1. Programação Centro de Estudos em 2006

    A ENSP iniciou uma nova etapa na trajetória de seu Centro de Estudos (Ceensp), recomeçando as atividades no final de março. Cada uma das apresentações integra a grade curricular do mestrado e do doutorado, e todas possuem um perfil estratégico voltado para a formação crítica e humanista de seus alunos e sua renovação como espaço de debates. Confira a programação prévia das atividades em 2006 e veja o que já foi debatido.

  2. Acesso a medicamentos é tema do Centro de Estudos da ENSP

    A segunda edição deste ano do Centro de Estudos da ENSP acontecerá na próxima quarta-feira (23/05), com o tema Acesso a medicamentos: iniciativa da agenda atual. Coordenado por Vera Lúcia Luiza, pesquisadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP (NAF/DCB/ENSP), Centro Colaborador da OPAS/OMS em Políticas Farmacêuticas, o CEENSP terá como expositores Fabíola Sulpino Vieira, do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS), Rosângela Silva Santos, presidente da Associação dos Doentes Renais Crônicos do RJ (ARERJ), Silvio César Machado dos Santos, coordenador de Assistência Farmacêutica do Estado do Espírito Santo, e Miriam Ventura da Silva, da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids. O Centro de Estudos será às 14h, no Salão Internacional da ENSP, e não é necessária inscrição prévia.

  3. Dengue será discutida no Centro de Estudos e no Ciclo de Debates ENSP

    Dengue no Rio Janeiro: limites e possibilidades da Atenção Básica e da estratégia de Saúde da Família é o tema do Centro de Estudos da ENSP, no dia 7 de maio, às 14h, no Auditório Térreo da Escola, com palestra do pesquisador Paulo Chagastelles Sabroza (Densp/ENSP), um dos maiores epidemiologistas do Brasil, especializado em endemias como a dengue. O evento também integra a programação do IV Ciclo de Debates. O Centro de Estudos e o Ciclo de Debates são abertos ao público.

  4. Farmácia de Minas: um modelo universal e equânime

    A experiência da assistência farmacêutica no estado de Minas Gerais foi tema do Centro de Estudos da ENSP desta quarta-feira (24/6). Na ocasião, o superintendente de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Augusto Afonso Guerra Júnior, apresentou o Programa Farmácia de Minas, reconhecido como Plano Estadual de Estruturação da Rede de Assistência Farmacêutica, no qual a farmácia é identificada como estabelecimento de saúde e referência de serviços farmacêuticos para a população adscrita. A Rede Farmácia de Minas visa garantir a universalidade e equidade no acesso, com a construção de 1.248 farmácias populares para atender os 19 milhões de habitantes do Estado. Acesse o áudio e a palestra do CEENSP na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  5. CEENSP debaterá demanda judicial de medicamentos

    Na quarta-feira (23/07), às 14h, o Centro de Estudos da ENSP (CEENSP) realizará, no âmbito do projeto de cooperação com a Sesdec/RJ, o encontro Experiências estaduais de enfrentamento das ações judiciais de medicamentos. O evento, coordenado por Fermin Roland Schramm (DCS/ENSP), terá como convidados Lindenberg Assunção (Sesab), Bruno Naundorf (SES/RS), Lore Lamb (Conass) e Manoel Roberto da Cruz Santos (Sesdec/RJ). O CEENSP será realizado no Auditório Térreo da ENSP, aberto a todos os interessados, e será transmitido pela web através da Rede Fiocruz. No dia seguinte, o Seminário Nacional Gestão e Monitoramento das Ações Judiciais de Medicamentos completa a programação sobre o tema.

  6. Mudanças ambientais: inúmeros riscos à saúde humana

    "Não existe país no mundo onde o meio ambiente não esteja afetando a saúde da população", afirmou o consultor internacional da OPAS/OMS, Carlos Corvalan, no Centro de Estudos especial de aniversário dos 54 anos da ENSP. O palestrante explicou que tratar do tema Mudanças ambientais e globalização: ações de saúde e territorialização é algo muito complexo e novo, uma vez que é um campo de estudo que vem passando por um enorme crescimento devido ao aquecimento global que o planeta está sofrendo. O Ceensp teve coordenação do vice-diretor da Escola de Governo em Saúde, Carlos Machado de Freitas. O áudio e a apresentação de Carlos Corvalan estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  7. Pandemia de influenza aviária: ficção ou realidade?

    A gripe aviária é uma ameaça real à saúde humana? Esse é o foco do Centro de Estudos da ENSP que será realizado nesta quarta-feira (24/05), às 14h, no Salão Internacional da ENSP. O tema Pandemia de Influenza Aviária: uma ameaça para os humanos, ficção ou realidade? será exposto por Fernando Barros (MS), Marilda Siqueira (Fiocruz) e Aloísio Ribeiro (SES/RJ).

  8. Acesso a medicamentos: dificuldade para governo e sociedade

    Debater o acesso a medicamentos através das óticas das esferas federal e estadual e dos usuários foi o tema do Centro de Estudos da ENSP desta quarta-feira (23/05). Organizado pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP (NAF/DCB/ENSP), Centro Colaborador da OPAS/OMS em Políticas Farmacêuticas, o encontro reuniu representantes do Ministério da Saúde, da SES/ES e de entidades civis, que levaram ao público um amplo panorama da agenda atual do acesso aos medicamentos. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, o áudio e todas as apresentações realizadas.

  9. Dengue: política de saneamento eficaz para reduzir vulnerabilidades

    Em palestra no Centro de Estudos da ENSP, o epidemiologista Paulo Sabroza (Densp/ENSP) aponta três ações fundamentais para reduzir vulnerabilidades à dengue: implantação de política de saneamento eficaz, regularização do abastecimento de água e difusão de informação localizada. Sabroza também apontou falhas do sistema no controle de endemias e ressaltou que a visita domiciliar ainda é uma questão chave no programa de controle da doença. O áudio e as apresentações podem ser acessados na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  10. Futuro de Manguinhos é tema de Centro de Estudos comemorativo

    Para o quarto dia de comemorações do aniversário de 55 anos da ENSP está programado um Centro de Estudos especial sobre As Políticas Públicas e a Construção da Cidadania: O PAC Manguinhos em Foco. Durante o evento, será apresentado o primeiro corte de um documentário sobre Manguinhos que ainda está em fase de desenvolvimento. O debate, que também será gravado e terá suas imagens utilizadas no documentário, acontecerá no salão internacional da ENSP, às 14h. Confira aqui a programação completa de aniversário da Escola.