1. Capacitação para ações promotoras do aleitamento materno

    Estão abertas até o dia 11/4 as inscrições para o sexto curso de atualização Multiplicador da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação da ENSP. O curso pretende capacitar os profissionais de saúde que atuam na atenção primária/SUS, para o desenvolvimento de ações promotoras do aleitamento materno. São oferecidas 30 vagas.

  2. Inscrições abertas para curso sobre projetos sociocomunitários

    Estão abertas, até o dia 14 de março, as inscrições para o curso livre de Elaboração e Gestão de Projetos Sociocomunitários. A iniciativa é resultado de parceria entre a ENSP, a Cooperação Social da Presidência e a Diretoria de Administração (Dirad). O curso é aberto ao público, mas os interessados devem ser moradores de comunidade e ter idade mínima de 18 anos. Os alunos selecionados participarão de aulas sobre legislação trabalhista, noções de gestão financeira, contábil e de recursos humanos, fundamentos de gestão de projetos, elaboração de projetos sociocomunitários, dentre outros.
     
     

  3. Especialização em Atenção Básica: inscrições até 27/2

    O curso de Especialização em Gestão da Atenção Básica está com inscrições abertas para egressos do curso de especialização em Saúde da Família, nos moldes da residência / Residência Multiprofissional em Saúde da Família ENSP/Fiocruz. Essa formação tem como objetivo proporcionar o aprofundamento de bases teóricas e metodológico-instrumentais presentes no campo da Gestão da Atenção Básica em Saúde, fornecendo subsídios à elaboração crítica acerca da gestão em saúde, no diálogo entre as diferentes vertentes que circulam na produção de conhecimento da área e as práticas de gestão que se efetivam nas três esferas de governo. As inscrições devem ser feitas pela internet na Plataforma Siga.

  4. Inscrições para especialização em Promoção da Saúde até 20/2

    Estão abertas até 20 de fevereiro as inscrições para a especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social. O curso, coordenado pela pesquisadora da ENSP Maria de Fátima Lobato Tavares, pretende formar profissionais da área da saúde, da educação e afins que façam interface com o setor saúde, membros de organizações comunitárias, gestores do SUS e das diferentes esferas do governo para desenvolver práticas de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social.

  5. Cursos EAD/ENSP oferecem mais de 5 mil vagas

    Estão abertas as inscrições para diversos cursos da ENSP na modalidade a distância, tanto para alunos como para tutores. Entre as oportunidades estão a especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde, a Atualização em Educação Alimentar e Nutricional no Programa Bolsa Família no Contexto da Intersetorialidade, o curso de aperfeiçoamento em Apoio Matricial na Atenção Básica com ênfase nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, e o programa de formação em Vigilância do Óbito Materno Infantil e Fetal, e de atuação em Comitês de Mortalidade. Ao todo, são mais de 5.700 vagas. As inscrições devem ser feitas pela internet. Confira todos os detalhes nos editais.

  6. Curso debate formas de prevenir efeitos do clima sobre as doenças

    Terminou na sexta-feira (14/2) o Workshop on the integration of environmental remote sensing products to inform health early warning systems, financiado pela Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, e coordenado pelos professores dos programas de pós-graduação da ENSP Christovam Barcellos, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), e Marilia Sá Carvalho, do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz).

  7. Inscrições abertas para curso sobre projetos sociocomunitários

    Estão abertas, até o dia 14 de março, as inscrições para o curso livre de Elaboração e Gestão de Projetos Sociocomunitários. A iniciativa é resultado de parceria entre a ENSP, a Cooperação Social da Presidência e a Diretoria de Administração (Dirad). O curso é aberto ao público, mas os interessados devem ser moradores de comunidade e ter idade mínima de 18 anos. Os alunos selecionados participarão de aulas sobre legislação trabalhista, noções de gestão financeira, contábil e de recursos humanos, fundamentos de gestão de projetos, elaboração de projetos sociocomunitários, dentre outros.
     
     

  8. Programas de pós divulgam relação de candidatos externos

    Os programas de pós-graduação em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública divulgam a Relação Nominal dos Candidatos Externos Selecionados 2014. A matrícula dos candidatos externos para os três programas deverá ser realizada mediante o preenchimento da Ficha de Matrícula que consta nos três documentos até o dia 17 de fevereiro.

  9. Especialização em Saúde Pública e cursos EAD prorrogam inscrições

    Os problemas técnicos que afetaram os sites da Fiocruz na semana passada (3 a 7/2) ainda causam alguns transtornos na divulgação de resultados, prazos para inscrições de cursos e acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Em virtude do ocorrido, o Curso de Especialização em Saúde Pública prorrogou o prazo de inscrições até o dia 13 de fevereiro. Os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição em anexo, o qual deverá ser impresso, assinado e entregue no Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP. A coordenação de Educação a Distância da ENSP também emitiu nota sobre os problemas técnicos na sua plataforma.

  10. Direito e Saúde é o novo mestrado profissional da ENSP

    Estão abertas as inscrições para o mais novo mestrado profissional da Escola Nacional de Saúde Pública, o de Direito e Saúde para o Município de Vitória da Conquista - BA. Seu objetivo é formar profissionais dos campos da saúde e da ciência jurídica, na busca de promover maior qualidade de suas atuações na Secretaria Municipal de Saúde, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público e Instituições de Ensino Superior de Vitória da Conquista/BA, por meio da modelagem de projetos de intervenção, infraestrutura e atenção diferenciada às populações dessa região. Coordenado pelas pesquisadoras Maria Helena Barros de Oliveira e Regina Maria de Carvalho Erthal, do Grupo Direitos Humanos e Saúde da ENSP, o curso está com inscrições abertas até o dia 21/02/2014. O edital e os procedimentos para inscrição estão na Plataforma Siga Fiocruz.