1. Nova edição do boletim do Cecovisa está no ar

    Saiu a nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP (Cecovisa) com destaque para vários eventos científicos, entre eles, o I Seminário da Qualidade e Segurança do Paciente – iniciativas e desafios na Fiocruz, que será realizado nos dias 30 de junho e 1º de julho. O evento tem como público alvo gestores e profissionais da Fiocruz e de outras instituições de atenção à saúde, públicas e privadas. Também ressaltou a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá entre os dias 01 e 04/12, em Brasília.

  2. Seca: publicação retrata medidas de redução e seu impacto na saúde humana

    Os Sertões, de Euclides da Cunha, e Vidas Secas, de Graciliano Ramos - clássicos da literatura brasileira -, já abordavam a trágica questão da seca que acomete o país, em especial na região Nordeste. No entanto, o fenômeno representa muito mais do que isso. Trata-se de um evento climático que afeta de forma permanente várias regiões do mundo. Os impactos econômicos, sociais e de saúde são pouco reconhecidos - sendo os indivíduos pobres e marginalizados os mais afetados. Isso é o que afirma o livro O setor saúde diante das situações de seca. A publicação é a terceira da série Desenvolvimento Sustentável e Saúde, idealizada pela Organização Pan-Americana da Saúde, da Organização Mundial da Saúde - Representação no Brasil (Opas/OMS), e o pesquisador da ENSP e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes), Carlos Machado de Freitas, foi um de seus autores. O livro está em acesso aberto e disponível para download

  3. Medicina de contrastes: mesa debate renúncia fiscal, formação dos médicos e desigualdades

    Um homem de quase quarenta anos chega a um hospital com uma dor atípica no tórax. Os primeiros exames descartam a possibilidade de infarto. Ainda assim, orientado pelos médicos, embarca num helicóptero-ambulância de Minas Gerais para o Rio de Janeiro, para que sejam feitos novos exames. No mesmo dia, uma mulher com infarto do miocárdio da parede inferior, com 12 horas de evolução, encontra-se no corredor de um hospital público, onde recebe os primeiros cuidados. As duas situações foram narradas pelo clínico Luíz Vianna Sobrinho na abertura da segunda mesa-redonda sobre a ética na medicina, realizada na ENSP na sexta-feira, 19 de junho. A diferença fundamental entre os dois personagens, muitos já devem suspeitar, é que o primeiro é um empresário. A segunda, funcionária de uma igreja. O contraste, construído com casos reais, foi o pontapé inicial do debate intitulado A estruturação da ciência e do consumo na medicina - as 'escolhas de Sofias' do público ao privado, do qual participaram, também, a médica e doutora em saúde coletiva Maria de Fátima Andreazzi e Carlos Ocké-Reis, pesquisador  do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA.

  4. Pesquisa mostra importância da mídia para sensibilização de jovens sobre DST

    O novo relatório, intitulado A mídia brasileira enfocando os jovens como atores centrais na prevenção de DST/Aids e Hepatites Virais, foi lançado pelo Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais (DDAHV) do Ministério da Saúde, em cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (UNESCO). Ele reúne relatos de grupos de jovens e adolescentes, bem como de jornalistas que trabalham na mídia – coletados pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) – sobre as suas percepções em relação à mídia e ações de prevenção para doenças sexualmente transmissíveis (DST), aids e hepatites virais.

  5. Avanço do sistema financeiro sobre a saúde é tema de mesa-redonda na ENSP

    Acontece, nesta sexta-feira, dia 26 de junho, a última das três mesas-redondas que debateram a ética na medicina, nos dias de hoje. Como ocorreu nos dois primeiros eventos da série, o livro Medicina financeira: ética estilhaçada, de Luíz Vianna Sobrinho, servirá de ponto de partida para o debate, do qual participam Lígia Bahia, doutora em Saúde Pública pela ENSP, e pesquisadora da UFRJ, Rudá Ricci, sociólogo e cientista político, e Ana Maria Costa, atual presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, o Cebes. O título desse terceiro encontro é O Tyrannosaurus Health - o avassalador avanço do sistema financeiro/corporações sobre a saúde - o instrumento médico.

  6. Seminário aborda os desafios e perspectivas da ciência cidadã

    Discutir a participação cidadã na ciência como uma estratégia para a equidade em saúde, este é o objetivo do seminário Ciência cidadã e determinação social da saúde: desafios e perspectivas, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Icict, que será realizado na sexta-feira, 3 de julho, no auditório do Icict, das 13h30 às 16h30. O evento terá como palestrantes Luis David Castiel, o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), e Sarita Albagli, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

  7. DSSA encerra ciclo de encontros debatendo direito humano à água

    Encerrando o ciclo de eventos em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP realizará o V DSSA Debate, cujo tema será Direito humano à água e ao esgotamento sanitário. Para tanto, trará como palestrante o relator especial do Direito Humano à Água e ao Esgotamento Sanitário das Nações Unidas e pesquisador do Centro de Pesquisa René Rachou/Fiocruz, Léo Heller. A mesa será coordenada pelo diretor da ENSP, Hermano Castro. O encontro faz parte da programação do evento Sustentabilidade: o equilíbrio necessário, que teve como objetivo discutir temas que envolvem a reflexão sobre o modelo econômico atual, excludente e concentrador de renda, e sua pressão sob os recursos naturais, apresentando alternativas na busca por um modo de vida mais sustentável, saudável e equilibrado. O DSSA Debate é aberto ao público e acontecerá no salão internacional da Escola, no 4º andar, às 13h30.

  8. Mês do Meio Ambiente: feira agroecológica e festa junina agitam ENSP na quinta-feira (25/6)

    Durante o Mês do Meio Ambiente, a Escola Nacional de Saúde Pública programou uma série de atividades para despertar a reflexão acerca do atual modelo econômico de desenvolvimento e suas consequências na saúde da população. Entre elas, a Feira Saberes e Sabores Josué de Castro, a ser realizada na quinta-feira (25/6), das 10 às 15 horas. Além da Feira haverá também uma festa junina com oferta de alimentos produzidos pela Agricultura Familiar, trazendo a oportunidade de acesso ao modelo de produção mais sustentável e de diálogo com os produtores e movimentos sociais.

  9. Boletim do Cecovisa: nova edição disponível na web

    A nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP (Cecovisa) já está no ar e destaca que o Governo americano ordena retirada de gordura trans dos produtos alimentícios. Vários testes científicos mostraram que o consumo de gorduras trans eleva o nível do chamado colesterol "ruim". O uso nos alimentos de óleos parcialmente hidrogenados, conhecidos como gorduras trans, não é seguro e estes produtos devem ser retirados do mercado em um prazo de três anos, anunciou a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos.

  10. Encontro debateu a ética da medicina praticada hoje

    Muito provavelmente é uma imagem que quase todo mundo pode buscar na memória: lança-se uma pedra em um lago e um conjunto de ondas concêntricas passa a se expandir do centro para a periferia, num movimento que acaba por tomar todo o lago. Embora desgastada, é a essa imagem que se recorre quando se tenta pôr nos termos práticos de uma cobertura jornalística o conjunto de ideias, impressões e afetos que se deram durante o primeiro encontro da série de três mesas redondas que debaterão, na ENSP, neste mês de junho, a ética da medicina praticada nos dias atuais. A pedra em questão é o livro A medicina financeira, a ética estilhaçada, de Luiz Vianna Sobrinho. As ondas que se sucederam ficaram a cargo do pensamento dos pesquisadores Luis David Castiel, Fernando Telles e Marilene Castilho.