1. Lançamento do DVD 'Nascer no Brasil' emociona plateia

    Era para ser um debate entre a coordenadora da pesquisa Nascer no Brasil, Maria do Carmo Leal (Ensp/Fiocruz), e a publicitária e documentarista Bia Fioretti, diretora e produtora da série em DVD homônima. Mas após a exibição do vídeo Nascer no Brasil: Parto, da violência obstétrica às boas práticas, a dor e a lembrança de violências sofridas, até então ignoradas, deu voz a inúmeras mulheres da plateia. Como em um filme de Woody Allen, em que ficção e vida real se misturam, o público viu suas histórias de vida espelhadas na tela e nas falas das personagens do filme, dando início a uma rica e emocionante troca de experiências. O debate foi uma iniciativa do Centro de Estudos do Icict e do Núcleo de Estudos do Audiovisual em Saúde da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. 

  2. Artigo que avalia Ambiente Virtual de Aprendizagem recebe prêmio internacional

    Com uma estratégia inovadora, o artigo Assessment of the use of online communities to integrate educational processes development teams: an experience in popular health education in Brazil foi premiado na Conferência Internacional e-Learning 2014, em Lisboa, Portugal. Escrito pelos pesquisadores da ENSP Elomar Barilli, Stenio de Freitas Barreto, Carla Moura e Marco Antonio Menezes, ele trata do levantamento e análise quanti-qualitativa do uso de Ambientes Virtuais no Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde - uma iniciativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (Sgep/MS), em parceria com a ENSP e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

  3. Acesse a nova edição do boletim do Cecovisa

    A nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa) da ENSP destaca o aumento do número de pedidos de importação do Canabidiol (CBD) para uso pessoal recebido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Já são 297 pedidos, de acordo com o último relatório divulgado pela Coordenação de Produtos Controlados (CPCON), datado de 03/12. 

  4. Movimentos sociais e avaliação do PAC Favelas pautam debates na segunda (15/12)

    Na segunda-feira, 15 de dezembro, a Escola Nacional de Saúde Pública promoverá duas atividades abertas ao público. Para encerrar o ano letivo do curso de Especialização em Saúde Pública (o mais antigo da ENSP - há 58 anos na grade curricular), o Deputado Federal Chico Alencar (PSOL-RJ) ministrará a palestra Movimentos Sociais e Saúde no Rio de Janeiro, às 9 horas, na sala 111 da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Na segunda atividade do dia, o  Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM) irá compartilhar os resultados da pesquisa sobre o PAC favelas, por meio do seminário de pesquisa Territórios em Movimento: Avaliação participativa do PAC Favelas – RJ na perspectiva da promoção da sáude e da justiça. O evento também acontece na Escola Politécnica, a partir das 13h30, no auditório Joaquim Cardoso de Melo.

  5. Palestra de Chico Alencar encerra curso de Especialização em Saúde Pública

    O curso de especialização em Saúde Pública da ENSP encerra as atividades do ano letivo de 2014, nesta segunda-feira, dia 15, com a palestra Movimentos Sociais e Saúde no Rio de Janeiro, a ser ministrada pelo Deputado Federal Chico Alencar (PSOL - RJ). A pesquisadora da Escola Suely Rozenfeld também participará do evento, como debatedora. A atividade será às 9h, na sala 111 da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio. O curso de saúde pública é coordenado pelas pesquisadoras Gíssia Gomes Galvão, Isabel Cristina Silva Arruda Lamarca e Cláudia de Brito.

  6. Publicação enfoca próxima conferência de saúde do trabalhador

    A edição de dezembro de 2014 (vol.19 n.12) da Revista Ciência & Saúde Coletiva está disponível on-line, trazendo as questões a serem debatidas na 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CNST) 2014, cujo lema é a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST), e que ocorre de 15 a 18 de dezembro. De acordo com o editor convidado Carlos Minayo Gomez, essa Política responde à proposta que entidades representativas da sociedade civil e profissionais de saúde vinham almejando desde a I Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador. No documento da PNST constam também os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observados pelas três esferas de gestão do SUS para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do(a) trabalhador(a). O fascículo contempla a prioridade definida na PNST de fortalecer a VISAT e a sua integração com os demais componentes da Vigilância em Saúde, com vistas à promoção da saúde e de ambientes e processos de trabalho saudáveis.

  7. Sala de apoio à amamentação do Centro de Saúde ganha certificação do MS

    Nesta terça-feira, 9 de dezembro, às 9h, o Ministério da Saúde (MS) realiza a certificação das salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta dos Bancos de Leite Humano (BLH) e postos de coleta. Com a proposta de contribuir para a continuidade da amamentação, as salas são especialmente preparadas dentro do ambiente empresarial, visando permitir que a mulher-mãe que amamenta possa de forma segura retirar seu leite e levá-lo para seu filho após a jornada de trabalho. A sala de apoio a amamentação do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP receberá a certificação.

  8. Onipresente e desprezada: Radis de dezembro traz especial sobre água e saúde

    Vivemos uma era de contradições: enquanto sondas, telescópios e foguetes atravessam o espaço em busca de indícios de vida em outros planetas, sendo um desses indícios a presença de água, essa substância tão importante para os seres humanos vem sendo extinta aqui na Terra. Desabastecimento por conta de secas, poluição e uma visão mercantil dos recursos hídricos estão entre os problemas a serem enfrentados com urgência nos dias que correm. Para tratar do tema, a revista Radis de dezembro traz uma série de reportagens, além de uma entrevista com o engenheiro e professor aposentado do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Carlos Eduardo Morelli Tucci. 

  9. PPGBIOS realiza I Jornada de Bioética de 1º a 3 de dezembro

    De 1º a 3 de dezembro, o Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), desenvolvido pela ENSP em associação ampla com a UFRJ, UFF e Uerj, realizará a I Jornada de Bioética do PPGBIOS. A atividade, que é aberta ao público e não necessita de inscrição prévia, abordará entre outros assuntos educação e cuidados em saúde; ética em pesquisa com seres humanos; e justiça e políticas públicas.