1. Seminário debaterá Bioética, Pesquisa e Saúde Ambiental a partir de 15/03

    Com o objetivo de refletir sobre os aspectos morais que as situações de risco à saúde de origem ambiental provocam, diversos atores envolvidos com a vigilância em saúde ambiental irão participar do Seminário Bioética, Pesquisa e Saúde Ambiental, que acontecerá, de 15 a 17 de março, no Rio de Janeiro. O Seminário será realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) da ENSP em cooperação com o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc) da UFRJ. O evento é gratuito, e a inscrição pode ser feita no dia do evento.

  2. Revista em quadrinhos alerta para riscos do trabalho agrícola na infância

    Alertar crianças entre 9 e 10 anos de idade para os riscos que o trabalho infantil agrícola pode trazer à saúde é o principal objetivo da publicação Descobrindo a Agricultura com o Jovem Neno, desenvolvida pelo pesquisador da ENSP Frederico Peres (Cesteh/ENSP). A revista em quadrinhos retrata situações nas lavouras, observadas por meio da produção de um trabalho sobre os riscos relacionados ao uso do agrotóxico e identificação de grupos mais vulneráveis de exposição às substâncias.

  3. Canal Saúde transmite videoconferências sobre a gripe A (Influenza H1N1) nos dias 9 e 10 de março

    O Canal Saúde, da Fiocruz, vai transmitir ao vivo na próxima semana duas videoconferências sobre a gripe A - Influenza H1N1. Promovidas pelo Ministério da Saúde, as videoconferências serão veiculadas no dia 9 e 10 (terça e quarta), das 14 às 16 horas. Para assistir, basta acessar a página do Canal Saúde - www.canalsaude.fiocruz.br - e clicar na inscrição Ao vivo.

  4. Nutrição e estética na nova edição da revista Ciência e Saúde Coletiva

    Já está à disposição do leitor, impressa e online, o volume 15.1 da Revista Ciência & Saúde Coletiva que discute o tema de segurança alimentar do ponto de vista conceitual, técnico e populacional. O número temático aborda uma variedade grande de questões a partir de pesquisas sobre: estilos de vida e alimentação, representações do corpo e medicina estética; obesidade em adultos, crianças e adolescentes; distúrbios alimentares; diabete; hipertensão arterial e nutrição, dentre outros.

  5. Congresso de prevenção das DST/Aids e hepatites virais recebe trabalhos

    O VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids e o I Congresso Brasileiro das Hepatites Virais estão recebendo inscrições para apresentação de trabalhos. Os congressos serão realizados de 16 a 19 de junho de 2010, em Brasília, com o tema Viver Direitos: Acesso, Equidade e Cidadania. O tema escolhido é uma proposta de mobilização coletiva e debate sobre os caminhos a serem traçados para que haja acesso universal e equitativo à prevenção da aids no Brasil. O prazo para envio de trabalhos encerra-se dia 14 de março. O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de abril no site do congresso.

  6. Estudo analisa fatores associados à introdução de leite artificial em menores de seis meses

    Mães que trabalham informalmente, com menos de oito anos de estudo e sem experiência em amamentar têm mais chances de introduzir leite artificial na alimentação de seus filhos. Essa é a conclusão do artigo Fatores associados à introdução precoce de leite artificial, Município do Rio de Janeiro, 2007, que analisou a associação entre introdução de leite artificial e fatores demográficos e socioeconômicos em crianças com menos de seis meses. O artigo foi publicado na Revista Brasileira de Epidemiologia é fruto da dissertação de mestrado da aluna Roberta Pereira Niquini sob a orientação da pesquisadora Maria do Carmo Leal,d o Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da Escola Nacional de Saúde Pública (Demqs/ENSP/Fiocruz).

  7. I Feira Latino-Americana de Inovação e Invenção em Saúde

    A I Feira Latino-Americana de Inovação e Invenção em Saúde (FLAIISA 2010) será realizada de 23 a 26 de março, na Cidade do México. O evento é organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), pela Rede de Programas Universitários de Pesquisa em Saúde na América Latina (Red PUISAL), pela Academia de Ciências da América Latina (ACAL) e pela União de Universidades da América Latina e Caribe (UDUAL).