1. Saúde do Homem em debate ao vivo no Canal Saúde

    O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, debate a Saúde do Homem ao vivo, na sexta-feira (12/12), às 13 horas. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de consultas de mulheres ao ginecologista, em 2007, foi de quase 17 milhões. Por outro lado, as visitas dos homens ao urologista não alcançaram três milhões.

  2. ESP/MG lança publicação especial sobre reforma psiquiátrica brasileira

    A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) lança o Caderno Saúde Mental: A Reforma Psiquiátrica que Queremos Por uma Clínica Antimanicomial. A publicação reúne textos das conferências e mesas-eixo do Encontro Nacional de Saúde Mental, promovido pela Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial e pelo Conselho Federal de Psicologia, em Belo Horizonte (MG), em 2006.

  3. Risco zero: a medida do possível

    O artigo publicado na Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, intitulado Risco zero: a medida do possível, destaca o livro A saúde persecutória: os limites da responsabilidade, escrito pelo pesquisador da ENSP/Fiocruz Luis David Castiel, junto com Carlos Álvarez-Dardet, em que os autores tratam de como há uma perseguição à saúde e uma insistência na necessidade de sermos mais responsáveis com nossas ações. Leia o artigo na íntegra, abaixo. Risco zero: a medida do possível A narrativa de combate ao risco marca a experiência contemporânea. A tônica é: não podemos mais conviver com o risco. Ao mesmo tempo há uma proliferação de novos riscos associados às ciências e tecnologias. Medir, calcular, prever, combater são as palavras de ordem. Ordenamentos que têm sido cada vez mais direcionados aos indivíduos, dos quais se identificam comportamentos, corpos, estilos de vida de risco e se exigem atitudes responsáveis que garantam a sobrevivência de nossa geração e das futuras. Quando o assunto é meio ambiente e saúde a narrativa de controle do risco focaliza o sujeito e enfraquece o papel do Estado. As ciências e tecnologias são consideradas úteis nesse processo, pois participam desde a definição do risco a partir de verdades e certezas que estabelecem o que é seguro ou arriscado ao desenvolvimento de objetos, técnicas e conhecimentos que visam uma gestão dos riscos.

  4. Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 60 anos

    A Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 60 anos nesta quarta-feira (10/12). Para popularizar o conceito dos direitos humanos e cada um dos 30 artigos da Declaração Universal, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República lançou um sítio na internet e convida a sociedade para participar de um mutirão.

  5. Cresce a audiência e o interesse das empresas na web

    Há mais gente imersa nas possibilidades do mundo online do que captam as atuais pesquisas referendadas pelo mercado. Essa é uma das conclusões do rastreamento de hábitos e usos da internet patrocinado pela agência de publicidade F/Nazca Saatchi & Saatchi. Os internautas no País somam 64,5 milhões, não os 41,6 milhões apontados pelo Ibope/NetRatings.

  6. ENSP contemplada no edital Cientistas do Nosso Estado

    Repetindo o feito de 2007, professores do quadro da ENSP foram contemplados no edital Cientista do Nosso Estado, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Dos 22 premiados da Fiocruz, oito estão ligados à ENSP: Carlos Coimbra Junior (Densp), Josino Costa Moreira (Cesteh), Maria Alicia Ugá (Daps), Marilia Sá Carvalho (Demqs), Ricardo Ventura dos Santos (Densp), Simone Gonçalves de Assis (Claves), além de Claudio Struchiner (Densp, atualmente no Procc/Fiocruz) e Francisco Inácio Bastos, coordenador do programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da Escola.

  7. Nova Revista Saúde em Debate: Lançamento no 1º Congresso Brasileiro de Saúde Mental

    Ambiciosa e revolucionária, a Declaração de Alma-Ata completou 30 anos sem que seus objetivos fossem totalmente concretizados. O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) dava seus primeiros passos quando, em setembro de 1978, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a infância (Unicef) reuniram no Cazaquistão os representantes de 137 países que ungiriam a meta de acesso à saúde digna por todos, no mais tardar até o ano 2000.

  8. Revista Angola Hoje publica reportagem sobre atuação da ENSP no país

    A revista Angola Hoje - periódico da Fundação Eduardos dos Santos (Fesa) - publicou a reportagem "Escola de Saúde Pública angolana terá professores formados pela ENSP", na edição de maio/junho de 2008. O texto informa sobre a expansão da atuação da ENSP/Fiocruz no continente africano e, mais especificamente, sobre a formação de professores angolanos, que lecionarão na primeira Escola de Saúde Pública do país.

  9. Fórum discutirá medidas de controle do tabaco no Brasil

    Com o objetivo de promover o debate sobre as políticas de controle do tabagismo no Brasil, enquanto problema de saúde pública e relevância social, a Escola Médica de Pós Graduação da PUC-Rio e o Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT) em parceria com a Escola Nacional de Medicina (ENM) realizará o Fórum: Tabagismo Responsabilidade Política e Social. O evento será voltado para profissionais de saúde e áreas afins, organizações da sociedade civil, órgãos do executivo, legislativo e judiciários e demais interessados sobre temas que envolvam o tabagismo.