1. Abrasco, CNS e Fiocruz avaliam 20 anos de C&T e Inovação em saúde

    "O momento em que ocorre esta reunião é imperativo, tanto pelo período eleitoral que o país vive, como também pela perspectiva de preparação da 15° Conferência Nacional de Saúde, na qual será formulado um novo plano plurianual e uma nova política nacional de saúde, para a qual o Ministério da Saúde (MS) tem convocado a Fiocruz e a Abrasco a terem protagonismo e se envolverem fortemente neste processo", comentou o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, sobre o seminário 20 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no Brasil. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o Conselho Nacional de Saúde (CNS/MS) e a Fundação, visa refletir sobre a trajetória construída e debater os rumos da C&T e inovação em saúde no país nos próximos anos.

  2. Fiocruz e Instituto Pasteur lançam chamada de projetos 2014

    Foi lançado o edital de chamada para proposta de projetos 2014 do programa do Instituto Pasteur em conjunto com a Fiocruz. O objetivo principal do programa é facilitar o início e o desenvolvimento de colaborações em áreas prioritárias de pesquisa translacional e saúde pública. As áreas prioritárias para esta chamada são: neurociência; biologia integrada; e doenças crônicas relacionadas com doenças infecciosas. As inscrições vão até 30 de setembro de 2014.

  3. Núcleo Fiocruz/RJ da Comissão da Verdade será lançado no dia 29/9

    Será lançado o Núcleo Fiocruz/RJ da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária (CVRS) no dia 29 de setembro, às 9h. Na oportunidade, o tema Memória, Direitos e Reparação: Impactos legais e políticos das apurações das comissões da verdade, será debatido pelos palestrantes Nadine Borges, presidenta da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, e  Antônio Ivo de Carvalho, pesquisador e ex-diretor da ENSP.

  4. Vencedor do Nobel de Química ministrará palestra na Fiocruz

    O vencedor do Nobel de Química Martin Chalfie, vai ministrar palestra na Fiocruz, em 26 de setembro. Durante o encontro, Chalfie vai falar sobre a descoberta que lhe rendeu uma das premiações mais renomadas da comunidade científica: o uso da proteína verde fluorescente (GFP) como marcador biológico, uma ferramenta importante no estudo de doenças como o câncer e o mal de Alzheimer. A iniciativa de convidar o laureado para visitar o país é fruto de uma parceria entre a biofarmacêutica AstraZeneca e a empresa Nobel Media AB.

  5. Controle do Tabaco é o tema do Sala de Convidados

    Na terça-feira (16/9), às 11h, o Sala de Convidados debate, ao vivo, o 'Controle do Tabaco'. O programa vai discutir como está a luta contra o tabagismo no mundo e, em especial, no Brasil, e como andam as políticas públicas relacionadas ao tema. No último dia 29 de agosto foi celebrado o 'Dia Nacional de Combate ao Fumo', data criada em consonância com o 'Dia Mundial contra o Tabaco', que marca o 31 de maio. Apesar dos esforços de conscientização sobre os malefícios do hábito de fumar, segundo estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atualmente sete brasileiros morrem a cada dia vítimas de doenças associadas à exposição à fumaça do cigarro.

  6. Instituições se unem em prol de territórios sustentáveis

    O papel da ciência na promoção da saúde e do desenvolvimento sustentável de comunidades 'esquecidas' pelo poder público e cujos territórios sofrem com impactos de grandes empreendimentos, especulação imobiliária e turismo predatório foi o tema do Seminário Internacional Saúde e Sustentabilidade, realizado na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), no Rio de Janeiro, em 9 de setembro. A atividade teve entre os palestrantes convidados o pesquisador da Escola e coordenador do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis (OTSS), Edmundo Gallo.

  7. Pesquisador da ENSP será homenageado nos 20 anos da Fiocruz Amazonas

    Entre os dias 15 e 18 de setembro, acontecerá no Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazonas) o seminário Leônidas Deane: Paixão pela Ciência. Gratuito e aberto ao público, o evento faz parte das comemorações do centenário de nascimento do parasitologista Leônidas Mello Deane e dos 20 anos de criação da Fiocruz Amazonas. O pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Luciano Medeiros de Toledo, primeiro diretor da unidade, será homenageado junto com os ex-diretores durante a celebração.

  8. Fiocruz faz balanço da implantação da Lei de Acesso à Informação

    Gestão de recursos humanos, informações técnico-administrativas, sobre saúde, medicamentos e gestão administrativa. Esses são alguns dos temas de interesse dos cidadãos que utilizam o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), alocado na Ouvidoria da Fiocruz desde a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação Pública (LAI), em maio de 2012. Entre os assuntos que mais geram pedidos estão concursos e processos seletivos, que, nestes dois anos, totalizaram 235 mensagens.

  9. Pesquisador da Fiocruz é eleito uma das pessoas mais influentes do mundo na área de vacinas

    Depois de dois meses de eleição, a organização Vaccination divulgou a lista com os nomes das 50 pessoas mais influentes na indústria de vacinas no mundo. Foram indicados mais de 100 candidatos, envolvendo cientistas, pesquisadores, estudiosos e presidentes de grandes empresas. A seleção foi elaborada com o apoio do Congresso Europeu de Vacinas, que acontece na Filadélfia, de 26 a 28 de outubro. Em primeiro lugar, ficou o empresário Bill Gates, que tem apoiado diversas pesquisas nos países em desenvolvimento.

  10. Rede Ibero-Americana de Territórios Sustentáveis se reunirá no Rio

    Articulada por um conjunto de instituições e pesquisadores de Portugal, Espanha, Bolívia, Brasil, Chile e Colômbia, a Rede Ibero-Americana de Territórios Sustentáveis, Desenvolvimento e Saúde (RIA-TSDS) realiza, de 8 a 13 de setembro, no Rio de Janeiro, Brasil, uma série de atividades interdisciplinares nos campos da saúde e da sustentabilidade. O evento, organizado pela Fiocruz (Brasil) com apoio da Universidade Aberta e do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra (Portugal), tem como objetivo estipular um plano de ação para 2015 e consolidar a implementação de uma rede para o intercâmbio de experiências que utilizem abordagens de planejamento territorializado e participativo, metodologias integradoras do desenvolvimento sustentável e da promoção da equidade e da saúde e epistemologias locais na produção de soluções para a sustentabilidade socioambiental.