1. Congresso de Toxicologia vai abordar multidisciplinaridade e proteção da vida

    Com o objetivo de trocar experiências sobre a toxicologia e debater novos temas, estabelecidos ou emergentes, assim como assuntos referentes às áreas da toxicologia no âmbito regulatório, institucional, epidemiológico e profissional, terá início, no dia 10 de outubro, em Minas Gerais, o XVI Congresso Brasileiro de Toxicologia. O encontro reunirá profissionais brasileiros e estrangeiros até o dia 14 de outubro. O pesquisador da ENSP William Waissmann participará do evento apresentando a palestra A Toxicovigilância aplicada aos disruptores endócrinos, no dia 13/10. Outros pesquisadores da Escola também participarão do encontro.

  2. Seminário traz panorama da saúde mental pela América Latina

    Pela segunda vez, os integrantes da Rede de Intercâmbio de Boas Práticas no Campo dos Serviços Sociais, de Saúde de Base e Saúde Mental, voltaram a se reunir para mais um seminário internacional. O encontro foi na ENSP/Fiocruz, nos dias 1 e 2 de outubro. A Rede é coordenada por Paulo Amarante, responsável também pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/ENSP/Fiocruz), e, segundo o pesquisador, o encontro ajudará na construção de políticas de saúde mental para a região, a partir das experiências apresentadas pelos países integrantes da Rede. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, as exposições da primeira parte do seminário.

  3. Guia incentiva aproveitamento dos alimentos de forma integral

    A equipe de Nutrição do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP lancou o Guia de Aproveitamento Integral dos Alimentos, um caderno que traz exemplos de preparações que utilizam os alimentos de forma integral. Aproveitar integralmente os alimentos é aproveitar todos os nutrientes que eles nos fornecem, além de significar uma grande economia no orçamento doméstico, uma alternativa nutritiva, barata e acessível a toda a população e ainda responsável por importante redução na produção de lixo. Acesse o guia na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  4. Canal Saúde debate a política de atendimento nas maternidades públicas e privadas do país

    O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, desta sexta-feira (2/10), às 13h, discute as políticas de atendimento nas maternidades públicas e privadas. A escolha entre o parto normal ou a cesariana promete ser um dos pontos mais polêmicos. Apesar da campanha do Ministério da Saúde, em parceria com a ANS, pela adesão das gestantes ao parto normal, foi a cesárea que registrou aumento na rede privada de saúde. No SUS, a queda foi de 0,8%.

  5. Ciência no Brasil é tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

    Ciência no Brasil é o tema central escolhido para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009. O evento coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) se realizará entre os dias 19 e 25 de outubro. O objetivo da Semana é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

  6. Rede de Boas Práticas de Saúde Mental divulga programação

    Ampliar a discussão sobre o que é considerada boa prática em saúde mental, a idéia da superação do manicômio, entre outros assuntos, é o objetivo do II Encontro Internacional da Rede de Intercâmbio de Boas Práticas no Campo dos Serviços Sociais, de Saúde de Base e Saúde Mental, que acontecerá no auditório térreo da ENSP, nos dias 1 e 2 de outubro. A Rede é coordenada pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/ENSP/Fiocruz). O encontro será transmitido pela Rede Fiocruz e a programação já está disponível para consulta.

  7. Economia ambiental analisa impactos de determinantes econômicos na saúde

    Gerir da melhor maneira possível os recursos do meio ambiente, de modo que impactem positivamente a saúde, é um dos objetivos do estudo da economia ambiental. O tema vem sendo incorporado na ENSP pelo Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente, que tem se dedicado a estudá-lo na perspectiva da saúde ambiental, analisando as formas pelas quais os determinantes econômicos interferem na saúde do ambiente e da sociedade.

  8. MS e multinacional inglesa vão investir R$ 183,7 milhões no desenvolvimento de novas vacinas

    O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o presidente mundial da GlaxoSmithKline, Andrew Witty, anunciaram no dia 25/09, em Londres, Reino Unido, investimento de 70 milhões de euros, cerca de R$ 183,7 milhões, no desenvolvimento de novas vacinas contra dengue, malária e febre amarela. Os recursos serão aplicados na criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, na Fiocruz, que será voltado a tecnologias para a prevenção e atenção a essas doenças. Na primeira etapa, o foco prioritário será o desenvolvimento de uma vacina contra a dengue.

  9. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional recebe artigos

    Com objetivo de dar visibilidade aos agravos à saúde mental relacionados ao trabalho contemporâneo e destacar os desafios impostos pela atual conjuntura às políticas públicas, aos profissionais da área de saúde do trabalhador e de saúde mental e ao movimento social, a A Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO) está recebendo artigos para o tema O mundo contemporâneo do trabalho e a saúde mental do trabalhador, para elaborar uma edição temática.