1. Boletim do Cecovisa destaca casos de ebola pelo mundo

    A nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa) da ENSP está disponível on-line. A publicação aborda as ações de controle do vírus Ebola pelo mundo e o primeiro caso suspeito no Brasil, registrado no município de Cascavel (PR). Na ocasião, todas as medidas de biossegurança foram adotadas pelas autoridades para isolamento do paciente na Fiocruz. Leia também a respeito das medidas mais rígidas apresentadas pelo governo dos Estados Unidos para o controle de viajantes internacionais a fim de impedir que o Ebola se espalhe no país. Outra nota cita o uso de medicamentos experimentais contra o vírus utiizados no Japão. Acesse o Boletim do Cecovisa/ENSP.

  2. ENSP participa de seminário sobre democracia e desenvolvimento

    Nos dias 17 a 18 de outubro, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) promove o seminário Democracia e Participação Popular como Base para a Construção do Modelo de Estado, Sociedade e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro. A atividade contará com a participação de representantes da Escola Nacional de Saúde Pública, Alames, Fiocruz, MST, IPEA, Ministério da Saúde, além de acadêmicos da saúde pública brasileira e outras autoridades que debaterão sobre saúde, política, democracia, participação popular e direitos sociais. Ainda há vagas disponíveis e os interessados podem se inscrever até 15 de outubro. 

  3. Publicação discute injustiças ambientais com foco no Sibsa

    Como a questão ambiental está imbricada com as questões social e de saúde? Este é o tema trazido pela nova edição da Revista Ciência & Saúde Coletiva, vol. 19, nº 10, que está disponível on-line para acesso. A publicação apresenta a contribuição de pesquisadores de todas as regiões do país e trata dos mais diferentes grupos afetados pelos desmandos ambientais; analisa os problemas de poluição das águas, do ar, do solo e as intoxicações e contaminações por agrotóxicos. A revista problematiza ainda a ação humana que degrada o planeta e as doenças e agravos que decorrem das intervenções desastradas que visam apenas lucro e poder. Ciência & Saúde Coletiva deste mês conta com artigos de diversos pesquisadores da ENSP e seu tema foi escolhido em função da realização do II Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente (Sibsa), organizado pelo Grupo Temático sobre Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Confira.

  4. Confira a participação da ENSP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

    A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) mobiliza a população em torno de temas e atividades de popularização da ciência, destacando sua importância para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. As atividades da semana começam na terça-feira, 14/10, e vão até o dia 19 de outubro. Este ano o tema central é Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social. A ENSP, claro, não poderia ficar de fora e seus pesquisadores estarão presentes na programação.

  5. ENSP participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

    A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) mobiliza a população em torno de temas e atividades de popularização da ciência, destacando sua importância para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Este ano, a SNCT ocorrerá de 13 a 19 de outubro e terá como tema Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social. A ENSP/Fiocruz não poderia ficar de fora, participando do Simpósio Tecnologias sociais, ciência e arte: encontros, diálogos e experiências no ensino e na promoção da saúde, promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

  6. Pesquisadores da ENSP falam sobre asma e tuberculose no congresso de pneumologia

    O diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Hermano Castro, e a pesquisadora do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) Margareth Dalcolmo, participam do XXXVII Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia, XIII Congresso Brasileiro de Endoscopia Respiratória - SBPT 2014 e X Congresso Sulamericano de Broncologia, que acontece até o dia 11 de outubro, em Gramado, no Rio Grande do Sul. o diretor da ENSP faz parte da comissão organizadora do congresso, na área de Doenças Respiratórias, Ambulatoriais e Ocupacionais.

  7. Cecovisa: boletim destaca Ebola e uso de animais em pesquisas

    Já está disponível, na página eletrônica do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP, a nova edição do Boletim Cecovisa. A publicação destaca a Resolução Normativa nº18/2014, do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), que reconhece 17 métodos alternativos ao uso de animais em atividades de pesquisa no Brasil. A edição aborda ainda a primeira infecção pelo vírus ebola detectada em território americano. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, segundo a publicação, não descartou a possibilidade de existirem mais casos de ebola entre as pessoas que mantiveram contato com o paciente infectado, que chegou da Libéria no dia 20/9 e deu entrada no hospital no dia 28/9.

  8. ENSP participa de seminário sobre democracia e desenvolvimento

    Nos dias 17 a 18 de outubro, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) promove o seminário Democracia e Participação Popular como Base para a Construção do Modelo de Estado, Sociedade e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro. A atividade contará com a participação de representantes da Escola Nacional de Saúde Pública, Alames, Fiocruz, MST, IPEA, Ministério da Saúde, além de acadêmicos da saúde pública brasileira e outras autoridades que debaterão sobre saúde, política, democracia, participação popular e direitos sociais. Ainda há vagas disponíveis e os interessados podem se inscrever até 15 de outubro. 

  9. Revista Radis de outubro está no ar

    A edição 145 de outubro de 2014 da Revista Radis, que está on-line, destaca a regionalização do Sistema Único de Saúde. De acordo com a matéria de capa, em 1992, o tema da 9ª Conferência Nacional de Saúde indicava: Municipalização é o caminho. Em 2014, sanitaristas reveem criticamente o processo de descentralização da saúde no Brasil e reinventam esse slogan. "Agora, regionalização é o caminho", disse o presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Luis Eugenio Portela, em seminário do 7º Congresso Interno da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em agosto.

  10. Novo edição do boletim do Cecovisa já está disponível on-line

    Já está disponível on-line a última edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. A publicação traz como destaque o ebola. Autoridades anunciaram, em 22/9, que foram descobertos 70 corpos e 150 novos casos de ebola em Serra Leoa, durante o toque de recolher obrigatório de três dias para ajudar a conter a propagação do vírus, que terminou no domingo, 21 de setembro. A publicação convida também para o próximo Centro de Estudos da ENSP, na quarta-feira (1º de outubro), que debaterá o tema Doença pelo Vírus Ebola (DVE): desafios para a saúde pública e para a bioética. Confira o boletim na íntegra.