1. Abrascão 2012: envio de trabalhos prorrogado até 2/7

    Terminam, na segunda-feira (2/7), as inscrições de trabalhos para uma das três categorias de apresentação de trabalhos científicos – Abrasco Jovem, Área Acadêmica e Serviços de Saúde – para o 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão 2012. O evento ocorrerá de 14 a 18 de novembro, em Porto Alegre (RS). Organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o congresso terá como tema central Saúde é desenvolvimento: ciência para a cidadania.

  2. Livro analisa entendimento da população sobre o meio ambiente

    Reunir textos científicos e de saber popular com a finalidade de entender, com a leitura do conjunto dos textos, como o meio ambiente é percebido. Esse foi o principal objetivo do livro O ambiente entre nós, organizado pelos especialistas em Engenharia Ambiental Elmo Rodrigues da Silva e Luiz Carlos De Martini Junior. Lançada após a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a publicação suscita a reflexão sobre os resultados da conferência por meio de quatro eixos temáticos: Gestão, Governança e Responsabilidades, Mudanças Climáticas e Auditoria Ambiental. O livro está disponível para download gratuito aqui.

  3. Webconferência sobre prevenção de quedas em idosos

    Para sensibilizar profissionais de saúde e população em geral (idosos, cuidadores de idosos, familiares) sobre a gravidade das quedas, suas consequências e as medidas possíveis de serem adotadas, segundo a ótica multiprofissional de saúde, de modo a evitá-las, será realizada na quarta-feira (27/6) a webconferência Prevenção de quedas em idosos: um desafio a profissionais de saúde e toda sociedade. A atividade terá início às 14 horas e segue até as 17 horas. Os interessados em participar devem acessar o site www.escoladesaude.pr.gov.br.

  4. Exposição Biomas do Brasil agora disponível na internet

    Com o objetivo de valorizar e conservar as espécies de plantas e animais e difundir a importância da biodiversidade brasileira, está disponível na internet a exposição digital Biomas do Brasil. Lançada na ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a exposição foi desenvolvida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Em parceria com o Era Virtual, a exposição foi digitalizada em um site interativo, em que os visitantes podem acessar todas as imagens e vídeos dos biomas brasileiros.

  5. Edição de junho do CSP está disponível no Portal ENSP

    O volume 28 (fascículo 6) da revista Cadernos de Saúde Pública já está disponível no Portal ENSP. O editorial discute o consumo de crack no Brasil. O artigo de revisão, que tem entre os autores o pesquisador da Escola Evandro Coutinho, é uma meta-análise sobre a prevalência de inatividade física entre adolescentes brasileiros. Os artigos de pesquisa abordam os seguintes temas: saúde do idoso, saúde da criança e do adolescente, mortalidade, saúde da mulher, saúde bucal, nutrição, entre outros. Do total de artigos publicados nesta edição, cinco têm participação de pesquisadores da ENSP.
     

  6. ENSP elaborará material didático para servidor federal

    A ENSP, por meio do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), será responsável pela elaboração do material didático sobre política pública para o servidor público federal. O objetivo da ação, realizada em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), é a elaboração de conteúdo didático para a capacitação e instrução dos profissionais de saúde vinculados à atenção integral à saúde do servidor público. Coordenadora da equipe técnica e responsável pela elaboração do material, a pesquisadora do Cesteh/ENSP Rita Mattos ressaltou que a iniciativa se deu a partir das ações de saúde e segurança pública no serviço público federal, que até o momento eram dispersas e orientavam-se pelas Normas Regulamentadoras (NRS) do Ministério do Trabalho, destinadas ao trabalhador da iniciativa privada.

  7. Justiça Ambiental reúne ciência e ativismo

    Justiça Ambiental e Saúde: Ciência e Ativismo em Busca da Transformação foi o tema do evento promovido pela ENSP no dia 14/6. Na abertura, o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha,  parabenizou a qualidade dos participantes e classificou o momento como especial, carregado pela expectativa da Rio+20. "Esse evento compõe o esforço que a Fundação vem galgando na área de ambiente, e o fortalecimento do movimento de justiça ambiental ajuda a reduzir a iniquidade, a assimetria". Na sua missão, origem e trajetória, a Fiocruz tem forte compromisso com a justiça social e as mesas do encontro deram foco aos movimentos populares e experiências da África, América Latina e Europa. As apresentações do evento estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  8. Cientistas pedem maior proteção para os mares

    O Brasil está longe de atingir as metas internacionais de proteção ao mar na sua área de exploração costeira. De acordo com cientistas reunidos na última quarta-feira (13/6) no Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, uma espécie de Rio+20 paralela da ciência, menos de 1% da zona de exploração costeira do Brasil está protegida.