1. Curso de Gestão e Tecnologias do Saneamento: 25 vagas disponíveis

    Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Gestão e Tecnologias do Saneamento 2017. Ao todo, 25 vagas estão disponíveis. Elas são voltadas para profissionais graduados com atuação ou interesse nas áreas de saúde e saneamento ambiental. O objetivo da formação é qualificar os alunos para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, de assessoria técnica e de gestão nos campos do saneamento e da saúde ambiental; atualizar e aperfeiçoar conhecimentos que atendam satisfatoriamente às demandas dentro do novo arcabouço institucional no campo do saneamento e da saúde ambiental; assim como aprofundar os conhecimentos necessários à análise, à gestão e à avaliação de projetos, bem como à regulação dos serviços na área de saneamento básico e ambiental; e ainda estimular a construção de projetos de pesquisa que abordem as questões do saneamento básico e ambiental, e também as interfaces destas com determinados processos de saúde-doença. A inscrição deve ser feita on-line pela Plataforma Siga até o dia 18 de janeiro de 2017. 

  2. LabMep abre vagas para curso de qualificação em vigilância em saúde na Atenção Básica

    Estão abertas as inscrições para o curso de qualificação profissional em Vigilância em Saúde na Atenção Básica, oferecido pelo Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos (LabMep/Densp/ENSP). Ao todo estão sendo oferecidas 60 vagas: 30 voltadas para os municípios de Nova Friburgo e Teresópolis (turma 5), 30 para os municípios de Maricá, Saquarema e Araruama (turma 6) - ambas as turmas na modalidade presencial. O objetivo da formação é qualificar gestores e profissionais que atuam nas ações de Vigilância em Saúde e na Atenção Básica, em nível municipal, com vistas a contribuir para o aperfeiçoamento do processo de trabalho na área de vigilância em saúde.

  3. Fundação recebe aporte de R$ 23 milhões do BNDES

    A Fiocruz vai receber R$ 23 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para aplicar em ações estratégicas de enfrentamento da epidemia de zika, dengue e chikungunya, no âmbito da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) do Ministério da Saúde. Os recursos do BNDES serão destinados ao desenvolvimento de kits de diagnóstico e ações de combate aos vetores de transmissão dos vírus. A participação do BNDES viabiliza a imediata realização de diversos projetos, antecipando resultados para a Saúde Pública e evitando maiores prejuízos à população, principalmente àquela em situação de maior vulnerabilidade social.

  4. Mestrado em gestão e regulação de serviços públicos encerra inscrições nesta segunda (7/11)

    Termina nesta segunda-feira, 7 de novembro, o prazo das inscrições para o curso de mestrado profissional em Gestão e Regulação de Serviços Públicos de Saneamento Básico. O edital e as inscrições devem ser feitas na Plataforma Sigass. A formação tem como objetivo qualificar profissionais para atuar na gestão e regulação de serviços públicos de saneamento básico e/ou atividades de pesquisa, avaliação e controle de políticas públicas. O curso qualificará seus alunos no domínio e reflexão crítica sobre a legislação brasileira mais recente a respeito do tema, habilitando-os a implantar, acompanhar e avaliar políticas públicas e exercer atividades de gestão e regulação. O mestrado profissional é coordenado pela pesquisadora da ENSP Debora Cynamon Kligerman e tem Clarice Melamed na coordenação adjunta.