1. Terrapia: dez anos de alimento vivo e vida saudável

    No início de sua segunda década de trabalho, o Projeto Terrapia Alimentação Viva na Promoção da Saúde, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, promete muitas inovações, entre elas, um site, aulas de ioga e mais dias de funcionamento da Cantina Viva. Com cada vez mais participantes, o Projeto formou cerca de 70 alunos em Produtores Orgânicos de Sementes Germinadas e Brotos de Cultivo Doméstico em 2007 e contabilizou o expressivo número de sete mil visitas.

  2. Gestão da Clínica é último tema do Ciclo de Debates de 2008

    O médico, mestre em saúde coletiva pela Unicamp e consultor da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, Gustavo Tenório Cunha, é o expositor convidado da última palestra do IV Ciclo de Debates Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, que acontece na quinta-feira (15/05). O tema Gestão da Clínica e o processo de trabalho terá como debatedor o pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP) Paulo Amarante e a coordenação é de Ana Aguiar, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

  3. ENSP e Fundo Global inauguram curso a distância de assistência e controle da tuberculose

    Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que a cada ano surgem oito milhões de novos casos de tuberculose no mundo. Se o controle da doença não for intensificado, a previsão é que, até 2020, o número de pessoas infectadas chegue a um bilhão. Dispostos a mudar esse quadro, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) e o Fundo Global de Tuberculose Brasil deram início, na quarta-feira (30/07), ao Curso de Atualização em Controle e Assistência da Tuberculose, na modalidade a distância, com a aula inaugural A situação da tuberculose no Brasil e no mundo: perspectivas e desafios para seu controle. As apresentações do evento estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  4. ENSP volta a discutir programa de saúde pública

    Apesar de repetir a nota seis na avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), o programa de pós-graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca vem passando por uma série de modificações com o intuito de se adequar da melhor forma aos novos desafios da saúde pública brasileira no século XXI. Discussões já vem ocorrendo através de reuniões periódicas entre os integrantes do Colégio de Doutores da ENSP, que volta a se reunir na segunda-feira (10/12) para mais um encontro. Em pauta, além da reestruturação deste programa, será apresentado também o resultado da avaliação Capes referente ao último triênio (2004-2006) para os dois programas da Escola (Saúde Pública e Saúde Pública e Meio Ambiente).

  5. ENSP e UFAC inauguram primeiro mestrado em saúde coletiva na região norte

    O primeiro curso permanente de pós-graduação strito sensu na área de Saúde Coletiva da Capes, localizado na Região Norte do país, teve início na última segunda-feira (26/05), no estado do Acre. Fruto de uma parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública e a Universidade Federal do Acre, o Mestrado em Saúde Coletiva contará com treze docentes permanentes, sendo cinco do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP, que participarão durante os seis anos de vigência da parceria.

  6. Curso forma especialistas em saúde do trabalhador no norte, nordeste e centro-oeste

    Criado sob demanda da Área Técnica de Saúde do Trabalhador (Cosat/MS) em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador acaba de formar as primeiras turmas de especialistas, apresentando um dos menores índices de evasão detectados pelo Ensino a Distância da ENSP. Com apenas 15% de dispersão dos alunos, o curso privilegia a formação de recursos humanos para a composição da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) nas regiões norte, nordeste e centro-oeste do país.

  7. Educação, renda e desenvolvimento humano na abertura do ano letivo

    O economista brasileiro e chefe do Centro de Políticas Sociais, filiado ao Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, Marcelo Neri, é o convidado especial para a palestra de abertura do ano letivo de 2010 da ENSP, abordando o tema Educação, distribuição de renda e desenvolvimento humano: uma abordagem transversal. O evento acontecerá no dia 22 de março, às 9h30, no Auditório Térreo da Escola. No dia 24 de março, para recepcionar os novos alunos, a Escola realizará ainda, no Auditório Térreo, às 14h, o Centro de Estudos especial com a exibição do documentário Sicko - SOS Saúde, de Michael Moore, seguido de debate com o sanitarista José Carvalho de Noronha sobre a reforma do sistema de saúde americano. Os eventos são abertos a todos os interessados, não é necessária inscrição prévia e serão transmitidos pela internet através da Rede Fiocruz.

  8. EAD/ENSP reformula curso de Vigilância Sanitária

    Está sendo realizada nesta terça-feira (30/01), no EAD/ENSP, mais uma reunião para definir as mudanças a serem implantadas no Curso de Vigilância Sanitária. As mudanças, de forma e conteúdo, têm o objetivo de atualizar o curso, que começou a ser pensado em 1998 e foi lançado em 2000, num momento em que, segundo sua coordenadora e pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP), Ana Célia Pessoa, a Vigilância Sanitária nascia para o SUS e o país enfrentava sérios problemas sanitários, como a tragédia da hemodiálise, em Caruaru; a morte de idosos na Clínica Santa Genoveva, no Rio de Janeiro; a pílula de farinha; e vários casos de falsificação de medicamentos, entre outros.

  9. Vigilância alimentar e nutricional dos índios une ENSP e Funasa

    A Escola Nacional de Saúde Pública recebeu, nesta quinta-feira (30/08), representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para ratificar a parceria na realização do Curso de Vigilância Alimentar e Nutricional para a Saúde Indígena, cujo objetivo é capacitar profissionais para apoiar a construção e consolidação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) e do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso será oferecido pela Educação a Distância da ENSP e o objetivo da visita foi demonstrar a estrutura pedagógica, a dimensão do trabalho e a responsabilidade na elaboração do curso a distância do EAD/ENSP.

  10. Jornadas de psicanálise reúnem teoria e prática

    Orientada pelos conceitos fundamentais da psicanálise e tendo como objetivo maior a união entre o trabalho clínico e a teoria foi realizada na ENSP, pelo terceiro ano consecutivo, a Jornada do Curso de Atualização Fundamentos da Experiência Psicanalítica. Em 2007, o evento teve o maior número de alunos inscritos e também a melhor qualidade dos trabalhos apresentados, afirmou Clarice Gatto, pesquisadora do Centro de Estudo em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) e coordenadora do curso, voltado para profissionais de saúde, em especial da rede pública, com foco em psicologia. O curso, cuja inscrição para 2008 vai até o dia 24 de janeiro, busca difundir a psicanálise por meio de encontros com debates e troca de experiências entre os participantes.