1. Oficina debate uso racional de medicamentos

    Na quarta-feira (25/5), o Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP (NAF/ENSP) e a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (Sesdec) coordenam a oficina Uso Racional de Medicamentos: E agora, como é que eu faço?, durante o pré-encontro Regional Sudeste 2011 da Associação Brasileira Rede Unida. A atividade acontece na Biblioteca Parque Manguinhos, às 14h, e será um encontro preparatório para a 10ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida, em 2012. Além disso, irá reunir profissionais da Saúde, acadêmicos, pesquisadores, educadores gestores, usuários do serviço de saúde e representantes da sociedade civil para discutir o uso racional de medicamentos e promover maior interação entre usuários e profissionais de saúde. Os alunos do curso Multiplicadores em Serviços Farmacêuticos da Atenção Primária em Saúde também estarão presentes na oficina.

  2. A práxis da Saúde Mental no campo da Saúde Coletiva

    A edição de abril da Revista Ciência & Saúde Coletiva tem como tema A práxis da Saúde Mental no campo da Saúde Coletiva. A pesquisa em saúde mental no contexto da saúde coletiva vem aumentando de maneira significativa, acompanhando o movimento da Reforma Psiquiátrica que alterou de forma inegável as práticas cotidianas, expandiu os serviços e impactou a configuração do campo acadêmico e os editais de agências financiadoras. Os 32 artigos deste número temático trazem abordagens qualitativas, etnográficas, estudos interpretativos e de desenhos mistos, resultados de pesquisas avaliativas e participativas e estudos epidemiológicos, mostrando o avanço que se está concretizando nesse campo tão fundamental para a saúde coletiva.

  3. Nova plataforma debate políticas públicas para crianças e adolescentes

    O portal Equidade para Infância América Latina, iniciativa conjunta do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da New School University e da Fundação Instituto Arcor, pretende levar o acesso à informação técnica e acadêmica, imprescindível para enriquecer o processo de desenvolvimento de políticas públicas, para a formação profissional daqueles que trabalham com e para crianças e adolescentes.

  4. VIII Congresso Internacional da RBCE

    O VIII Congresso Internacional da Rede Brasileira de Cooperação em Emergências (RBCE) será realizado de 20 a 22 de junho de 2011 em Porto Alegre/RS. O tema central é A superlotação dos serviços de urgência como signo da crise do acesso e da qualidade do sistema de saúde.

  5. Especialistas discutem políticas de promoção da saúde

    Começa, nesta segunda-feira (23/5), o III Seminário Brasileiro de Efetividade da Promoção da Saúde (SBEPS), com o tema Efetividade da Promoção da Saúde: ampliando o diálogo com o Governo e a Sociedade. O evento, que termina no dia 26/05, promoverá debates sobre metodologias de avaliação em promoção da saúde (PS) e discutirá a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Realizado em parceria da ENSP/Fiocruz com a Abrasco, o seminário contribui para alavancar o Brasil a país-chave na interlocução e no debate sobre o desenvolvimento e a efetividade das políticas de promoção da saúde voltadas para a questão dos determinantes sociais da saúde.

  6. OMS divulga relatório anual de saúde 2011

    A Organização Mundial de Saúde divulgou, no dia 13 de maio, o seu relatório anual. O documento é elaborado com base em mais de 100 indicadores de saúde, transmitidos à OMS pelos representantes dos 193 países que integram o órgão. O objetivo é preparar uma análise global a partir de situações específicas e buscar, com o apoio das agências vinculadas às Nações Unidas e os demais parceiros, a melhoria dos sistemas de saúde.

  7. Pesquisa analisa seis anos de políticas de saúde no país

    As continuidades e mudanças ocorridas nas políticas de saúde correspondentes ao período 2003 e 2008 foram foco de análise das pesquisadoras da ENSP Cristiani Vieira Machado, Tatiana Wargas de Faria Baptista, e Carolina de Oliveira Nogueira, da UFRJ, resultando no artigo Políticas de saúde no Brasil nos anos 2000: a agenda federal de prioridades, publicada no volume 27, número 3, da revista Cadernos de Saúde Pública da ENSP. A pesquisa resultou na identificação de quatro prioridades na agenda federal da saúde: a Estratégia Saúde da Família, o Brasil Sorridente, os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência e o programa Farmácia Popular. Segundo as autoras, o trabalho visa contribuir para a melhor compreensão das possibilidades e limites da atuação federal no que tange à superação dos problemas do sistema nacional de saúde.

  8. ENSP lança página especial no Facebook sobre acesso aberto

    A ENSP continua trabalhando para divulgar o Movimento Internacional de Acesso Aberto ao Conhecimento. Para isso, acaba de lançar uma fan page no Facebook conhecida como página de curtir e incluiu a área Palestras no menu no site ENSP-Acesso Aberto, a primeira iniciativa da Escola em apoio ao Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica. Tanto o site quanto a fan page no Facebook tem o objetivo de publicar documentos, divulgar notícias, vídeos, discutir direitos autorais, mantendo, dessa forma, a sociedade atualizada sobre o movimento de acesso aberto.