1. Disponível nova edição do ‘Cadernos de Saúde Pública’

    A edição de setembro de 2014 da revista Cadernos de Saúde Pública (vol.30 n°9) aborda um problema enfrentado por milhares de pacientes que sofrem danos decorrentes da assistência insegura à saúde. De acordo com o editorial, assinado pela pesquisadora Enirtes Caetano Prates Melo, editora associada do Cadernos, o papel da assistência hospitalar tem sido amplamente discutido, como também a contribuição de fatores que interferem na distribuição do risco de ocorrência de incidentes em hospitais. “O mesmo não pode ser dito sobre a (in)segurança do paciente na atenção primária. A despeito do grande potencial de ocorrência de incidentes nesse nível de atenção, que envolve a maioria dos cuidados prestados, persistem diversas lacunas que tornam escassa a base de conhecimento sobre o tema nesse cenário.” O fascículo traz diversos artigos de autoria de pesquisadores da ENSP.

  2. Brasília sediará 14ª edição de mostra nacional sobre epidemiologia

    A 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças - ExpoEpi acontecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília/DF, no período de 28 a 31 de outubro de 2014. A mostra, criada em 2001 e, promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS), tem como principal objetivo difundir os serviços de saúde do SUS que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes para a saúde pública, por meio da Mostra Competitiva.

  3. Boletim do Cecovisa destaca casos de ebola pelo mundo

    A nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa) da ENSP está disponível on-line. A publicação aborda as ações de controle do vírus Ebola pelo mundo e o primeiro caso suspeito no Brasil, registrado no município de Cascavel (PR). Na ocasião, todas as medidas de biossegurança foram adotadas pelas autoridades para isolamento do paciente na Fiocruz. Leia também a respeito das medidas mais rígidas apresentadas pelo governo dos Estados Unidos para o controle de viajantes internacionais a fim de impedir que o Ebola se espalhe no país. Outra nota cita o uso de medicamentos experimentais contra o vírus utiizados no Japão. Acesse o Boletim do Cecovisa/ENSP.

  4. ENSP participa de seminário sobre democracia e desenvolvimento

    Nos dias 17 a 18 de outubro, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) promove o seminário Democracia e Participação Popular como Base para a Construção do Modelo de Estado, Sociedade e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro. A atividade contará com a participação de representantes da Escola Nacional de Saúde Pública, Alames, Fiocruz, MST, IPEA, Ministério da Saúde, além de acadêmicos da saúde pública brasileira e outras autoridades que debaterão sobre saúde, política, democracia, participação popular e direitos sociais. Ainda há vagas disponíveis e os interessados podem se inscrever até 15 de outubro. 

  5. Publicação discute injustiças ambientais com foco no Sibsa

    Como a questão ambiental está imbricada com as questões social e de saúde? Este é o tema trazido pela nova edição da Revista Ciência & Saúde Coletiva, vol. 19, nº 10, que está disponível on-line para acesso. A publicação apresenta a contribuição de pesquisadores de todas as regiões do país e trata dos mais diferentes grupos afetados pelos desmandos ambientais; analisa os problemas de poluição das águas, do ar, do solo e as intoxicações e contaminações por agrotóxicos. A revista problematiza ainda a ação humana que degrada o planeta e as doenças e agravos que decorrem das intervenções desastradas que visam apenas lucro e poder. Ciência & Saúde Coletiva deste mês conta com artigos de diversos pesquisadores da ENSP e seu tema foi escolhido em função da realização do II Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente (Sibsa), organizado pelo Grupo Temático sobre Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Confira.

  6. Confira a participação da ENSP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

    A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) mobiliza a população em torno de temas e atividades de popularização da ciência, destacando sua importância para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. As atividades da semana começam na terça-feira, 14/10, e vão até o dia 19 de outubro. Este ano o tema central é Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social. A ENSP, claro, não poderia ficar de fora e seus pesquisadores estarão presentes na programação.

  7. ENSP participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

    A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) mobiliza a população em torno de temas e atividades de popularização da ciência, destacando sua importância para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Este ano, a SNCT ocorrerá de 13 a 19 de outubro e terá como tema Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social. A ENSP/Fiocruz não poderia ficar de fora, participando do Simpósio Tecnologias sociais, ciência e arte: encontros, diálogos e experiências no ensino e na promoção da saúde, promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

  8. Pesquisadores da ENSP falam sobre asma e tuberculose no congresso de pneumologia

    O diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Hermano Castro, e a pesquisadora do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) Margareth Dalcolmo, participam do XXXVII Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia, XIII Congresso Brasileiro de Endoscopia Respiratória - SBPT 2014 e X Congresso Sulamericano de Broncologia, que acontece até o dia 11 de outubro, em Gramado, no Rio Grande do Sul. o diretor da ENSP faz parte da comissão organizadora do congresso, na área de Doenças Respiratórias, Ambulatoriais e Ocupacionais.

  9. Revista Radis de outubro está no ar

    A edição 145 de outubro de 2014 da Revista Radis, que está on-line, destaca a regionalização do Sistema Único de Saúde. De acordo com a matéria de capa, em 1992, o tema da 9ª Conferência Nacional de Saúde indicava: Municipalização é o caminho. Em 2014, sanitaristas reveem criticamente o processo de descentralização da saúde no Brasil e reinventam esse slogan. "Agora, regionalização é o caminho", disse o presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Luis Eugenio Portela, em seminário do 7º Congresso Interno da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em agosto.

  10. Cecovisa: boletim destaca Ebola e uso de animais em pesquisas

    Já está disponível, na página eletrônica do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP, a nova edição do Boletim Cecovisa. A publicação destaca a Resolução Normativa nº18/2014, do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), que reconhece 17 métodos alternativos ao uso de animais em atividades de pesquisa no Brasil. A edição aborda ainda a primeira infecção pelo vírus ebola detectada em território americano. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, segundo a publicação, não descartou a possibilidade de existirem mais casos de ebola entre as pessoas que mantiveram contato com o paciente infectado, que chegou da Libéria no dia 20/9 e deu entrada no hospital no dia 28/9.