1. Programa leva leitores brasileiros para instituições no exterior

    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou na quarta-feira (27/8) o novo edital do Programa Leitorado, que seleciona leitores brasileiros para atuar em instituições universitárias estrangeiras com o objetivo de promover a língua portuguesa, em sua vertente brasileira, bem como cultura, literatura e estudos brasileiros naquelas instituições.

  2. Residência Multiprofissional recebe inscrições

    Estão abertas as inscrições para o curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família - ano 2015/2017. A formação - uma parceria da ENSP com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) e o Núcleo do Estado do Rio de Janeiro do Ministério da Saúde (Nerj/RJ) -, tem como objetivo capacitar os residentes para integrar as instituições de ensino e serviços de saúde por meio de ações que visem à mudança das práticas de formação e atenção, da organização do processo de trabalho, do cuidado individual, coletivo e familiar, da formação e educação na saúde e da construção do conhecimento, a partir das necessidades dos usuários. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de outubro de 2014 por meio da Plataforma Siga Lato Sensu. Ao todo estão disponíveis 21 vagas para graduados em enfermagem, odontologia, psicologia, nutrição e serviço social.

  3. Opas lança concurso ‘Amamentar: amor e saúde para sempre!'

    A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) lança o concurso Amamentar: amor e saúde para sempre!, que irá reconhecer as melhores histórias, relatos, fotos e vídeos sobre amamentação no Brasil. A iniciativa tem por objetivo comemorar o Dia Mundial do Aleitamento Materno - celebrado em 1 de agosto -, além de destacar os benefícios e a importância do leite materno para a saúde das crianças e contribuir com o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio sobre Redução da Mortalidade Infantil. Tem por objetivo também a inclusão da data nas estratégicas políticas, programas e projetos de saúde pública. As inscrições devem ser feitas via formulário eletrônico até 31 de agosto.

  4. Faperj lança edital com instituição alemã DFG

    Investindo em seu processo de internacionalização, a Fundação lança, nesta quinta-feira, 14 de agosto, um edital conjunto com a instituição alemã Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG). Como os demais programas com parceiros estrangeiros, o objetivo é promover projetos conjuntos de pesquisa e fomentar a mobilidade de pesquisadores no âmbito do Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica entre a Faperj a DFG.

  5. Faperj e Reino Unido lançam seu primeiro edital conjunto

    A Fundação lançou seu 38º edital de 2014: o programa Fundo Newton RCUK-Faperj, fruto da parceria entre a Faperj e os Conselhos de Pesquisa do Reino Unido (RCUK, na sigla em inglês), por meio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas e atividades em rede, a fim de estabelecer colaboração sustentável entre pesquisadores do Reino Unido e do Brasil. O programa visa receber projetos nas áreas de saúde, transformações urbanas, interdependência entre comida, energia e água; biodiversidade, desenvolvimento econômico e bem-estar. Propostas em outras áreas também serão aceitas, desde que estabeleçam uma forte colaboração entre o Reino Unido e o Brasil e atendam aos critérios associados com a Assistência Oficial ao Desenvolvimento.

  6. Aberto edital sobre risco de infecção por bactéria em fórmula infantil

    A Anvisa lançou edital de chamamento com o objetivo de receber dados e informações técnico-científicos a respeito do risco de infecção pela bactéria E. sakazakii (Cronobacter spp.) em lactentes maiores de 6 meses e crianças de primeira infância (1 a 3 anos). As informações obtidas serão usadas pela Agência para reavaliação da obrigatoriedade de constar nos rótulos das fórmulas infantis para lactentes e crianças de primeira infância orientações sobre a diluição dos produtos em água a 70ºC. Esta exigência foi estabelecida pela Anvisa por meio de duas regulamentações, a RDC nº 44 e 45, de 19 de setembro de 2011.

  7. Faperj lança edital de apoio a popularização da ciência

    Mantendo suas características originais, o programa de Apoio à Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia se volta a estimular e promover iniciativas que democratizem a informação sobre ciência e tecnologia e a produção dela decorrente, em especial entre a população mais jovem, e cujos resultados possam ser operacionalizados em políticas e medidas a serem adotadas no estado. 

  8. Faperj lança edital de apoio a popularização da ciência

    Mantendo suas características originais, o programa de Apoio à Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia se volta a estimular e promover iniciativas que democratizem a informação sobre ciência e tecnologia e a produção dela decorrente, em especial entre a população mais jovem, e cujos resultados possam ser operacionalizados em políticas e medidas a serem adotadas no estado. 

  9. Programa seleciona projetos para desenvolvimento de competências socioemocionais

    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o edital nº 44/2014, referente à seleção de projetos para o Programa de Apoio à Formação de Profissionais no Campo das Competências Socioemocionais, realizado em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS). O programa tem como objetivo selecionar projetos em rede de pesquisa e de inovação que permitam a criação de estratégias para o desenvolvimento de competências socioemocionais aliadas à formação de profissionais do magistério, bem como a melhoria da educação básica na rede pública.