1. Pesquisa avalia quatro praias da Baía de Guanabara

    "A poluição das praias é uma consequência direta do saneamento básico deficiente, que resulta em esgoto chegando ao mar sem tratamento", afirmou a bióloga Jane da Costa Valentim Rego em sua dissertação de mestrado em Saúde Pública pela ENSP, intitulada Qualidade Sanitária de Água e Areia de Praias da Baía de Guanabara. A pesquisa teve como objetivo avaliar e monitorar a qualidade sanitária das areias e águas das praias por meio de análises colimétricas e micológicas, além de propor a análise de fungos como padrão de avaliação na classificação sanitária destas áreas de recreação. Foram avaliados materiais de quatro praias da Baía de Guanabara, sendo duas situadas na Ilha do Governador e duas na Ilha de Paquetá, e concluiu-se, dentre outros resultados, que a contaminação da areia não está relacionada à da água e que, nas quatro praias observadas, as características de contaminação foram totalmente diferentes tanto nas águas como na areia.

  2. Pesquisa analisa incorporação de medicamentos

    Para saber como ocorre o processo de incorporação de medicamentos novos nos hospitais universitários, a farmacêutica Elisangela da Costa Lima Dellamora explorou, em sua tese de doutorado em Saúde Pública pela ENSP, questões que envolvem os critérios e recomendações nacionais e internacionais que vêm sendo seguidos na seleção dos novos medicamentos; o uso dessas novas tecnologias, influenciado por particularidades dos hospitais universitários; e o entendimento dos atores envolvidos no processo em relação à Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT). Os resultados indicaram que a incorporação de novos medicamentos vem ocorrendo de duas formas distintas e que a seleção de novos medicamentos merece ser cuidadosamente verificada e suas falhas, corrigidas.

  3. Análise do processo de acolhimento em Unidades Básicas de Saúde de Minas Gerais tendo por referência o Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde

    No dia 5 de junho, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública, na modalidade profissionalizante, Análise do processo de acolhimento em Unidades Básicas de Saúde de Minas Gerais tendo por referência o Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde, por Carla Carvalho Martins, na sala 1 do 4º andar da ENSP, a partir das 14 horas.

  4. A negociação do trabalho na Fiocruz

    No dia 29 de maio, apresentação da dissertação de mestrado em Saúde Pública na modalidade profissionalizante A negociação do trabalho na Fiocruz, por Sergio Barroso Ribeiro, na sala 406 da ENSP, a partir das 14 horas.