1. Artigo relaciona patentes a acesso a medicamentos

    O artigo A proposal for measuring the degree of public health sensitivity of patent legislation in the context of the WTO TRIPS Agreement, das pesquisadoras Gabriela Costa Chaves e Maria Auxiliadora Oliveira, do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP/Fiocruz), foi publicado no Boletim da Organização Mundial da Saúde, em janeiro de 2007. Nele, as pesquisadoras procuraram identificar como os países da América Latina e do Caribe estão implementando os dispositivos de interesse para a saúde pública, previstos no Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (Acordo de Trips), da Organização Mundial do Comércio (OMC). Para isso, elaboraram um instrumento de análise, que atribuiu nota a cada um dos dispositivos, de acordo com o grau de importância para a política de acesso a medicamentos.

  2. ENSP convoca para reunião sobre parceria com SESDEC/RJ

    A ENSP está estabelecendo um projeto de cooperação institucional com a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (SESDEC/RJ), que, através de uma série de reuniões, visa dar apoio à construção do SUS no estado e à redefinição do papel da Secretaria. Dando continuidade à discussão, uma nova reunião acontecerá na Escola na quinta-feira (29/03), às 10 horas, no Salão Internacional, onde serão apresentados os passos iniciais já desenvolvidos e discutidas estratégias para ampliação dessa colaboração.

  3. Disponíveis novas edições do boletim URM: temas selecionados

    Já estão disponíveis no Portal de Assistência Farmacêutica novas edições do boletim Uso racional de Medicamentos: temas selecionados. A publicação, fruto de uma parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) com o Ministério da Saúde, visa facilitar o acesso de profissionais de saúde e gestores às fontes de informação selecionadas e estimular a prescrição e uso consciente dos medicamentos, com base em evidências orientadoras de condutas.

  4. Encontro de Conjuntura e Saúde busca lições na epidemia de dengue para aperfeiçoar SUS

    Encontro de Conjuntura e Saúde debate o papel político da epidemia de dengue no Rio de Janeiro, buscando lições que ajudem a evitar tragédias semelhantes e sirvam para o aperfeiçoamento do SUS, vinte anos depois de sua criação. Participaram do debate, realizado no dia 16 de maio pelo Observatório de Conjuntura da Política de Saúde da ENSP em parceria com o Cebes, os pesquisadores Paulo Sabroza (ENSP/Fiocruz) e Amélia Cohn (Unisantos/Cedec) e o ex-deputado Paulo Pinheiro. Os arquivos do evento estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  5. 8º Simpósio Internacional de Economia da Saúde recebe pôsteres até hoje (04/08)

    Avaliação e Incorporação de Tecnologias em Saúde: A necessidade de Definição de Prioridades é o tema do 8º Simpósio Internacional de Economia da Saúde, que será realizado de 16 a 18 de setembro, em São Paulo, SP. Os trabalhos na forma de pôster poderão ser enviados até esta segunda-feira (04/08). A ficha de inscrição e outras informações podem ser obtidas no site do evento.