1. Formação na ENSP: quatro cursos com inscrições abertas

    A qualificação profissional vai muito além do ganho pessoal. Com ela, é possível que a pessoa colabore com mudanças nos processos ou rotinas de seu trabalho. No campo da saúde pública isso é um fator de extrema relevância, uma vez que qualquer benefício sempre acaba revertendo em melhorias para a população. A ENSP, escola cujo reconhecimento na formulação do pensamento crítico e de políticas públicas para a saúde, está com inscrições abertas para um curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) e quatro em Qualificação Profissional em Saúde (atualização e aperfeiçoamento), totalizando 160 vagas em aberto. Os cursos são presenciais, oferecidos gratuitamente aos portadores de diploma de curso superior e as inscrições devem ser feitas na Plataforma SigaLS Fiocruz. Confira.

  2. Fiocruz discutirá cenário brasileiro da segurança do paciente

    Para discutir as atuais iniciativas e desafios da área da segurança do paciente no país, a Fiocruz vai promover um grande seminário sobre o tema nos dias 30 de junho e 1º de julho. A atividade contará com a participação da ENSP e seu objetivo é sensibilizar, disseminar e integrar as unidades da Fundação no que tange às tendências inovadoras na área, e divulgar o trabalho desenvolvido pela Rede Sentinela, da Anvisa. Os pesquisadores da Escola Walter Mendes e Victor Grabois falarão, respectivamente, sobre o Programa Nacional de Segurança do Paciente e sobre a contribuição do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis). Para participar do debate, interessados devem realizar inscrição, que são gratuitas, porém limitadas, até o dia 20 de junho.

  3. Laboratório de Monitoramento da ENSP impulsiona ações de desenvolvimento científico no Comperj

    Há oito anos, a Fundação Oswaldo Cruz, por intermédio da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, e a Petrobras firmaram acordo de cooperação para monitorar as principais causas de adoecimento, morte e segurança pública nos municípios do entorno do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Aquele que inicialmente seria um convênio para apontar os indicadores epidemiológicos a serem monitorados no decorrer das obras, proporcionou a estruturação de um Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos (LabMep/ENSP) na instituição, coordenado pelo pesquisador Luciano Toledo, e que trouxe consigo ações de cooperação, ensino e inovação tecnológica na Região Leste do Estado do Rio de Janeiro. 

  4. Divulgadas regras de inscrição para candidatos externos nas disciplinas da ENSP

    Os Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP divulgaram os procedimentos para a inscrição de candidatos externos interessados nas disciplinas oferecidas para o segundo semestre de 2015. A relação das disciplinas com vagas disponíveis será divulgada dia 26 de junho, na Plataforma Siga. A Vice-Direção de Pós-Graduação e o Serviço de Gestão Acadêmica informam que as inscrições estarão abertas de 4 a 19 de junho de 2015.

  5. Curso sobre saúde, sociedade e direitos humanos está com inscrições abertas

    O Grupo Direitos Humanos e Saúde da ENSP (Dihs) está com inscrição aberta para o curso de atualização Saúde, Sociedade e Direitos Humanos. A capacitação é gratuita e destinada a estudantes e profissionais das áreas de Direito e Saúde, líderes comunitários, sindicalistas, entre outros. Coordenado pelo pesquisador Marcos Besserman, o curso discute os Determinantes Sociais da Saúde, consensuando uma concepção ampliada do processo saúde-doença. As relações do setor saúde com os outros campos do conhecimento e as noções de intersetorialidade e participação, essenciais à promoção da saúde.

  6. Pesquisador da ENSP ministra curso sobre Internet e Saúde

    Com o objetivo de apresentar e debater os principais temas e problemas relacionados com a interface entre a internet e o campo da saúde, o coordenador do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss), do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) da ENSP ministrará o curso de atualização Internet e Saúde. A formação é oferecida pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), as inscrições são gratuitas, porém as vagas são limitadas. Elas podem ser feitas até o dia 4 de junho na Plataforma Siga Lato Sensu. Coordenado por André Pereira, o curso é dirigido a profissionais com graduação completa nas áreas de Informação, Comunicação, Ciências Sociais e Saúde, tem duração de 48 horas e acontece de 20 a 27 de julho.

  7. Ministério da Saúde e UNA-SUS lançam curso sobre saúde da população LGBT

    Até o dia 10 de setembro, profissionais de saúde, gestores públicos, conselheiros de saúde, lideranças e ativistas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) ou pessoas interessadas no tema podem participar do curso a distância voltado para qualificar o atendimento prestado no Sistema Único de Saúde (SUS) a população LGBT. O curso é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). As inscrições são gratuitas.

  8. Curso de Políticas de Controle do Tabagismo recebe inscrições até 21/5

    Estão abertas, até 21 de maio, as inscrições para o curso de atualização em Políticas de Controle do Tabagismo. Coordenado pelos pesquisadores Silvana Rubano Barreto Turci e Marcelo Moreno dos Reis, o curso pretende formar profissionais de saúde do SUS, principalmente aqueles que trabalham para a efetivação de políticas para o controle do tabaco nas secretarias estaduais e municipais de saúde. Os candidatos interessados deverão preencher o formulário eletrônico de inscrição disponível na Plataforma SigaLS.

  9. Especialização em Pneumologia Sanitária: inscrições prorrogadas até 2/6

    Foram prorrogadas, até o dia 2 de junho, as inscrições para o curso de especialização em Pneumologia Sanitária, coordenado pelos pesquisadores Jesus Pais Ramos, Glória Regina Coelho da Motta e Martha Góes Fernandes. Constituído de cinco Unidades de Aprendizagens (UA), o curso tem por objetivo capacitar profissionais de saúde a analisar criticamente, planejar, promover ações e gerenciar programas de controle e desenvolver vigilância epidemiológica no âmbito da tuberculose. As inscrições devem ser realizadas na Plataforma Siga Lato Sensu Fiocruz.

  10. Cursos de Inverno ENSP 2015: inscrições terminam em 15/5

    Os quatro programas de Pós-Graduação da Escola Nacional de Saúde Pública (Saúde PúblicaSaúde Pública e Meio Ambiente, Epidemiologia em Saúde Pública e Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva) estão com inscrições abertas - somente pela internet - para os Cursos de Inverno 2015 até o dia 15 de maio. A iniciativa oferece disciplinas eletivas dos programas de Pós-Graduação da Escola, de forma compacta, no período de férias (julho). Podem se candidatar alunos dos Programas stricto sensu da ENSP; de outros cursos de pós-graduação stricto sensu da Fiocruz; de outros cursos de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas e/ou privadas; e graduados.