1. GT que articula educação emancipatória e tecnologias digitais de informação e comunicação recebe propostas

    O GT Pensamento crítico e a educação emancipatória na formAÇÃO dos trabalhadores de saúde mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) - criado no âmbito do VII Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde ( VII CBCSHS/Abrasco) - está recebendo propostas. A ideia com esse espaço é compartilhar experiências e projetos educativos mediados pelas TDIC, buscando mobilizar diferentes sujeitos e espaços de pensamento e ação, para o diálogo em torno das distintas possibilidades de expressão da formAÇÃO dos trabalhadores da saúde, na perspectiva emancipatória. Interessados em participar podem enviar resumos até o dia 30 de maio, às 21h (horário de Brasília), exclusivamente pelo formulário eletrônico do Congresso.

  2. Seminário sobre direito à saúde encerra curso direcionado ao MP

    Com o propósito de intensificar o diálogo entre os campos da Saúde Coletiva e da Justiça e, assim, contribuir para a efetivação do direito à saúde, a ENSP realizou - por meio de parceria entre a Comissão Permanente de Defesa da Saúde, do Grupo Nacional de Direitos Humanos, do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União e o Ministério da Saúde -, o curso de aperfeiçoamento em Política e Gestão da Saúde Pública para o Ministério Público, oferecido na modalidade a distância e envolvendo cerca de 140 alunos. Para marcar o fim desse ciclo, nos dias 30 e 31 de maio, será realizado o último encontro presencial do curso com o seminário A sustentabilidade do direito à saúde e do Sistema Único de Saúde. O encontro, fechado ao público, conta com a presença de representantes dos diversos órgãos envolvidos na parceria. 

  3. Boletim do Cecovisa destaca concurso sobre experiências em vigilância sanitária

    Mais uma edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa/ENSP) já está disponível on-line. A publicação traz como um dos destaques o concurso que escolherá os melhores vídeos sobre experiências em vigilância sanitária, com inscrições abertas até 30/8. O Curta Visa - concurso de vídeos em vigilância sanitária tem como tema Vigilância sanitária e você. Os melhores trabalhos serão exibidos durante o 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária - Simbravisa, que será realizado no período de 26 a 30 de novembro deste ano, em Salvador (BA). 

  4. 'Cadernos' debate políticas e serviços de saúde

    A revista Cadernos de Saúde Pública, em seu volume 32 número 3, traz artigos sobre políticas e serviços de saúde. Na consideração das editoras Ligia Maria Vieira-da-Silva, Hillegonda Maria Dutilh Novaes, Claudia Travassos e Luciana Dias de Lima, a produção do conhecimento, que tem como objeto central as políticas e os serviços de saúde, caracteriza-se pela forte interseção entre a pesquisa, a intervenção e a ação política, o que se reflete na maior dificuldade em definir seus contornos como área de conhecimento da Saúde Coletiva, repercutindo na multiplicidade de denominações encontradas (análises de políticas, planejamento, gestão, avaliação, práticas e cuidados de saúde, investigação em serviço de saúde, entre outras) e nas características da produção científica a ela vinculada. Dentre essas características, destacam-se o entrelaçamento de diferentes perspectivas teórico-metodológicas e a multiplicidade de enfoques e temas investigados. Para elas, a importância das revistas científicas está relacionada com a garantia da qualidade e relevância do que divulgam. Nesse sentido, CSP explicita os aspectos que valoriza na avaliação de artigos (originalidade, relevância e rigor metodológico) e reforça o fato de que a vinculação de estudos com as práticas requer respostas produzidas com o rigor necessário, possibilitando assim sua aplicação, em particular no desenvolvimento do Sistema Único de Saúde e na melhoria da saúde da população.

