1. Rio e Suíça firmam parceria pela ciência

    “O desenvolvimento científico no Brasil é uma das fortes vertentes que estão moldando o futuro do mundo.” Por essa afirmação do conselheiro federal Johann Scheneider Ammann, ministro da Economia, Educação e Pesquisa da Confederação Suíça, pode-se compreender o interesse que o país tem em convergir os conhecimentos científicos e tecnológicos com o Brasil. Com esta finalidade, foi inaugurada na sexta-feira, 6 de abril, na Glória, no Rio de Janeiro, uma unidade do consulado científico – Swissnex – uma rede suíça de cooperação internacional entre governos, empresas e universidades de todo o mundo para o desenvolvimento de pesquisas de cunho científico e tecnológico. O Brasil é o sexto local escolhido para abrigar uma filial do consulado científico suíço, e o único na América Latina. 

  2. Inscrições abertas para bolsa de extensão e iniciação científica júnior

    A Fiocruz Brasília e a ENSP, através do projeto Participação e Dinamização Juvenil no PSE: projeto de implementação e acompanhamento das ‘Estratégias para Educação entre Pares, estão com inscrições abertas para a seleção de bolsista de extensão e iniciação científica júnior, intitulado bolsista DRP. O edital visa selecionar quatro bolsistas que atuarão como dinamizadores para a promoção da saúde e prevenção das doenças e agravos do Programa Saúde na Escola (PSE), em duas Escolas Estaduais do Rio de Janeiro. As inscrições começam nesta quarta-feira 9 de abril. 

  3. Aberto edital da Funasa para Educação em Saúde Ambiental

    A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vinculada ao Ministério da Saúde, está com edital aberto para a seleção de projetos voltados às ações de Educação em Saúde Ambiental, visando à promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida da população. As propostas devem ser enviadas até 28 de abril de 2014.

  4. Edital Faperj de apoio à extensão e pesquisa

    Como forma de fortalecer a ação transformadora da pesquisa sobre os problemas sociais e ambientais, e estabelecer uma relação de diálogo entre pesquisadores e sociedade, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) lançou, no dia 27/3, mais uma edição do edital Apoio a Projetos de Extensão e Pesquisa – EXTPESQ – 2014. Nesse sentido, o programa vai incentivar e promover projetos de extensão, em interface com a pesquisa científica ou com o desenvolvimento tecnológico.

  5. Inscrições abertas para chamada pública de Eventos Científicos em Saúde

    De 1º de abril a 1ª de maio, estão bertas as inscrições aos interessados em apresentar propostas para Chamada de Apoio a Eventos Científicos em Saúde. Serão apoiados eventos técnico-científicos da área da saúde, a serem realizados no período de julho a dezembro de 2014. A iniciativa é do Ministério da Saúde, por intermédio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (DECIT/SCTIE/MS).

  6. Faperj lança edital sobre questões ambientais

    Para propiciar a elaboração de ações públicas visando melhorar a qualidade de vida da população fluminense com relação a questões ambientais, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro  (Faperj) lançou dois editais: Apoio ao estudo de soluções para os problemas relativos ao meio ambiente e Apoio ao Estudo da Biodiversidade do Estado do Rio de Janeiro (Biota – RJ). O prazo para inscrição termina em 24 de abril. A divulgação dos resultados está prevista para ser efetivada a partir de 22 de maio.

  7. Edital Faperj investe contra doenças negligenciadas

    Para fazer avançar o conhecimento da prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que despertam pouco interesse da indústria farmacêutica – as chamadas doenças negligenciadas –, muitas das quais acabam ressurgindo entre as camadas mais pobres da população, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) lançou o edital Apoio ao Estudo de Doenças Negligenciadas e Reemergentes. A proposta é de contemplar projetos que demonstrem aplicabilidade clínica e possam vir a ser objeto de ações públicas para a melhoria da qualidade de vida da população.

  8. Capes e Fulbright lançam edital para incentivar a formação de grupos de pesquisa

    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com a Comissão Fulbright, lançaram o edital do Programa Brasil-Estados Unidos Fulbright-NEXUS de Redes Regionais de Pesquisa Aplicada 2014-2016. Os interessados têm até o dia 9 de abril para se inscrever. O objetivo do programa é aprofundar a cooperação acadêmica e cientifica entre grupo de pesquisas do Brasil, dos EUA, e dos demais países das Américas e do Caribe por meio do incentivo à formação de redes de pesquisadores.

  9. Inscrições abertas para bolsa de extensão e iniciação científica júnior

    A Fiocruz Brasília e a ENSP, através do projeto Participação e Dinamização Juvenil no PSE: projeto de implementação e acompanhamento das ‘Estratégias para Educação entre Pares, estão com inscrições abertas para a seleção de bolsista de extensão e iniciação científica júnior, intitulado bolsista DRP. O edital visa selecionar quatro bolsistas que atuarão como dinamizadores para a promoção da saúde e prevenção das doenças e agravos do Programa Saúde na Escola (PSE), em duas Escolas Estaduais do Rio de Janeiro. As inscrições começam nesta quarta-feira 9 de abril. 

  10. Faperj lança mais dois editais em 2014

     Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) lançou mais duas das chamadas previstas para 2014: Apoio à Criação e Implementação de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) no Estado do Rio de Janeiro – 2014  e Apoio à Criação e Implementação de Assessoria Internacional em Instituições Científicas e Tecnológicas. No total, os dois editais significam investimentos da ordem de R$ 2 milhões na ciência, tecnologia e inovação fluminenses.