1. Conferência aborda impactos da globalização na saúde da população

    O curso mais tradicional da ENSP completa mais um ciclo esse ano. A especialização em Saúde Pública, que faz parte da grade curricular da Escola há 60 anos, realizará. na terça-feira, 15 de dezembro, o encerramento da edição de 2015 com a palestra Globalização, impactos na saúde da população e o papel do Estado. A atividade, marcada para às 13h30, no salão internacional da ENSP, contará com a exposição do coordenador do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz, Paulo Buss. O curso de especialização em Saúde Pública visa introduzir o aluno no campo da saúde coletiva, além de capacitá-lo a gerar competências para sua atuação como sanitarista. A palestra é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.

  2. Inscrições abertas para sete cursos de especialização da ENSP

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para sete cursos de especialização, totalizando 190 vagas. São oferecidas 20 vagas para a especialização em Gênero, Sexualidade e Diretos Humanos; 30 para Gestão e Tecnologias do Saneamento; 20 vagas para o curso de Direito e Saúde; 30 para a especialização em Saúde Pública; 35 para Gestão de Hemocentros; 35 vagas para a especialização em Vigilância Sanitária; e 20 para Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Todas as inscrições devem ser feitas pela Plataforma SigaLS. Confira as datas, os cronogramas e os detalhes, de cada uma das chamadas, em seus respectivos editais.  

  3. Especialização em Segurança do Paciente já formou cerca de mil alunos

    Com a proposta de disseminar a cultura da segurança do paciente nos serviços de saúde e, assim, diminuir a frequência e a magnitude dos incidentes relacionados ao cuidado em saúde, a ENSP, em parceria com Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP/UNL), acaba de formar cerca de mil alunos no curso internacional de especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente. A formação, oferecida concomitantemente no Brasil e em Portugal, desenvolveu-se na modalidade a distância. Seus resultados foram apresentados recentemente ao Comitê de Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), do qual pesquisadores da ENSP são integrantes. O coordenador do curso no Brasil e pesquisador da Escola, Walter Mendes, apontou como excelentes os resultados do curso. "Estamos buscando financiamento para uma segunda edição do curso. Para tanto, propostas de mudanças e melhorias para a formação já estão em andamento", disse.

  4. Inscrições abertas para curso de Qualificação em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana

    Até o dia 7/1/2016 estão abertas as inscrições para o curso de Qualificação em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP, que pretende capacitar o aluno a identificar nexo causal entre condições especificas de trabalho e adoecimento de profissionais. Ao todo, são ofertadas 50 vagas, sendo 10 para a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) e 40 para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), organizadas em duas turmas de 25 alunos. O curso é coordenado por Rita de Cassia Oliveira da Costa Mattos e Daniel Santos Souza.

  5. Curso aborda prevenção de doenças crônicas não transmissíveis

    Até 25 de janeiro de 2016, estão abertas as inscrições para o curso de atualização Prevenindo Doenças Crônicas Não Transmissíveis: tabaco, álcool, alimentação inadequada e inatividade física. Há 30 vagas disponíveis. A qualificação profissional pretende apresentar a importância de se conhecer os fatores de risco envolvidos nas doenças crônicas não-transmissíveis, com particular ênfase nos fatores passíveis de prevenção através de políticas públicas; além de trazer o marco teórico da prevenção e promoção da saúde, suas principais estratégias e impacto de programas multidisciplinares em diversos contextos com ênfase no tabaco, álcool, atividade física e hábitos alimentares saudáveis.

  6. Inscrições para candidatos externos na pós-graduação ENSP 2016 terminam em 15/1

    Os programas de pós-graduação em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), divulgaram os procedimentos de inscrição, seleção e matrícula para os candidatos externos interessados nas disciplinas oferecidas no 1º sem/2016. As inscrições terminam em 15 de janeiro de 2016. Diferente dos anos anteriores, o Formulário de Inscrição deverá ser impresso, assinado e entregue com a documentação exigida no Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP (Seca), localizado no térreo do prédio da ENSP. Candidatos de outros estados poderão, excepcionalmente, enviar a documentação para o e-mail secaexterno@ensp.fiocruz.br. Os interessados em cursar disciplinas com pré-requisito deverão apresentar cópia de documento que comprove o pré-requisito solicitado na ementa. Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta.

  7. Inscrições abertas para sete cursos de especialização da ENSP

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para sete cursos de especialização, totalizando 190 vagas. São oferecidas 20 vagas para a especialização em Gênero, Sexualidade e Diretos Humanos; 30 para Gestão e Tecnologias do Saneamento; 20 vagas para o curso de Direito e Saúde; 30 para a especialização em Saúde Pública; 35 para Gestão de Hemocentros; 35 vagas para a especialização em Vigilância Sanitária; e 20 para Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Todas as inscrições devem ser feitas pela Plataforma SigaLS. Confira as datas, os cronogramas e os detalhes, de cada uma das chamadas, em seus respectivos editais.  

  8. Inscrições abertas para curso sobre Gestão e Tecnologias do Saneamento

    Estão abertas, até 7/1/2016, as inscrições para a especialização em Gestão e Tecnologias do Saneamento da ENSP. O curso busca qualificar o corpo discente para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, de assessoria técnica e de gestão nos campos do saneamento e da saúde ambiental; atualizar e aperfeiçoar conhecimentos que atendam satisfatoriamente às demandas dentro do novo arcabouço institucional no campo do saneamento e da saúde ambiental; aprofundar os conhecimentos necessários à análise, à gestão e à avaliação de projetos, bem como à regulação dos serviços na área de saneamento básico e ambiental; e estimular a construção de projetos de pesquisa que abordem as questões do saneamento através das suas interfaces com determinados processos de saúde-doença. As inscrições devem ser feitas na Plataforma Siga LS.

  9. Inscrições abertas para especialização em gênero, sexualidade e direitos humanos

    Até o dia 17 de dezembro estão abertas as inscrições para a especialização em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos da ENSP. O curso busca promover a discussão crítica das questões relativas às desigualdades sociais marcadas especificamente pelo viés de gênero e sexualidade, abrangendo recortes de raça e classe social, desenvolvendo competências gerais e específicas por meio da compreensão e debate dos conteúdos programáticos, e colaborar com o processo de educação, formação e aperfeiçoamento de profissionais das mais diversas áreas de atuação que se interessam ou que lidam com questões relativas a Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos no seu dia-a-dia profissional ou de militância política.

  10. Inscrições abertas para especialização em Gestão de hemocentros

    Formar especialistas em Gestão de Hemocentros para que desenvolvam suas habilidades técnicas específicas e possam efetivar esta função como componente estratégico da gestão e operacionalização de processos de trabalho no âmbito do Sistema Nacional de Sangue (Sinasan) é o objetivo do curso de especialização em Gestão de Hemocentros. Coordenado pela professora da ENSP/Fiocruz Maria Infante e pela profissional da Coordenação Geral do Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde Jussara Cargnin Ferreira, as inscrições estão abertas até 25 de janeiro de 2016.