1. 'Encontro de Saberes – O Campo na Cidade: resistências, (re) existências e interculturalidades no cuidado e na alimentação''

    No dia 12 de dezembro, o Núcleo Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde (Neeps/ENSP/Fiocruz) realizará a mesa Reiventear o campo e humanizar a partir dos movimentos sociais do campo e da cidade, que faz parte da atividade Encontro de Saberes Neepes 2019, O Campo na Cidade: resistências, (re)existências e interculturalidades no cuidado e na alimentação, a partir das 9h, no auditório térreo da ENSP. Aprofundar os temas e questões de pesquisas apresentados no Encontro de Saberes de 2018 é um dos objetivos da atividade, que contará com o lançamento de livros com saberes e sabores. 

  2. Livros de pesquisadores da ENSP integram lançamento coletivo no MAM

    Nesta quarta-feira (11/12), na Cinemateca do MAM Rio, em evento promovido pela Editora Fiocruz, serão lançados 14 livros de pesquisadores da Fundação. Integram a lista de publicações quatro obras de pesquisadores da ENSP: Bioética, Saúde e Sociedade, de Marisa Palácios; Entre Demografia e Antropologia: povos indígenas no Brasil, que tem entre os autores Ricardo Ventura Santos; Atenção Diferenciada: a formação técnica de agentes indígenas de saúde do Alto Rio Negro, autoria conjunta que tem Ana Lúcia Pontes como uma das autoras; e Oficinas Clínicas do Cuidado: efeitos da narratividade sobre o trabalho em saúde, organizado por diversos autores, entre eles, a pesquisadora Marilene de Castilho Sá. 

  3. Encontro debate iniquidades em saúde nos países latino-americanos

    A ENSP realizou, no dia 3 de dezembro, a conferência Equidades e Iniquidades na Saúde da América Latina. O encontro, que aconteceu no Salão Internacional da unidade, fez parte da programação do III Colóquio Latino-americano de Formação em Saúde Pública, que reúne, até quarta-feira, 4 de dezembro, instituições e centros formadores em saúde de países latino-americanos. A proposta é incentivar o intercâmbio de experiências e desafios da formação e qualificação em saúde de quadros estratégicos para os sistemas de saúde da região. 

  4. Fiocruz e Cofen lançam especial da 'Ciência & Saúde Coletiva' sobre os desafios da enfermagem

    O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) lançaram, na terça-feira (3/12), um número especial da revista Ciência & Saúde Coletiva. Com o tema "Sistemas de Saúde e Trabalho: os desafios da Enfermagem", o novo fascículo (vol. 25 nº1 – 2020) celebra os 25 anos da publicação da Abrasco e inaugura o Ano Mundial da Enfermagem em 2020, designado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar o bicentenário de nascimento da pioneira da enfermagem, Florence Nightingale, em reconhecimento à sua contribuição para a saúde e a humanidade.

  5. 'A luta pela saúde é a luta pela vida'

    Ao proferir a palestra de abertura do III Colóquio Latino-Americano de Formação em Saúde Pública, o deputado Federal, Alessandro Molon, descreveu o cenário político brasileiro e seus impactos na saúde e no ambiente. Na opinião do convidado, o país está dividido entre uma política que zela pela vida e outra que leva à morte. Medidas como a liberação de centenas de novos registros de agrotóxicos, a proposta de flexibilização do porte de armas, a retirada de radares das rodovias federais e a medida provisória que extingue o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais (DPVAT) reforçam essa última opção, defendeu o deputado.

  6. Fiocruz propõe respeito às tradições indígenas

    O resgate da cultura e a valorização do conhecimento da população indígena estiveram em discussão na Fiocruz, em evento realizado pelo grupo de pesquisa Ambiente, Diversidade e Saúde da ENSP. Na primeira parte do encontro, após a exibição do documentário “Mboraihu: O espírito que nos une”, o pesquisador Paulo Basta conduziu um debate a respeito das tradições indígenas. “Lutamos todos os dias para sobreviver em um país que tenta negar nossa existência”, lamentou Ismael Morel, representante da Associação Jovens Indígenas Guarani-Kaiowá em Ação.

  7. 'Trabalhadores rurais frente à atenção primária à saúde' é tema de artigo de pesquisadores de ENSP

    A primeira edição de 2020 da revista Trabalho, Educação e Saúde, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio traz um editorial sobre o novo método para a classificação de referência direcionada às revistas científicas no Qualis Periódicos. Alem disso, sete artigos estão publicados, incluindo o dos pesquisadores da ENSP, Luiz Carlos Fadel De Vasconcellos e Sérgio Vinícius Cardoso De Miranda.

     

  8. Estratégias de formação e pesquisa clínica em saúde pública encerram debates do III Colóquio

    O III Colóquio Latino-Americano de Formação em Saúde Pública chega ao último dia debatendo as Estratégias e práticas de formação em saúde pública e a Pesquisa Clínica em Saúde Pública. O encontro, que acontece em 4/12, a partir das 9h, conta com apresentações de pesquisadores brasileiros, Cubanos, Paraguaios, Mexicanos, Uruguaios e Costa-riquenhos. Às 16h, acontecerá uma atividade cultural no encerramento do evento. O encontro, que é aberto aos interessados, está sendo transmitido ao vivo pelo canal do EAD no youtube. Em breve, todas as apresentações estarão disponíveis.

  9. Revista Ciência e Saúde Coletiva debate desafios da Enfermagem

    Os sistemas de Saúde e suas implicações no trabalho da Enfermagem são tema de edição especial da revista Ciência e Saúde Coletiva, que será lançada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). O lançamento acontecerá na terça-feira (3/12), às 16h, no escritório administrativo do Cofen no Rio de Janeiro (Rua da Glória, 190).