1. Cadernos de Saúde Pública disponível no Portal ENSP

    O volume 27, fascículo 5, da revista Cadernos de Saúde Pública (CSP) já está disponível no Portal ENSP. O Editorial discute a possibilidade de uma nova epidemia de dengue no Brasil. São dois os Artigos de Revisão. O primeiro fala sobre os usos da noção de subjetividade no campo da Saúde Coletiva e o segundo discute a (in)visibilidade da violência psicológica na infância e adolescência no contexto familiar. Os Artigos de Pesquisa tratam dos seguintes temas: saúde do adolescente, nutrição, saúde da mulher, políticas de saúde, saúde mental, saúde bucal, entre outros. Confira a participação da ENSP nesta edição.

  2. Tecnologias em saúde: conferência começa dia 27/6

    Pela primeira vez, o Brasil sediará uma conferência da Health Technology Assessment International. De 27 a 29 de junho, acontecerá, no Rio de Janeiro, o 8º Encontro da HTAi, que objetiva ampliar os debates sobre a Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e traz como tema central O Papel da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) para a Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde. A coordenação do comitê organizador local do evento é uma parceria entre o Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde e a ENSP/Fiocruz. Confira a participação da Escola no 8º HTAi.

  3. Biblioteca Britânica e Google fecham acordo para digitalizar 250 mil livros

    A Biblioteca Britânica e o Google anunciaram, na segunda-feira (20/6), uma parceria para digitalizar 250 mil livros do acervo da biblioteca. Os artigos que serão digitalizados não possuem restrições relativas a direitos autorais. Os títulos, que abrangem um total de 40 milhões de páginas, datadas de 1700 a 1870, foram selecionados pela Biblioteca Britânica e serão digitalizados pelo Google, que irá arcar com todos os custos do processo. Entre os primeiros itens a serem digitalizados estão, panfletos feministas a respeito da rainha Maria Antonieta, de 1791, um documento sobre o primeiro submarino movido por um motor de combustão, de 1858, e um texto que oferece relato detalhado de um hipopótamo empalhado do príncipe de Orange, de 1775.

  4. Publicação marca aniversário da Clínica Victor Valla

    Há pouco mais de um ano, a comunidade de Manguinhos passou a contar com uma aliada na busca por melhores condições de vida, saúde e cidadania. Foi através da inauguração da Clínica da Família Victor Valla, que faz parte da iniciativa Território Integrado de Atenção à Saúde - Teias-Escola Manguinhos, coordenada pela ENSP/Fiocruz. Agora, no dia 28/6, haverá uma festa de um ano de suas atividades, marcada pelo lançamento do livro Victor Vincent Valla: companheiro de lutas, de ideias, de vida. A publicação reúne uma série de depoimentos daqueles que trabalharam com o professor emérito da Fiocruz e pesquisador da ENSP na construção do conceito e de experiências em educação popular.

  5. Pesquisadoras da ENSP participam de seminários na FSP/USP

    Nos dias 28 e 29 de junho, respectivamente, as pesquisadoras da ENSP Maria do Carmo Leal e Célia Almeida participarão de dois seminários promovidos pela Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo. Parir e Nascer no Brasil: evidências, progressos e desafios e A Saúde dos Brasileiros: sistemas de saúde, doenças crônicas, doenças infecciosas, causas externas, desafios serão os temas expostos por elas no Anfiteatro João Yunes da FSP/USP, com transmissão ao vivo pela IPTV USP.

  6. ENSP comanda vacinação no campus neste sábado

    Neste sábado (18/6), a Fundação Oswaldo Cruz realizará a 18ª edição do Fiocruz pra Você. O evento, promovido anualmente, acontece na primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. O objetivo é garantir às crianças menores de cinco anos as duas gotinhas que protegem contra a paralisia infantil e oferecer às famílias atividades de lazer, culturais, educativas e de promoção da saúde e da cidadania. A ENSP participa realizando a vacinação das crianças, além de atividades culturais e educativas, comandadas por profissionais do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa), do Departamento de Ciências Biológicas (DCB) e da Assessoria de Cooperação Social (ACS). A programação começa às 8 horas e segue até as 17 horas e é aberta ao público.

  7. Brasil registra o seu primeiro mandato de acesso livre

    Um importante passo foi dado por uma universidade brasileira rumo à inclusão do país no rol das iniciativas internacionais de acesso livre. A Resolução Nº 005/2010, publicada em abril de 2010 pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), aprova oficialmente a Política Institucional de Informação da Universidade, que tem por finalidade estimular, manter e garantir o acesso da produção intelectual da Furg por meio de seu repositório institucional de acesso aberto.

  8. Universidade das Quebradas abre polo em Manguinhos

    Estão abertas, até o dia 15 de julho, as inscrições para a 1ª edição do Polo Avançado da Universidade das Quebradas (UQ) áreas de literatura, artes, filosofia e novas tecnologias , que será desenvolvido na sede da Biblioteca Parque de Manguinhos, em Benfica. São oferecidas 40 vagas e a seleção refere-se ao edital da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) por meio do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC).

  9. Terrapia promove encontro do alimento vivo no Rio de Janeiro

    A Associação Terrapia, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP, promoverá mais um Encontro Bianual do Alimento Vivo no Rio de Janeiro. A atividade pretende compartilhar o conhecimento de pratos preparados com sementes germinadas, brotos e vegetais in natura. O encontro será realizado no dia 7 de julho, das 8 às 13h30, na horta do Terrapia. A atividade é aberta ao público e não necessita de inscrição prévia.

  10. Revista Brasileira de Ciência Política recebe trabalhos sobre aborto

    A Revista Brasileira de Ciência Política recebe artigos para seu número 7, cujo dossiê tem o Aborto como tema. A edição visa discutir o direito ao aborto como questão política e está aberta a artigos que abordem, entre outros, aspectos como a constituição do ambiente da polêmica, as relações entre corpo e cidadania, entre religião e política, entre gênero e sexualidade e entre política e moral ou os desafios que o aborto coloca às políticas públicas de saúde. Também são bem-vindas vinculações do tema do aborto aos problemas da justiça, da democracia e da autonomia individual.