1. 'Índice de Capital Humano: um desafio para o Brasil com baixo desempenho educacional'

    “O sofrível resultado do Índice de Capital Humano (ICH) do Brasil é explicável, principalmente, pela violência endêmica que afeta a população adolescente e adulta e pelo baixo desempenho do setor de educação pública”. A afirmação é dos pesquisadores Nilson do Rosário Costa, da ENSP; e Elize Massard da Fonseca, da Fundação Getúlio Vargas/SP, em artigo científico.

  2. Segurança do Profissional de Saúde é uma prioridade para a Segurança do Paciente

    No dia 17 de setembro, é celebrado o Dia Mundial de Segurança do Paciente. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre a importância da assistência segura. Particularmente, no ano de 2020, a pandemia de Covid-19 evidenciou grandes riscos e desafios que os profissionais de saúde enfrentam durante sua rotina de trabalho. Esses riscos passam por infecções relacionadas à assistência à saúde, violência, estigma, transtornos psicológicos, emocionais, diversas doenças e até a morte. O tema da campanha mundial este ano é Segurança do Profissional de Saúde: uma prioridade para a segurança do paciente. Com o slogan Profissionais de Saúde Seguros, pacientes seguros, a campanha chama à ação: Defenda a segurança do profissional de saúde!

  3. Artigo da ENSP alerta para uso irracional de medicamentos na pandemia de Covid-19

    A ampla prescrição e uso de medicamentos de eficácia e segurança não comprovadas para a Covid-19 está em desacordo com o uso racional de medicamentos, um princípio fundamental da farmacoterapia promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1985. Esse uso irracional de medicamentos é motivo de preocupação, porque alguns deles estão associados a graves doenças cardíacas e mortes. O alerta foi feito pelos pesquisadores da ENSP, Francisco José Roma Paumgartten e Ana Cecilia Amado Xavier de Oliveira, em artigo publicado na revista Ciência & Saúde Coletiva, de setembro.

  4. Saúde dos Agentes de Combate a Endemias foi tema de debate na ENSP

    O Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) realizou uma live, no Facebook, sobre a Saúde e trabalho dos ACE em tempos de pandemia: processo de adoecimento e morte causado pelo uso de agrotóxicos neurotóxicos e cancerígenos banidos em outros países, aprofundado por Covid-19.  A atividade contou com diversos pesquisadores e representantes de sindicatos que mostraram o descaso com a saúde dos trabalhadores que lidam diariamente com veneno em seu ambiente de trabalho.

     

  5. Revista 'Ciência e Saúde Coletiva' vai lançar número temático sobre saúde mental

    O movimento da Reforma Psiquiátrica Brasileira, iniciado na década de 1970, ganhou força ao longo da década de 1980 em meio ao processo de redemocratização do país e da Reforma Sanitária que originou o Sistema Único de Saúde (SUS). A revista Ciência & Saúde Coletiva lança uma chamada para edição especial sobre o direito à cidade-casa e a apropriação de condições de cidadania das pessoas que vivem com sofrimento psíquico. Os artigos deverão ser enviados até 31/10/20. Confira!

  6. Programas Cientista do Nosso Estado e Jovem Cientista do Nosso Estado: submissão de propostas de 1º de outubro a 3 de dezembro

    A Faperj anunciou na semana passada a reformulação do calendário de abertura dos Programas Cientista do Nosso Estado (CNE) e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) para submissão de propostas de 1º de outubro a 3 de dezembro/2020. Inicio da vigência em julho/2021. Aproveitem a oportunidade desse novo calendário para submeterem suas propostas!