1. Alerta mundial: trânsito mata mais de 1 milhão anualmente

    Os acidentes de trânsito matam anualmente mais de um milhão de pessoas em todo o mundo e deixam entre 20 e 50 milhões de pessoas feridas. Em 2004, a segurança do trânsito foi tema do Dia Mundial da Saúde, e em 2005, a Assembléia Geral da ONU propôs a realização de uma Semana Mundial de Segurança no Trânsito, cuja primeira edição está sendo realizada em Genebra, de 23 a 29 de abril, e é dedicada aos jovens, parcela da população mais atingida pelos acidentes de trânsito. Em conversa com o Informe, a pesquisadora Edinilsa Ramos de Souza, do Centro Latino-Americano de Estudos sobre Violência e Saúde (Claves/ENSP/Fiocruz), mostra porque os acidentes viários são considerados um grave problema de Saúde Pública.

  2. Radis de junho destaca caminhos para uma vida melhor

    A matéria de capa da Radis nº. 58 Junho de 2007 traz um amplo panorama de três aulas inaugurais realizadas pela Fiocruz, com o bioeticista italiano Giovanni Berlinguer, a líder dos agentes comunitários de saúde Tereza Ramos e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Ambas as exposições abordam um discursso único, a luta contra as iniqüidades, a continuidade do trabalho cotidiano de atenção à saúde e uma lúcida defesa do meio ambiente.

  3. Terapia comunitária como política pública: uma estratégia de cuidado ao sofrimento e promoção da saúde no SUS

    O Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp) e o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (SEGSF) convidam para a palestra Terapia comunitária como política pública: uma estratégia de cuidado ao sofrimento e promoção da saúde no SUS, com o criador da terapia comunitária, Adalberto Barreto. O evento será realizado na quinta-feira (06/12), às 9 h, Auditório Térreo da ENSP/Fiocruz.

  4. Fórum debaterá diferentes visões no campo da Saúde Mental e dos Direitos Humanos

    De 22 a 25 de maio, o Rio de Janeiro será palco do II Fórum Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos, um espaço de debates e encontros que ampliarão as possibilidades de transformação, criação e crítica de diferentes sujeitos dentro do campo da Saúde Mental e dos Direitos Humanos. O Laps/ENSP/Fiocruz é um dos organizadores do evento, que recebe inscrições para trabalhos até 31 de março.

  5. 8º Simpósio Internacional de Economia da Saúde recebe pôsteres até hoje (04/08)

    Avaliação e Incorporação de Tecnologias em Saúde: A necessidade de Definição de Prioridades é o tema do 8º Simpósio Internacional de Economia da Saúde, que será realizado de 16 a 18 de setembro, em São Paulo, SP. Os trabalhos na forma de pôster poderão ser enviados até esta segunda-feira (04/08). A ficha de inscrição e outras informações podem ser obtidas no site do evento.

  6. Acesse o novo site da Estação de Trabalho ObservaRH

    Através do novo site da Estação de Trabalho ObservaRH da ENSP é possível acompanhar todas as informações e acontecimentos da área através de notícias e coberturas de eventos. Devido à integração com o Informe ENSP, toda notícia da área de Recursos Humanos em saúde produzida pela equipe de comunicação institucional da ENSP será imediatamente disponibilizada no site o Observatório, assim como as apresentações dos eventos, áudios e documentos publicados na Biblioteca Multimídia.

  7. Artigo publicado no CSP entre os mais importantes da Biomed Library

    Análise da implantação do sistema de atendimento pré-hospitalar móvel em cinco capitais brasileiras é o título do artigo de autoria da coordenadora do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP/Fiocruz), Maria Cecília Minayo, com a pesquisadora do IFF/Fiocruz Suely Deslandes, que se tornou, no início de setembro de 2010, um dos mais acessados da Biomed Library, sistema que conta com artigos biomédicos da base de dados da Medline. O trabalho foi publicado originalmente no volume 24, número 8, da revista Cadernos de Saúde Pública da ENSP, em 2008.

  8. Boletim de Direitos Humanos do Nedh/ENSP

    O Núcleo de Estudos em Direitos Humanos está publicando edição nº 06 de 2007 do Boletim de Direitos Humanos. Esta semana, o informativo traz notícias sobre um estudo do impacto da inflação sobre a pobreza, elaborado pelos economistas Nanak Kakwani e Hyun Son, ambos pesquisadores do Centro Internacional de Pobreza, um braço do PNUD com sede em Brasília; sobre a denúncia que a Ong Projeto Legal (RJ) apresentou à Organização dos Estados Americanos (OEA), em 10 de dezembro do ano passado, Dia Internacional dos Direitos Humanos, com críticas às práticas institucionais do Estado brasileiro e os efeitos de sua política criminal; sobre a violência sofrida pelas mulheres, e muito mais.

  9. Cecovisa/ENSP encerra nesta segunda (14/05) inscrições para seminário

    O Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Cecovisa/ENSP/Fiocruz) promoverá, no dia 24 de maio de 2007 (quinta-feira), das 8 às 17 horas, no Auditório Térreo da ENSP, o seminário Cidadão informado: a saúde agradece, voltado para profissionais de Saúde e de Educação. As inscrições deverão ser feitas até esta segurna-feira (14/05) pelo e-mail: cecovisa@ensp.fiocruz.br . Veja a programação completa em anexo.