1. Apoio psicossocial e atendimentos por quedas em idosos são temas de defesas na ENSP

    Tese de doutorado em Saúde Pública, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), aborda o Apoio psicossocial e promoção da saúde: caminhos para uma intervenção integral em contexto de desastre, em 19 de agosto. Já no próximo dia 21/8, a dissertação de mestrado acadêmico em Epidemiologia em Saúde Pública defende as Características dos atendimentos por quedas em idosos realizados pelo SAMU do Rio de Janeiro em 2017: uma análise espacial.

  2. Estudo da ENSP investiga assentamentos sem saneamento básico em dez cidades do RJ

    Com o objetivo de investigar se os assentamentos precários estão inseridos nos Planos Municipais de Saneamento Básico do RJ, a aluna do mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP, Verônica Teixeira de Oliveira Arêas, desenvolveu sua dissertação. Está em apreciação, na Câmara, o Projeto de Lei 3.261/19, do Senado, que obriga os municípios a conceder os serviços de saneamento a empresas privadas, medida contrária à tendência mundial de remunicipalizar os serviços.

  3. Pesquisa da ENSP denuncia riscos à saúde dos trabalhadores nos Postos Revendedores Flutuantes de Manaus

    Os trabalhadores dos Postos Revendedores de Combustíveis Automotivos  (PRCA) estão expostos a vários riscos, como o benzeno, explosões, atropelamento, assaltos, entre outros. O mesmo ocorre em embarcações flutuantes sem propulsão ou Postos Revendedores Flutuantes (PRF). Uma pesquisa da ENSP dedicou-se ao tema visando contribuir com a identificação e prevenção dos riscos associados à saúde dos trabalhadores de PRF da orla de Manaus.