1. Fundamentos da Experiência Psicanalítica: inscrições abertas até 31 de janeiro

    Estão abertas, até 31 de janeiro, as inscrições para o curso de Atualização em Fundamentos da Experiência Psicanalítica. O curso tem por objetivo contribuir para uma perspectiva crítica ante a práxis que se exerce nos espaços institucionais de trabalho, além de propiciar aos participantes uma reflexão sobre os conceitos fundamentais na abordagem do trabalho clínico da psicanálise e fornecer referências teóricas que orientem as ações na atenção à saúde, em especial, na saúde dos trabalhadores em ambulatórios da rede pública de saúde. 

  2. Curso de Aperfeiçoamento em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana segue com inscrições abertas até 18 de janeiro

    Seguem abertas, até o dia 18 de janeiro, as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, organizado pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cesteh/ENSP/Fiocruz), em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Maria - Rio Grande do Sul. Os interessados devem acessar o edital do curso e se inscrever na Plataforma SigaLS. Não perca, última semana de inscrição.

  3. Prorrogadas as inscrições do curso de Especialização em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica 2019

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e EAD (CDEAD) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC), torna público o 2º aditivo de retificação do edital, prorrogando novamente as inscrições, além de outras retificações, para o processo seletivo do Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica, na modalidade a distância com momentos presenciais. As inscrições seguem abertas até o dia 23 de janeiro. 

  4. ENSP oferece curso sobre Cuidados Paliativos com ênfase na APS

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca está com inscrições abertas, até dia 8 de fevereiro, para o Curso de Especialização em Cuidados Paliativos com Ênfase na Atenção Primária - 2019. O Curso é destinado a profissionais de nível superior da área de saúde, com prioridade para aqueles que atuam na atenção primária da rede pública. Seu objetivo é capacitar profissionais da área de saúde para a assistência em cuidados paliativos, em uma perspectiva interdisciplinar com ênfase na atenção primária. São ofertadas 25 vagas, sendo 3 para ações afirmativas. Leia o edital e faça sua inscrição aqui.

  5. Dihs/ENSP reabre inscrições para Especialização em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão

    O Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública (Dihs/ENSP) reabre as inscrições para o Curso de Especialização em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão 2019. O objetivo do curso é refletir criticamente sobre o significado dos direitos humanos e suas relações com a saúde e as políticas de inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência. Os interessados devem se inscrever através da Plataforma SigaLS, até 11 de janeiro de 2019.
     

  6. ENSP e Fiocruz MS formarão doutores na região Centro-Oeste

    A ENSP/Fiocruz, por meio do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública, e a Coordenação de Ensino da Fiocruz Mato Grosso do Sul firmaram convênio para realização do doutorado em "Epidemiologia, Equidade e Saúde Pública". O curso despontou da necessidade de formação de doutores na região, e o processo seletivo, encerrado dia 19 de dezembro, aprovou 14 candidatos.

  7. Especialização em Saúde Pública: últimos dias de inscrição

    Reconhecido por acompanhar a trajetória da ENSP/Fiocruz e expressar o compromisso institucional com o sistema público e universal de saúde, o curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) estará com inscrições abertas para 2019 a partir desta quarta-feira (7/11). A especialização oferece 33 vagas, sendo 30 para candidatos nacionais e 3 para candidatos estrangeiros, além da reserva 10% das vagas para ações afirmativas. 

     

  8. Inscrições abertas para o curso internacional Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul

    O curso internacional Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz, terá a participação dos docentes convidados: João Arriscado Nunes (investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra), Bruno Sena Martins (investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) e Charles Tesser (Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina). A coordenação do curso está a cargo do docente Marcelo Firpo Porto (Fiocruz/RJ) e contará com a participação dos docentes da Fiocruz/RJ: Paulo Amarante, Gil Sevalho, Roberta Gondim, Diogo Ferreira Rocha e Marina Fasanello.

  9. Curso sobre prevenção de doenças crônicas não transmissíveis abre inscrições

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) torna públicas as normas para o processo de seleção para as vagas de alunos do curso Prevenindo Doenças Crônicas não Transmissíveis: Tabaco, Álcool, Alimentação Inadequada e Inatividade Física - 2019, de qualificação profissional em nível de atualização, na modalidade presencial. As inscrições vão até 25 de janeiro de 2019.