1. Solenidade encerra o curso de Projetos Sociocomunitários

    No dia 11 de setembro, ocorrerá o encerramento da terceira turma do curso de Elaboração e Gestão de Projetos Sociocomunitários, promovido pelo Programa de Desenvolvimento em Gestão Social (PDGS/Dirad), em parceria com a Cooperação Social da Fiocruz e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). A atividade está marcada para as 9 horas, no salão internacional da ENSP.

  2. Mestrado na Argentina: qualificação aprova 100% dos projetos

    Os alunos da segunda turma do mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública na Argentina, fruto da cooperação entre a Fundação Oswaldo Cruz e a Administración Nacional de Laboratorios e Institutos de Salud da Argentina (Anlis), estiveram no Brasil para uma série de atividades na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Os 16 mestrandos do país vizinho cursaram a disciplina obrigatória do mestrado, a de Tópicos em Saúde Pública, e realizaram o exame de qualificação dos projetos, os quais foram todos aprovados, no início de agosto. As defesas devem acontecer ainda no primeiro semestre de 2015.

  3. Alunos defendem trabalhos em curso sobre alimentação e nutrição

    O uso de mídias locais, como o rádio, para ações de alimentação e nutrição; rodas de conversa sobre amamentação com as indígenas Maxakali; ações para prevenção da obesidade entre crianças, adolescentes, adultos e idosos; arte educação nas escolas e nos serviços de saúde para promoção de hábitos e alimentação saudáveis; combate a anemia e a desnutrição. Esses são temas de alguns trabalhos finais dos 141 alunos do curso de especialização em Gestão da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), que estão fazendo a defesa dos TCCs na Fiocruz Brasília.

  4. Curso discute a promoção do uso racional de medicamentos

    Promoção de Uso Racional de Medicamentos na Comunidade é o tema do curso internacional promovido pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública (NAF/ENSP). Voltada para alunos de pós graduação stricto ou latu sensu da Fiocruz e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (alunos da residência médica em saúde da família e profissionais de nível superior de serviços de atenção primária, egressos de cursos oferecidos pela ENSP/Fiocruz), a atividade tem por objetivo permitir a compreensão e a análise crítica das estratégias de investigação e de promoção do uso racional de medicamentos na comunidade. As aulas serão ministradas pelo médico francês Benoit Marchand. As inscrições estão abertas até o dia 1º de setembro e devem ser feitas aqui.

  5. Pesquisa analisa condições de saúde em Manguinhos

    Composta em sua maioria por mulheres, o Complexo de Manguinhos conta, segundo o Censo 2010, com mais de 20 mil moradores. Destes, 36% apresentam problemas relacionados a pressão alta, 44% foram internados devido a motivos clínicos como infarto e derrame e 45% são atendidos nos serviços públicos da região. Esses e outros números foram obtidos após um trabalho de pesquisa da Fiocruz, com participação dos moradores do próprio complexo, capacitados a partir de uma uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública (PDTSP), que buscou analisar as condições de saúde na comunidade carioca, ao mesmo tempo em que capacitava e oferecia oportunidades profissionais aos seus moradores.

  6. Residência Multiprofissional recebe inscrições

    Estão abertas as inscrições para o curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família - ano 2015/2017. A formação - uma parceria da ENSP com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) e o Núcleo do Estado do Rio de Janeiro do Ministério da Saúde (Nerj/RJ) -, tem como objetivo capacitar os residentes para integrar as instituições de ensino e serviços de saúde por meio de ações que visem à mudança das práticas de formação e atenção, da organização do processo de trabalho, do cuidado individual, coletivo e familiar, da formação e educação na saúde e da construção do conhecimento, a partir das necessidades dos usuários. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de outubro de 2014 por meio da Plataforma Siga Lato Sensu. Ao todo estão disponíveis 21 vagas para graduados em enfermagem, odontologia, psicologia, nutrição e serviço social.

  7. Mestrado e doutorado: inscrições terminam nesta quinta-feira (21/8)

    Terminam nesta quinta-feira (21/8) as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado da ENSP em 2015. Os interessados poderão fazer sua inscrição nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, e Epidemiologia em Saúde Pública da Escola pela internet, na Plataforma Siga, local onde as chamadas completas estão disponíveis. Os usuários devem conferir atentamente as referências bibliográficas indicadas - e atualizadas nas páginas dos cursos - para cada um dos programas de pós-graduação da Escola e todas as informações sobre prazos que contam nos editais dos respectivos programas.

  8. Atenção básica e desenvolvimento social: inscrições encerrando

    Apresentado em abril deste ano durante encontro em Itaboraí (RJ) a diversos secretários do município, o curso de especialização em Gestão da Atenção Básica e Promoção do Desenvolvimento Social, formulado pela ENSP, está com inscrições abertas até o dia 21 de agosto. A especialização busca qualificar profissionais nas áreas de saúde e desenvolvimento social, no âmbito da Atenção Básica, com vistas a contribuir para o aperfeiçoamento do processo de trabalho e para atuação conjunta, sobretudo dos setores de saúde e assistência social e, em última análise, para a redução das vulnerabilidades socioespaciais.

  9. Mestrado e doutorado: inscrições terminam nesta quinta-feira (21/8)

    Terminam nesta quinta-feira (21/8) as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado da ENSP em 2015. Os interessados poderão fazer sua inscrição nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, e Epidemiologia em Saúde Pública da Escola pela internet, na Plataforma Siga, local onde as chamadas completas estão disponíveis. Os usuários devem conferir atentamente as referências bibliográficas indicadas - e atualizadas nas páginas dos cursos - para cada um dos programas de pós-graduação da Escola e todas as informações sobre prazos que contam nos editais dos respectivos programas.