1. Laboratório da ENSP oferece capacitação em vigilância em saúde na atenção básica

    A Escola Nacional de Saúde Pública, por intermédio do Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos (LabMep), está com inscrições abertas para o curso de Capacitação em Vigilância em Saúde na Atenção Básica. Ao todo, são oferecidas 50 vagas, sendo 25 para o município de Niterói, e 25 para a turma que contempla os municípios de Tanguá, Rio Bonito, Casimiro de Abreu e Silva Jardim. Direcionado à qualificação de gestores e profissionais que atuam na Vigilância em Saúde e na Atenção Básica, o curso tem o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do processo de trabalho na área de vigilância em saúde na dimensão territorial/local. A capacitação é coordenada pelo pesquisador da ENSP Luciano Toledo. Os candidatos do município de Niterói poderão se inscrever até 30/5. Para as demais localidades, as inscrições estarão abertas até 6/6. Ambas devem ser feitas na Plataforma SIGAEPS.

  2. Dihs/ENSP abre inscrições para curso de atualização sobre o SUS

    O Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública (Dihs/ENSP) está com inscrições abertas, até 13 de maio,  para o curso de atualização Falando um pouco de SUS: a expressão de um desejo. A ementa do curso inclui temas como história da Reforma Sanitária e políticas nacionais de Saúde Mental e do Trabalhador. Os interessados devem enviar e-mail solicitando a ficha de inscrição.

     

  3. Política Nacional de Residência e formatura encerram XI Ciclo de Debates

    Ao longo de uma semana temas como ameaça à democracia, política de saneamento, expansão da Estratégia de Saúde da Família, e a Política de Saúde Mental foram discutidas no XI Ciclo de Detabes - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. Encerrando a atividade, na sexta-feira, 6 de maio, será realizada a mesa Política Nacional de Residência: como garantir a formação de propostas substitutivas de mão de obra, tendo como conferencista convidada a pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) Laura Feuerwerker. O encontro contará com Alice Mariz, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ), como debatedora e será coordenado pela pesquisadora da ENSP Maria Alice Pessanha. Marcada para 9 horas, a última mesa acontecerá no auditório térreo da Escola. Encerrando a semana, será realizada também a tradicional formatura da turma 2014-2016 da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. A solenidade está marcada para às 14 horas.

  4. Cursos de Inverno ENSP 2016: inscrições terminam em 6 de maio

    Seguem abertas as inscrições para os Cursos de Inverno - 2016 dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP. A iniciativa oferece disciplinas eletivas dos programas de pos-graduação da Escola, de forma compacta, no período de férias (julho). Podem se candidatar alunos dos programas stricto sensu da ENSP; de outros cursos de pós-graduação stricto sensu da Fiocruz; de outros cursos de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas e/ou privadas; e graduados. As inscriçõespodem ser feitas até 6 de maio de 2016. 

  5. Novo curso a distância sobre segurança do paciente seleciona tutores

    Estão abertas as inscrições de tutores para o curso de especialização em Segurança do Paciente para Profissionais da Rede de Atenção às Urgências e Emergências, oferecido na modalidade a distância. A chamada visa selecionar profissionais que atuarão na nova formação, cujo objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências e conhecimentos científicos acerca de questões da qualidade e da segurança do paciente enquanto questões-chave da prestação de cuidados de saúde. A seleção é voltada para profissionais com nível superior com especialização e comprovada experiência docente em processos educativos, bem como experiência em serviço nas áreas de: qualidade em saúde e/ou segurança do paciente. O pesquisador da ENSP e coordenador do curso, Walter Mendes, destacou que, em breve, o edital de seleção de alunos para esta nova formação será divulgado.

  6. Confira a chamada pública para a segunda entrada do doutorado em Epidemiologia da ENSP

    O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP abriu, em 28/4, a segunda entrada para doutorado 2016 (exclusiva para candidatos brasileiros). A chamada pública já está disponível na Plataforma SigaSS. O curso, criado em 2007 e credenciado pelo Conselho Federal de Educação, é, atualmente, coordenado pela pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos (Demqs/ENSP) Letícia de Oliveira Cardoso. Confira os orientadores, as vagas e as linhas de pesquisa disponíveis. As inscrições vão até 12/5/2016.

  7. Política de Saúde Mental norteia quarto dia de discussões do XI Ciclo de Debates ENSP

    As discussões do XI Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estartégia de Saúde da Família seguem na quinta-feira, 5 de maio, com a mesa A política de saúde mental em xeque ou em choque? A nomeação do psiquiatra Valencius Wurch Duarte Filho para o cargo de coordenador de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde e o repúdio de diversos especialistas do campo norteará o debate. O quarto dia de atividades contará com a conferência do pesquisador do Instituto de Psiquiatria da UFRJ Pedro Gabriel Delgado e do superintendente de Saúde Mental da Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Hugo Faguntes, como debatedor. O encontro, marcado para às 9 horas, no auditório térreo da ENSP, será coorddenado pela pesquisadora da ENSP Fátima Rocha. 

  8. Cursos de Inverno ENSP 2016: inscrições terminam em 6 de maio

    Seguem abertas as inscrições para os Cursos de Inverno - 2016 dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP. A iniciativa oferece disciplinas eletivas dos programas de pos-graduação da Escola, de forma compacta, no período de férias (julho). Podem se candidatar alunos dos programas stricto sensu da ENSP; de outros cursos de pós-graduação stricto sensu da Fiocruz; de outros cursos de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas e/ou privadas; e graduados. As inscriçõespodem ser feitas até 6 de maio de 2016. 

  9. Contradições entre a expansão da ESF e o modelo assistencial pautam terceiro dia do Ciclo de Debates

    O terceiro dia de atividades do XI Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família debaterá as Contradições entre a expansão da Estratégia de Saúde da Família e o modelo assistencial. Para falar sobre o assunto, o evento terá como conferenciasta o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, e como debatedor o pesquisador do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense Aluísio Gomes. O debate, marcado para às 9 horas, no auditório térreo da ENSP, será coordenado pela pesquisadora da ENSP Roberta Gondim. 

  10. Especialização, qualificação e educação profissional: Escola oferece vagas em três cursos

    Com o objetivo de aprofundar conhecimentos e habilidades técnicas em setores específicos do saber, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para dois cursos lato sensu, entre especialização e qualificação profissional (atualização), e um curso de educação profissional em saúde, atraindo estudantes brasileiros, latino-americanos e dos Países Africanos de Língua Portuguesa (Palops), e integrando o programa de formação baseado em competências. Este programa é percebido como fundamental para o aprimoramento do SUS e o fortalecimento das ações e serviços de saúde nas esferas local, nacional e, cada vez mais, global. Ao todo, são oferecidas 85 vagas. Os cursos são presenciais e as inscrições devem ser feitas na Plataforma Siga da Fiocruz. Confira a lista de oportunidades, os prazos de inscrição e os objetivos de cada um deles.