1. ENSP celebra 65 anos com extensa programação

    Na vanguarda da construção de uma saúde pública universal e equânime, e incansável na luta contra os retrocessos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca comemora 65 anos de pesquisa, produção científica e formação em saúde pública debatendo a Desigualdade, Democracia e Políticas Sociais. Os ataques, o desmonte e o desfinanciamento da saúde e da educação como um todo vêm aumentando a cada ano, mês, dia... Frente a tal cenário, é preciso se manter firme e dar luz aos debates que são caros e fundamentais à saúde pública. Confira a programação completa do aniversário da ENSP 2019.

  2. Desafios da Atenção Primária em debate nesta quinta-feira (29/8)

    A Universidade do Estado do Rio de Janeiro vai receber o Debate Desafios da Atenção Primária e a necessidade de profissionais de Saúde, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e pelo Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ) com participação de todos os institutos de Saúde Coletiva do estado do Rio de Janeiro, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e entidades da área.

  3. Ceensp traz experiência de usuários do Centro de Atenção Psicossocial nesta quarta-feira (28/8)

    Usuários do Centro de Atenção Psicossocial Carlos Augusto Magal (Caps/Manguinhos) lançarão o blog Libertando a Mente, durante o Centro de Estudos da ENSP Miguel Murat de Vasconcellos, na próxima quarta-feira, 28/8, às 14h, no salão internacional da Escola. A iniciativa foi desenvolvida no âmbito do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (Laiss/CSEGSF/ENSP), coordenado pelo pesquisador André Pereira Neto. O Ceensp é aberto aos interessados.

  4. Pesquisadora fala sobre geografia do uso de agrotóxicos no Brasil e conexões com a União Europeia

    A pesquisadora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), Larissa Mies Bombardi, esteve na ENSP, na segunda-feira, 26 de agosto, pra apresentar seu estudo de pós-doutorado sobre a Geografia do uso de agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia. Bombardi apresentou um levantamento exaustivo de dados, sem precedentes, sobre consumo de agrotóxicos no Brasil e fez um paralelo com o que acontece na União Europeia. Confira a apresentação no Canal da ENSP, no Youtube. 

  5. ENSP promove palestra sobre comunicação não violenta

    A ENSP/Fiocruz, por meio do Serviço de Gestão do Trabalho (SGT), promoverá na quinta-feira, 29 de agosto, a palestra Comunicação Não Violenta para construção de relações saudáveis de trabalho. A atividade contará com a participação do coordenador da Câmara de Mediação de Conflitos da OAB-RJ, Sergio Harari e da Relações Públicas, certificada em Comunicação Não Violenta, Carla Mullulo. A palestra é aberta aos interessados e acontecerá às 9 horas, na sala 410 do prédio da ENSP.

  6. MSF Scientific Days Latin America acontecerá na ENSP em 28/8

    Para debater a saúde sexual e reprodutiva com foco em homens e meninos, a ENSP vai receber a organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF), em 28 de agosto, para a conferência MSF Scientific Days Latin America. O dia de atividades engloba três mesas de debates com a presença de profissionais de saúde, trabalhadores humanitários, acadêmicos e líderes da comunidade científica do Brasil, Bolívia, México, Líbano, África do Sul e Moçambique, que apresentarão painéis, estudos de caso e pesquisas publicadas, além de trocar experiências com os participantes tanto da atividade acadêmica como da atuação clínica. O encontro será de 8h30 as 17h, com inscrições gratuitas e limitadas, no auditório da ENSP.

  7. Conselho Nacional dos Direitos Humanos publica recomendação sobre uso de agrotóxicos

    O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) publicou, em 15 de agosto, uma recomendação contra a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) Nº 295, que dispõe sobre os critérios para avaliação do risco dietético decorrente da exposição humana a resíduos de agrotóxico, no âmbito da Anvisa, e dá outras providências. A recomendação visa a adoção de medidas relacionadas à liberação e ao monitoramento do uso de agrotóxicos. A ENSP se posiciona conta a flexibilização de uso e a aprovação de novos agrotóxicos, que, durante o primeiro semestre de 2019, alcançou número recorde. Confira a nota. 

  8. Ministério da Saúde inicia Pesquisa Nacional de Saúde 2019

    Para conhecer melhor a saúde da população brasileira, estilo de vida e incidência de doenças, o Ministério da Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciam nesta segunda-feira (26/8) a Pesquisa Nacional de Saúde 2019 (PNS). Até fevereiro de 2020, 1.500 agentes de pesquisa irão visitar 108 mil domicílios em mais 3 mil municípios do país, em áreas rurais e urbanas.