1. Pesquisa estuda efeitos genotóxicos da exposição a benzeno em trabalhadores

    Estudar os efeitos genotóxicos decorrentes da exposição crônica a benzeno oriundos ambientalmente e ocupacionalmente dos vapores de gasolina foi o objetivo da pesquisa da aluna do Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP, Isabele Campos Costa Amaral, sob orientação das pesquisadoras Ariane Leites Larentis, Paula de Novaes Sarcinelli e Rita de Cássia Oliveira da Costa Mattos. Foi feita a comparação de uma população formada por trabalhadores expostos ocupacionalmente ao benzeno em baixas doses oriundos de postos revendedores de combustíveis da zona oeste do Rio de Janeiro, localizados na Área de Planejamento AP 5.3 do município do RJ, que compreende os bairros de Paciência, Santa Cruz e Sepetiba, e uma população exposta ambientalmente ao benzeno, sendo formada por trabalhadores das portarias terceirizados da Diretoria de Administração do Campus da Fiocruz.

  2. Defesas de mestrado e doutorado nesta quarta-feira, 26/4

    Na próxima quarta-feira, 26/4, acontecerá a defesa de quatro trabalhos: um de doutorado e três de mestrado. Entre os temas abordados estão o câncer colorretal, doenças crônicas não-transmissíveis, avaliação da estratégia nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, e práticas de cuidado no Capsi ao adolescente que faz uso de álcool e outras drogas. Confira. 

  3. Defesas de mestrado profissional em saúde pública na ENSP

    No dia 20 de abril, duas defesas de mestrado profissional em Saúde Pública na ENSP: às 9h, Avaliação dos usos e influências do conhecimento proveniente de pesquisas financiadas pelo Ministério da Saúde sobre a subagenda Alimentação e Nutrição; às 13h, Avaliação da implantação do Sistema de Acompanhamento, Controle e Avaliação de Resultados da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Confira.