1. ENSP segue com inscrições abertas para cursos de especialização e qualificação

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para três cursos de especialização e um de qualificação profissional. Entre os cursos que seguem com as inscrições abertas estão a especialização em Pneumologia Sanitária, a especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, e a especialização em Saúde do Trabalhador. No âmbito da qualificação profissional, seguem abertas as inscrições para o novo curso 'O nexo da água'. Todas as informações sobre cada curso e seus editais estão disponíveis na Plataforma Sigals. Confira os cursos de especialização e qualificação disponíveis e seus prazos de inscrição.

  2. Prorrogadas as inscrições para especialização em Saúde do Trabalhador em SP

    Foram prorrogadas, até 21 de maio, as inscrições para o curso de especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, que objetiva qualificar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) a incorporar as relações entre Produção, Ambiente e Saúde às práticas de saúde, de modo a solucionar problemas concretos, considerando o trabalho como determinante do processo saúde-doença e da degradação ambiental. Acesse o edital

  3. Inscrições para curso que analisa crise hídrica sob o prisma do nexo água-alimento-energia terminam nesta quinta-feira (10/5)

    Estão abertas as inscrições para o curso de qualificação profissional O nexo da água, oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Desenvolvido no bojo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Saúde, o curso tem o propósito de oferecer subsídios técnicos aos profissionais que atuam na gestão de águas para discutir e analisar as relações de sinergia positiva e negativa e trade-off entre os principais setores que demandam água - consumo humano e saúde, produção de energia e produção de alimentos. Ao todo, serão oferecidas 30 vagas. O Nexo da água é coordenado pelo pesquisador Tatsuo Shubo e as inscrições estarão abertas até 10 de maio de 2018. Leia o edital e faça aqui sua inscrição.

  4. Aula inaugural da Especialização em Saúde Pública debateu saúde em tempos de crise e austeridade

    O Curso de Especialização em Saúde Pública, reconhecido por acompanhar a trajetória da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e expressar o compromisso institucional com o sistema público e universal de saúde, promoveu, no dia 2 de abril, a aula inaugural E a saúde? Adoecer e morrer em tempos de crise e austeridade. O encontro contou com a participação do atual diretor do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz e ex-diretor da ENSP e da Fundação, Paulo Buss, do epidemiologista e especialista em avaliação de políticas públicas, Romulo Paes Sousa, e da pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos (Demqs/ENSP), Joice Andrade. A mesa foi coordenada pela vice-diretora de Ensino da Escola, Lúcia Dupret. As apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP no Youtube

  5. Saúde Mental e Atenção Psicossocial: curso publica edital 2018

    Já está disponível o edital para a nova turma do curso de especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. A formação oferece um espaço dinâmico de trocas de experiências que favoreçam e estimulem um pensar crítico no âmbito da saúde pública e, sobretudo da área especifica do curso. As inscrições terão início na próxima sexta-feira, 6/4 e irão até 7/5. Leia todos os detalhes disponíveis no edital: datas, documentos necessários, locais de prova e outros. 

  6. Saúde Mental e Atenção Psicossocial: curso publica edital 2018

    Já está disponível o edital para a nova turma do curso de especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. A formação oferece um espaço dinâmico de trocas de experiências que favoreçam e estimulem um pensar crítico no âmbito da saúde pública e, sobretudo da área especifica do curso. As inscrições terão início na próxima sexta-feira, 6/4 e irão até 7/5. Leia todos os detalhes disponíveis no edital: datas, documentos necessários, locais de prova e outros. 

  7. Último dia para se inscrever no programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva

    Termina nesta segunda-feira, dia 2 de abril, o período de inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva 2018 (PPGBIOS). Os cursos oferecem total de 36 vagas, sendo 20 destinadas ao doutorado e 16 ao mestrado. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do programa. O PPGBIOS é realizado pela ENSP/Fiocruz em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A coordenação geral está a cargo do pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Sergio Rego. As aulas são presenciais, e o curso gratuito.

  8. Aula inaugural abordará corpos hídricos e a privatização dos recursos naturais nesta terça-feira (3/4)

    No dia 3 de abril, às 14h, será realizada a aula inaugural do Curso de Gestão e Tecnologias do Saneamento. A formação, que está em sua quinta edição, debaterá a questão do saneamento em tempos de crise. Para tanto, vai trazer à ENSP os especialistas na área José Stelberto Porto Soares e João Roberto Pinto. Segundo seus coordenadores - os pesquisadores do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola, Rosália Oliveira e Paulo Roberto de Abreu Bruno -, neste ano, "considerando-se o momento de incertezas com relação à conservação do patrimônio natural do país e à integridade física de grande parte da população que convive com a intolerância e de violência, pretendemos discutir a situação do saneamento a partir de duas perspectivas: a situação de corpos hídricos no Estado do Rio de Janeiro e a questão da privatização dos recursos naturais ainda disponíveis no país", detalhou Paulo Bruno. A aula é aberta a todos, não sendo necessária inscrição prévia. O encontro acontecerá no prédio da ENSP, na sala 410.