1. Fiocruz promove 1º Encontro de Saúde do Trabalhador

    No próximo dia 8 de novembro, será realizada a abertura do Primeiro Encontro de Saúde do Trabalhador da Fiocruz (1º Fio-Ensat). Toda a comunidade Fiocruz está convidada a participar do debate na mesa temática O Estado brasileiro e a saúde dos trabalhadores da Fiocruz. O evento acontecerá das 9h às 12h, no salão internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).

  2. Seminário debateu políticas públicas para LGBTs e a saúde da mulher negra

    VIII Seminário entre Academia e Direitos Sociais, promovido pelo Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (DIHS/ENSP/Fiocruz), também discutiu o tema Equidade e Gênero. A proposta foi abordar as Políticas Públicas para LGBTQIA+ na atualidade. Para fomentar a discussão, estiveram presentes o superintendente de Políticas Públicas LGBT da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e especialista em promoção da Saúde e Desenvolvimento Social pela ENSP/Fiocruz, Ernane Alexandre, além do mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC, Amiel Vieira. 

  3. 'Saúde de crianças e adolescentes indígenas na América Latina' é tema do novo suplemento do Cadernos de Saúde Pública

    O mais recente suplemento temático do Cadernos de Saúde Pública apresenta um conjunto de artigos que abordam questões ligadas à saúde da criança e do adolescente indígena no Brasil e na América Latina. As últimas décadas foram marcadas por um aumento significativo nas pesquisas sobre saúde indígena no Brasil. Vários pesquisadores da ENSP contribuíram com artigos sobre o tema nesse fascículo.
     

  4. Atenção Primária à Saúde: evento internacional discutiu do global ao local

    De 23 a 25 de outubro, a ENSP, por iniciativa do Grupo de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde, realizou o Seminário Internacional Atenção Primária à Saúde: do global ao local. O objetivo do evento foi discutir temas atuais da APS no Brasil e no Rio de Janeiro, além de apresentar experiências internacionais nesse campo e compartilhar resultados de estudos com estudantes, profissionais, gestores, professores e pesquisadores da área. 

  5. Webconferência debaterá análise da situação de saúde do trabalhador nesta quinta-feira (31/10)

    O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) promoverá, no dia 31 de outubro, a webconferência Análise de situação de saúde do trabalhador. A atividade contará com a participação da médica sanitarista e diretora de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast/Cesat), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, Letícia Nobre. A webconferência acontecerá das 14 às 16 horas e deve ser acessada acessada na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

  6. Seminário de Ensino debate relações de poder e processos avaliativos nesta quinta-feira (31/10)

    Nesta quinta-feira, 31 de outubro, as atividades do Seminário de Ensino 2019 prosseguem com a Roda de Diálogo Relações de poder e processos avaliativos, sob a mediação da representante do Fórum de Estudantes, Elizabeth Leite Barbosa. A roda, marcada para às 9h30, no salão intrenacional da ENSP, iniciará debatendo Relações de poder no meio acadêmico e a relação com a saúde mental na vida acadêmica. O evento será transmitido, ao vivo, pelo Canal da ENSP, no Youtube. 

  7. Revista Pan-Americana de Saúde Pública abre chamada para artigos sobre recursos humanos em saúde

    A Revista Pan-Americana de Saúde Pública, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), abriu uma chamada de artigos para a edição especial "Recursos humanos para uma saúde universal", a ser publicada em 2020. Os trabalhos - que serão aceitos em português, espanhol ou inglês – podem ser enviados até 31 de dezembro de 2019 pelo site www.paho.org/journal.

  8. ENSP promove Seminário de Ensino nos dias 30 e 31 de outubro

    Entre os dias 30 e 31 de outubro a ENSP promoverá o Seminário de Ensino 2019. Com o tema Formação e Avaliação como campos de disputa e resistência: concepções, desafios e consequências, o evento debaterá, na abertura, a formação em saúde pública em tempos de crise. O debate contará com a participação do professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Kenneth Rochel de Camargo Junior, e do professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Túlio Batista Franco. O Seminário de Ensino é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo do evento pelo Canal da ENSP, no YouTube.

  9. Consulta Pública da Anvisa sobre rotulagem nutricional está aberta até 6 de novembro

    Lançada há um pouco de um mês, aproxima-se do prazo final das Consultas Públicas sobre a rotulagem nutricional. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está recebendo contribuições e opiniões dos consumidores sobre qual o modelo de rotulagem nutricional deve ser adotado no país. O processo de participação popular termina em 6 de novembro.