1. Alames comemora 30 anos com congresso internacional

    Com o tema Saber y Poder Popular para construir un nuevo modelo de desarrollo, Estado y sociedad, o XIII Congresso Latinoamericano de Medicina Social y Salud Coletiva promovido pela Associação Latino-Americana de Medicina Social (Alames) acontecerá na Universidad de El Salvador, na capital do país, de 22 a 26 de novembro. O diretor da ENSP, Hermano Castro, estará presente ao evento mediando o painel Transformación del Estado, construcción y consolidación de políticas sociales antineoliberales.

  2. Desafios da Epidemiologia é tema da nova edição do 'Cadernos de Saúde Pública'

    Está disponível a edição de outubro de 2014 da revista Cadernos de Saúde Pública (vol.30 n°10), que aborda a recente realização do IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia em Vitória, Espírito Santo (EpiVix 2014), evento que refletiu sobre o desenvolvimento da epidemiologia brasileira e seus desafios. "O EpiVix se destacou na tarefa de valorizar a história dos congressos de epidemiologia, prestando as devidas honras aos que se dedicaram a organizar os congressos anteriores dos quais este é legítimo subsidiário. Foi um marco para a epidemiologia brasileira", relata o editor associado, Guilherme Werneck, no editorial da revista. 

  3. Cecovisa: Chikungunya e novo medicamento para tuberculose na nova edição

    O lançamento de um manual da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre boas práticas para restaurantes coletivos, a aprovação de um novo medicamento para tuberculose, a suspensão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de 65 planos de saúde de 16 operadoras e a busca da Fiocruz por testes rápidos para os casos de Chikungunya são alguns dos destaques do Boletim do Centro Colaborador de Vigilância Sanitária (Cecovisa) da ENSP.  A publicação aborda ainda o Relatório Final do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) para o ano de 2012. Os dados apontam que apenas 1,9% das amostras coletadas naquele ano apresentaram quantidade de agrotóxico acima do Limite Máximo de Resíduos (LMR).

  4. Opas: publicação sobre fortalecimento dos sistemas regulatórios para medicamentos recebe artigos

    A Revista Pan-Americana de Saúde Pública, editada pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), anuncia a convocatória de artigos a serem submetidos para publicação do número especial sobre Fortalecimento dos sistemas regulatórios para medicamentos e outras tecnologias na Região das Américas. A revista será publicada no final de 2015. Este número especial conta com a colaboração da US Food and Drug Administration (FDA).

  5. Livro traz orientações para profissionais da Atenção Básica

    Transtornos mentais, drogas, violências, desigualdades sociais: esses são alguns dos principais problemas aos quais os profissionais da atenção básica têm que lidar em seu cotidiano de trabalho. O Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos da ENSP (LabMep), pensando numa forma de alertar e orientar a sociedade e os profissionais a respeito desses agravos, produziu os Cadernos de Monitoramento Epidemiológico e Ambiental. Os exemplares, que abordam essas questões na perspectiva da saúde pública com base nas charges do cartunista Mayrink e trazem uma linguagem de fácil compreensão, agora estão reunidos numa edição-síntese, no formato de um livro, intitulado Os Males Humorados. A publicação está disponível para download na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  6. Edição especial celebrará 2 mil publicações do Informe ENSP

    Nesta quinta-feira (13/11), o boletim Informe ENSP atinge a marca de duas mil edições pulicadas. O número expressivo se baseia na reformulação do antigo ENSP Notícias, em 2006, quando o sistema desenvolvido para a nova versão do informativo integrou o cadastro de notícias em uma única ferramenta, gerando, assim, a Edição nº 01 do Informe ENSP, em 16 de maio de 2006. Para celebrar esse momento, a edição 2 mil pretende resgatar alguns momentos de extrema importância para o campo da saúde pública, divulgados ao longo de todos esses anos pela ENSP. Confira, nesta quinta-feira, uma edição histórica e relembre momentos de grande significado para a instituição.

  7. Seminário discute Regionalização e Redes de Atenção como desafios para efetivação do SUS

    Nos dias 13 e 14 de novembro, a Escola Nacional de Saúde Pública, por intermédio do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (Laser/ENSP), organizará o seminário Regionalização e Redes de Atenção à Saúde como desafios para efetivação do SUS. O evento, que terá participação de pesquisadores da Escola e convidados externos, abordará a regionalização e organização das Redes de Atenção a partir das características da regionalização e do processo de governança. A mesa de abertura está marcada para o dia 13 de novembro, às 13h30, no salão internacional da ENSP. O evento é aberto aos interessados; as inscrições podem ser feitas durante o seminário.

  8. ENSP promove duas Rodas de Conversa nesta quarta-feira (12/11)

    Nesta quarta-feira, 12 de novembro, a Escola Nacional de Saúde Pública, por meio do Fórum de Articulação com os Movimentos Sociais da ENSP e da Vice-Direção de Pós-Graduação, realizará duas rodas de conversa. As atividades debaterão os seguintes temas: A Fiocruz e os desafios de 2015 e O que pensamos sobre os Determinantes Sociais da Saúde, respectivamente. A dinâmica participativa do encontro possibilita o diálogo sobre questões estratégicas, buscando diferentes olhares e perspectivas sobre determinado tema. As rodas de conversa terão início às 14 horas, são abertas aos interessados e não necessitam de inscrição prévia. 

  9. Publicação aborda intersetorialidade e promoção da saúde

    edição de novembro de 2014 (vol.19 n.11) da revista Ciência e Saúde Coletiva está disponível on-line. Com o tema Intersetorialidade e a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), esse número contém os resultados da mais importante pesquisa avaliativa até hoje realizada sobre a PNPS e sua articulação com outras políticas de saúde como a Estratégia Saúde da Família e com programas sociais. É feito um balanço da execução da PNPS no período de 2006, quando foi aprovada essa Política, até o momento presente (2014) nas cinco regiões do país. Desse estudo participaram todos os atores responsáveis pela sua implementação: governo, trabalhadores dos serviços de saúde, conselheiros de saúde, representantes dos movimentos sociais, pesquisadores e usuários. Os resultados foram sistematizados com auxílio de uma matriz de análise organizada em torno de objetivos, princípios, diretrizes, temas e ações. A seguir, estão os artigos desenvolvidos com a colaboração de pesquisadores da ENSP.

  10. Lançado novo Guia Alimentar para a População Brasileira

    O Ministério da Saúde lançou o novo Guia Alimentar para a População Brasileira. A atualização da publicação traz cuidados e caminhos para se alcançar uma alimentação saudável, saborosa e balanceada. A nova edição, ao invés de trabalhar com grupos alimentares e porções recomendadas, indica que a alimentação tenha como base alimentos frescos (frutas, carnes, legumes) e minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas), além de evitar os ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes).