1. ENSP participa de Conferência Luso-Francófona da Saúde

    No último dia 09 de março, a ENSP sediou o encontro do Comitê Brasileiro para o 1º Simpósio Internacional da Conferência Luso-Francófona da Saúde-COLUFRAS. Participaram da reunião, representantes da ENSP/Fiocruz, Abrasco, UFBa, CONASS e CONASEMS. O simpósio acontecerá entre os dias 16 e 18 de junho, em Montreal, e será fechado a 300 convidados, envolvendo representantes do Canadá, Brasil e demais países de línguas portuguesa e francesa. O tema geral do Simpósio é "saúde e cidadania", que está dividido em seis principais eixos temáticos: o lugar e o papel do cidadão na governança do sistema de saúde; regulação e financiamento dos serviços de saúde ; descentralização e integração dos atendimentos em nível local; formação e importância do capital humano na área da saúde; e institucionalização da cooperação. A ENSP participará ainda das Oficinas de Educação a Distância e Vigilância Sanitária. Saiba mais sobre o simpósio da COLUFRAS e confira ainda a entrevista que o ENSP Notícias fez com o Secretário Estadual de Saúde de Goiás, e representante do CONASS, Fernando Cupertino de Barros.

  2. Pesquisador defende o fim da propaganda de medicamentos

    Álvaro Nascimento lança na terça-feira (28/06), no Museu da República, o livro Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado - Isto é regulação? , fruto de sua dissertação de Mestrado, em que aponta fragilidades no modelo regulatório da propaganda de medicamentos.

  3. Proteção da diversidade biológica brasileira gera política nacional do MMA

    Formular uma política nacional para controle de espécies exóticas invasoras que atacam a biodiversidade ambiental brasileira é o projeto desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente e que conta com a participação da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. A pesquisadora do Departamento de Endemias Samuel Pessoa/DENSP, e chefe do Laboratório de Ecologia Gustavo de Oliveira Castro, Márcia Chame, coordenadora geral do projeto na Fundação, explica que essa é uma iniciativa que busca a conservação da diversidade biológica brasileira, minimizando assim o impacto de sua perda sobre a saúde humana. Recentemente, a ENSP sediou uma oficina de trabalho entre as unidades da Fiocruz que fazem parte do projeto com o objetivo de validar um documento que integrará essa política nacional. Confira a entrevista de Márcia Chame ao ENSP Notícias.

  4. Presidente do CONASEMS fala com ENSP Notícias

    Na última sexta-feira (11/03), o ENSP Notícias publicou entrevista com o secretário Estadual de Saúde de Goiás e representante do CONASS, Fernando Cupertino de Barros, sobre a participação da ENSP no Comitê Brasileiro para o 1º Simpósio Internacional da Conferência Luso-Francófona da Saúde COLUFRAS. O simpósio acontecerá entre os dias 16 e 18 de junho, em Montreal, e abordará questões de saúde e cidadania. O CONASEMS também é integrante desse comitê e estará participando do evento. O informe aproveitou a oportunidade e conversou com o presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, Luiz Odorico Monteiro, sobre a participação do CONASEMS no Simpósio e suas ações para 2005.

  5. Simpósio reafirmará modelo do SUS junto à realidade brasileira

    O novo presidente da Abrasco, Paulo Gadelha, acredita que o Simpósio sobre Política Nacional de Saúde, promovido pela Câmara dos Deputados, em Brasília, de 28 a 30 de junho, será um momento para que seja feito o resgate dos princípios da integralidade, universalidade e seguridade social do SUS para com a população brasileira. Confira mais na entrevista exclusiva com ele.