1. Curso sobre assédio moral no trabalho recebe inscrições

    Estão abertas as inscrições para o curso Assédio Moral no Trabalho, oferecido pelo Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (DIHS/ENSP). O curso tem por objetivo instrumentalizar o aluno para a compreensão do enfoque de vigilância da saúde do trabalhador, no marco legal do Sistema Único de Saúde; refletir sobre as interrelações entre os processos produtivos e a saúde dos trabalhadores; aplicar conceitos-chaves de vigilância em saúde do trabalhador; apresentar os principais acidentes/doenças/agravos em Saúde do Trabalhador; além de compreender a historicidade do campo. Os interessados devem solicitar a ficha de inscrição por e-mail.

  2. Inscrições abertas para curso sobre perspectivas de cuidados paliativos

    O Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (DIHS/ENSP) está com inscrições abertas para o curso Pacientes Terminais: uma reflexão na perspectiva de cuidados paliativos, cujo objetivo busca discutir e refletir sobre cuidados paliativos e seus processos, a partir de uma visão interdisciplinar. O curso apresentará uma introdução aos cuidados paliativos no Brasil e reflexões sobre a vida, a morte e o morrer. Os interessados devem solicitar a ficha de inscrição através do e-mail dihs@ensp.fiocruz.br.

  3. Relação de alunos selecionados para o curso Promoção de Uso Racional de Medicamentos na Comunidade

    A coordenação do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP) expressa sua satisfação com o grande número de interessados no curso de Promoção do Uso Racional de Medicamentos na Comunidade, o que reflete a importância do tema. Por outro lado, lamenta a impossibilidade de acolher todas as demandas, tanto pelos limites da oferta quanto pela necessidade de obediência aos critérios do edital. Da mesma forma, está trabalhando pelo êxito desse curso, avaliando a possibilidade de oferecê-lo em futuro próximo.

  4. Residência Multiprofissional: inscrições terminam em 3/10

    Estão abertas as inscrições para o curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família - ano 2015/2017. A formação - uma parceria da ENSP com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) e o Núcleo do Estado do Rio de Janeiro do Ministério da Saúde (Nerj/RJ) -, tem como objetivo capacitar os residentes para integrar as instituições de ensino e serviços de saúde por meio de ações que visem à mudança das práticas de formação e atenção, da organização do processo de trabalho, do cuidado individual, coletivo e familiar, da formação e educação na saúde e da construção do conhecimento, a partir das necessidades dos usuários. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de outubro de 2014 por meio da Plataforma Siga Lato Sensu. Ao todo estão disponíveis 21 vagas para graduados em enfermagem, odontologia, psicologia, nutrição e serviço social.

  5. Solenidade encerra o curso de Projetos Sociocomunitários

    No dia 11 de setembro, ocorrerá o encerramento da terceira turma do curso de Elaboração e Gestão de Projetos Sociocomunitários, promovido pelo Programa de Desenvolvimento em Gestão Social (PDGS/Dirad), em parceria com a Cooperação Social da Fiocruz e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). A atividade está marcada para as 9 horas, no salão internacional da ENSP.

  6. Mestrado na Argentina: qualificação aprova 100% dos projetos

    Os alunos da segunda turma do mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública na Argentina, fruto da cooperação entre a Fundação Oswaldo Cruz e a Administración Nacional de Laboratorios e Institutos de Salud da Argentina (Anlis), estiveram no Brasil para uma série de atividades na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Os 16 mestrandos do país vizinho cursaram a disciplina obrigatória do mestrado, a de Tópicos em Saúde Pública, e realizaram o exame de qualificação dos projetos, os quais foram todos aprovados, no início de agosto. As defesas devem acontecer ainda no primeiro semestre de 2015.

  7. Alunos defendem trabalhos em curso sobre alimentação e nutrição

    O uso de mídias locais, como o rádio, para ações de alimentação e nutrição; rodas de conversa sobre amamentação com as indígenas Maxakali; ações para prevenção da obesidade entre crianças, adolescentes, adultos e idosos; arte educação nas escolas e nos serviços de saúde para promoção de hábitos e alimentação saudáveis; combate a anemia e a desnutrição. Esses são temas de alguns trabalhos finais dos 141 alunos do curso de especialização em Gestão da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), que estão fazendo a defesa dos TCCs na Fiocruz Brasília.

  8. Curso discute a promoção do uso racional de medicamentos

    Promoção de Uso Racional de Medicamentos na Comunidade é o tema do curso internacional promovido pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública (NAF/ENSP). Voltada para alunos de pós graduação stricto ou latu sensu da Fiocruz e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (alunos da residência médica em saúde da família e profissionais de nível superior de serviços de atenção primária, egressos de cursos oferecidos pela ENSP/Fiocruz), a atividade tem por objetivo permitir a compreensão e a análise crítica das estratégias de investigação e de promoção do uso racional de medicamentos na comunidade. As aulas serão ministradas pelo médico francês Benoit Marchand. As inscrições estão abertas até o dia 1º de setembro e devem ser feitas aqui.