1. Livro reflete sobre os excessos da prevenção dos riscos

    O livro Das Loucuras da Razão ao Sexo dos Anjos: biopolítica, hiperprevenção, produtividade científica, de Luis David Castiel, Javier Sanz-Valero e Paulo Roberto Vasconcellos-Silva, propõe reflexão crítica sobre os excessos relacionados à prevenção dos riscos na ciência e na saúde. Para Castiel, "o livro é um ensaio baseado em pesquisas bibliográficas e critica um estado de coisas apresentado  como adequado a uma situação que a ciência, a tecnologia, a prática encara como realidade. Há problemas na forma como analisam  elementos relativos à saúde".

  2. Brasil renova licenciamento compulsório do Efavirenz

    O governo brasileiro publicou, nesta segunda-feira (7/5), decreto que renova, por cinco anos, o licenciamento compulsório (suspensão do direito de exclusividade) do antirretroviral efavirenz, utilizado no tratamento da Aids no Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento teve a sua licença compulsória implantada no Brasil em 2007, baseada no interesse público. Atualmente, cerca de 104 mil pacientes no país utilizam o medicamento nos seus esquemas terapêuticos, o que representa quase metade das pessoas em tratamento no Brasil.

  3. Seminário de Informação trabalha com áreas estratégicas do MCTI

    No período de 09 a 11 de maio de 2012, será realizado, no Rio de Janeiro, o Seminário Internacional de Informação e Inovação. O objetivo é promover o debate e o desenvolvimento de questões relativas às políticas, iniciativas e empreendimentos em distintos setores de atividades e em diferentes regiões do Brasil. A temática é baseada nas áreas estratégicas do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com foco na inovação, analisando-se: Energia e Desenvolvimento; Saúde e Qualidade de Vida; e Ambiente e Sustentabilidade.

  4. Observatório Regional de Recursos Humanos em Saúde ganha novo site

    Já está no ar a nova página do Observatório Regional de Recursos Humanos em Saúde. O Observatório é uma rede regional de governos, instituições acadêmicas, serviços e organizações sociais promovida pela Opas. É voltado para a geração, as análises, o acesso e o intercâmbio de informações, conhecimentos e experiências que respaldam a tomada de decisões, além da formulação e implementação de políticas públicas, em resposta a prioridades nacionais e metas regionais de recursos humanos em saúde.

  5. Publicação voltada para Tecnologias da Informação e Comunicação no SUS será lançada no dia 7/5

    O Instituto de Saúde (IS) promoverá, no dia 7 de maio, o seminário de lançamento do livro As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Desenvolvimento de Profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), organizado pela pesquisadora Maria Angela Bianconcini Trindade. O evento contará com a presença da dra. Luiza Heimann, diretora do IS, do professor e doutor Haino Burmester, coordenador de Saúde da Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES/SP) e do professor e doutror Carlos Vogt, coordenador da Universidade Virtual da Universidade de São Paulo (Univesp), além dos autores e coautores do livro.

  6. Canal Saúde/Fiocruz debaterá a medicamentalização do comportamento humano na sexta (4/5)

    Frustrações cotidianas, sofrimentos e excentricidades estão sendo redefinidos como doenças psiquiátricas. Este tipo de diagnóstico pode levar ao aumento do uso de medicamentos. A medicamentalização do comportamento humano é o tema do Sala de Convidados da próxima sexta-feira (4/5). O programa será exibido, ao vivo, às 11 da manhã. O público pode participar enviando perguntas e sugestões através do site do Canal Saúde (www.canal.fiocruz.br) e do telefone 0800-7018122.

  7. Abrascão 2012: envio de trabalhos prorrogado até 2/7

    Terminam, na segunda-feira (2/7), as inscrições de trabalhos para uma das três categorias de apresentação de trabalhos científicos – Abrasco Jovem, Área Acadêmica e Serviços de Saúde – para o 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão 2012. O evento ocorrerá de 14 a 18 de novembro, em Porto Alegre (RS). Organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o congresso terá como tema central Saúde é desenvolvimento: ciência para a cidadania.