1. Como garantir o avanço do SUS após as eleições municipais? Reflita com Iuperj, Conasems e MPF/RS

    O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, pergunta o que a população deve cobrar e esperar dos futuros governantes locais no que diz respeito à saúde pública. Participe ao vivo, terça-feira (23), às 13h. Atenção Básica, Unidades de Pronto-Atendimento, Programa Saúde da Família, Agentes Comunitários de Saúde, Controle Social. Quais os principais desafios para os futuros gestores locais da Saúde? Assista na Embratel, NBR ou internet (www.canalsaude-.fiocruz.br) e dê sua opinião no chat ou pelo telefone 0800-701-8122. Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br.

  2. Mesa-redonda explora os desafios da vigilância sanitária nas três esferas de governo

    A vigilância sanitária é uma das áreas estruturantes do Sistema Único de Saúde, e suas ações protegem a sociedade como um todo. Para debater o que são essas ações nas três esferas de governo federal, estadual e municipal , a coordenação do Curso de Especialização em Vigilância Sanitária da ENSP/Fiocruz promoveu, na quarta-feira (17/09), a mesa-redonda Ações de Vigilância Sanitária no SUS. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, os áudios e as apresentações do evento.

  3. Ciclos de debates e exposições marcam o Crics 8

    O primeiro dia de programação da oitava edição do Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (Crics 8), no Rio de Janeiro, foi marcado pela realização de quatro painéis de debates (Confira a programação científica do evento). Nomes como o diretor da Bireme/Opas/OMS, Abel Packer, o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, o vice-diretor de desenvolvimento institucional e gestão do Trabalho da Fiocruz, Paulo Gadelha, e o coordenador da Who Press/OMS, Hooman Momen, marcaram presença nas diversas mesas ao longo de quarta-feira (17).

  4. Ministério da Saúde lança portais BVS Brasil e Evidências em Saúde Pública

    Na abertura da 5ª Reunião BVS, realizada de 14 a 16 de setembro de 2008, no Rio de Janeiro, como atividade pré-Congresso do 8º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS8), a secretária-executiva do Ministério da Saúde, Márcia Bassit, lançou os portais BVS Brasil - http://brasil.bvs.br - e Evidências em Saúde Pública http://evidences.bvsalud.org. A BVS Brasil reúne, em um único espaço na internet, a maior coleção de informação em saúde do país, acessível ao público. A Rede BVS é formada por 1.035 centros cooperantes e mobiliza 1.370 bibliotecas da Rede BiblioSUS, para prestar atendimento ao cidadão.

  5. Departamento de C&T do Ministério da Saúde lança sistema on-line de informações sobre fomento

    O Pesquisa Saúde será lançado no Congresso Mundial de Epidemiologia O Ministério da Saúde aproveitará a realização do Congresso Brasileiro e Mundial de Epidemiologia (EPI 2008), em Porto Alegre (RS), entre 20 e 24 de setembro, para lançar o Pesquisa Saúde, um sistema on-line de fácil manuseio, que disponibiliza informações referentes ao fomento realizado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE).

  6. Pesquisa revela prevalência de DST em seis capitais do Brasil

    O primeiro estudo de grande porte sobre doenças sexualmente transmissíveis no Brasil revela que a chance de desenvolver uma dessas infecções é maior em pessoas com menos de 20 anos. Outros fatores contribuem para aumentar a vulnerabilidade às DST, como sexo desprotegido, múltiplas parcerias sexuais, coito anal e uso de drogas injetáveis.

  7. CCI/ENSP apresenta Portal, Biblioteca Multimídia e Informe ENSP no Crics8

    A Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP) está participando do 8º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (Crics), que acontece de 16 a 19 de setembro, no Rio de Janeiro. São três trabalhos em formato pôster: Portal da Escola Nacional de Saúde Pública: tecnologia a serviço da saúde, Biblioteca Multimídia em Saúde Pública: informação pública e inovação e Informe ENSP: disseminando informações e conhecimentos.

  8. ENSP participa da reunião do Campus Virtual de Saúde Pública antes da abertura do Crics

    A ENSP está representando o nodo Brasil na 5ª Reunião do Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP), que acontece nos dias 15 e 16/09, antes da abertura do 8º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (Crics), nesta terça (16/09), no Rio de Janeiro. O objetivo da reunião é revisar os avanços do Campus, organizar um plano de desenvolvimento e eleger seu modelo de governança.

  9. Conquistas e desafios da luta antimanicomial no Brasil

    O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, debate terça-feira (16/09), das 13 às 14h, a evolução do tratamento psiquiátrico no Brasil e avalia o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). O que você pensa a respeito da Política Nacional de Saúde Mental? A Lei da Reforma Psiquiátrica (Lei nº 10.216/01) levou 19 anos para ser sancionada e há sete está em vigor. Assista na Embratel, NBR ou internet (www.canalsaude.fiocruz.br) e dê sua opinião no chat ou pelo telefone 0800-701-8122. Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br.