1. Novo edição do boletim do Cecovisa já está disponível on-line

    Já está disponível on-line a última edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. A publicação traz como destaque o ebola. Autoridades anunciaram, em 22/9, que foram descobertos 70 corpos e 150 novos casos de ebola em Serra Leoa, durante o toque de recolher obrigatório de três dias para ajudar a conter a propagação do vírus, que terminou no domingo, 21 de setembro. A publicação convida também para o próximo Centro de Estudos da ENSP, na quarta-feira (1º de outubro), que debaterá o tema Doença pelo Vírus Ebola (DVE): desafios para a saúde pública e para a bioética. Confira o boletim na íntegra.

  2. Internacionalização da ciência é tema de edição do CSP

    A internacionalização da ciência vem sendo objeto de grandes debates no Brasil, e mais do que isto, de grande investimento, por meio do programa Ciência sem Fronteiras. Segundo dados apresentados em artigo publicado na Nature, há uma grande ampliação da colaboração internacional na última década, principalmente em alguns países desenvolvidos. No Reino Unido, por exemplo, a proporção de artigos com participação de autores de mais de um país aumentou de 20% para 50% entre 1981 e 2012. No Brasil, essa proporção oscilou em torno de 25% em todo o período, com o máximo na década de 90, quando alcançou pouco mais de 30%. A questão é: internacionalizar para quê, ou talvez, para quem? E em que direção? Esses são os questionamentos apresentados pelas editoras de Cadernos de Saúde Pública (CSP) no editorial do volume 30, número 8, que está disponível para leitura on-line.

  3. Anvisa mantém revogada lista com 121 substâncias para derivados do tabaco

    A Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa decidiu, na terça-feira (23/9), revogar a norma que autorizou o uso de 121 substâncias aromatizantes para produtos derivados do tabaco. Os aditivos foram permitidos pela Instrução Normativa nº 6, publicada em 27 de agosto de 2013. A Instrução vigorou por um ano. Durante este período, o Grupo de Trabalho sobre Aditivos em Tabaco discutiu o uso das substâncias e elaborou um relatório sobre os efeitos desses aromatizantes, especialmente quanto à atratividade dos produtos de tabaco. A equipe recomendou à Anvisa, dentre outras conclusões, a não autorização do seu emprego em cigarros e outros produtos. O relatório do GT será divulgado em breve, nos idiomas português e inglês.

  4. Na ONU, governos e empresas se comprometem a eliminar o desmatamento até 2030

    Dezenas de governos, empresas, sociedade civil e povos indígenas que participam da Cúpula do Clima das Nações Unidas em Nova York se comprometeram na terça-feira (23/9) a reduzir pela metade o desmatamento até 2020 e zerá-lo até 2030. "As florestas não são apenas uma parte fundamental da solução do clima – elas possuem múltiplos benefícios para todos os membros da sociedade", disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em um anúncio sobre a iniciativa. 

  5. Publicação debate risco de desastre natural para saúde

    Dentre os inúmeros impactos ambientais que afetam a vida de milhões de pessoas no mundo, principalmente nos grandes centros urbanos, os desastres "naturais" aparecem de maneira cada vez mais frequente e intenso. Eles afetam mais gravemente determinados grupos populacionais e espaços geográficos mais vulneráveis, seja nos países mais pobres ou mesmo nos mais ricos. Pensando nestas questões, a Revista Ciência & Saúde Coletiva acaba de lançar uma edição especial sobre os riscos de desastres naturais para a saúde coletiva. A publicação contou com a participação de diversos pesquisadores da ENSP. A coordenadora científica do Claves, Cecília Minayo, que também é uma das autoras da Revista, apontou que apesar da importância crescente do tema, há pouco investimento em prevenção e na produção científica estratégica que dê respaldo à efetividade de ações e proporcione correta e adequadamente avaliação das situações. 

