1. Cesteh faz 25 anos debatendo produção, ambiente e saúde

    Em comemoração aos 25 anos de sua criação, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP vai receber, na segunda-feira (13/12), sua fundadora Anamaria Testa Tambellini para a palestra Relação: Produção, Ambiente e Saúde. Ana assumiu a responsabilidade dos estudos para a formação do Cesteh e trouxe para a Fiocruz a possibilidade de construir um campo de estudos da saúde, do trabalho e ambiente, inaugurando o Cesteh em dezembro de 1985. No evento de comemoração será lançado o Caderno de Resumos da Primeira Mostra de Pesquisa Ensino e Ações do Cesteh (Mopeac), realizada em 2009. A publicação está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP. O evento acontecerá na sala 410 da ENSP, às 9h, e é aberto.

  2. Ciência & Saúde Coletiva publica suplemento sobre vigilância sanitária

    A revista Ciência & Saúde Coletiva encerra o ano de 2010 com um número especial sobre a vigilância sanitária brasileira. Tendo como editoras convidadas as pesquisadoras da ENSP Marismary Horsth De Seta e Vera Lúcia Edais Pepe, além de Ediná Alves Costa, pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBa, esse número mostra, em primeiro lugar, o desenvolvimento de uma área de pesquisa a partir da estratégica cooperação entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e instituições científicas e, em segundo lugar, como esse tema passa a ter espaço nas melhores revistas científicas brasileiras de circulação internacional da área de saúde pública/saúde coletiva.

  3. Pesquisador da ENSP participa de debate sobre bioética e laicidade

    A convite do Observatório da Laicidade do Estado, será realizada uma mesa-redonda com os temas Bioética, Laicidade e Direitos Humanos no dia 10 de dezembro de 2010, das 9h30 às 12h30, no auditório do 2º andar da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), na Praia Vermelha. O evento será coordenado por Renato José de Oliveira (FE OLE/UFRJ) e contará com a participação de Sérgio Rego (Fiocruz) e Maíra Fernandes (OAB-RJ).

  4. Brasil sediará Fórum Mundial de Ciências em 2013

    Promovido desde 2003 pela Academia de Ciências da Hungria, o Fórum Mundial de Ciências terá sua sexta edição, em 2013, realizada no Brasil. Será a primeira vez que o evento, que acontece a cada dois anos, acontecerá fora de Budapeste. O ministro Sergio Rezende assinou, na última sexta-feira (3/12), em evento na ABC, o termo de referência que garante recursos para a realização do evento.

  5. Arte e cultura: ferramentas utilizadas para cura no campo da saúde mental

    A arte é contrária ao poder e inimiga da autoridade. Sua função é alimentar e ampliar a empatia do homem com o diferente. Portanto, é possível afirmar que a arte cura a loucura, afirmou o psiquiatra Ernesto Venturini, referência mundial da área de saúde mental, durante o Seminário Internacional Cartografia Cultural: as dobras da loucura, realizado na ENSP entre os dias 1º e 3/12. O encontro foi promovido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da ENSP. Os áudios das palestras já estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  6. Seminário internacional discute mortalidade por homicídios na AL

    Nos dias 6 e 7 de dezembro, o Centro Latino-Americano de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP) realiza o II Seminário Internacional do Estudo Multicêntrico da Mortalidade por Homicídios em Países da América Latina, no salão internacional da ENSP. O estudo, coordenado pela pesquisadora Edinilsa Ramos, constitui parte das atividades desenvolvidas pelo Claves no âmbito do INCT Violência, Democracia e Segurança Cidadã. Os objetivos do evento são apresentar os resultados parciais do estudo, discutir suas próximas etapas e promover a integração entre os grupos de pesquisa dos países participantes.

  7. Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental começa na segunda (6/12)

    De 6 a 10 de dezembro, a Abrasco, através de seu GT Saúde e Ambiente, está promovendo o I Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental em conjunto com o Departamento de Saúde Ambiental e do Trabalhador (DSAST) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e o Instituto Evandro Chagas (IEC/SVS/FM). O evento será realizado em Belém, Estado do Pará, e tem como tema Ciência e Saúde Ambiental - Teorias, Metodologias e Práxis.

  8. Doutores da ENSP discutem desafios à excelência da pós-graduação

    Ao final de cada ano, os doutores da ENSP se reúnem com o objetivo de fazer um balanço da pós-graduação da Escola e traçar perspectivas para o futuro. O próximo Colégio de Doutores acontecerá na segunda-feira (6/12), das 9h às 17h, com o tema Desafios à excelência da pós-graduação da ENSP. O encontro, organizado pela Vice-Direção de Pós-Graduação, tem o objetivo de analisar o relatório de avaliação da Capes sobre os três programas Stricto sensu da Escola e formular novas diretrizes para a gestão do ensino e da pesquisa na instituição.

  9. Fiocruz debate importância das marcas em instituições de pesquisa

    No dia 3 de dezembro acontecerá a última atividade do primeiro Ciclo de Palestras do Sistema Gestec-NIT, com o tema Marcas em Instituições Públicas de Pesquisa, que terá como expositor um representante do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O evento está marcado para 9 horas na Tenda da Ciência da Fiocruz. Não é necessária a inscrição prévia.

  10. Lançada 10ª edição da revista Inovação em Pauta

    A 10ª edição da revista Inovação em Pauta, publicada pela Finep, traz em sua matéria de capa o projeto do primeiro carro elétrico produzido no Brasil. Outras soluções de energia limpa, com apoio da FINEP, também fazem parte deste número. Além disso, a revista fala sobre a trajetória da apicultura brasileira, que conquistou espaço no mercado internacional graças a esforços de pesquisa que conferiram ao mel, à própolis e à cera a qualidade requisitada para exportação. A Inovação em Pauta traz ainda, um sistema digital de navegação naval, de fabricação nacional, similar aos mais modernos do mundo.