1. Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos: inscrições terminam nesta quarta-feira (17/12)

    Termina nesta quarta-feira (17/12) o período de inscrições para o curso de Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos da ENSP. Destinado aos profissionais das mais diversas áreas de atuação, tais como Ciências Sociais, Direito, Saúde, Gestão Pública, inclusive Movimentos Sociais, o curso tem como objetivo promover a discussão crítica das questões relativas às desigualdades sociais marcadas especificamente pelo viés de gênero e sexualidade, abrangendo recortes de raça e classe social, desenvolvendo competências gerais e específicas por meio da compreensão e debate dos conteúdos programáticos. 

  2. Artigo que avalia Ambiente Virtual de Aprendizagem recebe prêmio internacional

    Com uma estratégia inovadora, o artigo Assessment of the use of online communities to integrate educational processes development teams: an experience in popular health education in Brazil foi premiado na Conferência Internacional e-Learning 2014, em Lisboa, Portugal. Escrito pelos pesquisadores da ENSP Elomar Barilli, Stenio de Freitas Barreto, Carla Moura e Marco Antonio Menezes, ele trata do levantamento e análise quanti-qualitativa do uso de Ambientes Virtuais no Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde - uma iniciativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (Sgep/MS), em parceria com a ENSP e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

  3. Divulgadas regras de inscrição para candidatos externos e matrícula da Pós 2015

    Os Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP divulgaram os procedimentos para a inscrição de candidatos externos interessados nas disciplinas oferecidas pelos respectivos programas no 1º semestre de 2015. Do mesmo modo, foram publicadas as orientações para matrícula dos alunos de mestrado e doutorado dos programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública anteriores a 2015. Para os alunos com entrada no próximo ano, os procedimentos exigidos também estão disponíveis. As inscrições, tanto para os candidatos externos como para os alunos das turmas de 2015 e anteriores, estarão abertas de 2 a 16 de janeiro. Confira na Plataforma Siga o procedimento de matrícula e inscrição de candidatos externos de cada programa. 

  4. Inscrições abertas para diversos cursos lato sensu na ENSP

    A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) oferece uma série de cursos lato sensu de especialização, atualização e aperfeiçoamento. As inscrições para as especializações em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos e Direito e Saúde vão até os dias 17 e 29 de dezembro, respectivamente. Na modalidade atualização, os interessados têm até 15 de janeiro de 2015 para se inscrever no curso Prevenindo Doenças Crônicas Não Transmissíveis: tabaco, álcool, alimentação inadequada e inatividade física. Além disso, até 22 de janeiro de 2015 podem ser feitas as inscrições para o curso de aperfeiçoamento em Técnicas Laboratoriais para Apoio à Vigilância Epidemiológica.

  5. Mestrado de Avaliação em Saúde tem novo cronograma; inscrições estão abertas

    A coordenação do Mestrado Profissional de Avaliação em Saúde da ENSP alterou o prazo de inscrições e o cronograma do curso. Agora, os interessados têm até o dia 23 de janeiro de 2015 para se inscrever na Plataforma Siga Fiocruz. Em sua quinta edição, o curso busca formar mestres em avaliação de programas de controle de processos endêmicos capazes de realizar trabalhos avaliativos, tendo por sustentação os processos de comunicação, educação permanente e reprodução de conhecimento em avaliação para o desenvolvimento de uma gestão transformadora. O mestrado é coordenado pelas pesquisadoras Marly Marques da Cruz e Ana Cláudia Figueiró. Leia o edital.

  6. Especialização em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos: inscrições até 17/12

    Estão abertas, até 17 de dezembro, as inscrições para o curso de especialização Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos, criado pelo Grupo Direitos Humanos e Saúde da ENSP. O objetivo é promover a discussão crítica das questões relativas às desigualdades sociais marcadas especificamente pelo viés de gênero e sexualidade, abrangendo recortes de raça e classe social, desenvolvendo competências gerais e específicas, por meio da compreensão e debate dos conteúdos programáticos, e corroborar o processo de educação, formação e aperfeiçoamento de profissionais das mais diversas áreas de atuação que se interessam ou lidam com questões relativas a Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos no seu dia a dia profissional ou de militância política.

  7. Inscrições abertas para curso de apoio à vigilância epidemiológica

    Com inscrições abertas até 22 de janeiro de 2015, o curso de aperfeiçoamento em Técnicas Laboratoriais para Apoio à Vigilância Epidemiológica tem por objetivo possibilitar o aprimoramento do profissional de saúde inserido na prática laboratorial para o planejamento e a operacionalização de técnicas diagnósticas visando o apoio à vigilância epidemiológica. Ao todo estão disponíveis até 25 vagas.

  8. ENSP debaterá, em 24/11, os critérios de avaliação da Capes

    O que temos a dizer sobre os critérios de avaliação da pós-graduação stricto sensu adotados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)? Quais contribuições a Escola pode apresentar para este debate? Estimulada pela pertinência dessa questão e com o objetivo de aprofundar a discussão acerca do tema e buscar o diálogo com as instituições parceiras, a comunidade ENSP se reunirá no dia 24 de novembro, às 13h30, no salão internacional da Escola. A atividade é o segundo encontro promovido pela Vice-Direção de Pós-Graduação da ENSP com o objetivo de debater os critérios de avaliação da Capes. O primeiro deles aconteceu no dia 7 de novembro. Os encontros são abertos aos interessados, em especial aos docentes, pesquisadores e estudantes da ENSP.

  9. Curso EAD sobre Prevenção à Violência está com inscrições abertas

    Estão abertas as inscrições para o curso da ENSP Fortalecimento de Redes de Atenção e Prevenção à Violência no Território, oferecido na modalidade a distância. A formação, desenvolvida pelo Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), visa propiciar o desenvolvimento de competências conceituais, comunicativas, interpessoais, técnicas e políticas dos participantes para o enfrentamento da violência. Ao todo são oferecidas 720 vagas, distribuídas entre as cinco regiões do país.

  10. Hélio Fraga realiza prova de seu primeiro processo seletivo para mestrado profissional

    Nesta quinta-feira (13/11), o Centro de Referência Professor Hélio Fraga/ENSP recebeu candidatos para a prova do curso de mestrado profissional em Epidemiologia e Controle da Tuberculose. O curso é dirigido a servidores da Fiocruz de todo o país e servidores federais, municipais e estaduais das regiões metropolitanas do Recife (PE) e do Rio de Janeiro. Pela primeira vez, o Hélio Fraga participa de um processo seletivo para mestrado profissional, objetivando formar alunos de pós-graduação no perfil de gestores e profissionais de saúde a fim de desenvolver atividades de pesquisa, ensino, serviço e desenvolvimento tecnológico na área de vigilância e controle da tuberculose e de outras micobacterioses de interesse sanitário.