1. Centro de Saúde Escola: capacitação em preceptoria para criar residência médica

    Uma parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunitária e o Ministério da Saúde trouxe ao Centro de Saúde Escola da ENSP médicos do Serviço de Medicina Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, do Rio Grande do Sul para uma oficina sobre práticas de preceptoria. A capacitação é o primeiro passo para atender à proposta de criação de uma Residência Médica na ENSP.

  2. Mestrado profissional em CT&I: saúde como processo produtivo

    Esse curso é a única iniciativa do país que coloca a saúde como espaço econômico, de inovação, de desenvolvimento, de geração de renda e emprego. Ele se insere na proposta de inovação para gerar bens e serviços e para impactar de forma relevante a saúde da população. Com estas palavras, o coordenador do Mestrado Profissional em Política e Gestão de C&T e Inovação em Saúde da ENSP, Carlos Gadelha, mostrou a dimensão e os desafios do curso para alunos, professores, dirigentes e gestores que se reuniram na abertura da terceira turma, na sexta-feira (2/03), no Salão Internacional. Confira o áudio e as apresentações na Bilioteca Multimídia da ENSP.

  3. Centro de Saúde realiza oficina de autocuidado nesta sexta (15/06)

    Nesta sexta-feira (15/06) será realizada mais uma sessão da Oficina de autocuidado do CSEGSF da ENSP. Na primeira parte, a nutricionista Ana Lúcia Fittipaldi, do Núcleo de Alimentação e Nutrição do CSEGSF, irá falar sobre alimentação saudável. Ela irá abordar as formas e processos de alimentação para uma melhor qualidade de vida e também como manter uma boa alimentação no nosso dia-a-dia, no trabalho. Na segunda parte, A água e o corpo humano, a água na vida cotidiana e a água na Terra, será o tema da apresentação da bióloga Zelia Pimentel Andrade. A Oficina de Autocuidado será realizada na sala 407, da ENSP, das 13:30 às 16:30h.

  4. Curso pioneiro em Saúde Mental comemora 25 anos

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca vai celebrar, nos dias 9, 10 e 11 de outubro, os 25 anos do curso pioneiro, responsável pela formação de grande parte dos profissionais que trabalham com saúde mental no país. A comemoração do aniversário do Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial começa na terça-feira (09/10), com palestra do secretário de saúde de Trieste, na Itália, Franco Rotelli, e coincide com o Dia Mundial de Saúde Mental (10/10). O seminário terá convidados internacionais que debaterão as políticas de saúde mental, a formação de profissionais nessa área, as diversidades e seus novos atores, além de direitos humanos. O evento, coordenado pelo pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (DAPS/ENSP/Fiocruz), Paulo Amarante, será realizado no Auditório Térreo da ENSP, e terá transmissão, ao vivo, pela Rede Fiocruz.

  5. Capes certifica trajetória de sucesso da pós da ENSP

    No ano em que sua pós-graduação completou 40 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) foi agraciada com excelentes resultados na Avaliação Trienal da Capes, divulgados em outubro. O conceito seis nos cursos de Saúde Pública e Epidemiologia em Saúde Pública este recém-criado , e cinco no Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente, avaliado com apenas um ano de funcionamento, legitimaram o trabalho que vem sendo realizado pela Escola e apontam os novos rumos a serem definidos. Percebemos que a crescente complexidade da área da Saúde Pública demandava a criação de cursos mais específicos, que permitissem o aprofundamento de algumas questões. A dúvida de alguns era se conseguíramos fazer isso sem dilapidar a qualidade do programa mãe, o de Saúde Pública. A avaliação da Capes provou que nós conseguimos. Estamos entre os melhores, celebrou, na época da divulgação dos resultados, o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho.

  6. Segunda semana do Ciclo de Debates começa discutindo o papel da família na sociedade

    A especialista em sociologia clássica é também pesquisadora das áreas de estudos sobre movimentos sociais, família e gênero, direitos humanos, Maria Lygia Quartim de Moraes (Unicamp) é a convidada do Ciclo de Debates de segunda-feira (12/05), que terá como tema Família: lugar de acolhimento ou de ameaça?. Para debater a exposição foi convidada a historiadora e professora do Museu Nacional/UFRJ Adriana Vianna. A coordenação fica a cargo da pesquisadora Gláucia Burato, do Departamento de Ciências Sociais da ENSP.

  7. Abertas as inscrições para seleção pública 2009 dos programas de Pós-Graduação da ENSP

    Têm início, nesta segunda-feira (18/08), as inscrições para a seleção pública 2009 referente aos programas de Pós-Graduação Stricto sensu da ENSP em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública. O período de inscrições terminará em 5 de setembro de 2008 e, repetindo os anos anteriores, só poderão ser feitas pela internet, por meio da Plataforma Siga.

  8. Sessão acadêmica dos Cursos de Gestão e Atenção Hospitalar

    Os cursos de Especialização e de Atualização em Gestão Hospitalar da ENSP convidam para mais uma sessão acadêmica, com a aula "Acolhimento e Humanização em Hospitais", a ser proferida por Regina Benevides de Barros, professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense. A atividade será realizada no Centro de Estudos do Hospital da Lagoa, nesta terça-feira (25/07), das 17h às 20h30min. A aula é aberta a docentes, alunos da ENSP e demais interessados. Os cursos de Especialização e de Atualização em Gestão Hospitalar são coordenados pelos professores do Daps Pedro Barbosa e Sheyla Lemos. A aula marcará o fim do Curso de Atualização turma 2005/2006.

  9. Aula inaugural do curso de saúde mental da ENSP

    A abertura do Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da ENSP, que completa 25 anos em 2007, terá como conferencista o secretário Nacional da Identidade e da Diversidade Cultural, Sérgio Mamberti. O tema em debate é Diversidade: o que é e qual o seu significado para o campo da loucura e da saúde mental e será apresentado na segunda-feira (02/04), às 10 horas, no Salão Internacional da ENSP. O evento será transmitido, ao vivo, pela Rede Fiocruz.

  10. ENSP discute mestrado interinstitucional com ESP-MT

    Na quinta-feira (05/07), uma comitiva da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-SES/MT) veio à ENSP para discutir a realização de um mestrado interinstitucional em saúde pública, com o objetivo de formar docentes. O encontro faz parte do processo de ampliação das parcerias com instituições nacionais e internacionais promovido pela ENSP e dá continuidade ao termo de cooperação firmado entre as duas instituições em fevereiro de 2007.