1. GT de Educação Popular da Abrasco lança chamada para publicação temática

    Em momento de grande produção, o Grupo Temático Educação Popular em Saúde da Associação Brasileira em Saúde Coletiva (GTEdPop/Abrasco) chega ao mês de dezembro com trabalhos finalizados e novos caminhos abertos. Fruto das atividades e reflexões tratadas ao longo dos últimos encontros, o GT dá visibilidade para seu relatório de gestão do ano de 2017 e lança a chamada pública para novo livro eletrônico. 

  2. Inscrições abertas para Especialização em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica

    A ENSP/Fiocruz, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e EAD e a Universidade Aberta do Brasil, abrem processo seletivo para o Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica, na modalidade a distância. As inscrições estão abertas até o dia 27 de dezembro e devem ser feitas através site da EAD/ENSP. Acesse o edital do curso e saiba mais.

  3. Comitê de Ética da ENSP debate vivências em ética em pesquisa

    O Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Cep/ENSP/Fiocruz) realizou o evento Vivências em ética em pesquisa: interlocução entre pesquisadores e o CEP. O objetivo da atividade foi a aproximação entre os pesquisadores e o Comitê de Ética. O evento debateu sobre o conhecimento científico e a valorização da população indígena, além das responsabilidades na condução de pesquisas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Confira no Canal da ENSP, no Youtube, as apresentações.

  4. Cesteh/ENSP debate democracia, trabalho e Saúde nesta terça-feira (18/12)

    O Cesteh/ENSP realizará no dia 18 de dezembro, o seminário Democracia Trabalho e Saúde. Marcado para as 10 horas, na sala 32 do Cesteh, o evento contará com a participação da professora da Uerj, Maria Inês Bravo, e do docente do Instituto de Medicina Social da Uerj, André Mendonça. O debate será coordenado pelo pesquisador do Centro de Estudos, Augusto Pina. A atividade é aberta aos interessados e não necessita de inscrição.

  5. Especialização em Saúde do Trabalhador: encontro presencial em SP encerra projeto de formação de profissionais

    O Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador, desenvolvido pelo Cesteh/ENSP, promoveu, de 26 a 30 de novembro, o primeiro encontro presencial com todas as turmas dos municípios paulistas que participaram do curso. A atividade encerrou o projeto de formação de profissionais para a área de Saúde do Trabalhador - aprovado em comissão bipartite -, que incluiu todos os municípios do Estado de São Paulo. O momento presencial contou com a participação da coordenadora do curso, Rita Mattos.

  6. Seminário debaterá estratégias de vigilância e controle de arboviroses nesta segunda-feira (17/12) e será transmitido on-line

    O projeto ArboAlvo realizará o Seminário Nacional Estratégias de vigilância e controle para Dengue, Zika e Chikungunya em cidades endêmicas brasileiras, nesta segunda-feira, 17/12, às 8h30, no Salão Internacional da ENSP. O evento contará com as participações de representantes das secretarias municipais de Belo Horizonte, Recife, Natal e Campo Grande, cidades nas quais são desenvolvidas ações do Projeto. O Seminário será transmitido on-line pelo Canal da ENSP, no Youtube. 

  7. Pesquisadora da ENSP participa de evento global sobre clima e seus impactos na saúde

    No momento em que líderes mundiais se reúnem na Polônia, para discutir as mudanças climáticas, na COP 24, cientistas, organizações e pessoas em todo mundo se mobilizaram para alertar sobre os impactos do aquecimento global na saúde durante as "24 horas de realidade". "A crise climática é uma crise de saúde. Onde há população humana, os impactos das mudanças climáticas são sentidos na vida e na saúde das pessoas", explica Sandra Hacon, pesquisadora da ENSP/Fiocruz, que participou do encontro durante a 18ª hora, dedicada ao Brasil e à América do Sul.

  8. Como as coleções terminam: 'Cadernos' retoma o trágico incêndio no Museu Nacional

    A última edição de 2018 do Cadernos de Saúde Pública dedica seu editorial ao Museu Nacional, e seu espaço temático traz artigo de pesquisadora da ENSP que reflete sobre o descaso e a negligência contra a cultura, a história e o patrimônio científico brasileiro. Em apoio às instituições, a ENSP lançou nas suas redes sociais a campanha #souMuseuNacional#souUFRJ#souEstadoBrasileiro.

  9. MS lança Atlas com ações que podem reduzir morte por câncer ligado ao trabalho

    Evitar o contato com poeiras orgânicas, agrotóxicos, metais, solventes, produtos petroquímicos, radiação podem reduzir em até 37% os casos de alguns cânceres relacionados ao trabalho no país. Para subsidiar ações de prevenção à exposição ocupacional, o Ministério da Saúde lançou o Atlas do Câncer Relacionado ao Trabalho. A publicação, que é inédita, estima a doença ou evento relacionado à saúde que seria prevenido caso o fator de risco fosse eliminado.

  10. Cesteh/ENSP debate democracia, trabalho e Saúde nesta terça-feira (18/12)

    O Cesteh/ENSP realizará no dia 18 de dezembro, o seminário Democracia Trabalho e Saúde. Marcado para as 10 horas, na sala 32 do Cesteh, o evento contará com a participação da professora da Uerj, Maria Inês Bravo, e do docente do Instituto de Medicina Social da Uerj, André Mendonça. O debate será coordenado pelo pesquisador do Centro de Estudos, Augusto Pina. A atividade é aberta aos interessados e não necessita de inscrição.