1. Curso de Saúde Mental promove aula inaugural em Aracaju

    Os professores Ernesto Venturini, um dos principais nomes da Psiquiatria Democrática italiana, e Paulo Amarante, coordenador do Laboratório de Atenção Psicossocial da ENSP, serão os palestrantes da da aula aberta As Reformas Psiquiátricas na Itália e no Brasil: aproximações e perspectivas, do Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da ENSP, na quinta-feira (27/4). A atividade, que será na Faculdade Estácio Fase, em Aracaju (SE), às 18h30, promoverá o lançamento do livro A Linha Curva de Ernesto Venturini.

  2. Palestra de Paulo Gadelha inicia mestrado profissional em Justiça e Saúde

    O ex-presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, será o palestrante da aula inaugural do mestrado profissional em Justiça e Saúde, fruto da parceria entre a Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Na ocasião, Gadelha falará sobre "Os Desafios da Contemporaneidade na Saúde Pública", em atividade que terá presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, do diretor-geral da Emerj, Ricardo Rodrigues Cardozo, e do diretor da ENSP/Ficoruz, Hermano Castro. O evento será realizado na segunda-feira (24/4), às 19 horas, no auditório da Emerj.

  3. Comissão de Avaliação de Livros da Capes está reunida na ENSP para analisar produção do último quadriênio

    Desde o dia 17 de abril, a Comissão de Avaliação de Livros da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está reunida na ENSP para avaliar toda a produção de professores e alunos dos Programas de Pós-Graduação na área de saúde coletiva do último quadriênio: 2013-2016. Inicialmente, a ideia é não só classificar as editoras de acordo com os critérios estabelecidos pela área, mas também estender essa classificação a produções segundo a diversidade institucional dos autores das coletâneas, a diversidade regional, os critérios de avaliação da produção por pares, o recebimento de prêmios, entre outros.

  4. Inscrições abertas para vagas remanescentes no curso Oficinas Clínicas sobre o Cuidado

    Foram reabertas as inscrições para o curso de qualificação Oficinas Clínicas sobre o Cuidado: Narrando casos e (Re)construindo sentidos para o trabalho em saúde 2017. A formação, direcionada a profissionais de saúde do SUS que atuam em funções assistenciais, tem como objetivo contribuir com a compreensão e (re)construção de sentidos acerca das questões ligadas à dimensão (inter)subjetiva do trabalho em saúde e da produção do cuidado. Nesta nova chamada, foram disponibilizadas 7 vagas remanescentes e as inscrições avão até o dia 18/4. Organizado em três unidades, que articulam 12 sessões de trabalho - num total de 72 horas presenciais -, o curso se estrutura a partir de uma dinâmica pedagógica que prevê a combinação de atividades e recursos diversos.

  5. Dihs realizará curso sobre SUS

    Estão abertas, até o dia 20/4, as inscrições para o curso livre de atualização Falando um pouco de SUS: a expressão de um desejo, oferecido pelo Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural. As aulas acontecerão todas as quintas-feiras de maio e na primeira quinta-feira de junho, de 8h30 as 12h30 (4/5; 11/5; 18/5; 25/5 e 1º/6). 

  6. MEC publica credenciamento da Fiocruz para cursos 'lato sensu'

    O Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União, portaria que credencia o funcionamento da Escola de Governo da Fiocruz. A Portaria N.º 331/2017 regulariza a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu, presenciais e a distância, oferecidos pelas unidades da instituição. A Fiocruz oferta cerca de 50 cursos lato sensu por ano. Em 2016, mais de 5.000 estudantes concluíram a especialização na Fundação.

  7. Especialização em pneumologia sanitária: inscrições seguem abertas até 4/5

    Seguem abertas as inscrições para o curso de especialização em pneumologia sanitária 2017, cujo objetivo é capacitar profissionais de saúde de nível superior a analisarem criticamente, planejar, promover ações e gerenciar programas de controle, assim como desenvolver vigilância epidemiológica no âmbito da tuberculose. O curso oferece 30 vagas, sendo 25 para alunos brasileiros e 5 para alunos estrangeiros. As inscrições vão até o dia 4 de maio e devem ser feitas exclusivamente por meio da Plataforma SigaLS. Confira.

  8. ENSP oferece qualificação para técnicos e auxiliares de farmácia dos serviços farmacêuticos

    Estão abertas as inscrições para o curso de Qualificação Profissional para Técnicos e Auxiliares de Farmácia dos Serviços Farmacêuticos na Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ). As vagas são voltadas para os profissionais da região de Madureira e da Cidade Nova. A qualificação visa trazer subsídios para que os alunos reconheçam sua importância social e sanitária, preparando-os para reconhecer a realidade sanitária e socioeconômica na qual estão atuando. Além disso, pretende também promover o diálogo com temas específicos da atenção primária e da assistência farmacêutica, qualificando sua atuação dirigida ao atendimento humanizado e responsável dos pacientes e apoiando a equipe de saúde. Confira os editais de chamadas específicos para Madureira e Cidade Nova.

  9. Especialização em pneumologia sanitária: inscrições seguem abertas até 4/5

    Seguem abertas as inscrições para o curso de especialização em pneumologia sanitária 2017, cujo objetivo é capacitar profissionais de saúde de nível superior a analisarem criticamente, planejar, promover ações e gerenciar programas de controle, assim como desenvolver vigilância epidemiológica no âmbito da tuberculose. O curso oferece 30 vagas, sendo 25 para alunos brasileiros e 5 para alunos estrangeiros. As inscrições vão até o dia 4 de maio e devem ser feitas exclusivamente por meio da Plataforma SigaLS. Confira.

  10. Gestão da Saúde da Pessoa Idosa: especialização está com inscrições abertas

    A ENSP, em parceria com a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa, do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde (Cosapi/Dapes/SAS/MS), divulgaram as regras de participação no processo seletivo para o curso de especialização em Gestão da Saúde da Pessoa Idosa, oferecido na modalidade a distância. A formação tem como objetivo qualificar profissionais da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) para planejar, gerenciar e avaliar políticas, programas e serviços dirigidos à saúde da população idosa. As inscrições vão até o dia 17/4 e devem ser feitas on-line. Confira as regras no edital.