1. Campanha Cultural Antidengue ganha página na internet

    Um novo olhar sobre o combate à doença é a proposta da Cultura Antidengue, campanha da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), elaborada para tomar conta de todo o estado do Rio de Janeiro. A campanha ganhou uma página na internet exclusiva, que pode ser acessada aqui. O objetivo é informar, envolver e criar na população uma verdadeira cultura contra o Aedes aegypti.

  2. Canal Saúde debate ao vivo o uso de fitoterápicos no Sistema Único de Saúde (SUS)

    O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Ficruz, debate ao vivo sexta (6/02), às 13h, o uso de plantas medicinais e fitoterápicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Saiba como antigos tratamentos caseiros feitos a partir de plantas e ervas, aliados ao conhecimento científico, chegam a hospitais e postos de saúde do SUS. Conheça o trabalho desenvolvido em Goiás, no Hospital de Medicina Alternativa, que em 2007 usou a fitoterapia para tratar de mais de sete mil pessoas.

  3. Bolsa de Produtividade: profissionais da ENSP recebem estímulo à pesquisa

    Estimular e valorizar a produção científica brasileira é um dos principais objetivos da Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a doutores e profissionais com o perfil científico ou tecnológico equivalente que mantêm vínculo com instituições brasileiras. Ao todo, o edital de 2008 contemplou cerca de doze mil profissionais, dentre eles pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) ligados a diferentes departamentos. Com essa aprovação, o CNPq passa a contar para este ano com mais de 12 mil bolsistas de Produtividade, representando um crescimento de 18% em relação a 2008.

  4. Campus Virtual de Saúde Pública: palestra sobre Gestão do Conhecimento em Saúde na Opas

    A participação da ENSP/Fiocruz na iniciativa Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) e sua contribuição para a Gestão do Conhecimento em Saúde é o tema da palestra que a coordenadora do CVSP-Brasil, Ana Furniel, que também coordena a Comunicação Institucional da ENSP, irá proferir no Seminário sobre tecnologia, gestão da informação e conhecimento em saúde pública: compartilhando experiências. O evento será realizado pela Opas nos dias 4 e 5/02, em Brasília.

  5. Revista cria premiação para melhores artigos

    A Revista Planejamento e Políticas Públicas (PPP), editada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vai premiar o melhor artigo publicado em 2009 e 2010. O Prêmio João Paulo dos Reis Velloso é parte das comemorações dos 20 anos da revista, que possui grande número de publicações nacionalmente reconhecidas do cenário acadêmico.

  6. Álcool e direção: uma questão de saúde pública

    Equipar laboratórios de toxicologia, qualificar profissionais da área, normatizar processos de vigilância, integrar dados e transportar, de forma adequada, amostras de exames são algumas das ações pensadas no âmbito do projeto Estudo do Impacto do Uso de Álcool e Psicotrópicos nos Incidentes de Trânsito e a Capacitação do Estado para Atenuar seus Efeitos, realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, por meio do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) em parceria com a Polícia Civil do Rio de Janeiro.

  7. Pesquisa inédita avaliará desempenho do programa de triagem neonatal no Rio de Janeiro

    A triagem neonatal, mais conhecida como o teste do pezinho, é um importante procedimento a ser feito nos primeiros dias de vida do recém nascido, a partir de gotas de sangue colhidas de seu calcanhar, com o intuito de se detectar doenças congênitas. Avaliar o desempenho do Programa de triagem neonatal no estado do Rio de Janeiro é o objetivo do projeto de pesquisa - inédito no estado - da ENSP e que será fruto da tese de doutorado em Saúde Pública de Judy Botler, que tem como orientador o pesquisador da Escola Luiz Camacho, do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde.

  8. Novo site aponta avanço desigual nos ODM

    Reduzir pela metade a pobreza extrema é uma das metas da ONU em que o Brasil evoluiu, como um todo. Mas, em 433 municípios, o que aconteceu foi o oposto: o número de pobres cresceu de 1991 a 2000 (últimos dados disponíveis sobre o tema). Esse tipo de desigualdade motivou a criação do Portal ODM, um site que vai acompanhar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nos 5.564 municípios brasileiros. Os ODM são uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015 e que agora estão sendo adaptadas para os municípios do Brasil.