1. Pesquisadores da Fiocruz vencem Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS

    Pesquisadores da Fiocruz Pernambuco e do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) foram vencedores do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS, uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS). A cerimônia de entrega do Prêmio foi realizada no dia 12/11, em Brasília, durante a abertura do evento Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: Resultados e Avanços de Pesquisas Estratégicas para o SUS. A aluna de doutorado da ENSP Juliana Pires Machado recebeu menção honrosa por sua tese no referido prêmio.

  2. Milhares de crianças receberam vacinas no Fiocruz pra Você, no último sábado

    Cerca de 5 mil pessoas visitaram a Fundação, no Rio de Janeiro, na 21ª edição do Fiocruz pra Você, que ocorreu no sábado (8/11). O evento, que integra a 35° Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil, lançada pelo Ministério da Saúde (MS), transformou a instituição em um dos principais postos de vacinação do Brasil: 2.550 foram vacinadas contra as doenças em Manguinhos. Este ano, a meta do MS era imunizar cerca de 13 milhões de crianças em todo o país.

  3. Fiocruz recebe título de Instituição Educacional 2014

    A Fiocruz recebeu o título de Instituição Educacional 2014, em cerimônia realizada pela Folha Dirigida com apoio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). A eleição, que homenageia dez educadores e três instituições pela contribuição que trazem para o ensino brasileiro nas mais diversas áreas, é feita por um colégio integrado por quase 5 mil figuras representativas da área de Educação e Cultura no Rio. 

  4. 'É Dengue ou Chikungunya?' é o tema da Sala de Convidados

    O Sala de Convidados, que vai ao ar terça-feira (28), ao vivo, às 11h, vai falar sobre o tema É Dengue ou Chikungunya?. O programa vai esclarecer as principais diferenças entre as duas doenças, tirar dúvidas e descrever os sintomas da febre Chikungunya, explicar como são feitos os diagnósticos e falar sobre a prevenção dessa nova enfermidade que chegou ao país e tem como principais vetores o mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, e também o mosquito Aedes Albopictus.

  5. Fiocruz alerta sobre páginas falsas nas redes sociais: conheça os canais oficiais

    Duas páginas falsas da Fiocruz confundem usuários nas redes sociais. Desta vez, trata-se de uma página no Facebook com o nome de "Fiocruz - Fundação Instituto Oswaldo Cruz" e outra com o nome "Fundação Oswaldo Cruz - FioCruz". Além da nomenclatura errada da instituição, as páginas falsas reproduzem conteúdo institucional ou publicam posts relacionados à Fundação, induzindo o usuário a acreditar que aquele é um perfil oficial. "Já tivemos problemas com usuários que ‘curtem’ estas páginas achando tratar-se de um canal oficial de relacionamento com a instituição, escrevem mensagens e, como não obtém respostas, acabam por achar que a Fundação está se omitindo nas redes sociais. Essas páginas falsas confundem o usuário e acabam prejudicando o nome da instituição e o trabalho responsável e profissional que é realizado nos canais oficiais", afirma a coordenadora de mídias sociais da Fiocruz, Pamela Lang.

  6. Seminário aborda relações entre saúde e desenvolvimento

    Entre os dias 20 e 21 de outubro, será realizado no salão internacional da ENSP o seminário As relações entre saúde e desenvolvimento no Brasil. Organizado pelo Grupo de Pesquisa de Inovação em Saúde da Fiocruz (GIS) a atividade reunirá pesquisadores de distintas áreas disciplinares com a perspectiva de avançar no entendimento sistêmico sobre o campo da inovação na saúde. O seminário, que é aberto ao público e não necessita de inscrição prévia, busca superar lacunas no conhecimento para fortalecer o entendimento de como a ciência pode fortificar a cidadania, para isso contará com a apresentação de uma série de estudos desenvolvidos no âmbito do projeto Saúde e Desenvolvimento, coordenado pelo pesquisador da ENSP José Maldonado e pela pesquisadora do GIS Laís Silveira Costa. As atividades terão início às 8h30 em ambos os dias.

  7. Novo número de Trabalho, educação e saúde disponível na web

    Já está on line a última edição de 2014 da revista Trabalho, educação e saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz. Entre os dez artigos que compõe a edição, encontra-se o trabalho da pesquisadora da ENSP Kátia Reis de Souza, escrito em parceria com Aline Almeida da Silva, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, Rio de Janeiro. O artigo, intitulado Educação, pesquisa participante e saúde: as ideias de Carlos Rodrigues Brandão, apresenta e discute as propostas práticas e teóricas desse educador. Atuando na interface da antropologia e educação popular, Carlos Rodrigues Brandão trouxe importante contribuição para uma abordagem participativa da educação.

  8. Fiocruz obtém registro para produzir medicamento contra tuberculose

    O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) obteve da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o registro para a produção do isoniazida+rifampicina (150mg + 300mg), um importante medicamento usado no tratamento de pacientes com tuberculose. O deferimento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última segunda-feira (29/9), por meio da Resolução nº 3.810, publicada na semana passada (26/9).

  9. Sala de Convidados fala sobre família e doação de órgãos

    O Dia Nacional da Doação de Órgãos foi celebrado no último 27 de setembro e, na próxima terça-feira (7/10), o Sala de Convidados debate o tema Família e Doação de Órgãos, às 11 horas, ao vivo, no Canal Saúde. O programa vai abordar a importância da família na hora de decidir sobre a doação. O tema está em consonância com a nova Campanha Nacional de Doação de Órgãos, lançada pelo Ministério da Saúde em setembro.

  10. Workshop na Fiocruz com Editora Wiley explica como publicar artigos

    A Gestão de Acervos Bibliográficos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e a Biblioteca de Manguinhos estão ampliando a discussão sobre a submissão de artigos em periódicos científicos. Com esse objetivo, será realizado no dia 9/10, das 8h30 às 13 horas, um workshop com a Editora Wiley, que reúne um volume considerado de publicações de alto fator de impacto.