1. História da luta antimanicomial é registrada em publicação do grupo Tortura Nunca Mais

    O Grupo Tortura Nunca Mais (GTNM/RJ) outorga a Medalha Chico Mendes de Resistência, há 21 anos, a pessoas e/ou grupos que lutam pelos Direitos Humanos e por uma sociedade mais justa. Em 2008, na comemoração de 20 anos da medalha, um dos homenageados foi o Movimento Nacional da Luta Antimanicomial, do qual o pesquisador da ENSP Paulo Amarante faz parte. Para relembrar esses 20 anos de história, o Tortura Nunca Mais está lançando, nesta sexta-feira (26/06), o livro 20 Anos da Medalha Chico Mendes de Resistência: memórias e lutas que reúne a experiência dos 219 homenageados, dentre eles Paulo Amarante abordando a luta antimanicomial.

  2. Sexualidade, prazer e saúde estão acolhidos no SUS?

    O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, de sexta-feira (26/06), às 13 horas, vai debater como o profissional de saúde lida com as questões de sexualidade. Como profissionais de saúde e o próprio sistema trabalha a sexualidade humana na sua diversidade e complexidade? Segundo Freud, a sexualidade pode ser entendida como uma carga energética que se distribui pelo corpo de maneiras distintas, conforme a idade. Ela é característica humana e toda forma de busca pelo prazer.

  3. Revista Ciência & Saúde Coletiva lança especial sobre os 20 anos do SUS

    Está disponível para consulta no Scielo, em português e inglês, o número 14.3 da Revista Ciência & Saúde Coletiva que trata dos 20 anos do SUS, uma das maiores conquistas da sociedade brasileira em seu processo de democratização, a partir da Constituição de 1988. A publicação traz uma série de artigos que abordam as dimensões de mudanças no campo das políticas de proteção social e saúde. Os editores convidados para este especial são os pesquisadores da ENSP/Fiocruz Jeni Vaitsman, Marcelo Rasga Moreira e Nilson do Rosário Costa.

  4. Congresso Paulista de Saúde Publica: últimos dias para trabalhos

    De 22 a 26 de agosto, acontecerá o XI Congresso Paulista de Saúde Pública, com o tema Saúde Pública e Crise(s): fronteiras e caminhos, em São José dos Campos. As inscrições de trabalhos podem ser feitas até o dia 30 de junho no site www.congressoapsp.com.br. Nesta edição, a organização do programa reflete uma cuidadosa e vasta ausculta entre trabalhadores, professores e pesquisadores da saúde pública, na busca de extrair as singularidades do nosso Estado emolduradas pelo contexto das questões nacionais e internacionais.

  5. MMA realiza pesquisa sobre Agenda 21 Local

    O Ministério do Meio Ambiente está realizando pesquisa de avaliação dos processos de Agenda 21 Local. O objetivo é disseminar as boas práticas de Agenda 21 e desenhar o novo tipo de fomento que o MMA fará nos próximos anos. A pesquisa está sendo realizada por meio de questionários que foram encaminhados para as Agendas 21 no Brasil e estão à disposição para download no site www.mma.gov.br/agenda21.

  6. Reduzir a maioridade penal é solução para quem? Canal Saúde debate o tema nesta sexta-feira (19/06)

    O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, de sexta-feira (19/06), às 13 horas, debate ao vivo as consequências da redução da maioridade penal para 16 anos. O Canal Saúde quer ouvir a sua opinião. Para você, de que forma a redução da maioridade penal pode afetar a sociedade, para o bem e para o mal? Os jovens podem ser tratados como adultos? Que futura geração de adultos será gerada?

  7. ProQuest disponibiliza acesso eletrônico para teste em sua base de dados

    A Biblioteca de Ciências Biomédicas informa que a ProQuest/CAS disponibilizou o acesso eletrônico para teste em sua base de dados de cinco obras de referência para consulta. O prazo para avaliar e experimentar a coleção é até 26 de junho. As buscas podem ser realizadas por autor, assunto ou título do artigo, e efetuadas de qualquer ponto da Instituição sem necessidade de senha e login.

  8. Relatório Mundial da Saúde disponível em português

    O Relatório Mundial da Saúde 2008 Cuidados de Saúde Primários: Agora mais que nunca foi traduzido para o português com o apoio do Alto Comissariado da Saúde de Portugal e apresentado durante a 62ª Assembléia Mundial da Saúde, em maio de 2009. O documento pode ser acessado aqui. O relatório propõe quatro grandes reformas para o setor saúde: uma reforma a favor da cobertura universal; a reforma na prestação de serviços; a reforma das políticas públicas e a reforma na liderança.

  9. Paciente Informado: estudo da ENSP foi tema de encontro em São Paulo

    A pesquisa sobre Paciente Informado, desenvolvida na ENSP pela aluna Helena Beatriz da Rocha Garbin, do doutorado em Saúde Pública da ENSP, foi tema de debate de um evento em São Paulo. No fim do mês de maio, médicos, jornalistas, pesquisadores da área de saúde e blogueiros se reuniram na capital paulista para debater o paciente expert, aquele que usa a internet para obter informações sobre sua saúde.

  10. Radis de junho disponível na internet

    A Radis do mês de junho traz um balanço do 2º Encontro Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, realizado na Bahia, no mês de março, e que reuniu 700 agentes de saúde de 12 estados, no qual um dos principais pontos de discussão foi a desprecarização da atividade, considerada por muitos a base do Sistema Único de Saúde, mas ainda em luta por reconhecimento em muitos municípios do país.