1. Região das Américas completa 25 anos de eliminação da poliomielite

    Em 1994, a Região das Américas foi a primeira no mundo a ser certificada como livre da pólio. Essa conquista dos anos 1990 é relevante neste momento em que há apenas dois países - Paquistão e Afeganistão - onde o poliovírus selvagem ainda circula (66 casos em 2019, a partir de 20 de agosto, segundo a Organização Mundial da Saúde). Hoje, apenas um dos três tipos de poliovírus selvagem permanece ativo e o mundo está pronto para dizer adeus à poliomielite.

  2. ENSP encerra aniversário debatendo planejamento participativo e linguagem comum

    Nesta sexta-feira, 6 de setembro, terminam as atividades em comemoração aos 65 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). O dia será marcado por debate sobre planejamento participativo na gestão pública, apresentação de um vídeo em homenagem a pesquisadora do Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM), Consuelo Nascimento (in memoriam), além da celebração dos 65 da Escola, finalizando a semana comemorativa.

  3. Médicos Sem Fronteiras promove conferência científica na ENSP/Fiocruz

    A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) promoveu, nesta quarta-feira (28/8), na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), a conferência MSF Scientific Days Latin America, em que trabalhadores humanitários, acadêmicos, profissionais de saúde e líderes da comunidade científica e médico-humanitária se reúnem para apresentar pesquisas, showcases, trocar experiências e conhecimento. Todas as apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP, no Youtube. 

  4. Cresce 18% número de casos de sarampo no Brasil

    O Brasil registrou nos últimos 90 dias, 2.753 casos confirmados de sarampo em 13 estados brasileiros. O aumento de 18% em relação ao último boletim divulgado (28/8) se deve a confirmação clínica de casos que estavam em investigação anteriormente. De acordo com o novo boletim epidemiológico da doença, entre 9 de junho a 31 de agosto de 2019, o Brasil notificou 20.292 casos, sendo 15.430 em investigação e 2.109 descartados.

  5. Educação e democracia, Setembro Amarelo e história da Fiocruz Amazônia pautam terceiro dia de atividades do aniversário da ENSP

    Nesta quinta-feira, 5 de setembro, as atividades em comemoração aos 65 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) serão marcadas por debates sobre educação e democracia em tempos de crise e prevenção do suicídio na Atenção Básica, além de uma celebração em homenagem aos 25 anos do Instituto Leônidas e Maria Deane. No terceiro dia de comemorações a ENSP receberá o professor, escritor e ex-parlamentar, Chico Alencar. A tradicional Feira Agroecológica Josué de Castro também fará parte da celebração. Partitcipe!

  6. Reforma sanitária, homenagem e formatura marcam segundo dia de atividades dos 65 anos da ENSP

    Nesta quarta-feira, 4 de setembro, as atividades em comemoração aos 65 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) terão continuidade, a partir das 9 horas, com a mesa Da Reforma Sanitária às contrarreformas: Por onde recomeçar? Além do debate, o dia será marcado, também, pelas tradicionais formaturas do stricto e lato sensu, e por uma homenagem ao professor emérito e pesquisador da ENSP, Victor Valla (in memoriam). 

  7. Revista científica Nature pauta cortes no CNPq

    Um artigo publicado na revista científica Nature denuncia a iminência de suspensão das mais de 80 mil bolsas de pesquisa no Brasil, vinculadas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, a partir de setembro, em decorrência dos cortes no orçamento da ciência e tecnologia - realizados pelo governo Jair Bolsonaro.hipótese, a edição de sexta-feira desta matéria. 

  8. Carteira de Serviços da Atenção Primária recebe 1,8 mil contribuições

    O Ministério da Saúde recebeu 1,8 mil contribuições à proposta que define quais serão os serviços essenciais que devem ser ofertados à população em todas as unidades de saúde, que compõem a Atenção Primária. A consulta pública para receber essas contribuições esteve aberta entre 19 e 26 de agosto. Agora, essas colaborações serão analisadas para avaliar a necessidade de adequações à Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde, cujo lançamento deve ocorrer no mês de outubro.

  9. Centro de Estudos debate teorias contemporâneas e determinantes sociais da saúde

    A próxima edição do Centro de Estudos da ENSP debaterá Transformações contemporâneas, teoria social, e determinantes sociais da saúde. O Ceensp será coordenado pela pesquisadora da ENSP, Patrícia Tavares Ribeiro, e contará com a participação da pesquisadora da USP, Aurea Maria Zölner Ianni. O pesquisador da ENSP, Nilson do Rosário Costa, será o debatedor do Ceensp, que está marcado para a próxima quarta-feira, 11 de setembro, a partir das 13h30. A atividade é aberta aos interessados.