1. Nova edição do boletim do Cecovisa está disponível on-line

    A nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP já está disponível on-line. A publicação divulga o 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa), que acontecerá de 26 a 30 de novembro, em Salvador, e sempre se constituiu em um momento de aprofundamento do diálogo entre academia, os serviços de vigilância sanitária e a sociedade, visando o desenvolvimento teórico-conceitual, metodológico e das práticas desse campo específico da saúde coletiva, no contexto das políticas de saúde.

  2. ENSP aborda conjuntura das políticas de saúde no país

    O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP, realizado em 20 de abril, marcando o lançamento do número especial da Revista Saúde em Debate, debateu a conjuntura das políticas de saúde no Brasil. Com o tema Políticas, planejamento e gestão em saúde, a publicação foi editada pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e coordenada, na ENSP, pelas pesquisadoras Vera Lucia Luiza e Luciana Dias de Lima. O suplemento expressa os dilemas e conquistas do SUS no contexto político e econômico do país. Diante desse cenário, o Ceensp recebeu Ligia Bahia, do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ, e Mario Roberto Dal Poz, do Instituto de Medicina Social da Uerj, para uma discussão sobre a atual conjuntura. A atividade foi coordenada pelo pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da Escola Nilson do Rosário Costa.

  3. Pelo direito de ser o que se é: seminário discute gênero e violência

    De ressaca, estarrecidos, assustados. Esses foram os estados de espírito descritos por muitos dos participantes do seminário Diálogos Dissidentes: Pelo Direito de Ser, que aconteceu nos dias 18 e 19 de abril na ENSP. O motivo? O evento estava sendo realizado um dia depois da votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rouseff na Câmara dos Deputados. Organizado pela Pós-Graduação em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos do Departamento de Direitos Humanos. Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/ENSP), a proposta era debater questões relativas aos gêneros e às lutas das minorias. O que havia se passado no congresso nacional, na véspera, acabou invadindo quase todas as falas. No entendimento de palestrantes e demais presentes, os discursos dos deputados, em sua maioria, acabaram por comprovar a preponderância do pensamento conservador na política brasileira e do avanço desse conservadorismo sobre direitos conquistados ou por conquistar. Uma política feita por homens brancos, ricos e cristãos, numa sociedade muito mais plural e diversa do que supõe o entendimento de suas excelências.

  4. Pesquisa em Manguinhos estuda aspectos socioambientais do território

    Ao buscar conhecer mais profundamente os aspectos socioambientais como parte dos determinantes sociais do adoecimento da população no território de Manguinhos, os pesquisadores do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP Rosália Maria de Oliveira e Paulo Roberto de Abreu Bruno desenvolveram o projeto Diagnóstico Socioambiental do Território Teias Manguinhos. A pesquisa integra a iniciativa da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR/Fiocruz), elaborada no âmbito do Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública da Fiocruz (PDTSP/Teias): Portfólio Rede de Pesquisa no Território de Manguinhos - uma parceria entre academia, serviços de saúde e sociedade civil. Inicialmente, essa pesquisa teve o propósito de investigar aspectos socioambientais próximos à Refinaria de Manguinhos. No entanto, seu escopo foi ampliado para todo o território e agregou dados sobre o lixo, vetores, enchentes, renda da população, coleta de lixo e abastecimento de água.

  5. Fiocruz lança e-book interativo sobre o Sistema Único de Saúde

    A luta pelo direito à saúde e pela consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) tem se expressado a partir da articulação de trabalhadores das áreas da saúde, pesquisadores e militantes dos movimentos sociais nas últimas décadas. O livro O Que É o SUS - um dos títulos mais procurados da Editora Fiocruz, já tendo sido reimpresso cinco vezes - busca esclarecer o que é, o que não é, o que faz, o que deve fazer e o que pode fazer o SUS. Pela importância do tema e da obra, O Que É o SUS, de Jairnilson Silva Paim, foi selecionado para se transformar no primeiro e-book interativo da Editora Fiocruz, no âmbito do primeiro edital da Faperj especialmente dedicado às editoras universitárias. O livro digital contou com a colaboração da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP) e da Radis, entre outros.

  6. Nova edição do boletim do Cecovisa está disponível on-line

    A nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP já está disponível on-line. A publicação traz matéria sobre o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos  da ENSP que, no dia 27 de abril, às 13 horas, vai debater a atuação das vigilâncias do campo da saúde nas Olimpíadas de 2016, além de um artigo sobre a fosfoetanolamina, de autoria de Francisco J.R. Paumgartten.

  7. Gripe H1N1: ENSP inicia campanha nacional de vacinação

    Começou nesta segunda-feira, 25/4, no Rio de Janeiro, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, incluindo o H1N1. A primeira etapa é voltada para grupos prioritários: portadores de insuficiência renal e de doença renal crônicas, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). De acordo com o secretário de Saúde da cidade, Daniel Soranz, a meta é vacinar 1 milhão e 200 mil pessoas e, assim, reduzir o número de internações, complicações e óbitos. A ENSP, por intermédio do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, também participa da campanha. O foco da unidade de saúde são nove comunidades que integram o complexo de Manguinhos. No entanto, a responsável técnica pela imunização no CSEGSF, Slete Ferreira da Silva, convocou toda a população para estar presente no Dia D de vacinação, que ocorrerá no próximo sábado, 30/4, quando começará a Campanha Nacional. Confira o podcast do secretário. 

  8. Inscrições abertas para curso on-line sobre Segurança do Paciente em Portugal

    Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade de Nova de Lisboa, Portugal, na modalidade a distância. A formação é voltada para profissionais de nível superior nas áreas da saúde ou afins, que exerçam ou pretendam exercer funções em instituições de saúde nos diferentes níveis de cuidado: atenção primária, hospitalar, cuidado continuados; tanto no setor público como no privado em Portugal, Brasil, países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palops) e em Timor-Leste. As inscrições vão até o dia 15 de maio e o curso oferece um total de 20 vagas. O responsável pelo mesmo curso oferecido pela ENSP/Fiocruz Walter Mendes ressaltou que a 2º edição da formação ofertada pelo Ministério da Saúde do Brasil está em tramitação. 

  9. Nova edição do boletim do Cecovisa já está disponível

    A nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP já está disponível on-line. O destaque é para a entrevista exclusiva com Claudio Maierovitch Pessanha Henriques, médico graduado pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde e mestre em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da USP. Ele fala sobre a epidemia de microcefalia, declarada emergência de saúde pública no Brasil, que recrudesce o combate ao Aedes aegypti, maior responsável pela transmissão do zika vírus.

  10. 7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde abre inscrições

    Sob o tema Pensamento Crítico, Emancipação e Alteridade: Agir em Saúde na (A)diversidade, a 7ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco vai refletir a pluralidade de experiências sociais e os respectivos contrastes e tensões expressos na vida de pessoas e coletividades no contexto contemporâneo. O 7º CBCSHS, que acontecerá em Cuiabá, Mato Grosso, na região do Pantanal do Brasil, no período de 9 A 12 de outubro de 2016, pretende reunir pesquisadores, docentes, profissionais, estudantes de pós-graduação e graduação nas áreas de ciências humanas e sociais voltadas para a saúde e participantes de movimentos sociais envolvidos.