1. Boletim do Cecovisa destaca manifesto sobre proposta de financiamento do SUS

    A última edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP destaca a forma de financiamento proposta pelos artigos 2º e 3º da PEC 358/2013, que retira da saúde pública recursos absolutamente necessários ao seu funcionamento. Diversas entidades, entre elas a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), manifestaram repúdio à forma de financiamento proposta, reafirmando a prioridade da Saúde para todos os brasileiros, com ampliação dos recursos destinados ao SUS, o que exige a aprovação imediata do Projeto de Lei de Iniciativa Popular que destina 10% da receita corrente bruta da União à saúde. Além da discussão sobre o financiamento do SUS, o boletim do cecovisa traz também a nova lei que modifica o trabalho da vigilância sanitária no país e um alerta do Ministério da Saúde sobre o diagnóstico precoce de hanseníase, entre outras notícias.

  2. ISAGS oferece oficina online com integrante do CEPAL

    O Insitutito Sul-Americano de Governo em Saúde, ISAGS, vai transmitir via Webinar, nesta terça-feira, dia 27, às 16h, no horário de Brasília, a palestra de Ana Sojo, oficial de assuntos sociais da divisão de desenvolvimento Social da CEPAL - Comissão Econômica para América Latina e o Caribe. A conferência, que tem por tema “Determinação Social da Saúde na América Latina” é parte da semana presencial do curso Políticas Públicas Intersetoriais e Determinantes Sociais da Saúde. Para acompanhá-la em tempo real, acesso o link: anasojo.isags-unasur.org.

  3. Fiocruz promove debate sobre acumulação e esgotamento de bens naturais

    No dia 23 de janeiro, no Palácio Itaboraí, em Petrópolis, será realizada uma conferência seguida de debate sobre o tema O custo vital de acumular e esgotar os bens naturais, com o médico cirurgião Juan Garay e os convidados Vagner do Nascimento, coordenador do Fórum das Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Parati e Ubatuba e líder da campanha "Preservar é viver", e o diretor da ENSP/Fiocruz, Hermano Castro. A atividade, aberta a todos os interessados, está marcada para 14 horas.

  4. São Paulo sedia conferência da Sociedade Internacional de Epidemiologia Ambiental

    Enfrentando as iniquidades ambientais é o tema central da 27ª Conferência Anual da Sociedade Internacional de Epidemiologia Ambiental, que acontecerá entre os dias 30 de agosto a 03 de setembro de 2015. O evento é promovido pela Sociedade Internacional de Epidemiologia Ambiental (International Society for Environmental Epidemiology – ISEE) e organizado pela Abrasco e pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

  5. Evento debate a Translação do Conhecimento em Saúde Pública

    Para apresentar as inciativas de pesquisas aplicadas e intervencionais no âmbito global, fruto de parceria da Fiocruz com as Universidades de Montreal e de Nova Lisboa, a Rede Saúde Manguinhos realizou um ciclo de oficinas de trabalho. O encontro contou com a participação da doutora em Saúde da Comunidade e docente do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Universidade de Montreal, Louise Potvin, que também é editora do Canadian Journal of Public Health. Assista ao vídeo Translação do Conhecimento em Saúde Pública: iniciativas da Fiocruz (em português com legendas em inglês), produzido pelo Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (PDTSP/VPPLR). Além de Louise Potvin, o vídeo traz ainda a exposição da coordenadora do PDTSP e pesquisadora da ENSP Isabela Soares Santos.

  6. Primeira edição da Radis em 2015 aborda injustiça ambiental

    A edição 148 da revista Radis, publicada em janeiro de 2015, já está no ar trazendo as histórias de pessoas e populações que resistem aos impactos ambientais e sociais de grandes projetos. Reunidas no 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente, elas se afirmam como sujeitos de resistência, e não como objetos de pesquisa. Organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o encontro promoveu a articulação da academia com os movimentos sociais.

  7. Publicada a primeira edição de 2015 do Boletim Cecovisa

    A primeira edição de 2015 do Boletim do Cecovisa já pode ser acessada na página eletrônica do Centro Colaborador. A publicação destaca a prática de prescrição off-label, que ocorre quando há prescrição de um medicamento sem as indicações para as quais a droga foi originalmente aprovada por órgãos reguladores. Leia também notícias sobre o funcionamento do sistema interamericano de alertas de segurança de produtos para consumo, a suspensão do prazo para adequação do registro de radiofármacos (medicamentos com finalidade diagnóstica ou terapêutica produzidos a partir de substâncias radioativas e de uso restrito a hospitais e clínicas especializadas), além da publicação do relatório do Grupo de Trabalho Sobre Aditivos em Tabaco nos idiomas português e inglês, dentre outras.

  8. Nova edição do boletim do Cecovisa está disponível on-line

    Está disponível on-line o novo boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa). A edição publicada no último dia 27 fala do decreto da presidente Dilma Rousseff, assinado no último dia 15, com o objetivo de convocar a 15ª Conferência Nacional de Saúde. O evento, previsto para acontecer em novembro de 2015, terá como tema Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas e como eixo 'Direito do Povo Brasileiro'.