1. Prorrogadas as inscrições para especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde

    Foram prorrogadas as inscrições para Curso de Especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde, que faz parte da estratégia da Fiocruz de formação gerencial e de qualificação dos profissionais da área de gestão da instituição. O curso é direcionado a servidores da Fundação que exercem o cargo de Analista de Gestão em Saúde, lotados nas Unidades do Rio de Janeiro e das regionais, e oferece 40 vagas. O novo prazo de inscrições é até o dia 30/6 e as mesmas devem ser feitas na Plataforma Siga Ls. 

  2. Vídeos do XI Ciclo de Debates estão disponíveis no canal da ENSP no Youtube

    De 2 a 6 de maio, foi realizada, na ENSP, a 11ª edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. O evento discutiu as consequências da atual conjuntura política do país e a possibilidade do retrocesso democrático e dos direitos dos cidadãos, bem como a formação do profissional de saúde, desafios das políticas de saneamento e saúde mental e expansão da Estratégia de Saúde da Família, além da tradicional formatura da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. As apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP no Youtube.

  3. Programas de Saúde Pública e Epidemiologia com inscrições abertas para candidatos estrangeiros no 'stricto sensu' 2017

    Os candidatos estrangeiros interessados nas vagas de mestrado e doutorado (2017) dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública e Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) podem se inscrever até dia o 18 de julho na Plataforma Siga Stricto Sensu. Tanto para o mestrado como para o doutorado, o candidato estrangeiro deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição, o qual, posteriormente, deverá ser impresso, assinado, digitalizado e encaminhado, via correio eletrônico, com a documentação exigida na inscrição (essa última em formato PDF), para ceci@ensp.fiocruz.br contendo a área de concentração de seu interesse. O Programa de Saúde Pública oferecerá cinco vagas para o doutorado e até cinco vagas para o mestrado; já o Programa de Epidemiologia ofertará seis vagas para o doutorado e até sete vagas para o mestrado. 

  4. Programa de Bioética debate o fim da vida e os desafios do cuidado

    O Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, em parceria com o Núcleo de Bioética e Ética Aplicada (Nubea) da UFRJ, realizará um grande encontro para debater a questão do fim da vida e os desafios do cuidado. A discussão está marcada para os dias 28 e 29 de junho, acontecerá no auditório do Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira da UFRJ e os interessados em participar devem se inscrever, pois as vagas são limitadas. O encontro terá uma conferência de abertura e três mesas-redondas que giram tem torno da temática central. 

  5. Chamada para seleção pública exclusiva para candidatos estrangeiros 2017

    Já estão disponíveis na Plataforma Sigass as chamadas para seleção pública 2017 dos candidatos estrangeiros para os Programas de Pós-graduação em Saúde Pública e Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP. As inscrições terão início nesta quarta-feira (22/6), mas os candidatos já podem acessar a chamada com o cronograma, as áreas de concentração e as exigências para ingressar no mestrado e doutorado ENSP 2017.

  6. ENSP e população LGBT rompem barreiras em busca da equidade

    Em julho, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, por intermédio de uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Grupo Conexão G de Cidadania LGBT de Favelas, iniciará projeto de extensão pioneiro, no qual seus discentes e da UFRJ poderão fazer estágio docente ministrando aulas no Prepara, Nem! - curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) destinado à população LGBT moradora de favelas do Rio de Janeiro. As aulas gratuitas serão realizadas nas dependências da ENSP, e as alunas do curso usarão crachás com seus nomes sociais. “Com essa ação, pessoas Trans, Travestis, Lésbicas, Gays e Bissexuais em situação de vulnerabilidade social, estudarão em uma das maiores e melhores instituições de Saúde Pública da América Latina. Assim, a ENSP mostra todo seu pioneirismo ao abrir as portas para lutar contra o preconceito existente em nossa sociedade”, disse Monica Malta, pesquisadora da Escola, coordenadora de uma nova pesquisa na área e entusiasta do projeto.

  7. Capacitação em vigilância sanitária para ações de controle do tabaco amplia prazo de inscrições

    O Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP) ampliou o prazo de inscrições para a terceira oferta da Comunidade de Práticas sobre Controle do Tabaco para Fiscais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) até 30 de julho. O objetivo da Comunidade é sensibilizar os agentes fiscalizadores a respeito da dimensão do trabalho de fiscalização, favorecendo o desenvolvimento de competências necessárias ao cumprimento da legislação pertinente e os instrumentalizando para realizar ações de controle do tabaco. De acordo com a coordenadora do Cetab, Valeska Figueiredo, a Comunidade tem o propósito de fortalecer a implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco e as ações do controle do tabaco no Brasil. "Trata-se de uma estratégia de formação de recursos humanos para o SUS que busca instrumentalizar os fiscais visando à garantia do cumprimento da legislação brasileira no contexto do controle do tabaco", analisou.

  8. Nova resolução da SMS-RJ valoriza formação profissional de gestores

    A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ) acaba de publicar resolução que estabelece critérios para a ocupação de cargo de diretor ou gerente de Unidade de Atenção Primária em Saúde, como Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família, a Resolução Nº 2964. A partir de agora, além da indicação, o profissional deve preencher, ao menos, quatro critérios de formação ou experiência comprovada dentre dez estabelecidos pela Secretaria. Entre eles, está a necessidade de conclusão do terceiro ano de residência (R3) em Gestão de Serviços de Saúde; ou ainda título de especialização, mestrado ou doutorado em áreas como Saúde da Família, Gestão em Saúde, Políticas Públicas e Saúde Pública. Segundo Helena Seidl, coordenadora da especialização em Gestão da Atenção Básica nos moldes da Residência da ENSP, "a resolução valoriza o nosso empenho em formar gestores para o SUS, para a gestão municipal e nos mobiliza a continuar". Esta residência está em sua sétima turma e já formou mais de 35 profissionais. Destes, cerca de 80% atuam na gestão municipal da saúde. 

  9. Acesse os procedimentos para inscrição, seleção e matrícula de alunos ENSP e candidatos externos na pós-graduação

    Acesse, na Plataforma Siga Fiocruz, os Procedimentos para Inscrição, Seleção e Matrícula de Candidatos Externos em Disciplinas Oferecidas pelos Programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública no 2º semestre - 2016. O prazo vai até 17 de junho. Os candidatos externos à ENSP e Fiocruz deverão preencher o Formulário de Inscrição, o qual, posteriormente, deverá ser impresso, assinado e entregue com a documentação exigida no Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP (Seca). A documentação poderá ser entregue de 2ª a 6ª. feira, das 8h30 às 14 horas. Excepcionalmente para candidatos de outros estados, será permitido o envio da documentação por meio do e-mail secaexterno@ensp.fiocruz.br.

  10. Inscrições para capacitação em Vigilância em Saúde na Atenção Básica vão até 14/6

    Foram prorrogadas até o dia 14 de junho as inscrições para curso de Capacitação em Vigilância em Saúde na Atenção Básica para a turma destinada ao município de Niterói e a turma oferecida aos municípios de Tanguá, Rio Bonito, Casimiro de Abreu e Silva Jardim. O curso é uma iniciativa do Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos (LabMep), e visa qualificar gestores e profissionais que atuam na Vigilância em Saúde e na Atenção Básica. Para se inscrever, os candidatos deverão preencher o formulário eletrônico de inscrição da turma desejada disponível na Plataforma Sigaeps. Acesse os editais.