1. ENSP realiza curso de especialização para o ProgeSUS

    Terminam, nesta quinta-feira (29/11), as aulas da turma Sul-Sudeste da Unidade de aprendizagem I do primeiro curso de especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que está sendo realizado no âmbito do Programa de qualificação e estruturação da gestão do trabalho e da educação no SUS (ProgeSUS). O curso, oferecido regionalmente para três turmas de 40 alunos, formará um total de 120 especialistas até maio de 2008. Cabe a ENSP/Fiocruz realizar os cursos para profissionais das regiões Sul e Sudeste, e Norte e Centro-Oeste. A turma formada por gestores de RH da região Nordeste ficará sob responsabilidade do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CpAM/Fiocruz).

  2. Saúde do Trabalhador: aula inaugural discutirá atuação do profissional sanitarista

    Saúde, ambiente e produção: (re)construção do campo teórico e a atuação do profissional sanitarista será o tema abordado por Lia Giraldo, pesquisadora do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM), Unidade da Fiocruz em Recife-PE, na aula inaugural do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador. A palestra, que marca o inicio das atividades da turma 2008, será realizada na quinta-feira (06/03), às 9h, no Auditório do Cesteh (Sala 32). O evento é aberto ao público.

  3. Alegria, emoção e saudade marcam formatura da segunda turma de Residência em Saúde da Família

    Os 20 novos formandos do curso de Especialização em Saúde da Família nos moldes da Residência da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) se encontraram, na sexta-feira (16/5), para a solenidade de formatura. Entre risos e choros, a certeza de terem cumprido bem o papel de profissionais de saúde, ajudando na consolidação do programa de saúde da família no município do Rio de Janeiro. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, o áudio do evento.

  4. De onde vem e para onde vão os novos doutores em Saúde Pública da ENSP?

    Buscar respostas para essas e outras perguntas foi o objetivo da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP ao realizar a pesquisa sobre a trajetória profissional com 137 recém-doutores que iniciaram o curso entre 1998-2002. Tivemos um retorno de quase 80%, considerado alto para um questionário grande e complexo, afirma a pesquisadora Elizabeth Artmann (Daps/ENSP). Atribuímos isso à amigabilidade do instrumento e à vontade de colaborar dos egressos, completa Claudio Huguet, co-responsável pelo projeto junto com Elizabeth.

  5. ENSP volta a debater os rumos de sua pós-graduação

    Pelo quinto ano consecutivo, a ENSP promove mais uma reunião do Colégio de Doutores, que tem como objetivo discutir os rumos dos curso de pós-graduação da Escola. O encontro está marcado para 6 de junho, na sede do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio. Este ano, o Colégio tem uma data a comemorar, os 30 anos da criação do mestrado em saúde pública da ENSP.

  6. ENSP fortalece vínculos com municípios no programa UAB

    Prefeitos, secretários municipais de educação e de saúde e coordenadores dos 23 municípios pólo que oferecerão cinco cursos do EAD/ENSP pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) estiveram na ENSP, na segunda-feira (30/07), para estabelecer um primeiro contato com a Escola e reforçar o vínculo com seus municípios. O programa Universidade Aberta do Brasil foi criado em 2005, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação, para a articulação e integração experimental de um sistema nacional de educação superior. As apresentações podem ser acessadas na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  7. Especialização em saúde pública bate novo recorde de inscrições em 2008

    O curso mais antigo da ENSP, o de Especialização em Saúde Pública, bateu novo recorde de inscrições: foram 588 candidatos concorrendo a 30 vagas. Além da grande procura de recém-formados pelo curso, outro destaque é o interesse de profissionais das áreas de odontologia, farmácia, fisioterapia, fonaudiologia, educação física e medicina veterinária. Nos últimos dez anos, o curso vem sendo aprimorado e adaptado, com significativas mudanças na ementa e na grade de horários.

  8. ENSP inaugura curso a distância de controle e assistência da tuberculose

    Para fortalecer o papel dos profissionais de saúde de diferentes especialidades e níveis de formação para controle da tuberculose na rede pública, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz), por meio da Educação a Distância (EAD/ENSP), em parceria com o Fundo Global de Tuberculose Brasil, desenvolveu o Curso de Atualização em Controle e Assistência da Tuberculose na modalidade a distância. O objetivo é melhorar o controle da tuberculose, fortalecer a estratégia de tratamento supervisionado para o diagnóstico precoce e promover a expansão da assistência e da cobertura dos serviços de saúde em nosso país.

  9. Residência em saúde da família bate recorde de inscrições

    O Curso de Especialização em Saúde da Família nos Moldes da Residência promoveu, no domingo (25/02), a prova de seleção para novos alunos, quebrando o recorde em número de inscrições para um curso de especialização da ENSP. Foram 396 inscrições, com 252 homologações (entrega completa de documentação). Em sua terceira edição, sob a coordenação de Maria Alice Pessanha (CEGS/ENSP/Fiocruz), o curso oferece 21 vagas e conta agora com uma novidade: os ministros da Educação e da Saúde assinaram portaria instituindo que a Residência Multiprofissional em Saúde e a Residência em Área Profissional da Saúde constituem-se em ensino de pós-graduação Lato sensu destinado às profissões que se relacionam com a saúde. Isso significa que, além de médicos, os demais profissionais da área enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, odontólogos e assistente social poderão receber titulação de residência e não apenas de especialização.