1. Faperj lança edital de apoio a popularização da ciência

    Mantendo suas características originais, o programa de Apoio à Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia se volta a estimular e promover iniciativas que democratizem a informação sobre ciência e tecnologia e a produção dela decorrente, em especial entre a população mais jovem, e cujos resultados possam ser operacionalizados em políticas e medidas a serem adotadas no estado. 

  2. Faperj lança edital de apoio a popularização da ciência

    Mantendo suas características originais, o programa de Apoio à Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia se volta a estimular e promover iniciativas que democratizem a informação sobre ciência e tecnologia e a produção dela decorrente, em especial entre a população mais jovem, e cujos resultados possam ser operacionalizados em políticas e medidas a serem adotadas no estado. 

  3. Programa seleciona projetos para desenvolvimento de competências socioemocionais

    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o edital nº 44/2014, referente à seleção de projetos para o Programa de Apoio à Formação de Profissionais no Campo das Competências Socioemocionais, realizado em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS). O programa tem como objetivo selecionar projetos em rede de pesquisa e de inovação que permitam a criação de estratégias para o desenvolvimento de competências socioemocionais aliadas à formação de profissionais do magistério, bem como a melhoria da educação básica na rede pública.

  4. Chamada de Projetos para programas em saúde na América

    O Departamento de Gestão do Conhecimento, Bioética e Pesquisa (KBR/AD) da Organização Pan-Americana de Saúde em coordenação com Alliance for Health Policy and Systems Research (AHPSR) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentam a chamada de projetos para implementação de programas em saúde na Região da América Latina e Caribe. A chamada tem como objetivo facilitar a realização de atividades destinadas a melhorar da execução dos programas em saúde por meio de pesquisas. Esta proposta se concentra em países e não em pesquisas convencionais. Os recursos destinam-se a cobrir custos relacionados ao tempo de trabalho ou atividades de coleta de dados de alguns pesquisadores, mas não para o pagamento de pessoal adicional no programa.

  5. Fiocruz e Instituto Pasteur lançam chamada de projetos 2014

    Foi lançado o edital de chamada para proposta de projetos 2014 do programa do Instituto Pasteur em conjunto com a Fiocruz. O objetivo principal do programa é facilitar o início e o desenvolvimento de colaborações em áreas prioritárias de pesquisa translacional e saúde pública. As áreas prioritárias para esta chamada são: neurociência; biologia integrada; e doenças crônicas relacionadas com doenças infecciosas. As inscrições vão até 30 de setembro de 2014.

  6. Edital seleciona projetos na área de Desenvolvimento Socioeconômico

    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga o edital nº 42/2014, que seleciona projetos para o Programa de Apoio à Pós-Graduação e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Desenvolvimento Socioeconômico no Brasil (PGPSE). Os projetos que cumprirem os requisitos descritos no edital devem ser inscritos até 17 de outubro. O PGPSE tem como objetivo fomentar a cooperação entre instituições civis para implementação de projetos voltados ao ensino, à pós-graduação e ao desenvolvimento de projetos de pesquisas científicas e tecnológicas e à formação de recursos humanos qualificados.

  7. Lançada a versão 2014 do edital Pensa Rio

    Para incentivar projetos multidisciplinares, abrangentes e inovadores, voltados para o estudo e a elucidação de problemas em áreas relevantes e estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico das diversas regiões fluminenses, por grupos de pesquisadores de excelência, a Fundação está lançou, na quinta-feira (3/7), a versão 2014 do edital Pensa Rio – Apoio ao Estudo de Temas Relevantes e Estratégicos para o Estado do Rio de Janeiro. Com isso, espera-se incentivar não apenas a interação e a integração entre diferentes grupos de pesquisa, mas também a complementaridade das diferentes competências necessárias à consecução dos objetivos deste programa.

  8. Programa incentiva pesquisa sobre novos fármacos e medicamentos

    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga edital do Programa Capes/Universidade de Nottingham - Seleção de Projetos Conjuntos de Pesquisa em Drug Discovery, que irá selecionar projetos conjuntos de pesquisa na área de testes e descoberta de novos fármacos e medicamentos por meio da parceria da com a Universidade de Nottingham, do Reino Unido. O prazo para inscrição das propostas vai até 25 de agosto de 2014.

  9. Vigilância do óbito materno infantil seleciona alunos

    Estão abertas as inscrições para o Curso de atualização em vigilância do óbito materno infantil e fetal e atuação em Comitês de Mortalidade no contexto do município, oferecido pela ENSP, na modalidade a distância. As vagas são voltadas para representantes de conselhos profissionais, conselhos de saúde; defensores públicos e membros do Ministério Público, sociedade civil organizada relacionada ao tema; e profissionais e gestores de saúde que atuam ou desejam atuar nos comitês de mortalidade materna, infantil e fetal. Os candidatos devem se inscrever até o dia 18 de julho, exclusivamente pela internet. Ao todo estão disponíveis 500 vagas, divididas em perfis de nível médio e nível superior.