senado aprova Código de Ciência, Tecnologia e Inovação

    O Plenário do Senado aprovou em 9/12, por unanimidade, o projeto de lei nº 77/2015, que institui o Código de Ciência, Tecnologia e Inovação, com uma série de diretrizes para o incentivo à pesquisa, à inovação e ao desenvolvimento científico e tecnológico no país. O projeto será encaminhado à Presidência da República para sanção.

  8. Microcefalia e Zika vírus: Ministério e Fiocruz divulgam orientações gerais e plano de enfrentamento

    No dia 5/12, a presidenta Dilma Rousseff lançou, no Recife (PE), o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. Trata-se de uma grande mobilização nacional envolvendo diferentes ministérios e órgãos do governo federal, em parceria com estados e municípios, para conter novos casos de microcefalia relacionados ao vírus zika. Após a divulgação do Plano, a Fundação Oswaldo Cruz, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, esclareceu as dúvidas que têm circulado em grupos de Whatsapp sobre a possibilidade e a existência de crianças menores de 7 anos e idosos com sintomas neurológicos decorrentes do vírus zika. Acompanhe as ações e orientações do Governo Federal e tire suas principais dúvidas sobre o agravo.