1. 'BVS Doenças Infecciosas e Parasitárias' chega às redes sociais

    Visando proporcionar o acesso equitativo e estimular o uso da informação atualizada e relevante reunida na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), foi lançada no Facebook a BVS_DIP - Biblioteca Virtual de Saúde - Doenças Infecciosas e Parasitárias. A iniciativa visa divulgar o acervo sobre doenças infeciosas e parasitárias, além de informações atualizadas sobre os tema e a possibilidade dos interessados acessarem o Fale conosco e obterem informações.

  2. Opas/OMS atualiza caracterização da síndrome congênita do zika

    A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) atualizou a caracterização preliminar da Síndrome Congênita do Zika, após uma reunião internacional, em Pernambuco, em 21 de julho O evento juntou cientistas do Brasil, da Colômbia, da Argentina, dos Estados Unidos, da OPAS e da OMS para investigar os detalhes da infecção pelo vírus zika e seus efeitos sobre a criança. A atualização busca contribuir para a melhoria do atendimento realizado em serviços de saúde das regiões afetadas. A Opas/OMS está liderando o processo de agrupamento e revisão de mais evidências para definir claramente esses efeitos e atualizará sua descrição assim que mais evidências forem produzidas.

  3. Livro analisa condições de vida dos presos do Estado do Rio de Janeiro

    O dia a dia de homens e mulheres encarcerados no Estado do Rio de Janeiro é o ponto de partida de Deserdados Sociais: condições de vida e saúde dos presos do Estado do Rio de Janeiro. Na pesquisa que originou o livro, por meio de entrevistas, avaliações e observações, os autores identificaram as condições sociais e de saúde dos presos e verificaram de que forma o ambiente das unidades prisionais impacta a saúde e a qualidade de vida dos detentos. Para as organizadoras, as pesquisadoras do Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP/Fiocruz) Maria Cecília de Souza Minayo e Patricia Constantino, o livro evoca, desde o título, a discussão sobre as desigualdades, as iniquidades e a violência social, que, entranhadas na realidade brasileira, expressam-se radicalmente na situação de encarceramento.

  4. Fiocruz comemora centenário de Frederico Simões Barbosa

    O dia de hoje, 27 de julho de 2016, marca o centenário do nascimento do cientista Frederico Simões Barbosa, falecido em março de 2004. Formado em medicina e em história natural - que hoje equivale ao curso de ciências biológicas - Simões Barbosa foi personagem importante na história da saúde pública e da epidemiologia no Brasil, tendo sido um dos primeiros a conduzir estudos epidemiológicos de longa duração no país e com ênfase no trabalho em comunidade. Ela também foi diretor da ENSP, de 1985 a 1989, e um dos fundadores da revista Cadernos de Saúde Pública (CSP). Em comemoração ao centenário daquele que foi o primeiro diretor da Fiocruz Pernambuco, a unidade regional programou dois dias para homenageá-lo: 1º e 2 de setembro. Para tanto serão realizados painéis, exibição de vídeo, exposição e a publicação de um suplemento especial da revista CSP.

  5. Acesse o boletim de julho do Fórum Intersindical Saúde, Trabalho e Direito

    Já encontra-se disponível para download o Boletim nº 11, julho de 2016, do Fórum Intersindical Saúde - Trabalho - Direito. A edição atual traz o editorial Saúde do trabalhador e a ordem da indiferença, além da entrevista com o médico sanitarista e especialista na área de saúde do trabalhador, Heleno Corrêa Filho. Leia também as seções Artigo do mêsPerfilTrabalhadores Anônimos; e Informes. O Boletim é publicado mensalmente pelo Fórum, criado com o objetivo de articular as instâncias públicas que têm como missão a defesa da saúde do trabalhador e os trabalhadores e suas representações. 

  6. 'Cadernos' alerta para o controle da leishmaniose visceral

    O volume 32 número 6 da revista Cadernos de Saúde Pública alerta em seu editorial sobre o controle da leishmaniose visceral (LV) no Brasil, doença de transmissão vetorial com ampla distribuição mundial, ainda que 90% dos casos ocorram em apenas seis países: Índia, Bangladesh, Sudão, Sudão do Sul, Brasil e Etiópia. Desde o início do século XX, quando foi identificada no Brasil e o ciclo de transmissão elucidado, o controle da doença se configurou em um desafio para pesquisadores e profissionais de saúde. Inicialmente descrita como uma endemia rural, a partir da década de 1980 a doença passou por um processo de urbanização e expansão territorial. Entre 2010 e 2014 foram registrados cerca de 17 mil novos casos de LV e mais de 1.100 óbitos. O Programa de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral (PVCLV) do Ministério da Saúde prevê ações para a redução da transmissão e da morbimortalidade. "Apesar dos esforços e dos recursos empenhados para o pleno funcionamento do PVCLV, consolida-se na comunidade científica a percepção de que as ações direcionadas para a redução da transmissão não vêm surtindo o efeito desejado. A LV e o dengue são os principais fracassos no contexto do controle de doenças transmissíveis no país."

  7. ISAGS completa mudança diretiva e dá posse a Carina Vance

    Iniciado em abril, o processo de transição do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS) será concluído nessa semana com a cerimônia de posse de Carina Vance Mafra como nova diretora executiva do Instituto ligado à União das Nações Sul-americanas (Unasul). O evento, fechado a convidados, acontecerá na terça-feira (26/7), no Rio de Janeiro.

  8. Pesquisador da ENSP lança livro sobre música e diversidade cultural

    O professor e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) Paulo Amarante, lançou, no dia 18 de julho, o livro "Educação Musical na Diversidade: construindo um olhar de reconhecimento humano e equidade social em educação". Organizado por Paulo e pela pesquisadora Thelma Syndenstricker Alvares, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que também é co-autora de um dos capítulos da publicação junto com Paulo, o livro trata de temas como a educação musical para pessoas com deficiência visual, auditiva ou transtorno mental, partindo de um entendimento de que a diferença é a manifestação e não a distorção da natureza humana.   
     

  9. Disponível on-line nova edição do boletim do Cecovisa

    Está disponível on-line a última edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. A publicação destaca o jogo on-line que dá dicas sobre vigilância sanitária em evento de massa, as inscrições para o 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, além de uma entrevista com a presidente da sétima edição do Simbravisa.