1. Palestra sobre Influenza A abre Jornada de Iniciação Científica 2009

    Nos dias 21 e 22 de maio, a ENSP, em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), realiza a Jornada de Iniciação Científica 2009, que apresenta projetos de 50 bolsistas. O pesquisador Roberto de Andrade Medronho, do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é o convidado para a palestra de abertura Influenza A (H1N1) e sua disseminação pelo mundo, na quinta-feira (21/05), no Salão Internacional da ENSP, às 10 horas. O evento é aberto ao público.

  2. Combate ao tabagismo em pauta no Canal Saúde

    O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, do dia 22/05 (sexta-feira), às 13 horas, vai debater o combate ao tabagismo. Além de fazer vítimas, o tabagismo gera gasto anual para o Sistema Único de Saúde (SUS) de cerca de R$340 milhões. Veja porque mulheres e jovens são considerados alvos da indústria do tabaco, conheça os riscos de ser um fumante passivo, saiba como está o combate ao fumo em São Paulo, que radicalizou apertando o cerco aos fumantes.

  3. Capes e Faperj assinam termo de acordo de cooperação técnica e acadêmica

    Na próxima quarta-feira, 20 de maio, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação celebram, em cerimônia que será realizada no Palácio Guanabara, a assinatura de um acordo de cooperação técnica e acadêmica. O acordo visa promover o desenvolvimento das instituições de pesquisa e ensino superior fluminenses, particularmente dos programas de pós-graduação do estado, por meio da concessão de bolsas de pós-doutorado, taxas de bancada, e do apoio financeiro para a aquisição de equipamentos para pesquisa. Com isso, procura-se fortalecer e ampliar o Programa Nacional de Pós-Doutoramento no estado do Rio de Janeiro.

  4. Ministério da Saúde usa ferramentas da internet para conter boatos sobre a Influenza A

    A mobilização criada no combate ao vírus da Influenza A conta também com forte aparato na guerra de informações, tendo como campo de batalha a internet. O Ministério da Saúde monitora cerca de 400 sites, blogs e fóruns com o objetivo de abafar quaisquer boatos e informações erradas que possam alarmar a população. Numa iniciativa inédita, criou canais no Twitter, Orkut e YouTube - além do Portal da Saúde e de um telefone 0800. A informação é do Jornal do Brasil, em reportagem que é manchete desta sexta-feira (15/05), da editoria Vida Saúde&Ciência. A ENSP também abriu seu espaço no Twitter para dar maior visibilidade à produção institucional e acadêmica da Escola.

  5. Telessaúde: tecnologia a serviço do SUS

    O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, do dia 15/05 (sexta-feira), às 13 horas, vai debater a telessaúde a serviço da saúde pública brasileira. Veja qual o impacto dessa tecnologia na rotina de um posto de saúde no interior do país no momento de o médico do PSF ouvir a opinião de um especialista da Capital, por exemplo. A equipe de reportagem do Canal Saúde esteve no Rio Grande do Sul, onde mais de 40 municípios recebem apoio e consultoria a distância para mostrar como o Telessaúde Brasil funciona.

  6. Especial Carlos Chagas no Globo Ciência

    A partir desta terça-feira (12/5), o Canal Futura exibe uma série de 25 programas sobre a história da ciência no Brasil. O primeiro episódio é dedicado a Carlos Chagas, responsável por uma das maiores descobertas científicas brasileiras que em 2009 completa 100 anos: a doença de Chagas.