1. SBPC lança abaixo-assinado em defesa do CNPq

    A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), juntamente com outras 65 entidades científicas e acadêmicas, lançou em 13 de agosto uma petição on-line em defesa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). O abaixo-assinado alerta para a situação crítica em que se encontra a agência, em risco iminente de cortar o financiamento das bolsas de estudos de mais de 80 mil pesquisadores em todo o país e no exterior. Confira o texto e assine. 

  2. Cepedes/ENSP participa de seminário sobre os desastres da Vale S.A. em Brumadinho

    Nos dias 15 e 16 de agosto, será realizado, no município de Brumadinho, o Seminário Desastre da Vale S.A. em Brumadinho: seis meses de impactos e ações. O encontro é fruto de um esforço conjunto entre a Presidência da Fiocruz, o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (Cepedes/ENSP) e a Fiocruz Minas. 

  3. Região das Américas registra 2,9 mil casos de sarampo neste ano; Opas recomenda vacinação de viajantes internacionais

    A Região das Américas confirmou 2.927 casos de sarampo neste ano. Os dados são da mais recente atualização epidemiológica da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com dados fechados no último dia 7 de agosto. A doença foi identificada em 14 países, de 1 janeiro a 27 de julho, sendo a maior proporção registrada nos Estados Unidos (1.172), Brasil (1.045) e Venezuela (417).

  4. 16ªCNS: Abrea encaminha moção de repúdio sobre liberação da exportação do amianto ao STF

    A Abrea apresentou, durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde, moção de repúdio devido ao descumprimento do Estado de Goiás que criou Lei Estadual pra extração e exportação do minério, em contrariedade com a decisão do STF, que aprovou o banimento do amianto em todo o território nacional, em 29 de novembro de 2017. A moção aponta que a liberação do amianto afronta os direitos fundamentais à saúde e da produção com riscos à saúde, já amplamente comprovados.

  5. ENSP promove seminário sobre violência e saúde na Atenção Primária nesta sexta-feira (9/8)

    A Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde da ENSP, em parceria com o Claves e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, promoverá na sexta-feira, 9 de agosto, a partir das 8h30, o seminário Violência e Saúde na Atenção Primária. O objetivo do evento é discutir com os alunos, e os demais interessados, como a violência interfere na vida dos usuários do sistema de saúde e nas práticas dos profissionais nas unidades de Atenção Básica. O seminário é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia.

  6. Pesquisador da ENSP reflete sobre questões ambientais no país

    Desastres ambientais, revolução verde, agrotóxicos, transgênicos, desmantelamento de órgãos ambientais e construções que geram impactos na biodiversidade são alguns dos temas que preocupam ambientalistas no Brasil e no mundo. Para analisar os nexos existentes entre o processo de produção globalizado e predatório, que gera os problemas acima levantados, e os reflexos na saúde humana, o Informe ENSP conversou com o pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana(Cesteh/ENSP), Ary Miranda.
     
     

  7. ENSP debate relações entre saúde e exposição aos resíduos siderúrgicos

    O Cesteh/ENSP debaterá As relações entre saúde e exposição aos resíduos siderúrgicos: o conflito socioambiental no Volta Grande IV a partir dos seus moradores, na próxima edição da série debates intitulado ‘Encontros do Cesteh’. Marcado para o dia 21 de agosto, das 12 às 14 horas, a atividade contará com a participação da pesquisadora do Cesteh/ENSP, Fátima Moreira e da doutoranda da ENSP, Gilmara da Costa Silva.