1. Estudo sobre origem e evolução das parasitoses é aprovado em edital que promove intercâmbio entre Brasil e França

    O pesquisador Adauto Araújo, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), teve o projeto Paleoparasitologia e o ADN antigo aprovado no Programa Capes/Cofecub, que promove a realização do intercâmbio científico entre instituições de ensino superior do Brasil e da França e a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países. O estudo trata da origem e evolução das parasitoses ao longo do tempo, por meio das análises de amostras arqueológicas e paleontológicas, datadas desde o período jurássico até o passado recente, em busca de vestígios de parasitos. Ao todo, o edital selecionou 44 projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias. 

  2. Programa da Capes financiará até 60 projetos em 2015

    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o edital do Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI), que selecionará projetos conjuntos de pesquisa, parcerias universitárias e candidaturas individuais em qualquer área do conhecimento durante o ano de 2015.

  3. Edital seleciona projetos com a temática do desenvolvimento infantil

    Até o dia 13 de janeiros os interessados podem enviar propostas ao programa Grandes Desafios Brasil: Desenvolvimento Saudável para Todas as Crianças. Lançada pela Fundação Bill & Melinda Gates, o Ministério da Saúde e o CNPq em novembro, a iniciativa oferece 10 milhões de reais para estudos brasileiros capazes de detectar obstáculos ao desenvolvimento infantil e propor uma combinação de medidas inovadoras para solucioná-los.

  4. Mestrado voltado para controle da tuberculose segue com inscrições abertas

    Continuam abertas, até o dia 3 de novembro, as inscrições para o mestrado profissional em Epidemiologia e Controle da Tuberculose. O novo curso, desenvolvido a partir do consórcio entre ENSP, Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM) e Fiocruz, visa formar gestores e profissionais de saúde para o fomento de pesquisa, ensino e desenvolvimento tecnológico no que diz respeito à vigilância e controle da tuberculose, além de outras micobacterioses de interesse sanitário. As inscrições devem ser feitas na Plataforma Siga Fiocruz.

  5. Fiocruz e Instituto Pasteur: chamada de projetos 2014 termina em 30/9

    Foi lançado o edital de chamada para proposta de projetos 2014 do programa do Instituto Pasteur em conjunto com a Fiocruz. O objetivo principal do programa é facilitar o início e o desenvolvimento de colaborações em áreas prioritárias de pesquisa translacional e saúde pública. As áreas prioritárias para esta chamada são: neurociência; biologia integrada; e doenças crônicas relacionadas com doenças infecciosas. As inscrições vão até 30 de setembro de 2014.

  6. Edital estimula crescimento sustentável e bem-estar social em países emergentes

    Foi lançada a nova chamada entre o Reino Unido e a Faperj, que se uniu ao Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e às UK Academies (compostas pela Royal Society, a British Academy, a Academy of Medical Sciences e a Royal Academy of Engineering), no escopo do Fundo Newton – uma iniciativa do governo britânico para estimular o crescimento sustentável e o bem-estar social em países emergentes, como o Brasil, por meio da pesquisa e da inovação. Esse edital possui o objetivo de apoiar a vinda de pesquisadores do Reino Unido (UK) ao Brasil por até três meses, com o objetivo de desenvolver e fortalecer seus grupos e/ou redes de pesquisa. A UK Academies também lançou uma chamada com intuito de apoiar a mobilidade de pesquisadores brasileiros ao Reino Unido.

  7. Fiocruz e Instituto Pasteur: chamada de projetos 2014 termina em 30/9

    Foi lançado o edital de chamada para proposta de projetos 2014 do programa do Instituto Pasteur em conjunto com a Fiocruz. O objetivo principal do programa é facilitar o início e o desenvolvimento de colaborações em áreas prioritárias de pesquisa translacional e saúde pública. As áreas prioritárias para esta chamada são: neurociência; biologia integrada; e doenças crônicas relacionadas com doenças infecciosas. As inscrições vão até 30 de setembro de 2014.

  8. Faperj lança edital com instituição alemã DFG

    Investindo em seu processo de internacionalização, a Faperj lançou edital conjunto com a instituição alemã Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG). Como os demais programas com parceiros estrangeiros, o objetivo é promover projetos conjuntos de pesquisa e fomentar a mobilidade de pesquisadores no âmbito do Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica entre a Faperj a DFG.