1. Canal Saúde debate emergências de hospitais públicos como porta de entrada para o SUS

    O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz de sexta-feira (27/8), às 13 horas, debate um dos maiores desafios para gestores da Saúde: ter as emergências dos hospitais como primeiro local onde a população busca atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). A equipe do Canal Saúde esteve no Souza Aguiar, no Rio, para acompanhar a rotina dos profissionais de saúde do maior pronto-socorro do município. Assista e participe ao vivo.

  2. Fórum Mercosul de C,T&I defende um novo contrato social para a ciência

    Representantes dos governos do Uruguai, Paraguai, Argentina e Brasil reuniram-se entre os dias 16 e 18 de agosto, em Montevidéu, no Fórum Mercosul sobre Políticas de Ciência,Tecnologia e Inovação (CTI). O Brasil foi representado pela vice-presidente do CNPq, Wrana Panizzi, que descreveu as capacidades e potencialidades do Sistema Nacional de CTI e dos resultados alcançados a partir do que foi discutido em encontros anteriores, principalmente na Conferência Mundial de Ciência, em novembro passado, em Budapeste, Hungria.

  3. ENSP integra Portal sobre qualidade do cuidado e segurança do paciente

    Para trabalhar na gestão da informação clínica e segurança do paciente, o pesquisador Victor Grabois (VDCEG/ENSP) assumiu a Secretaria Executiva do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis). Nesse cargo, Victor articula sua experiência clínica com formação e trajetória como gestor. Além de ampliar e aperfeiçoar o processo de funcionamento das redes que alimentam o Portal Proqualis, Victor auxiliará no processo de transferência do Proqualis, que hoje está hospedado no Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), para o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz.

  4. Fiocruz realiza simpósio sobre 30 anos da erradicação da varíola

    De 24 a 27 de agosto a Fundação Oswaldo Cruz, o Fogarty International Center - Institutos Nacionais de Saúde dos EUA e o Sabin Institute organizam o "Simpósio Internacional - Erradicação da Varíola após 30 anos: lições, legados e inovações" que celebrará tanto os 30 anos da erradicação da doença como discutirá os desafios atuais e futuros do campo da imunização. O evento será realizado no Campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

  5. Pesquisa aponta efetividade de intervenções em HIV/Aids de ONGs

    Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a efetividade de programas de prevenção de HIV/Aids para homens que fazem sexo com homens (HSH), desenvolvidos por Organizações Não Governamentais (ONGs) brasileiras, o Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais do Departamentos de Endemias Samuel Pessoa da ENSP realizou a pesquisa Avaliação de efetividade dos programas de prevenção de DST/Aids para homens que fazem sexo com homens de organizações não governamentais do Brasil, coordenada por Marly Cruz e apresentada na XVIII Conferência Internacional de Aids, realizada em julho na cidade de Viena.

  6. Desertificação deve ser debatida a cada dois anos

    A mesa de debates "Observatório do Semiárido", realizada nesta terça-feira (17/8), na Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (Icid 2010), vai encaminhar a proposta de criação da Conferência do Semiárido para ser incluída na Carta de Fortaleza, documento final da Icid 2010, com políticas e subsídios ao combate à desertificação.

  7. Saúde Mental: do isolamento à intersetorialidade

    O Sala de Convidados, do Canal Saúde / Fiocruz, de sexta (20/8), às 13h, discute as políticas públicas atuais de atenção à saúde mental. Por vários anos, o isolamento era o caminho para o tratamento daqueles que apresentavam algum tipo de transtorno mental. Na última Conferência Nacional de Saúde Mental, a intersetorialidade foi o destaque na busca por novas propostas. Conheça as tendências sobre o tema e participe ao vivo do debate.

  8. Evento sobre Sistemas de Saúde do Brasil e Espanha publica relatório

    Entidades divulgaram relatório do Seminário Internacional sobre os Sistemas de Saúde do Brasil e da Espanha: compartilhando experiências, que ocorreu durante o XXVI Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado entre os dias 25 e 28 de maio, em Gramado (RS). O evento reuniu especialistas, pesquisadores, estudiosos da área de saúde, gestores, técnicos, representantes da comunidade, conselheiros de saúde e demais interessados para debater temas relacionados aos sistemas de saúde dos dois países.

  9. Belém realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

    De 18 a 20 de agosto, junto com a 3ª edição da Feira de Ciência e Tecnologia do Pará, será realizada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com o tema "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável", o evento vai debater as principais questões para impulsionar o crescimento da região Amazônica, mostrar a produção dos pesquisadores locais e popularizar o tema ciência e tecnologia entre a população.