  6. Protocolo de registro da vacina da dengue deve ser apresentado no próximo ano

    O primeiro protocolo de registro da vacina dengue deverá ser depositado para análise da equipe técnica da Anvisa em 2015. O prazo foi estabelecido pelas empresas que estão desenvolvendo o produto. A expectativa é de que as submissões de análise sejam simultâneas nas agências reguladoras dos países candidatos a receber os pedidos de registro. Até este momento, a Agência foi contatada por três empresas que tem interesse em desenvolver o produto: a GlaxoSmithKline em parceria com a Fiocruz, o National Institute of Health em parceria com o Instituto Butantan, a Sanofi Pasteur, a Takeda Pharma e a Merck.

  7. Novo relatório da ONU estima em 45 milhões de pessoas o total da população indígena latino-americana

    Existem cerca de 45 milhões de indígenas – que representam 8,3% do total da população – na América Latina. Os dados fazem parte do documento Povos Indígenas na América Latina: progressos da última década e desafios para garantir seus direitos, que foi apresentado na segunda-feira (22/9), na sede da ONU em Nova York, na Conferência Mundial sobre os Povos Indígenas. O novo relatório da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL) mostra que durante a última década os povos indígenas tiveram melhorias no acesso à saúde e à educação, no reconhecimento de seus direitos à terra e à participação política, mas ainda resta muito a fazer.

  8. Documento detalha produção dos bancos de tecidos humanos

    Está disponível para consulta o Relatório de Avaliação dos Dados de Produção dos Bancos de Tecidos Humanos – ano 2013. O documento retrata os dados de produção dos bancos que processam e armazenam tecidos oculares, tecidos musculoesqueléticos e pele nos últimos três anos. Em 2013, 60 bancos trabalham com pelo menos um destes tecidos. De acordo com o relatório, o número de globos oculares obtidos de doadores caiu de 15.004 em 2012 para 14.364 em 2013. Já o coeficiente geral de descarte de córneas foi de 36% para 35% no mesmo período. “O principal motivo deste descarte foi o de sorologia reagente para Hepatite B”, explica Marcelo Moreira Gerente-Geral da Gerência-Geral de Produtos Biológico, Sangue, Tecidos, Células e Órgãos da Anvisa.

  9. Relatório aborda papel dos Institutos de Pesquisa em Saúde na DSS

    O Portal DSS Brasil publicou um relatório sobre o seminário conjunto da Rede de Institutos Nacionais de Saúde (RINS/Unasul) com a Rede de Institutos de Saúde Pública da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa  (Rinsp/CPLP), intitulado O Papel dos Institutos Nacionais de Pesquisa em Saúde e Vigilância da Saúde na Determinação Social da Saúde; e também o Caderno do Itaboraí 1: Classes Sociais, Território e Saúde. O objetivo do Seminário foi desenvolver uma proposta conjunta dos Institutos Nacionais de Saúde e organismos congéneres da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e da CPLP para o estabelecimento e implementação de projetos geradores de evidências sobre a determinação social das iniquidades em saúde. 

  10. CSP lança especial sobre Nascer no Brasil

    A pesquisa Nascer no Brasil, coordenada pela pesquisadora da ENSP/Fiocruz Maria do Carmo Leal revelou que o Brasil é recordista mundial em cesarianas, e os índices são ainda mais alarmantes no setor privado, com 88% dos nascimentos. Esses e outros dados resultaram em um suplemento especial da revista Cadernos de Saúde Pública da Escola, disponível on-line. Na publicação são apresentados 14 artigos originais, abordando temas como aspectos metodológicos da amostra, a criação de um algoritmo para cálculo da idade gestacional e estimação da mortalidade materna; resultados sobre a assistência pré-natal; decisão sobre a via de parto; intervenções sobre as parturientes e recém-nascidos de risco habitual; tipo de parto nas adolescentes; entre outros. Confira alguns dos destaques deste suplemento.