1. EAD/ENSP: oportunidades de formação até junho

    Diversos cursos da Coordenação de Educação a Distância da ENSP seguem oferecendo vagas até o mês de junho de 2014. Entre as oportunidades, a Escola oferece formação em nível de aperfeiçoamento, atualização e especialização. Gestão de Redes, Processos de Mudança na Formação Superior do Profissional de Saúde, Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana e Gestão em Saúde são alguns dos cursos. Confira todas as oportunidades. 
     

  2. Pós 2015: chamada aberta para candidatos estrangeiros

    Os programas de Pós-graduação em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) estão com chamada aberta para Seleção Pública 2015 (mestrado e doutorado) - exclusiva para candidatos estrangeiros. Podem participar candidatos oriundos de todos os países. As inscrições estarão abertas até o dia 2 de julho para os três programas de pós-graduação e devem ser feitas somente pela Plataforma Siga Fiocruz.

  3. Curso de Políticas de Controle do Tabagismo recebe inscrições

    Estão abertas, até 7 de julho, as inscrições para o curso de Políticas de Controle do Tabagismo, que este ano está sendo oferecido apenas no formato de atualização. Coordenado pelas pesquisadoras Silvana Rubano Barreto Turci, Vera Luiza da Costa e Silva e Marcelo Moreno dos Reis, o curso pretende formar profissionais de saúde do SUS, principalmente aqueles que trabalham para a efetivação de políticas para o controle do tabaco nas secretarias estaduais e municipais de saúde. Os candidatos interessados deverão preencher o formulário eletrônico de inscrição disponível na Plataforma Siga.

  4. Cursos de Inverno: período de matrícula vai até 24/6

    Termina dia 24 de junho o período de matrícula para os candidatos selecionados nos Cursos de Inverno do Programa de Saúde Pública, do Programa de Epidemiologia em Saúde Pública e dos Cursos de Inverno David Capistrano da Costa Filho, do Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente. Ao todo, foram selecionados mais de 550 candidatos para as 30 disciplinas oferecidas pelos três programas de pós-graduação da ENSP no período de férias. Acesse a Plataforma Siga e confira os procedimentos necessários para matrícula e a relação nominal dos aprovados.

  5. EAD/ENSP: oportunidades de formação até junho

    Diversos cursos da Coordenação de Educação a Distância da ENSP seguem oferecendo vagas até o mês de junho de 2014. Entre as oportunidades, a Escola oferece formação em nível de aperfeiçoamento, atualização e especialização. Gestão de Redes, Processos de Mudança na Formação Superior do Profissional de Saúde, Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana e Gestão em Saúde são alguns dos cursos. Confira todas as oportunidades. 
     

  6. Pós: candidatos externos podem se inscrever até 9/6

    Termina nesta segunda-feira (9/6) o prazo de inscrição para os candidatos externos com interesse nas disciplinas oferecidas pelos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública, Epidemiologia em Saúde Pública e Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição do programa de sua preferência, disponível na Plataforma Siga. Os procedimentos para a matrícula dos candidatos externos selecionados serão divulgados no dia 14/7/2014.

  7. Alimentação e Cultura: inscrições terminam em 5 de junho

    Estão abertas até o dia 5 de junho as inscrições para o curso de aperfeiçoamento em Alimentação e Cultura. Coordenado pelas pesquisadoras Denise Cavalcante de Barros e Denise Oliveira e Silva, o curso tem por objetivo capacitar profissionais de saúde a respeito dos significados dos sistemas e valores que envolvem os aspectos socioculturais da saúde, em particular da alimentação e a nutrição, visando uma prática humanista na promoção da alimentação e nutrição na atenção à saúde. Os candidatos devem se inscrever pela plataforma Siga Lato Sensu da Fiocruz.

  8. Curso sobre Gestão e Tecnologias do Saneamento: inscrições até 4/6

    Seguem abertas, até 4/6, as inscrições para a especialização em Gestão e Tecnologias do Saneamento da ENSP. O curso busca qualificar o corpo discente para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, de assessorias técnicas e de gestão nos campos do saneamento e da saúde ambiental; atualizar e aperfeiçoar conhecimentos que atendam satisfatoriamente às demandas dentro do novo arcabouço institucional no campo do saneamento e da saúde ambiental, entre outras questões. As inscrições devem ser feitas na Plataforma Siga LS.

  9. Nova formação voltada para gestão de medicamentos da biodiversidade

    Com o objetivo de qualificar profissionais para atuarem como gestores em qualquer segmento da cadeia produtiva de medicamentos de origem vegetal, estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade. As oportunidade são voltadas tanto para alunos quanto para tutores, com, respectivamente, 30 e 3 vagas. O curso, oferecido na modalidade à distância, tem carga horária de 360 horas, sendo 320 horas realizadas à distância e 40 horas de forma presencial. As inscrições vão até o dia 9 de junho.

  10. Pesquisa aponta desafios da promoção da resiliência

    Ao longo da vida, de uma maneira geral, os indivíduos se deparam com inúmeras dificuldades; e cada pessoa tem seu próprio limite e forma de como lidar e enfrentar as adversidades. Essa capacidade de superação, diferente em cada pessoa, é chamada resiliência. Existe um crescente interesse pelo estudo da resiliência e sua aplicação no campo da prevenção e promoção da saúde. Seguindo esta linha, a aluna do curso de mestrado em Saúde Pública da ENSP Laila Bom Rozembaum investigou fatores individuais, familiares e comunitários relacionados à diferenciação do desenvolvimento do potencial de resiliência na fase da adolescência, segundo questões de gênero, em alunos de escolas do município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.