1. Seminário aborda relações entre saúde e desenvolvimento

    Entre os dias 20 e 21 de outubro, será realizado no salão internacional da ENSP o seminário As relações entre saúde e desenvolvimento no Brasil. Organizado pelo Grupo de Pesquisa de Inovação em Saúde da Fiocruz (GIS) a atividade reunirá pesquisadores de distintas áreas disciplinares com a perspectiva de avançar no entendimento sistêmico sobre o campo da inovação na saúde. O seminário, que é aberto ao público e não necessita de inscrição prévia, busca superar lacunas no conhecimento para fortalecer o entendimento de como a ciência pode fortificar a cidadania, para isso contará com a apresentação de uma série de estudos desenvolvidos no âmbito do projeto Saúde e Desenvolvimento, coordenado pelo pesquisador da ENSP José Maldonado e pela pesquisadora do GIS Laís Silveira Costa. As atividades terão início às 8h30 em ambos os dias.

  2. Novo número de Trabalho, educação e saúde disponível na web

    Já está on line a última edição de 2014 da revista Trabalho, educação e saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz. Entre os dez artigos que compõe a edição, encontra-se o trabalho da pesquisadora da ENSP Kátia Reis de Souza, escrito em parceria com Aline Almeida da Silva, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, Rio de Janeiro. O artigo, intitulado Educação, pesquisa participante e saúde: as ideias de Carlos Rodrigues Brandão, apresenta e discute as propostas práticas e teóricas desse educador. Atuando na interface da antropologia e educação popular, Carlos Rodrigues Brandão trouxe importante contribuição para uma abordagem participativa da educação.

  3. Fiocruz obtém registro para produzir medicamento contra tuberculose

    O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) obteve da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o registro para a produção do isoniazida+rifampicina (150mg + 300mg), um importante medicamento usado no tratamento de pacientes com tuberculose. O deferimento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última segunda-feira (29/9), por meio da Resolução nº 3.810, publicada na semana passada (26/9).

  4. Sala de Convidados fala sobre família e doação de órgãos

    O Dia Nacional da Doação de Órgãos foi celebrado no último 27 de setembro e, na próxima terça-feira (7/10), o Sala de Convidados debate o tema Família e Doação de Órgãos, às 11 horas, ao vivo, no Canal Saúde. O programa vai abordar a importância da família na hora de decidir sobre a doação. O tema está em consonância com a nova Campanha Nacional de Doação de Órgãos, lançada pelo Ministério da Saúde em setembro.

  5. Workshop na Fiocruz com Editora Wiley explica como publicar artigos

    A Gestão de Acervos Bibliográficos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e a Biblioteca de Manguinhos estão ampliando a discussão sobre a submissão de artigos em periódicos científicos. Com esse objetivo, será realizado no dia 9/10, das 8h30 às 13 horas, um workshop com a Editora Wiley, que reúne um volume considerado de publicações de alto fator de impacto.

  6. Fiocruz e Instituto Pasteur: chamada de projetos 2014 termina em 30/9

    Foi lançado o edital de chamada para proposta de projetos 2014 do programa do Instituto Pasteur em conjunto com a Fiocruz. O objetivo principal do programa é facilitar o início e o desenvolvimento de colaborações em áreas prioritárias de pesquisa translacional e saúde pública. As áreas prioritárias para esta chamada são: neurociência; biologia integrada; e doenças crônicas relacionadas com doenças infecciosas. As inscrições vão até 30 de setembro de 2014.

  7. Morre Luiz Hildebrando, um dos mais importantes pesquisadores em doenças tropicais

    Morreu na noite de quarta-feira (24/9), em São Paulo, vítima de pneumonia, o parasitologista Luiz Hildebrando Pereira da Silva, um dos maiores especialistas do mundo em malária. Ele era pesquisador honorário da Fiocruz e foi o fundador do Instituto de Pesquisa em Patologias Tropicais (Ipepatro), que se transformou na Fiocruz Rondônia. Segundo o presidente da Fundação, Paulo Gadelha, “Hildebrando foi um ser humano excepcional, que reuniu excelência internacional como sanitarista em trabalhos de campo, pensador da cultura e militante político, além de ter demonstrado enorme capacidade de criação e de desenvolvimento de uma instituição de ponta em ciência e tecnologia, em Rondônia, com os recursos regionais disponíveis. O trabalho de Hildebrando é um dos mais valiosos legados para a saúde pública brasileira”.

  8. Candidatos à Presidência falam sobre suas propostas

    A última edição da revista Poli Saúde, Educação, Trabalho (ano VII - Nº 36 - set/out 2014), publicada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), traz as propostas dos candidados à Presidência da República para as áreas da saúde, educação e trabalho, além de responderem a perguntas sobre temáticas atuais como reforma agrária e financiamento de campanha. Confira a revista!

  9. Núcleo Fiocruz/RJ da Comissão da Verdade será lançado no dia 29/9

    Será lançado o Núcleo Fiocruz/RJ da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária (CVRS) no dia 29 de setembro, às 9h. Na oportunidade, o tema Memória, Direitos e Reparação: Impactos legais e políticos das apurações das comissões da verdade, será debatido pelos palestrantes Nadine Borges, presidenta da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, e  Antônio Ivo de Carvalho, pesquisador e ex-diretor da ENSP.