1. Participe da elaboração de políticas públicas na Conferência Virtual de Proteção e Defesa Civil

    A segunda edição da Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC) conta, pela primeira vez, com uma etapa virtual para elaboração de propostas sobre o tema. Até o dia 5 de setembro, qualquer pessoa interessada em contribuir com as políticas públicas voltadas para a área de Defesa Civil pode participar das discussões on-line. A 1ª Conferência Virtual ocorre por meio do Portal e-Democracia, e resultará no envio de até 10 princípios e 30 diretrizes para a etapa nacional da 2ª CNPDC, marcada para novembro, em Brasília.

  2. Preocupada com aumento de uso de cigarros eletrônicos, OMS propõe regulamentar venda e propaganda

    Os cigarros eletrônicos, conhecidos como e-cigarros, representam uma “evolução na fronteira, cheia de promessas e ameaças para o controle do tabaco”, afirma a Organização Mundial da Saúde (OMS) em um relatório - Sistemas eletrônicos de nicotina - lançado na terça-feira (26/8). A OMS também solicitou sua regulamentação para impedir sua propagação entre não fumantes e jovens. “A evidência mostra que enquanto eles são menos tóxicos que os cigarros convencionais, o uso dos e-cigarros significa uma ameaça para adolescentes e fetos de mulheres grávidas que usam este aparelho”, disse o diretor de prevenção de doenças não comunicáveis da OMS, Douglas Bettcher.

  3. Representante da OMS elogia Lei Brasileira Antifumo

    O Brasil tem avançado progressivamente no controle do tabagismo. A avaliação foi feita pela chefe do Secretariado da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde (OMS) e idealizadora do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (Cetab/ENSP), Vera Luiza da Costa, durante encontro com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, em Brasília. Entre as últimas conquistas obtidas, Vera destacou a regulamentação da Lei Antifumo por meio de decreto presidencial, que estabelece ambientes fechados de uso coletivo 100% livres de tabaco. A nova regra entrará em vigor em dezembro deste ano, ou seja, 180 dias após sua publicação no Diário Oficial da União. O objetivo é proteger a população do fumo passivo e contribuir para diminuição do tabagismo entre os brasileiros.

  4. 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente tem inscrições prorrogadas

    A coordenação geral da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, projeto educativo da Fundação Oswaldo Cruz, decidiu ampliar o prazo de inscrições da sétima edição até 1º de setembro de 2014. A prorrogação se dá em virtude de o calendário escolar ter sido afetado, entre outras coisas, pelos diversos feriados da Copa do Mundo e também pela greve dos profissionais da educação em alguns municípios brasileiros. Com o prazo maior, os professores e alunos poderão finalizar seus projetos escolares de saúde e meio ambiente e enviá-los para participar da sétima edição da Olimpíada. 

  5. Seminário destaca a vigilância em saúde do trabalhador

    Nessa quarta-feira (27/8), a partir das 10 horas, ocorrerá o seminário Olhares sobre a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), que contará com a participação de pesquisadores de referência do campo. Organizado pelas coordenadoras do curso de Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador da ENSP, Ana Braga e Jussara Brito, o evento será composto por duas mesas-redondas com os temas: Subsídios para a Visat na produção rural e A interdisciplinaridade nas ações de Visat, além de um debate sobre Qualificação da Informação sobre acidentes e agravos

  6. Boletim Cecovisa: nova edição disponível

    A nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP já está disponivel on-line. A publicação apresenta a pesquisa realizada pelo Instituto de Defesa de Consumidor (Idec), que reprovou todas as 25 amostras analisadas em relação às informações contidas nos rótulos e o que de fato o produto trazia. Algumas não continham as quantidades dos nutrientes informadas e cinco apresentaram coliformes fecais.

  7. Publicada portaria sobre operacionalização do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos

    Foi publicada na edição da terça-feira (18/8) do Diário Oficial da União, a Instrução Normativa (IN) 06/14 que dispõe aspectos referentes à operacionalização do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM) no tocante à interface entre os detentores de registro de medicamentos e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. As especificações se aplicam à descrição de eventos de registro obrigatório no SNCM, dados que deverão ser disponibilizados à Anvisa e eventos de comunicação entre os participantes da cadeia de produtos farmacêuticos.

  8. Inscrições para o XI Congresso de Epidemiologia até 22/8

    Terminam, na sexta-feira (22/8), as inscrições para o XI Congresso Brasileiro de Epidemiologia (Epivix), organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), que será realizado de 7 a 10 de setembro, em Vitória - Espírito Santo. Com o tema central As fronteiras da epidemiologia contemporânea: do conhecimento científico à ação, o evento pretende mobilizar os epidemiologistas brasileiros para a divulgação e o debate de questões relevantes para a saúde da população com base nas abordagens metodológicas modernas.

  9. Má conduta científica é um problema global, afirma pesquisador

    Plágio, falsificação e fabricação de resultados científicos deixaram de ser problemas exclusivos de potências em produção científica, como os Estados Unidos, Japão, China ou o Reino Unido. A avaliação foi feita por Nicholas Steneck, diretor do programa de Ética e Integridade na Pesquisa da University of Michigan, dos Estados Unidos, em palestra no 3º Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics (Brispe)

  10. Cecovisa: novo boletim convoca para o Ceensp de 20/8

    A nova versão do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP está disponível on-line. A publicação convida a todos os leitores para o próximo Centro de Estudos da Escola, a ser realizado na quarta-feira, 20 de agosto, e que debaterá a carreira do trabalhador da vigilância sanitária. O boletim ainda destaca a proibição pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) da venda 123 planos de saúde por três meses; a autorização da Anvisa a 37 pedidos de importação do canadibiol e o esclarecimento da Organização Mundial da Saúde aos riscos de transmissão do Ebola em voos.