1. Segurança do Paciente: lançamento de livros e curso marcam 2014

    Promover, proteger e recuperar a saúde é o que se espera dos serviços de saúde. Por isso, provoca espanto quando se fala que o processo de cuidado em saúde pode causar incidentes com danos. Alguns perigos são inerentes a esse processo - como os efeitos colaterais conhecidos de determinados medicamentos. Outros podem ser consequências de erros que acontecem em qualquer ramo de atividade, inclusive na saúde. Para fazer frente à frequência e à magnitude desses problemas, deve-se disseminar a cultura da segurança nos serviços de saúde, cujo objetivo é melhorar a qualidade e os resultados desses serviços. Como uma importante contribuição nesse sentido, no ano de 2014, foram realizados um curso internacional e o lançamento de dois livros Segurança do Paciente: conhecendo os riscos nas organizações de saúde e Segurança do Paciente: criando organizações de saúde seguras, ambos publicados pela EAD/ENSP e a Editora Fiocruz.

  2. Artigo que avalia Ambiente Virtual de Aprendizagem recebe prêmio internacional

    Com uma estratégia inovadora, o artigo Assessment of the use of online communities to integrate educational processes development teams: an experience in popular health education in Brazil foi premiado na Conferência Internacional e-Learning 2014, em Lisboa, Portugal. Escrito pelos pesquisadores da ENSP Elomar Barilli, Stenio de Freitas Barreto, Carla Moura e Marco Antonio Menezes, ele trata do levantamento e análise quanti-qualitativa do uso de Ambientes Virtuais no Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde - uma iniciativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (Sgep/MS), em parceria com a ENSP e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

  3. Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos: inscrições terminam nesta quarta-feira (17/12)

    Termina nesta quarta-feira (17/12) o período de inscrições para o curso de Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos da ENSP. Destinado aos profissionais das mais diversas áreas de atuação, tais como Ciências Sociais, Direito, Saúde, Gestão Pública, inclusive Movimentos Sociais, o curso tem como objetivo promover a discussão crítica das questões relativas às desigualdades sociais marcadas especificamente pelo viés de gênero e sexualidade, abrangendo recortes de raça e classe social, desenvolvendo competências gerais e específicas por meio da compreensão e debate dos conteúdos programáticos. 

  4. Divulgadas regras de inscrição para candidatos externos e matrícula da Pós 2015

    Os Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP divulgaram os procedimentos para a inscrição de candidatos externos interessados nas disciplinas oferecidas pelos respectivos programas no 1º semestre de 2015. Do mesmo modo, foram publicadas as orientações para matrícula dos alunos de mestrado e doutorado dos programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública anteriores a 2015. Para os alunos com entrada no próximo ano, os procedimentos exigidos também estão disponíveis. As inscrições, tanto para os candidatos externos como para os alunos das turmas de 2015 e anteriores, estarão abertas de 2 a 16 de janeiro. Confira na Plataforma Siga o procedimento de matrícula e inscrição de candidatos externos de cada programa. 

  5. Inscrições abertas para diversos cursos lato sensu na ENSP

    A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) oferece uma série de cursos lato sensu de especialização, atualização e aperfeiçoamento. As inscrições para as especializações em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos e Direito e Saúde vão até os dias 17 e 29 de dezembro, respectivamente. Na modalidade atualização, os interessados têm até 15 de janeiro de 2015 para se inscrever no curso Prevenindo Doenças Crônicas Não Transmissíveis: tabaco, álcool, alimentação inadequada e inatividade física. Além disso, até 22 de janeiro de 2015 podem ser feitas as inscrições para o curso de aperfeiçoamento em Técnicas Laboratoriais para Apoio à Vigilância Epidemiológica.

  6. Mestrado de Avaliação em Saúde tem novo cronograma; inscrições estão abertas

    A coordenação do Mestrado Profissional de Avaliação em Saúde da ENSP alterou o prazo de inscrições e o cronograma do curso. Agora, os interessados têm até o dia 23 de janeiro de 2015 para se inscrever na Plataforma Siga Fiocruz. Em sua quinta edição, o curso busca formar mestres em avaliação de programas de controle de processos endêmicos capazes de realizar trabalhos avaliativos, tendo por sustentação os processos de comunicação, educação permanente e reprodução de conhecimento em avaliação para o desenvolvimento de uma gestão transformadora. O mestrado é coordenado pelas pesquisadoras Marly Marques da Cruz e Ana Cláudia Figueiró. Leia o edital.

  7. Especialização em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos: inscrições até 17/12

    Estão abertas, até 17 de dezembro, as inscrições para o curso de especialização Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos, criado pelo Grupo Direitos Humanos e Saúde da ENSP. O objetivo é promover a discussão crítica das questões relativas às desigualdades sociais marcadas especificamente pelo viés de gênero e sexualidade, abrangendo recortes de raça e classe social, desenvolvendo competências gerais e específicas, por meio da compreensão e debate dos conteúdos programáticos, e corroborar o processo de educação, formação e aperfeiçoamento de profissionais das mais diversas áreas de atuação que se interessam ou lidam com questões relativas a Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos no seu dia a dia profissional ou de militância política.

  8. Inscrições abertas para curso de apoio à vigilância epidemiológica

    Com inscrições abertas até 22 de janeiro de 2015, o curso de aperfeiçoamento em Técnicas Laboratoriais para Apoio à Vigilância Epidemiológica tem por objetivo possibilitar o aprimoramento do profissional de saúde inserido na prática laboratorial para o planejamento e a operacionalização de técnicas diagnósticas visando o apoio à vigilância epidemiológica. Ao todo estão disponíveis até 25 vagas.

  9. ENSP debaterá, em 24/11, os critérios de avaliação da Capes

    O que temos a dizer sobre os critérios de avaliação da pós-graduação stricto sensu adotados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)? Quais contribuições a Escola pode apresentar para este debate? Estimulada pela pertinência dessa questão e com o objetivo de aprofundar a discussão acerca do tema e buscar o diálogo com as instituições parceiras, a comunidade ENSP se reunirá no dia 24 de novembro, às 13h30, no salão internacional da Escola. A atividade é o segundo encontro promovido pela Vice-Direção de Pós-Graduação da ENSP com o objetivo de debater os critérios de avaliação da Capes. O primeiro deles aconteceu no dia 7 de novembro. Os encontros são abertos aos interessados, em especial aos docentes, pesquisadores e estudantes da ENSP.

  10. Curso EAD sobre Prevenção à Violência está com inscrições abertas

    Estão abertas as inscrições para o curso da ENSP Fortalecimento de Redes de Atenção e Prevenção à Violência no Território, oferecido na modalidade a distância. A formação, desenvolvida pelo Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), visa propiciar o desenvolvimento de competências conceituais, comunicativas, interpessoais, técnicas e políticas dos participantes para o enfrentamento da violência. Ao todo são oferecidas 720 vagas, distribuídas entre as cinco regiões do país.