1. 30 anos da Lei 8.080/90: acesse podcasts com comentários sobre a lei que consolidou o SUS

    Em celebração aos trinta anos da promulgação da Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, que regulamentou o Sistema Único de Saúde (SUS), o blog do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz ouviu os comentários dos sanitaristas Nelson Rodrigues dos Santos, professor colaborador da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e ex-presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (idisa); Lucia Souto, pesquisadora da ENSP e presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes); o diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde e Saúde Global (Cris/Fiocruz) e ex diretor da ENSP, Paulo Buss; a presidente da Abrasco, Gulnar Azevedo e Silva, professora do Instituto de Medicina Social da Uerj; o professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp Gastão Wagner; e a presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa), Lenir Santos.

  2. Dia Mundial da Segurança do Paciente: seminário online vai abordar desafios trazidos pela Covid-19, nesta quinta (17)

    Em maio de 2019, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Em 2020, a data, a ser celebrada nesta quinta-feira (17/9), terá um caráter diferente, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, e o tema central será “Segurança do trabalhador da saúde: uma prioridade para a segurança do paciente”. Como parte das diversas ações em todo o mundo, a Fiocruz realiza no dia 17/9, às 10h, o seminário online "Desafios e lições da Covid-19 para a segurança do paciente e do trabalhador da saúde". A pesquisadora da ENSP Margareth Portela, coordenadora-geral do Proqualis, será a mediadora do evento.

  3. Fiocruz assina contrato de 100 milhões de doses da vacina Covid-19

    Conforme anunciado em coletiva do Ministério da Saúde na noite de 9/9, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinou o contrato de Encomenda Tecnológica (Etec) com a AstraZeneca, que detém os direitos de produção, distribuição e comercialização da vacina Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. A assinatura eletrônica ocorreu na última terça-feira (8/9) e foi formalizada em 9/9, em reunião com representantes de ambas as instituições.

  4. Presidente da Fiocruz recebe título honoris causa da UFRJ

    No encerramento das comemorações do centenário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a presidente da Fiocruz Nísia Trindade Lima e o compositor Noca da Portela foram homenageados em cerimônia virtual realizada na noite desta terça-feira (8/9). A presidente recebeu o título de professora honoris causa e o compositor, de doutor honoris causa, por decisão unânime e por aclamação do órgão máximo da instituição, o Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ.

  5. Covid-19: Oxford e Fiocruz debatem detalhes sobre a vacina

    A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, participou na quinta-feira (27/8) de um webinar organizado pela Brazil Alumini Network de Oxford para debater sobre o processo de desenvolvimento da vacina para Covid-19, com a presença do pesquisador brasileiro Pedro Folegatti, que atua como líder clínico no projeto da universidade britânica. A vacina ChAdOx-1 ou AZD1222, conhecida como a vacina de Oxford, é hoje uma das mais avançadas em desenvolvimento no mundo e será produzida pela Fiocruz, após a assinatura de acordo de encomenda tecnológica com a farmacêutica AstraZeneca, detentora da patente. A íntegra do debate está aqui.

  6. Covid-19: número de óbitos e casos ainda é alto, diz boletim

    O Boletim Observatório Fiocruz Covid-19, relativo às semanas epidemiológicas 33 (de 9 a 15 de agosto) e 34 (de 16 a 22 de agosto), mostra que a pandemia mantém um padrão de estabilidade com um número alto de óbitos e casos por Covid-19. Segundo a análise, durante esse período o país vem apresentando uma média de mil mortes por dia pela doença e cerca de 40 mil registros de ocorrências diárias.
     

  7. Pazuello visita Fiocruz para acompanhar cronograma da vacina contra a Covid-19

    O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, se reuniu nesta segunda-feira (31) no Rio de Janeiro com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, para dar celeridade no cronograma da produção da vacina contra a Covid-19 no Brasil. A previsão é que as primeiras doses sejam distribuídas a partir do início de 2021, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), que atende o Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é produzir, inicialmente, 100 milhões de doses a partir de insumos importados. A produção integral da vacina na unidade técnico-cientifica Bio-Manguinhos, deve começar a partir de abril do próximo ano.

  8. Fiocruz lança curso online sobre Covid-19 e saúde no sistema prisional

    Como lidar com uma pandemia em um ambiente que, historicamente, apresenta condições totalmente opostas ao que preconizam as autoridades de saúde? Pouca ventilação, superlotação, acesso restrito à água e baixa condição de higiene são algumas das inúmeras questões estruturais que o sistema prisional brasileiro apresenta. Para atualizar profissionais e capacitá-los quanto às ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus entre a população privada de liberdade, o Campus Virtual Fiocruz (CVF) e a Fiocruz Mato Grosso do Sul lançam o curso autoinstrucional para o Enfrentamento da Covid-19 no Sistema Prisional. 

  9. Divulgação de casos de covid-19 pode demorar até sete semanas

    A pandemia do novo coronavírus tem imposto desafios inéditos aos sistemas de informação em saúde. Os dados sobre a covid-19 no Brasil, em nível estadual e municipal, são fundamentais para a tomada de decisões sobre as políticas públicas e medidas de emergência para conter a epidemia. Esses dados, porém, dependem de sistemas e painéis que têm cobertura e qualidade extremamente variável no país. É o que indica estudo da Fiocruz, que aponta: a divulgação de casos da doença pode apresentar demora de até sete semanas entre seu registro no sistema de saúde e a efetiva divulgação nos boletins epidemiológicos.