  5. Livraria virtual é novo canal de acesso à Editora Fiocruz

    Está no ar a Livraria Virtual da Editora Fiocruz, um novo canal de acesso aos livros, com mais eficiência, comodidade e segurança para a aquisição dos títulos. Além das promoções, é claro! Já na inauguração - de 23 de maio a 3 de junho, como parte das comemorações do aniversário da Fiocruz - todos os títulos estão com 30% de desconto. "Produzir livros de qualidade nas mais variadas áreas da saúde pública é uma parte da missão da Editora Fiocruz. A outra parte é garantir que esse conhecimento sob a forma de livro chegue aos leitores e por eles seja apropriado, contribuindo para a promoção da saúde e o fortalecimento do SUS. Essa segunda parte da missão acaba de ganhar um importante reforço com o lançamento da Livraria Virtual", avalia o editor executivo da Editora Fiocruz, João Canossa.

  6. Cenário político dá o tom na abertura da 22ª Conferência de Promoção da Saúde

    Mais de 1.500 pessoas prestigiaram a abertura da 22ª Conferência internacional de Promoção da Saúde, realizada em 22 de maio, no Grande Auditório do Teatro Positivo, na cidade de Curitiba (PR). Organizado pela União Internacional para Promoção da Saúde e Educação (UIPES), Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba e Abrasco, o encontro marca a atualidade dos debates sobre a visão ampliada de saúde, que envolve o reconhecimento da diversidade e da intersetorialidade como elemento central para qualidade de vida.

  7. Anvisa manifesta preocupação pelos possíveis resultados da aprovação do PLC 61/15

    A Anvisa vem externar preocupação quanto aos efeitos que poderão ser provocados com a aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 61/2015, pelo Senado, que libera a produção, a venda e o uso de substâncias inibidoras de apetite – anorexígenos – sobre a saúde da população brasileira. Com a liberação de produtos que contenham substâncias como sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol, o controle e a fiscalização desses medicamentos ficarão praticamente inexistentes. Além disso, aumentam os riscos de efeitos adversos que tais produtos possam provocar a quem os toma, uma vez que não têm comprovada cientificamente a satisfatória relação risco x benefício.

  8. Congresso de Ciências Sociais e Humanas: inscrições de trabalho vão até 30/5

    Sob o tema Pensamento Crítico, Emancipação e Alteridade: Agir em Sob o tema Pensamento Crítico, Emancipação e Alteridade: Agir em Saúde na (A)diversidade, a 7ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco refletirá a pluralidade de experiências sociais e os respectivos contrastes e tensões expressos na vida de pessoas e coletividades no contexto contemporâneo. O CBCSHS segue com inscrições abertas e envio de trabalhos até o dia 30 de maio. O encontro, que acontecerá em Cuiabá, Mato Grosso, entre os dias 9 e 12 de outubro, é composto de um conjunto de temáticas que abrange 37 Grupos Temáticos sobre diferentes assuntos, entre eles: educação popular, direitos humanos, minorias étnicas, atenção básica, saúde nas prisões, contracepção e aborto, internet e saúde, ética em pesquisa. Destes, 8 GTs tem a participação de pesquisadores da ENSP, da Fiocruz como um todo e outros parceiros. O evento pretende reunir pesquisadores, docentes, profissionais, estudantes de pós-graduação e graduação nas áreas de ciências humanas e sociais voltadas para a saúde e participantes de movimentos sociais envolvidos.

  9. Melhoria do Cuidado em Saúde será tema de sessão on-line

    O Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis) - com o qual a ENSP e seus pesquisadores mantêm estreita relação por meio do desenvolvimento de projetos e linhas de pesquisa - vai promover um webinar sobre a Melhoria do Cuidado em Saúde. Para tanto, receberá, no dia 23 de maio às 10h, Camila Lajolo, médica, assessora técnica científica do Proqualis e gerente médica corporativa de qualidade e segurança do paciente da Associação Congregação de Santa Catarina; e Ademir Petenate, doutor em estatística, professor do Departamento de Estatística da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sócio da EDTI Projetos de Melhoria e Inovação e consultor do Institute for Healthcare Improvement (IHI). Para assistir a esse seminário on-line, os interessados deverão acessar o Portal Proqualis e localizar o link de participação, a partir do dia 23/5.