1. Radis amplia o foco do debate sobre o Aedes aegypti

    A  edição n°161 de fevereiro de 2016 da Revista Radis, disponível on-line, destaca a tríplice epidemia viral de dengue, chikungunya e zica, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. "A possibilidade de alguns casos de zika evoluírem para complicações neurológicas como a síndrome de Guillan-Barré, e, desde novembro passado, a constatação de que a infecção pelo vírus durante a gravidez tem relação direta com uma outra epidemia, a de casos de microcefalia, entre outros comprometimentos da zika congênita, tornou a atual crise sanitária uma prioridade para além do campo da saúde, acordando as autoridades e preocupando toda a população", alerta o editorial da publicação. A matéria de capa critica a ideia do mosquito como o “inimigo número um”, porque é mais eficaz modificar as condições que propiciam a proliferação do mosquito do que focar diretamente nele, afirmam pesquisadores e sanitaristas entrevistados. "O que permite a infestação dos mosquitos nas cidades brasileiras é a ausência de saneamento e de oferta contínua de água, acúmulo de lixo, falta de drenagem e de limpeza pública, falta de cuidados dentro e fora das casas para eliminar qualquer acúmulo de água parada."

  2. Nova edição do boletim do Cecovisa já está disponível on-line

    Já está disponível on-line a nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. A publicação divulga o informativo do Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim/CFF). Ainda destaca que a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro abriu sindicância para apurar prejuízo de R$2 milhões, resultado do desperdício de mais de 7 mil unidades de próteses vencidas pertencentes ao governo do estado.

  3. Livro fala sobre o consumo de crack entre crianças e adolescentes

    O crack é uma droga de rápida absorção que causa impacto instantâneo na saúde global dos usuários e provoca comprometimento clínico e psiquiátrico. Publicado pela Editora Fiocruz, o livro Crianças, Adolescentes e Crack: desafios para o cuidado aborda o consumo da droga por crianças e adolescentes e as consequências que sofrem com o uso da substância por pais ou responsáveis. Os autores do livro, organizado pela pesquisadora Simone Gonçalves de Assis, do Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli da ENSP/Fiocruz, atuam em diferentes campos do conhecimento e oferecem uma visão interdisciplinar sobre o assunto. Eles buscaram identificar quantos e quem são esses jovens indivíduos e traçar um perfil deles, além de refletir sobre as formas de atenção existentes em algumas cidades brasileiras.

  4. Revista Saúde em Debate recebe artigos sobre monitoramento e avaliação em saúde

    O Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais do Departamento de Endemias Samuel Pessoas, da ENSP/Fiocruz, com o apoio do Departamento de Monitoramento e Avaliação do Ministério da Saúde (Demas/MS), está organizando a composição de um número temático da revista Saúde em Debate sobre "Monitoramento e Avaliação em saúde para a Ação". A publicação editada pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) terá foco será no uso, utilização e influência dos sistemas de monitoramento e avaliação de projetos, programas e políticas de saúde. O prazo de submissão dos artigos se encerra em 11 de abril de 2016.

  5. Revista do Conass trata das ameaças e oportunidades do SUS frente à crise

    A Revista Consensus - uma publicação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde - traz em sua 17º edição (out/nov/dez de 2015) uma discussão sobre as ameaças e as oportunidades que a crise apresenta para o SUS como matéria de capa. Na matéria analisa-se como evitar o colapso do sistema de saúde brasileiro; e de que maneira a população é atingida, além da real ameaça à sua maior conquista que é o próprio Sistema Único de Saúde. Confira outros destaques.

  6. Livro lança novo olhar sobre a tríade desenvolvimento, ambiente e saúde

    Uma discussão sobre os desafios do saneamento no mundo atual foi o ponto de partida de Saneamento: promoção da saúde, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental. O livro da Editora Fiocruz é resultado do trabalho de quatro profissionais atuantes nas áreas de engenharia sanitária e saúde ambiental: Cezarina Maria Nobre Souza, André Monteiro Costa, Luiz Roberto Santos Moraes e Carlos Machado de Freitas. “O modelo de gestão deve ser adequado à tecnologia utilizada e às características socioculturais da população. Não é mais aceitável, como tem sido corrente, a imposição de soluções que, por não considerarem a coerência com a cultura e as condições de habitabilidade das pessoas, geram ônus de manutenção para as mais pobres.”, destacam os autores no texto de apresentação do livro.

  7. Nova edição do boletim do Cecovisa já está no ar

    Já está disponível on-line a nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. A publicação divulga a notificação nacional das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e Resistência Microbiana da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, válida a partir de janeiro de 2016. As Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) dos serviços de saúde já podem realizar as notificações mensais por meio dos formulários acessíveis para seus estados.

  8. Nova edição do boletim do Cecovisa já está disponível on-line

    Já está disponível on-line a nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. A publicação destaca a analise de kits comerciais para diagnosticar Zika, Chikungunya e Dengue; a proibição, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para produtos contra dependência química sem registro; além de lembrar que continuam abertas, até 28 de janeiro, as inscrições para o curso de Especilização em Vigilância Sanitária da ENSP. Confira a publicação. 

  9. Revista promove debate sobre adolescência e saúde coletiva

    Organizada pelas pesquisadoras da ENSP, Simone Gonçalves Assis e Joviana Quintas Avanci, e Cristiane S. Duarte, da Colúmbia University, a edição de novembro de 2015 (vol. 20 n. 11), da Revista Ciência & Saúde Coletiva, foca especificamente nos dilemas da saúde do adolescente: questões associadas ao desenvolvimento físico através da alimentação e dos cuidados com a saúde oral; presença de problemas mentais como depressão, decorrentes do bullying e de outras formas de violência; e a temática da desigualdade social que permeia a qualidade de vida. O tema da sexualidade, em especial da masculinidade, também está presente. De todos os adolescentes brasileiros (45 milhões entre 10 a 19 anos), os mais frágeis estão na Região Nordeste, onde a pobreza e os dados de frequência escolar desnudam a desigualdade social e de oportunidades.

  10. ENSP e Ministério da Saúde lançam manual de planejamento do SUS

    O Departamento de Articulação Interfederativa, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (DAI/Sgep/MS), em parceria com a ENSP, acaba de lançar a 1ª edição do Manual de Planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A publicação está disponível em três formatos: impressa, em PDF para download e como e-book - tecnologia que permite sua atualização com agilidade. O manual é o quarto volume da Série Articulação Interativa, uma cooperação entre o DAI e o Departamento de Ciências Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública (DCS/ENSP), cujos pesquisadores envolvidos no projeto são Assis Mafort, José Mendes Ribeiro e Marcelo Rasga Moreira. O objetivo do manual é auxiliar gestores de saúde na elaboração de instrumentos para o planejamento de ações de saúde nos municípios, regiões de saúde, estados, Distrito Federal e governo federal.