1. Pesquisa avalia processos de trabalho de Agentes Comunitários de Saúde

    A análise da relação entre morador/profissional com a saúde dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foi foco de estudos de Eliane Chaves Vianna, do Centro de Saúde Germano Sinval Faria, que serão apresentados no 9º Congresso Nacional da Rede Unida. O evento, que acontecerá entre os dias 18 e 21 de julho, em Porto Alegre, tem o perfil de agregar diversos atores, entre eles, profissionais da saúde, residentes e representantes de organizações comunitárias, do controle social e dos movimentos sociais. Além de Eliane, outros pesquisadores da ENSP também participarão do evento.

  2. Núcleo de Direitos Humanos apresentará relação com a saúde mental

    Na terça-feira (06/06), o Núcleo de Estudos em Direitos Humanos e Saúde (NEDH/CSEGSF/ENSP) realiza uma apresentação sobre "Direitos Humanos e suas interfaces com a saúde mental. O evento, marcado para 13h, na sala 404 da ENSP, é uma requisição do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental (LAPS/DAPS/ENSP), que pretende conhecer os trabalhos em saúde mental de cada departamento da ENSP.

  3. Jogo educa crianças na prevenção ao uso de agrotóxicos

    jama3.jpg Educar e divertir crianças e adolescentes através de um jogo que relacione meio ambiente, uso de agrotóxicos, trabalho agrícola e saúde humana é o objetivo do novo produto que será lançado pela ENSP no dia 14 de agosto. O "Jogo dos Amigos do Meio Ambiente Jama" foi criado e desenvolvido pela pesquisadora Rosane Curi (Cesteh/ENSP/Fiocruz) e é parte integrante de seu projeto "Em Busca da Saúde Ambiental: tecnologias educativas de prevenção ao uso de agrotóxicos", no Programa de Pesquisa Estratégica, Desenvolvimento e Inovação (PED/ENSP 2003).

  4. Envelhecimento e ruído são maiores causas de perda auditiva

    Nas palestras que deram seqüência à abertura da 1ª Oficina de Políticas de Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde Auditiva do Trabalhador, a professora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia, Silvia Ferrite, e a representante da Área Técnica da Saúde do Trabalhador do MS e pesquisadora visitante da ENSP, Elizabeth Costa Dias, falaram sobre as causas da perda auditiva, a importância dos estudos de epidemiologia e as políticas públicas para saúde auditiva dos trabalhadores no Brasil. Acesse os áudios e as apresentações na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  5. Desafios e compromissos de autocuidado no Centro de Saúde

    Nesta sexta-feira (29/06), o Centro de Saúde Germano Sinval Faria (CSGSF/ENSP/Fiocruz) promove mais uma Oficina de Autocuidado, desta vez com o tema Desafios e Compromissos de Autocuidado. O objetivo é explorar estratégias para uma melhor qualidade de vida. A palestra será realizada por Zelia Pimentel Andrade, do Centro de Saúde. O evento acontece na sala 407 da ENSP, das 13h30 às 16h30, e é aberto ao público.

  6. Laboratório Territorial de Maguinhos discute importância da participação popular

    Promover uma reflexão com o grupo do Laboratório Territorial de Manguinhos, moradores e pesquisadores sobre as praticas de participação comunitária em projetos de promoção da saúde é o objetivo da oficina de trabalho que acontecerá nesta segunda-feira (06/08), no Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz). A atividade será coordenada pelos pesquisadores da Escola, Marcelo Firpo e Fátima Pivetta, que receberão o professor do Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, João Arriscado Nunes.

  7. Seminário do EuroSocial na ENSP debate atenção primária

    Participantes do programa EuroSocial Salud voltam a se encontrar em 2007 para mais uma reunião temática, entre os dias 24 e 26 de setembro, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). O Seminário Inter-Temático Eurosocial Salud: Atención primaria de la salud e integración de niveles de atención reunirá representantes de instituições governamentais de mais de dez países da América Latina, além de Espanha, França e Itália. O objetivo é analisar e discutir os desafios para uma melhor integração do sistema de saúde a partir da perspectiva da atenção primária, dos hospitais e das tecnologias de informação e comunicação aplicadas à saúde. O espanhol será a língua oficial do evento, que terá tradução simultânea, e será transmitido pela internet através da Rede Fiocruz. Não é necessária inscrição para participar do encontro. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP documentos base para os debates.

  8. Medicamentos: ENSP apóia elaboração de política capixaba

    Lançadas na quarta-feira (07/11), durante o Seminário Estadual de Assistência Farmacêutica, a Relação Estadual de Medicamentos Essenciais e Excepcionais (Rememe) e a Política Farmacêutica do Estado do Espírito Santo são frutos de um amplo processo de organização da Assistência Farmacêutica no estado que contou, entre outras, com a parceria do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) da ENSP/Fiocruz. O NAF, representado por mim, pela Isabel Cristina Emmerick e pela Marcela de Araújo Calfo, apoiou o grupo de trabalho responsável pela avaliação de linha base da situação farmacêutica no estado. A avaliação serviu para subsidiar o estabelecimento de metas e mecanismos de monitoramento da política, explicou Vera Lúcia Luiza, coordenadora adjunta do NAF/DCB/ENSP.

  9. Faperj lança revista Rio Pesquisa

    Numa iniciativa do governo do estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), vinculada à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, será lançado nesta quinta-feira (20/12), às 15h, na Academia Brasileira de Ciências (ABC), o primeiro número da revista Rio Pesquisa. A publicação, de periodicidade trimestral e tiragem de 10 mil exemplares, trará as principais novidades da área científica e tecnológica no estado do Rio de Janeiro que contam com o apoio do Executivo estadual. A revista é produzida pela equipe de jornalistas da Faperj e a edição de estréia terá 40 páginas.

  10. Evento avalia efetividade das políticas de promoção da saúde

    O II Seminário Brasileiro de Efetividade da Promoção da Saúde (II SBEPS), que será realizado no período de 13 a 16 de maio de 2008, tem o objetivo de discutir metodologias de avaliação em promoção da saúde (PS) e acompanhar a Política Nacional de Promoção da Saúde. O evento coloca o Brasil, por meio da parceria entre a ENPS/Fiocruz e a Abrasco, como um país chave na interlocução e no debate sobre o desenvolvimento e a efetividade das políticas de promoção da saúde voltadas para a questão dos determinantes sociais da saúde.