1. Em defesa da Educação: Roberto Leher ministra aula inaugural da ENSP

    "Um país que quer dar um salto para um futuro melhor para sua população, mas ignora o caminho que leva a ele: a educação de qualidade". É esse o diagnóstico feito por Roberto Leher, educador e reitor da UFRJ, durante a aula inaugural do ano letivo da ENSP, na sexta-feira (24/3). Com o tema "Conhecimento para quem?", a palestra de Leher passou por temas como o surgimento tardio das universidades brasileiras, a falta de um sistema adequadro de avaliação da "nossa" produção científica e a privatização do ensino. 

  2. Em defesa da Educação: Roberto Leher ministra aula inaugural da ENSP

    "Um país que quer dar um salto para um futuro melhor para sua população, mas ignora o caminho que leva a ele: a educação de qualidade". É esse o diagnóstico feito por Roberto Leher, educador e reitor da UFRJ, durante a aula inaugural do ano letivo da ENSP, na sexta-feira (24/3). Com o tema "Conhecimento para quem?", a palestra de Leher passou por temas como o surgimento tardio das universidades brasileiras, a falta de um sistema adequadro de avaliação da "nossa" produção científica e a privatização do ensino. 

  3. ENSP realiza I Colóquio Latino-Americano de Formação em Saúde Pública

    Desde o ano de 2014, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) desenvolve diferentes tipos de cooperações com instituições formadoras em Saúde Pública de Cuba, com vistas a fortalecer a capacidade de governança dos sistemas de saúde de ambos os países. Como fruto dessa relação, a ENSP realizou, em 2015, o I Colóquio Brasil-Cuba de Formação em Saúde Pública, considerado um sucesso. Sua segunda edição ocorreu no ano seguinte em Cuba. Para 2017, como não poderia ser diferente, a Escola está preparando novamente um grande encontro. No entanto, ele será mais abrangente e, portanto, intitulado I Colóquio Latino-Americano de Formação em Saúde Pública, cujo principal objetivo é possibilitar o intercâmbio de experiências exitosas de formação em saúde pública. A ideia é estreitar o diálogo e o crescimento conjunto de instituições-chave do Brasil e de Cuba, as quais, cotidianamente, enfrentam o desafio de qualificar recursos humanos para seus sistemas de saúde. O encontro acontecerá de 8 a 10 de maio na ENSP. Faça sua inscrição, participe! Acompanhe aqui a programação preliminar. 

  4. Roberto Leher abrirá ano letivo da ENSP/Fiocruz nesta sexta-feira (24/3)

    Nesta sexta-feira, 24 de março, o reitor da UFRJ, Roberto Leher, proferirá a palestra "Conhecimento para quem?", em atividade que marcará a abertura do ano letivo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Em sua apresentação, Leher questionará: Quem produz, quem avalia e, principalmente, a quem interessa a produção do conhecimento científico?". Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), o professor é reconhecido por suas pesquisas na área das Políticas Públicas em Educação e por fazer críticas contundentes à forma como é avaliada e conduzida a produção científica no Brasil. A aula inaugural da ENSP/Fiocruz está marcada para o Auditório térreo da ENSP, às 14h. 

  5. Projeto sobre desempenho do programa de TB na atenção primária será apresentado na ENSP

    No dia 23/3, às 9h, será realizado, na Escola, mais um seminário de devolutiva do projeto Inova-ENSP com o tema Avaliação de desempenho do programa de controle da tuberculose na atenção primária em quatro municípios brasileiros. O estudo a ser apresentado relata uma experiência de avaliação de desempenho das ações de prevenção e controle da tuberculose na Atenção Primária. O encontro, aberto ao público, acontecerá na sala 407 sob a coordenação da pesquisadora Gisela Cardoso.

  6. Fórum Intersindical dedica boletim às mulheres

    A edição de março do boletim do Fórum Intersindical Saúde - Trabalho - Direito está totalmente dedicada às mulheres trabalhadoras do país. O editorial, destacado na cor rosa, aponta a desigualdade, construída historicamente, de uma sociedade machista e excludente, que resulta na dificuldade de ascenção profissional e na diferença salarial entre os gêneros. 

  7. Confira a nova edição do Boletim do Cecovisa

    Nesta semana, o Boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária traz em destaque o lançamento da Plataforma Chega de Agrotóxicos, que tem como objetivo buscar apoio da população para a aprovação da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pnara), além da entrevista do presidente do Conasems, Mauro Junqueira, sobre o financiamento tripartite do SUS. A publicação traz dados da Operação Carne Fraca, conduzida pela Polícia Federal, e apresenta o artigo "Antissocial", no qual a pesquisadora Ligia Bahia, da UFRJ, fala sobre a proposta do Ministério da Saúde da criação de 'Planos populares'. Confira.

  8. Encontros do Cesteh: substâncias cancerígenas e a saúde do trabalhador

    A primeira edição dos Encontros do Cesteh em 2017 terá por tema Substâncias cancerígenas e as políticas públicas: Portaria Interministerial 9, de 7/10/2014.  O evento será na quarta-feira, 22 de março, na sala 32 do Cesteh. Para o debate, foram convidadas Gisele Guimarães Daflon, do Ministério do Trabalho e Emprego, Ubiraci Otero, do Inca, e Maria de Fátima Torres de Viegas. Alexandre Mosca, do Cesteh, será o mediador.