1. Publicação aborda pesquisa qualitativa em saúde coletiva

    A edição de março de 2012 da Revista Ciência & Saúde Coletiva, editada pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), traz um panorama da pesquisa qualitativa nesta área. A partir do ponto de vista de diversos autores, o tema é discutido sob diferentes abordagens. Maria Lúcia Magalhães Bosi, editora convidada desta edição, apresenta um cenário acerca de objetos-chave no debate atual do enfoque qualitativo referido ao contexto científico brasileiro e, principalmente, no campo da saúde coletiva.

  2. Observatório pretende monitorar iniquidades em saúde

    Com o objetivo de monitorar as tendências das iniquidades em saúde no Brasil e seus determinantes, apoiando políticas e programas desenvolvidos pelo governo e pela sociedade civil para combatê-las, foi lançado, na terça-feira (27/3), o Observatório sobre Iniquidades em Saúde. O espaço pretende se situar na interface entre os sistemas de informação e o processo de definição de políticas, promovendo a interação e o reforço mútuo entre eles. Desenvolvido e mantido pelo Centro de Estudos, Políticas, e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (Cepi-DSS/ENSP/Fiocruz), o Observatório pretende ainda analisar o impacto de políticas e programas relacionados às iniquidades em saúde, além de promover estudos sobre iniquidades em saúde e seus determinantes.

  3. Inscrições abertas para o II Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics

    As inscrições para o II Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics (II Brispe), que será realizado de 28 de maio a primeiro de junho, já estão abertas (http://www.iibrispe.coppe.ufrj.br). Os três primeiros dias do evento serão na Coppe/UFRJ, com atividades paralelas na Fiocruz. O quarto dia será na USP e o quinto dia na PUC-RS. O evento inclui o curso On Writing and Publishing Science (de 29 a 30 de maio), que será ministrado pela presidente do Committee on Publication Ethics (Cope), ao qual estão filiadas as principais editoras científicas. O curso abordará desde questões diversas sobre scientific writing até problemas específicos sobre revisão e cancelamento de artigos, ressaltando tendências nas políticas editoriais dos principais periódicos. Pesquisadores jovens e experientes (incluindo alunos de pós-graduação), bem como editores, são o principal público-alvo do curso.

  4. Blog Participação Cidadã: controle social no território de Manguinhos

    Desenvolvido pela ENSP, o blog do projeto Participação Cidadã foi criado com o intuito de ampliar a gestão social e participativa nas políticas públicas no território de Manguinhos. O blog constitui-se um importante espaço de criação coletiva para a reflexão, informação, interação, mobilização, bem como a discussão dos determinantes sociais da saúde, tais como educação, cultura e renda.

  5. Pesquisas da ENSP em destaque no Dia Mundial da Água

    "A menos que melhoremos a nossa capacidade de usar a água na agricultura, praticando-a com sensatez, não conseguiremos acabar com a fome e vamos abrir a porta a uma série de outros problemas, incluindo a seca e a instabilidade política", declarou Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), neste Dia Mundial da Água. Celebrado em 22 de março, a campanha deste ano tem como tema central a segurança alimentar. Com inúmeras linhas de ação, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca tem contribuído para a melhoria das condições de vida da população por meio de projetos e pesquisa na área. Em comemoração a este dia, o Informe ENSP selecionou estudos sobre segurança alimentar desenvolvidos na Escola sob diferentes perspectivas.

  6. Ajustes na Plataforma Lattes estimulam a divulgação científica

    Dois novos critérios de avaliação do pesquisador estão inclusos na Plataforma Lattes, disponível na internet desde 1999. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI ) disponibilizará duas abas, uma na qual o pesquisador colocará informações sobre a inovação de seus projetos e pesquisa; e outra na qual listará iniciativas de divulgação e educação científica.

  7. Saúde em Pauta: novo espaço para debates na ENSP

    A ENSP lançou um novo espaço para debates: o blog Saúde em Pauta. Pesquisadores, profissionais de saúde, alunos e visitantes poderão enviar seus comentários e promover discussões on-line sobre temas em destaque. O tema que inaugura o blog é o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), ferramenta que avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no país. Entre e coloque sua opinião.

  8. Terceira edição de 2012 dos CSP disponível na web

    O volume 28 (fascículo 3) da revista Cadernos de Saúde Pública da ENSP já está disponível para leitura. O Editorial, produzido pelo pesquisador da ENSP Evandro Coutinho, em parceria com Jerson Laks, do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, discute a relevância da pesquisa epidemiológica para o estudo da saúde mental do idoso no Brasil. A publicação conta ainda com 17 artigos originais de pesquisa, sendo 2 com a colaboração de pesquisadores da Escola, abordando temas como: serviços de saúde, medicamentos, saúde do idoso, políticas de saúde, doenças transmissíveis, entre outros, além de 2 resenhas.