1. Canal Saúde discute rumos da saúde pública no próximo governo

    O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, de sexta-feira (5/11), às 13 horas, vai debater qual história será escrita na saúde pública pelo próximo governo. O programa trará a discussão sobre os rumos do SUS depois da eleição. Os participantes farão uma análise, ao vivo, das propostas para o setor no mandato da nova presidente eleita do país, Dilma Rousseff. O telespectador é convidado a fazer parte do programa para enriquecer o debate com o ponto de vista de quem melhor entende de qual SUS será falado.

  2. IV Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde

    Em setembro de 2010, o Brasil pela primeira vez foi sede do Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Em sua quarta edição, o evento foi uma realização do Laboratório de Pesquisa Qualitativa e Avaliação em Saúde (LAPQS) da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará e a Universidade de Fortaleza, tendo como coexecutoras um amplo conjunto de instituições envolvidas com o ensino e o desenvolvimento da pesquisa qualitativa no Brasil e na região Ibero-americana.

  3. Congresso MoodleSalud 2011 - envio de trabalhos até 30/10

    O Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) e o Nodo CVSP de Cuba coordenam o II Congresso MoodleSalud 2011, que acontecerá de 8 a 10 de fevereiro de 2011 em Havana (Cuba). O evento ocorrerá junto com a XIV Convención y Feria Internacional Informática 2011 e o VIII Congreso Internacional de Informática en la Salud. Interessados podem enviar trabalhos até 30 de outubro.

  4. Teias-Escola Manguinhos realiza seminário de pesquisa e ensino

    Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, a Gerência de Pesquisa & Ensino e o Grupo de Trabalho de Pesquisa e Ensino da iniciativa Teias- Escola Manguinhos - Território Integrado de Atenção à Saúde realizarão o 1º Seminário de Pesquisa e Ensino. O evento tem o objetivo de promover o diálogo entre as iniciativas de ensino e pesquisa desenvolvidas no âmbito do projeto, com a perspectiva de articular práticas colaborativas. As mesas serão organizadas em três grandes temas: O Território e a Cidade: dimensões da construção do lugar e da cidadania; O Território e a Saúde: ações do Setor Saúde para a transformação da cidade; e Educação territorializada em saúde: reflexões sobre as práticas educativas em territórios vulneráveis da cidade. O seminário acontecerá no auditório térreo da ENSP e será aberto ao público.

  5. Títulos nas áreas de ciências humanas e sociais disponíveis para avaliação

    Usuários do Portal de Periódicos podem avaliar periódicos e livros eletrônicos das áreas de ciências humanas e sociais até o dia 31 de outubro. As coleções Journals - General collection e Collective works of research - General collection, do projeto Cairn.info, estão disponíveis na modalidade trial. Se bem avaliados, os títulos podem ser assinados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

  6. Comunidade de Manguinhos participa de vídeo-debate sobre saúde

    A Assessoria de Cooperação Social da ESNP em parceria com o Fórum Social de Manguinhos realizarão nesta terça-feira (26/10) o vídeo-debate A comunidade fala sobre saúde . Na programação estão incluídos informes, apresentação de proposta de vídeo-processo e a exibição do vídeo. O evento é aberto ao público e será realizado no prédio da ENSP. Mais informações pelo através do email forumanguinhos@gmail.com.

  7. Projeto analisa urbanização e sua influência nas enchentes

    "Não podemos analisar as enchentes apenas como um processo físico-natural nas áreas urbanas, mas também como um processo social que tem muito a ver com a forma pela qual o espaço está sendo construído e gerenciado". A afirmativa do estudante de geografia da UFRJ e bolsista de iniciação científica do Laboratório Territorial de Manguinhos, Antonio Carlos da Silva Oscar Júnior, evidencia a influência do processo de urbanização nos elementos do clima e no ambiente. O trabalho será apresentado no I Simpósio de Saúde Ambiental da Abrasco, junto com outros três projetos do LTM. O evento acontece de 6 a 10 de dezembro em Belém, no Pará.