1. Nova edição do boletim do Cecovisa está disponível on-line

    A nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP já está disponível on-line. A publicação divulga o 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa), que acontecerá de 26 a 30 de novembro, em Salvador, e sempre se constituiu em um momento de aprofundamento do diálogo entre academia, os serviços de vigilância sanitária e a sociedade, visando o desenvolvimento teórico-conceitual, metodológico e das práticas desse campo específico da saúde coletiva, no contexto das políticas de saúde.

  2. 'Tuberculose e Determinantes Sociais de Saúde' é o tema do Sala de Convidados

    O Brasil vem avançando no combate à tuberculose. Nos últimos 10 anos, a doença teve uma queda de 20% no país, segundo dados do Ministério da Saúde, e também houve redução na sua taxa de mortalidade, que no período caiu de 2,6 mortes por 100 mil habitantes para 2,2 mortes para cada 100 mil. Com os números que vem obtendo, o Brasil conseguiu alcançar a meta do Objetivo do Milênio de Combate à Tuberculose. Apesar do progresso, ainda ocupamos o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% de todos os casos da doença no mundo. Ainda há um longo caminho a percorrer, especialmente entre as populações mais vulneráveis socialmente, que ainda sofrem um grande risco de contrair tuberculose. Por isso, o Sala de Convidados desta terça-feira (3/5) discute o tema Tuberculose e Determinantes Sociais de Saúde, ao vivo, às 11h, no Canal Saúde. O programa vai explicar como a incidência de tuberculose está diretamente ligada a determinantes sociais de saúde como a miséria e a falta de acesso a condições de saneamento.

  3. Pesquisadora da ENSP Cecília Minayo abre seminário na Fiocruz Amazônia

    Abordando temáticas que permeiam a pesquisa social há muitas décadas, a coordenadora científica do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Claves/ENSP), Cecília Minayo, abriu o Seminário Determinantes Sociais do Processo Saúde-Doença: condições desiguais de vida em espaços amazônicos, nesta terça-feira (26/4), realizado pela Fiocruz Amazônia com a palestra Marcos Teóricos dos Estudos de Determinação do Processo Saúde Doença. Em sua análise, o conceito de desigualdade é muito mais complexo do que só o conceito econômico, em que os números são levados em consideração. Ela ressaltou que, nos últimos anos, o tema das desigualdades sociais tem tido mais ênfase nas pesquisas sociais, bem como as questões de gênero e a temática da vulnerabilidade social.

  4. Petição e vigília contra projeto que retira direito dos servidores públicos

    Tramita, na Câmara dos deputados, desde março deste ano, o Projeto de Lei Complementar 257/2016 que prevê mudanças radicais nos direitos dos servidores públicos. Apresentado pelo governo federal, seu objetivo é estabelecer um plano de auxílio aos estados com medidas de estímulo ao reequilíbrio fiscal. Em troca da renegociação de suas dívidas, os estados devem implementar uma série de medidas, como a proibição de aumento de salários de servidores, criação de programas de demissão voluntária, cortes de contratos de livre provimento, não realização de concursos públicos, aumento de contribuição previdenciária e revisão jurídica de benefícios. Os sindicatos têm se organizado para tentar impedir a aprovação do projeto. Uma petição on-line, disponível neste link, recolhe assinaturas contra ele.

  5. Mestrado em divulgação científica está com inscrições abertas

    Estão abertas, até o dia 13 de maio, as inscrições para o curso de mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, oferecido pela Casa de Oswaldo Cruz. Seu objetivo é formar pesquisadores qualificados para a produção de novos conhecimentos que visam incrementar o diálogo dos campos da saúde, da ciência e da tecnologia com a sociedade, e que induzam o desenvolvimento de novas ações e estratégias de divulgação científica. O mestrado é uma parceria da COC com o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins, a Fundação Cecierj e a Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre os integrantes do corpo docente do mestrado está o vice-diretor de Escola de Governo em Saúde da ENSP, Frederico Peres.

  6. Fiocruz lança e-book interativo sobre o Sistema Único de Saúde

    A luta pelo direito à saúde e pela consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) tem se expressado a partir da articulação de trabalhadores das áreas da saúde, pesquisadores e militantes dos movimentos sociais nas últimas décadas. O livro O Que É o SUS - um dos títulos mais procurados da Editora Fiocruz, já tendo sido reimpresso cinco vezes - busca esclarecer o que é, o que não é, o que faz, o que deve fazer e o que pode fazer o SUS. Pela importância do tema e da obra, O Que É o SUS, de Jairnilson Silva Paim, foi selecionado para se transformar no primeiro e-book interativo da Editora Fiocruz, no âmbito do primeiro edital da Faperj especialmente dedicado às editoras universitárias. O livro digital contou com a colaboração da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP) e da Radis, entre outros.

  7. 'Hospitais Universitários na Emergência' é o tema do próximo Sala de Convidados

    Os hospitais universitários têm a função de formar profissionais da saúde, entre eles médicos e enfermeiros, e também de prestar assistência em saúde à população. Muitas destas instituições estão enfrentando crises que prejudicam tanto o atendimento aos pacientes quanto a formação dos profissionais. Mas por que os hospitais universitários, que fazem parte do orçamento do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, entram em crise? As participações do presidente da Associação dos Médicos Residentes do Rio de Janeiro e diretor da Associação Nacional dos Médicos Residentes, João Felipe Moraes Zanconato; e do vice-presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino, Rodolfo Acatauassú Nunes estão confirmadas nesta edição. Não perca e participe! 

  8. Fiocruz recebe eventos internacionais sobre ética e história da saúde global

    A Casa de Oswaldo Cruz (COC) e o Centro de Relações Internacionais da Fiocruz (Cris) promovem nos dias 5 e 6 de maio dois seminários internacionais sobre bioética e hanseníase. Os eventos integram as séries WHO Global Health Ethics e WHO Global Health Histories, organizadas pelo Centre for Global Health Histories, da Unividade de York e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os palestrantes está o pesquisador da ENSP e coordenador geral do Porgrama de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), que falará no âmbito do Who Global Health Ethics Seminar 4: Bioethics. As palestras serão transmitidos ao vivo pela internet.

  9. Fiocruz perde o pesquisador Lain Carlos Pontes de Carvalho

    A Fiocruz lamenta o falecimento do pesquisador Lain Carlos Pontes de Carvalho, ocorrido na sexta-feira (15/4). A cerimônia de cremação foi realizada no sábado (16/4), em Salvador (BA). Formado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Lain foi pesquisador do então Departamento de Imunologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) até 1986, quando ingressou na Fiocruz Bahia, onde foi diretor de 2001 a 2005.