1. Editora Fiocruz disponibiliza livros para acesso gratuito

    Seis livros para acesso livre e gratuito estão disponíveis no site da Editora Fiocruz (http://www.fiocruz.br/editora/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=10), que tem trabalhado no sentido de discutir e ampliar esse tipo de iniciativa. Nesse contexto, destaca-se o Projeto SciELO Livros, que vem sendo articulado e elaborado ao longo dos últimos três anos sob a liderança da Editora Fiocruz, Editora da UFBA, Editora Unesp e Bireme, no contexto da Rede SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), em sintonia com o desenvolvimento internacional da publicação de livros eletrônicos (eBooks).

  2. ENSP lança site com carta de apoio ao acesso livre

    Alinhando-se ao Movimento Internacional de Acesso Aberto ao Conhecimento, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) propõe a adesão aos princípios e diretrizes para estabelecer uma política nacional de acesso livre à informação e ao conhecimento científico. Para isso, colocou disponível à comunidade científica sua carta pública de compromissos para adesão a este movimento e lançou o site ENSP - Acesso Aberto, a primeira iniciativa da Escola em consonância com o Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica. O espaço tem o objetivo de publicar documentos, divulgar notícias, discutir direitos autorais, mantendo assim a sociedade atualizada sobre o movimento de acesso aberto. Acesse aqui a carta da ENSP e apoie esta iniciativa.

  3. Seminário discute experiências em acesso livre

    Começa nesta segunda-feira (11/04) o Seminário Internacional Acesso Livre ao Conhecimento, que marca a abertura do ano letivo da ENSP. A primeira mesa terá início às 9h30, no auditório térreo, com palestra do pesquisador Eloy Rodrigues, da Universidade do Minho (Portugal), e um dos responsáveis pela definição da política de acesso livre à produção científica da instituição. A segunda mesa, a partir das 14h, vai debater as experiências brasileiras. Os palestrantes irão apresentar um panorama das instituições participantes do Movimento Internacional de Acesso Aberto. A atividade será mediada pela coordenadora da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP (CCI), Ana Furniel. Todo o evento será transmitido na internet pelo Canal Saúde/Fiocruz.

  4. Fiocruz promove 2º ciclo de palestras sobre propriedade intelectual

    A Coordenação de Gestão Tecnológica da Fiocruz (Gestec/VPPIS), através do Sistema Gestec-NIT, convida para o 2º Ciclo de Palestras do Sistema Gestec-NIT, que terá início no dia 15 de abril com a palestra Valoração de tecnologia para busca de parcerias, proferida pela representante da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) Lourença Francisca da Silva.

  5. Opas comemora Dia Mundial da Saúde com videoconferência

    Nesta quinta-feira (7 de abril), comemora-se o Dia Mundial da Saúde. Em 2011, a data é dedicada à resistência aos antimicrobianos, uma ameaça para a atenção aos pacientes e ao controle das doenças em todo o mundo. A resistência aos antimicrobianos é um obstáculo importante para o êxito no controle do HIV, da malária e da tuberculose - três das principais causas de mortalidade por doenças infecciosas no mundo. Para comemorar o Dia Mundial da Saúde, a Opas/OMS realiza uma videoconferência sobre o tema.

  6. Seminário de Acesso livre ao conhecimento começa nesta segunda (11/4)

    Começa, na segunda-feira (11/4), o Seminário internacional Acesso Livre ao Conhecimento, com o objetivo de debater, junto à comunidade científica, questões importantes como os impactos na produção acadêmica, as mudanças na comunicação da divulgação científica e a inovação no ensino. O tema será explorado em dois dias de atividades (11 e 12/4). Para a palestra de abertura, marcada para às 9h30, no auditório térreo da ENSP, Eloy Rodrigues, da Universidade do Minho (Portugal), um dos responsáveis pela definição da política de acesso livre à produção científica da instituição, abordará a mudança do sistema de comunicação da ciência e seus impactos na produção científica. Todo o evento será transmitido na internet pelo Canal Saúde/Fiocruz. O seminário marca a adesão da ENSP/Fiocruz ao Movimento Internacional de Acesso livre ao conhecimento à comunidade científica. As inscrições estão encerradas.

  7. Base de acesso aberto disponibiliza artigos em saúde

    O Human Resources for Health disponibiliza artigos, de forma gratuita e permanentemente on-line, logo após a sua publicação. O journal recebe manuscritos sobre todos os aspectos relativos à informação, planejamento, produção, gestão e governança dos recursos humanos para a saúde - particularmente aqueles de importância internacional.

  8. Participe do festival internacional de cinema sobre globalização

    O globale é um festival que tem a proposta de construir momentos de debate com um público amplo sobre temas relacionados aos processos de globalização. Para isso, lança mão da organização e exibição de filmes de ficção e documentário. É um festival sem fins lucrativos, não competitivo e que, portanto, não entrega prêmios nem cobra taxas de inscrição. O Festival globale Rio 2011, que acontecerá entre os dias 22 e 30 de agosto, conta com cinco eixos para o envio de vídeos.

  9. Sistema Capes WebTV se expande por todo o país

    Com o objetivo de difundir informações sobre pesquisas e pós-graduação no Brasil, promover o acesso e o uso do Portal de Periódicos por meio de veiculação de vídeos de treinamentos e funcionar como um canal de comunicação interna, a Capes WebTV tem se expandido por diversas instituições do país. Trata-se de uma mídia exclusiva criada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a divulgação de conteúdo noticioso dentro dos campi universitários.