1. Habitação saudável: ferramenta de promoção da saúde

    Apontada como condição fundamental para o desenvolvimento humano sustentável, a habitação saudável, em seu conceito amplo, pode ser considerada uma ferramenta para a promoção da saúde. Baseado neste princípio, teve início, na ENSP, o seminárioSaneamento e Saúde Ambiental – Reflexões sobre a Rio+20. Durante a conferência de abertura, proferida pelo secretário executivo da Red Interamericana de Vivienda Saludable e pesquisador do Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia y Microbiologia (Inhem), de Cuba, Carlos Barceló Perez, foram apresentados os principais pontos do documento Vivienda Saludable, de cara a Rio+20. Este ensaio, como está sendo chamado, aborda reflexões de diferentes países sobre habitação saudável e mostra como a Rede se posiciona frente à Rio+20.

  2. Saneamento: economia verde e habitação saudável são temas nesta quarta

    Economia Verde e Cidade e Habitação Saudável são os temas das duas mesas que acontecerão na quarta-feira (13/6) no seminário Saneamento e Saúde Ambiental: reflexões sobre a Rio+20, realizado pela ENSP. A primeira atividade começa às 9 horas na Tenda da Ciência, no Campus Fiocruz. O seminário busca criar um espaço de discussão sobre temas que serão abordados na Rio+20 e têm interface com as áreas de saneamento e saúde ambiental, exatamente quando toda a sociedade está com a atenção voltada para esse evento mundial.

  3. Água e esgoto em debate no 2º dia do seminário de saneamento

    Saneamento e Saúde Ambiental - água e esgoto será o tema da primeira mesa no segundo dia (12/6) do seminário Saneamento e Saúde Ambiental: Reflexões sobre a Rio+20. A atividade terá como palestrantes Daniela Buosi, da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental  (CGVAM/MS); Gandhi Giordano, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Daniel Forsin Buss, do Instituto Oswaldo Cruz; e Mário Moscatelli, representante do Projeto Olho Verde. A atividade começa às 9 horas na Tenda da Ciência, no Campus Fiocruz.

  4. Mutirão de limpeza das praias reúne centenas de voluntários

    A edição de segunda-feira (11/6) do jornal O Globo destacou o mutirão de limpeza das praias realizado no domingo em Copacabana, em Ipanema e no Leblon como mais uma ação da campanha pela preservação das toninhas, desenvolvida pela Escola Nacional de Saúde Pública, o jornal O Globo e a WWF-Brasil. O mutirão também contou com apoio do movimento Rio Eu Amo Eu Cuido e reuniu centenas de voluntários nas três praias. A reportagem traz depoimentos dos participantes e alerta para a importância de preservação do ambiente para a sobrevivência da toninha.

  5. Lançadas redes sociais oficiais da Rio+20

    O Comitê Nacional Organizador da Rio+20 criou perfis no Twitter, no Facebook e no Youtube. A partir de hoje, até o fim da Conferência, esses canais disponibilizarão informação atualizada sobre a Rio+20, os temas em discussão e as posições do Brasil. Os usuários das redes sociais poderão acompanhar notícias em tempo real e enviar suas questões e seus comentários.

  6. Regulação do uso de agrotóxicos é debatida em evento

    “O agrotóxico é bastante democrático no estrago que pode causar à vida humana. Está nos alimentos e no meio ambiente e tem diferentes atuações no organismo de acordo com a faixa etária”, apontou o representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Luiz Claudio Meirelles, durante a mesa A ação pública e estatal no enfrentamento aos impactos do uso de agrotóxico na saúde humana. Além de Luiz Claudio, a mesa também teve a participação do vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel, e do representante do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Dsast/Ministério da Saúde) Guilherme Franco Neto.

  7. Toninha: mutirão de limpeza de praias no dia 10/06

    Na equação para preservar as toninhas, conscientizar a população sobre a limpeza das praias e a preservação ambiental são fatores imprescindíveis para se obter resultados positivos. Cientes dessa condição, a Escola Nacional de Saúde Pública, em parceria com o jornal O Globo, a WWF-Brasil e o movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, convida para o mutirão de limpeza das praias, no dia 10 de junho, coroando um conjunto de ações da campanha pela preservação do pequeno cetáceo. A atividade acontecerá nas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, a partir das 9h30. Todos estão convidados.

  8. Incentivo do passado dificulta banimento do agrotóxico

    'Agrotóxicos e modelo de desenvolvimento' foi o tema da primeira mesa do Seminário de Enfrentamento aos Impactos dos Agrotóxicos na Saúde Humana e no Ambiente, realizado pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, na ENSP, na segunda-feira (4/6). Coordenada pelo pesquisador Marcelo Firpo, a atividade discutiu o modelo do agronegócio brasileiro e as dificuldades de combatê-lo. “O agronegócio foi introduzido como um diferencial do projeto militar na década de 1970 porque ele conquistou a academia, a mídia, o Congresso e se apresentou como solução para a pátria. Por isso ele é mais difícil de ser combatido”, admitiu o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Guilherme Delgado.

  9. Governo anuncia Pacto pelas Águas

    No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na terça-feira (5/6), a presidenta Dilma Rousseff lançou o Pacto pelas Águas. Esse programa federal será responsável pela gestão das principais bacias hidrográficas do país e contará com verba de R$20 milhões por ano. O Pacto prevê também a criação de um sistema de informações sobre recursos hídricos, com base no monitoramento por satélite dos rios e bacias brasileiros.

  10. ENSP discute saneamento e saúde ambiental para Rio+20

    Às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada de 20 a 22 de junho no Rio de Janeiro, a ENSP promove, de 11 a 15 de junho, um encontro com o objetivo de discutir temas relevantes para as áreas de saneamento e saúde ambiental que também serão debatidos durante a conferência. O seminário Saneamento e Saúde Ambiental: Reflexões sobre a Rio+20 será realizado em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, além de fazer parte dos eventos que a Fiocruz vem promovendo em preparação para a Rio+20. Todos os dias de atividade do seminário serão transmitidos pela internet através do link http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos/.