1. Cetab promove ação ambiental no campus Manguinhos em 28/11

    O Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP) e o Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/Fiocruz), promovem na sexta-feira (28/11), uma ação com os alunos premiados na Olímpiada Brasileira de Saúde Meio Ambiente que pretende destacar alguns impactos ambientais causados pelo tabagismo. A atividade consistirá na coleta das guimbas de cigarros que são jogadas pelo campus Manguinhos. Este pequeno resíduo pode parecer inofensivo quando jogado ao chão, mas seu impacto traz sérios prejuízos que incluem a poluição da água e do solo, a morte de aves e peixes, o entupimento de tubulações e bueiros, e até mesmo incêndios. 

  2. Cecovisa: nova edição do boletim está disponível on-line

    A nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa) da ENSP já está disponível on-line. A publicação destaca o evento que acontecerá na Escola no dia 27 de novembro, às 13h30, com cobertura do Informe ENSP, acerca da colaboração para o aperfeiçoamento da atuação dos membros do Ministério Público na Saúde. O boletim traz ainda uma matéria sobre o tutorial disponibilizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com orientações gerais para solicitar a autorização da importação de medicamentos controlados. Confira esses e outros destaques na página do Cecovisa.

  3. Alames comemora 30 anos com congresso internacional

    Com o tema Saber y Poder Popular para construir un nuevo modelo de desarrollo, Estado y sociedad, o XIII Congresso Latinoamericano de Medicina Social y Salud Coletiva promovido pela Associação Latino-Americana de Medicina Social (Alames) acontecerá na Universidad de El Salvador, na capital do país, de 22 a 26 de novembro. O diretor da ENSP, Hermano Castro, estará presente ao evento mediando o painel Transformación del Estado, construcción y consolidación de políticas sociales antineoliberales.

  4. Desafios da Epidemiologia é tema da nova edição do 'Cadernos de Saúde Pública'

    Está disponível a edição de outubro de 2014 da revista Cadernos de Saúde Pública (vol.30 n°10), que aborda a recente realização do IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia em Vitória, Espírito Santo (EpiVix 2014), evento que refletiu sobre o desenvolvimento da epidemiologia brasileira e seus desafios. "O EpiVix se destacou na tarefa de valorizar a história dos congressos de epidemiologia, prestando as devidas honras aos que se dedicaram a organizar os congressos anteriores dos quais este é legítimo subsidiário. Foi um marco para a epidemiologia brasileira", relata o editor associado, Guilherme Werneck, no editorial da revista. 

  5. Cecovisa: Chikungunya e novo medicamento para tuberculose na nova edição

    O lançamento de um manual da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre boas práticas para restaurantes coletivos, a aprovação de um novo medicamento para tuberculose, a suspensão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de 65 planos de saúde de 16 operadoras e a busca da Fiocruz por testes rápidos para os casos de Chikungunya são alguns dos destaques do Boletim do Centro Colaborador de Vigilância Sanitária (Cecovisa) da ENSP.  A publicação aborda ainda o Relatório Final do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) para o ano de 2012. Os dados apontam que apenas 1,9% das amostras coletadas naquele ano apresentaram quantidade de agrotóxico acima do Limite Máximo de Resíduos (LMR).

  6. Opas: publicação sobre fortalecimento dos sistemas regulatórios para medicamentos recebe artigos

    A Revista Pan-Americana de Saúde Pública, editada pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), anuncia a convocatória de artigos a serem submetidos para publicação do número especial sobre Fortalecimento dos sistemas regulatórios para medicamentos e outras tecnologias na Região das Américas. A revista será publicada no final de 2015. Este número especial conta com a colaboração da US Food and Drug Administration (FDA).

  7. Seminário discute Regionalização e Redes de Atenção como desafios para efetivação do SUS

    Nos dias 13 e 14 de novembro, a Escola Nacional de Saúde Pública, por intermédio do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (Laser/ENSP), organizará o seminário Regionalização e Redes de Atenção à Saúde como desafios para efetivação do SUS. O evento, que terá participação de pesquisadores da Escola e convidados externos, abordará a regionalização e organização das Redes de Atenção a partir das características da regionalização e do processo de governança. A mesa de abertura está marcada para o dia 13 de novembro, às 13h30, no salão internacional da ENSP. O evento é aberto aos interessados; as inscrições podem ser feitas durante o seminário.

  8. Livro traz orientações para profissionais da Atenção Básica

    Transtornos mentais, drogas, violências, desigualdades sociais: esses são alguns dos principais problemas aos quais os profissionais da atenção básica têm que lidar em seu cotidiano de trabalho. O Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos da ENSP (LabMep), pensando numa forma de alertar e orientar a sociedade e os profissionais a respeito desses agravos, produziu os Cadernos de Monitoramento Epidemiológico e Ambiental. Os exemplares, que abordam essas questões na perspectiva da saúde pública com base nas charges do cartunista Mayrink e trazem uma linguagem de fácil compreensão, agora estão reunidos numa edição-síntese, no formato de um livro, intitulado Os Males Humorados. A publicação está disponível para download na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  9. Edição especial celebrará 2 mil publicações do Informe ENSP

    Nesta quinta-feira (13/11), o boletim Informe ENSP atinge a marca de duas mil edições pulicadas. O número expressivo se baseia na reformulação do antigo ENSP Notícias, em 2006, quando o sistema desenvolvido para a nova versão do informativo integrou o cadastro de notícias em uma única ferramenta, gerando, assim, a Edição nº 01 do Informe ENSP, em 16 de maio de 2006. Para celebrar esse momento, a edição 2 mil pretende resgatar alguns momentos de extrema importância para o campo da saúde pública, divulgados ao longo de todos esses anos pela ENSP. Confira, nesta quinta-feira, uma edição histórica e relembre momentos de grande significado para a instituição.

  10. Confira a nova edição on-line do Boletim do Cecovisa

    Uma nova vacina contra gripe no Brasil, a falta de investimentos em vacinas para o Ebola, a análise da água no Rio de Janeiro e a aprovação de genéricos inéditos no país são alguns dos destaques da nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. Disponível on-line, a publicação comenta ainda a realização do evento A Colaboração Ministério Público/Ministério da Saúde/ENSP no aperfeiçoamento da atuação dos membros do MP na Saúde. A atividade, que acontecerá no dia 27 de novembro, das 13h30 às 17h, no salão internacional, é aberta ao público e tem como objetivo divulgar a colaboração entre as três instituições e identificar as potencialidades e desafios da atuação do Ministério Público e das três esferas de gestão no direito à saúde. Confira essas e outras matérias na página eletrônica do Cecovisa.