1. Radis comemora 80 edições com exposição Alto Rio Negro

    Alto Rio Negro é o tema da exposição que comemora a edição 80 da revista Radis (Reunião, Análise e Difusão de Informações sobre Saúde), publicada pela ENSP/Fiocruz, cuja matéria de capa é Agentes Indígenas de Saúde. As fotografias são do jornalista Rogério Lannes, coordenador do Programa Radis e ex-diretor da Asfoc, e ficarão em exposição na sede da Asfoc Sindicato Nacional dos servidores da Fiocruz, dentro da campus da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. A inauguração acontece nesta quarta-feira (1/04), às 16h.

  2. Revista de Estudos Amazônicos da Ufam recebe artigos

    A Revista SOMANLU Revista de Estudos Amazônicos, que faz parte do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCS) da Universidade Federal do Amazonas está recebendo artigos, resenhas, entrevistas e conferências de profissionais ligados ao PPGSCS ou outras instituições de ensino e pesquisa. Os artigos, que devem ser enviados até o dia 15 de maio para o endereço eletrônico rsomanlu@ufam.edu.br, serão publicados na primeira edição da SOMANLU de 2009.

  3. Tuberculose: doença antiga, mas não do passado

    Apesar de ser tratável e curável, a tuberculose ainda assola o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença é responsável por uma morte a cada 20 segundos. Durante o III Fórum Simplesmente, PARAR a tuberculose, realizado de 23 a 25 de março, no Rio de Janeiro, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, destacou que a desigualdade social é o principal fator de disseminação da doença e anunciou que o Brasil adotará um novo tratamento. A tuberculose contamina quase nove milhões de pessoas por ano no mundo.

  4. Canal Saúde: o diálogo entre a Academia e os gestores da saúde pública

    O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, debate ao vivo a parceria entre a Academia e os gestores públicos da saúde nesta sexta-feira (27/03), às 13 horas. A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca está oferecendo a secretarias municipais de saúde do estado do Rio de Janeiro especialização, cursos de gestão e apoio técnico para melhor aproveitamento de recursos. E você, o que acha da união entre estudiosos e gestores em prol da melhor gestão da saúde pública? Participe ao vivo.

  5. Pesquisadora da ENSP debaterá judicialização da saúde em evento

    A pesquisadora Vera Pepe, do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa/DAPS/ENSP), vai participar do I Congresso Brasileiro de Medicina Baseada em Evidências e o Direito à Saúde, que será realizado entre 25 e 27 de março, em Brasília, proferindo a palestra Judicialização e saúde pública, na qual articulará a questão da busca pelo acesso individual ao medicamento por via judicial, e o que isso pode implicar tanto para o sistema de saúde como para a pessoa que está utilizando esta via.