1. Pesquisa avalia implantação de ações educativas para controle da obesidade

    Com o objetivo de verificar se as ações educativas em nutrição para o controle da obesidade ocorrem de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde (MS) e avaliar o contexto no qual estão inseridas, a aluna de mestrado em Saúde Pública Aline Leal realizou o estudo Avaliação da implantação das ações educativas em nutrição para controle da obesidade: estudo de caso em duas unidades de saúde do Município do Rio de Janeiro. Ela constatou que algumas ações de educação nutricional no atendimento em equipe direcionado a adultos obesos foram parcialmente implementadas de acordo com as diretrizes do MS.

  2. Cebes lança nova edição da revista Saúde em Debate

    O novo número da revista Saúde em Debate é o segundo lançado em 2009. O volume 33, n. 82, de maio a agosto de 2009, traz artigos relacionados às várias áreas do campo da saúde coletiva. Após ter sido incluída no portal CAPES, a publicação passou a fazer parte das bases de dados Sumários de Revistas Brasileiras (base indexadora de periódicos científicos brasileiros da Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto) e pela Latindex.

  3. Ciclo de palestras na Ilha de Marambaia abordará doenças endêmicas

    De 24 a 27 de agosto, será realizado o ciclo de palestra sobre endemias na Ilha da Marambaia (RJ), no Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia da Marinha do Brasil, coordenado pelo pesquisador da ENSP Marcos Barbosa de Souza, responsável pelo Laboratório de Vetores Miguel Alves de Souza, do Departamento de Ciências Biológicas. Serão apresentadas palestras abordando doenças endêmicas, aspectos clínicos, diagnósticos, epidemiológicos e profiláticos.

  4. Lançado o Portal do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

    O ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), lançou, no dia 18 de agosto, em Brasília (DF), o Portal Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Participaram do lançamento representantes do governo federal, dos governos estaduais, organismos internacionais, organizações não governamentais e professores e alunos de diversas universidades brasileiras. A cerimônia foi aberta pela subsecretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da SEDH, Carmem Oliveira.

  5. Pesquisadora americana vai comparar experiências brasileira e americana em paleopatologia

    A pesquisadora do Departamento de Antropologia da Universidade de Indiana (EUA) Della Collins Cook proferirá a palestra Bioantropologia dos Escravos, como parte das atividades de extensão ligadas ao projeto do Departamento de Endemias da ENSP Por uma antropologia biológica do tráfico de escravos africanos para o Brasil: análise das origens dos remanescentes esqueletais do Cemitério dos Pretos Novos, Rio de Janeiro, através da análise isotópica de estrôncio. A atividade - marcada para esta quinta-feira (20/08), às 18 horas, no Instituto de Pesquisa Pretos Novos - tem entrada franca.

  6. Dois anos para encontrar uma família. Canal Saúde debate ao vivo a nova Lei de Adoção

    A prioridade da Lei é o direito da criança e do adolescente à convivência familiar, mas justiça e sociedade estão preparadas para cumprir esse desafio da melhor maneira a partir das novas regras da Lei de Adoção? Veja o que muda para as crianças nos abrigos e para os interessados em adotar uma criança. Participe do debate no Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, de sexta-feira (21/08).

  7. Parecer de nutricionistas sobre obesidade é divulgado pelo Conselho Federal de Nutricionistas

    Muito interessante a divulgação pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) do parecer redigido pelas nutricionistas Glória Valéria da Veiga (professora adjunta do Instituto de Nutrição da UFRJ e doutora em Ciências pela USP) e Luciene Burlandy (professora adjunta da Faculdade de Nutrição da UFF e doutora em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz) em 12 respostas às perguntas da Promotoria de Justiça do Consumidor de São Paulo e aqui apresentado em resumo.

  8. Em 2005, atividades de saúde responderam por 4,3% dos 90,9 milhões de postos de trabalho ocupados no país

    As atividades de saúde responderam, em 2005, por 3,9 milhões de postos de trabalho no país. Isso representava 4,3% dos 90,9 milhões de postos de trabalho ocupados no país. O número de postos de trabalho não é igual ao de pessoas ocupadas, pois uma pessoa pode ter mais de uma ocupação como médicos que trabalham em mais de um hospital. As informações estão na publicação Economia da Saúde - uma perspectica macroeconômica 2000-2005 publicada pelo IBGE.

  9. Cebes homenageia instituições parceiras em simpósio sobre política e saúde

    A ENSP será homenageada pelo Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes) durante o 1º Simpósio de Políticas e Saúde, nos dias 28 e 29 de agosto, em Niterói (RJ). O encontro, que conta com mais de 400 inscritos, tem como eixos temáticos a conjuntura política, a reforma do Estado e a gestão do SUS, os direitos sociais e o direito à saúde, a determinação social da saúde e as relações entre o público e o privado. Além da ENSP, serão homenageados a Organização Pan-Americana da Saúde, o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz.

  10. Governo prepara primeiro seminário nacional de saúde ambiental

    O primeiro seminário preparatório para a 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental (CNSA), evento coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e os ministérios da Saúde e das Cidades com o objetivo de definir diretrizes para políticas públicas integradas na área da saúde ambiental, será realizado nos dias 19 e 20 de agosto, no Belém Soft Hotel na capital do estado (Av. Braz de Aguiar, 612, Nazaré, Belém /PA).