1. MSF cria competição para melhorar acesso a medicamentos

    Os produtos farmacêuticos (medicamentos, vacinas, diagnósticos e outras tecnologias de saúde) são fundamentais para a concretização do direito humano à saúde. Entretanto, o acesso a eles é ameaçado por empresas que usam as leis de patentes para alimentar monopólios e a prática de preços altos, impedindo que aqueles que precisam do benefício exerçam seus direitos. Um ambiente competitivo desencadearia a redução dos preços, mas isso é impossível num ambiente de monopólio. Esse mecanismo de proteção de patentes é garantido pelo acordo da Organização Mundial de Comércio (OMC) sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (Trips, na sigla em inglês).

  2. MMA cria hotsite para destacar participação na Rio+20

    O Ministério do Meio Ambiente (MMA) inaugurou um hotsite para destacar sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), marcada para junho de 2012, no Rio de Janeiro (RJ). Além de trazer informações genéricas sobre a conferência, o hotsite dá ênfase ao pilar ambiental da Rio+20, que também se baseia em outros dois: econômico e social.

  3. The Economist publica réplica da Opas no Brasil sobre matéria do SUS

    No dia 27 de agosto de 2011, o jornal The Economist publicou a resposta enviada pela Opas/OMS Brasil à matéria intitulada "Uma Injeção de Realidade para o SUS". A réplica enviada pela Opas parte em defesa do SUS trazendo informações concretas e enaltecendo os excelentes resultados da APS e Saúde da Família, reconhecidos inclusive internacionalmente em periódicos científicos. Essa carta representa uma pequena conquista em prol do SUS e da sociedade brasileira.

  4. Judicialização da saúde é tema de seminário no RJ

    Com o objetivo de debater as demandas judiciais de saúde e as formas de minimizá-las sem prejuízo do direito à saúde, da gestão pública e dos princípios do Sistema Único de Saúde, será realizado, no dia 12 de setembro, no Rio de Janeiro, o seminário Os desafios da judicialização do direito à saúde. O encontro será coordenado pela pesquisadora do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP (Cecovisa) Vera Pepe em parceria com Maria Paula Galhardo, do Tribunal de Justiça RJ, e Ricardo Perlingeiro, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. As inscrições estão abertas e devem ser solicitadas na página eletrônica do Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Ciências do Poder Judiciário. O seminário está marcado para as 9 horas.

  5. Voando por Manguinhos: livro está disponível para download

    O guia de aves do campus Voo pela Fiocruz já está disponível para download na Biblioteca Multimídia da ENSP. A publicação, escrita pelo pesquisador da ENSP Salvatore Siciliano e seu ex-aluno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) Davi Castro, foi desenvolvida pelo Museu da Vida da Fiocruz. O guia traz detalhes de 43 espécies que circulam pelo campus Manguinhos da Fiocruz, que tem 800 mil metros quadrados, está localizado na zona Norte do Rio de Janeiro e é uma das únicas áreas florestadas ao longo da Avenida Brasil.

  6. Conselho Nacional de Secretários de Saúde lança nova publicação

    Foi lançada a revista Consensus, 1º edição do novo veículo de comunicação social do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Para essa edição de lançamento, uma entrevista com o ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, além de matérias sobre as Redes de Atenção à Saúde e o Decreto nº 7.508 e um artigo do professor de Política de Saúde da Universidade Federal da Bahia, Jairnilson Paim.

  7. ENSP atinge cinco mil conexões no dia do seu aniversário no Facebook

    Nesta segunda-feira (5/09), dia do aniversário de 57 anos da ENSP, o perfil da Escola no Facebook atingiu cinco mil conexões. Isso significa que, a partir de agora, não é mais possível agregar novas conexões à página da Escola. Para continuar interagindo e informando seus usuários, a ENSP acaba de criar uma Fan Page - uma interface do Facebook para divulgação de instituições, empresas, etc.

  8. Alimentação, nutrição e cultura em debate na ENSP nesta quarta (31/8)

    O que o nutricionista pode fazer pela sua saúde? Para debater a importância biológica e social dos alimentos, o papel do nutricionista e a medicalização pelos alimentos, no dia 31 de agosto, em comemoração ao Dia do Nutricionista, o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da Região Sudeste (Cecan-Sudeste) da ENSP vai realizar uma série de atividades. Palestras, exposição de trabalhos desenvolvidos por nutricionistas e um quiz sobre alimentação e nutrição estão na programação. As atividades terão início às 10 horas no hall do prédio da ENSP. Já as palestras acontecerão a partir das 13 horas no auditório térreo. Neste dia, os restaurantes da ENSP e a Casa de Chá da Fiocruz também usarão em suas bandejas folhetos informativos sobre nutrição desenvolvidos pelo Centro.