1. ENSP debate relações entre saúde e exposição aos resíduos siderúrgicos nesta quarta-feira (18/9)

    O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) debaterá As relações entre saúde e exposição aos resíduos siderúrgicos: o conflito socioambiental no Volta Grande IV a partir dos seus moradores, na próxima edição da série debates intitulado ‘Encontros do Cesteh’. Marcada para o dia 18 de setembro, das 12 às 14 horas, a atividade contará com a participação da pesquisadora do Cesteh/ENSP, Fátima Moreira e da doutoranda da ENSP, Gilmara da Costa Silva.

  2. 'Suicídio não é somente um fenômeno individual, nem psíquico; mas multifatorial'

    “Desespero, solidão. Sentimentos rotineiros”. A frase é um trecho de uma poesia escrita por um adolescente acompanhado pelo Centro de Atenção Psicossocial Carlos Augusto Magal (Caps Manguinhos). Segundo dados da OMS, a taxa de suicídio aumentou 7% no país desde a última pesquisa, no ano de 2016. Prevenir e ajudar essas pessoas na atenção básica foi o tema do terceiro dia de comemorações do aniversário de 65 anos da ENSP.

  3. Pesquisador da ENSP falará sobre objeção da consciência no aborto legal

    Nos dias 12, 13 e 14 de setembro será realizado, em Uberlândia, o I Fórum Nacional NUAVIDAS HCU/UFU - Feridas (in)visíveis da violência sexual: gente que sofre, rede que se movimenta. A iniciativa tem o objetivo de discutir novas e melhores estratégias e propostas para qualificar as ações para a rede de atenção a pessoas em situação de violência sexual. O pesquisador da ENSP e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), Sergio Rego, será palestrante na mesa Objeção de consciência no aborto legal e formação profissional, marcada para a noite desta quinta-feira, 12/9, às 18h30.

  4. Victor Valla: O legado de um professor nos 65 anos da ENSP

    Com muita emoção e aprendizado demostrados pelos presentes, a atividade em homenagem ao professor Victor Valla fez parte do segundo dia de comemorações dos 65 anos da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). O salão internacional estava repleto de amigos, ex-alunos, orientandos e curiosos ouvindo as histórias e os ideais do professor, que completa nove anos de falecimento em 2019.

  5. Aprendizados e ensinamentos de Victor Valla foram temas de debate nos 65 anos da ENSP

    A contribuição para o aprendizado e evolução do pensamento de Valla foram temas da mesa de debate no aniversário de 65 anos da ENSP, ocasião em que foi realizada uma grande homenagem à obra do professor Victor Valla. Diversas pesquisadoras que tiveram o professor como orientador de seus projetos enunciaram como o pensamento de Valla contribuiu para a construção de uma linha de estudos.

  6. MS anuncia oportunidades de pesquisa em saúde

    O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, investe 45,2 milhões de reais em cinco chamadas públicas em temas variados para a saúde. O financiamento divide-se em doenças raras, alimentação e nutrição, cuidados à pessoa com deficiência doenças transmissíveis e negligenciadas e uma específica para malária. As submissões podem ser feitas até 14/10. 

  7. Fiocruz divulga nota em defesa da Pesquisa e da Pós-Graduação

    O Conselho Deliberativo da Fiocruz elaborou e divulgou a Nota em defesa da Pesquisa e da Pós-Graduação como patrimônios da sociedade brasileira. Em relação aos cortes recentes nos orçamentos e bolsas de estudantes da Capes e CNPq, a Presidência da Fundação informa que vem atuando em duas frentes principais. Externamente, a Fiocruz tem participado em mobilizações e iniciativas que reúnem as organizações da área de ciência e tecnologia e Instituições de Ensino e Pesquisa, em defesa da ciência e da Pós-Graduação no país, bem como na interlocução com as próprias agências de fomento e representantes do Executivo e do Legislativo. Confira a nota.

  8. Webconferência debate Vigilância em Saúde do Trabalhador

    O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) promoverá, na terça-feira, 10 de setembro, a webconferência Vigilância em Saúde do Trabalhador . A atividade contará com a participação do pesquisador do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/ENSP), Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos. A webconferência acontecerá das 14 às 16 horas e deve ser acessada Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

  9. Dihs/ENSP promove debate sobre direitos humanos e Degase

    O Dihs/ENSP promoverá na terça-feira, 10 de setembro, a palestra Direitos Humanos e Degase: Olhando aspectos de saúde, gênero e raça. O debate contará com a participação da psicóloga da unidade feminina do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase-RJ), Aline Monteiro Garcia, e da coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa do Degase, Livia de Souza Vidal. A palestra será coordenada pelo pesquisador do Dihs, Luiz Carlos Fadel. O encontro é aberto aos interessados e acontecerá no salão internacional da ENSP, a partir das 9 horas.

  10. Agronegócio concentra as maiores taxas de suicídio entre trabalhadores

    De acordo com a edição de agosto do Boletim Epidemiológico do Centro Colaborador da Vigilância dos Agravos à Saúde do Trabalhador do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o agronegócio é o setor econômico que concentra as maiores taxas de suicídio entre trabalhadores. De 2007 a 2015 foram registrados 77.373 suicídios, cerca de 8.597 por ano. Corresponde a uma mortalidade anual de 8,9 por 100.000 indivíduos em 2007, e de 10,5 em 2015.