1. Relatório final e carta à sociedade são aprovados na 14ª CNS

    A 14ª Conferência Nacional de Saúde terminou no domingo (4/12), em Brasília, com a aprovação, pelos mais de quatro mil participantes, do relatório e uma Carta da Conferência voltada à sociedade brasileira. O documento que sintetiza o debate desenvolvido no evento, que durou quatro dias. Os principais pontos da carta envolvem temas como democracia e desenvolvimento; equidade; atenção básica; financiamento; educação em saúde; participação social, entre outros. As conferências de saúde são um marco do controle e participação social do Sistema Único de Saúde, reunindo mais de 4.000 delegados de todo o país, eleitos em seus estados e municípios ao longo deste ano em conferências locais.

  2. Rumos da saúde pública em definição na 14ª CNS

    O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, abriu oficialmente as atividades da 14ª Conferência Nacional de Saúde, nesta quinta-feira (1°/12). Com o tema Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro, Brasília recebe até o dia 4 de dezembro mais de quatro mil representantes dos segmentos de usuários, trabalhadores e gestores/prestadores de serviço em saúde para discutir os caminhos da saúde pública para os próximos anos. "A 14ª CNS visa melhorar a atenção básica de saúde no país e a qualidade do atendimento à população. Os usuários do SUS estão em primeiro lugar sempre", afirmou Padilha em sua fala inicial. A Conferência Nacional de Saúde está sendo transmitida ao vivo pela internet, através do Canal Saúde/Fiocruz.

  3. Site da Agenda Estratégica ganha fóruns e página de vídeos

    O site da Agenda Estratégica para a Saúde do Brasil está de cara nova! Cada uma das diretrizes ganhou um fórum para estimular o debate e acolher as contribuições de todos os interessados em participar da construção do documento. A página oferece também um espaço para divulgar vídeos sobre temas relacionados com o Sistema Único de Saúde e as cinco diretrizes da Agenda. Participe! Deixe a sua contribuição e entre em contato para sugerir novos vídeos.

  4. Participe do fórum virtual da 14ª Conferência Nacional de Saúde

    O Fórum da 14ª Conferência Nacional de Saúde é uma ferramenta de apoio para fomentar discussões e para esclarecer eventuais dúvidas dos participantes relacionadas ao evento. A conferência é o maior fórum do país voltado para o debate de políticas públicas em saúde e acontece em três etapas: nos âmbitos municipal, estadual/Distrito Federal e nacional.

  5. CNS lança publicação sobre relatórios da 12ª e 13ª Conferências de Saúde

    As Conferências de Saúde representam hoje um dos principais espaços para avaliação e construção de políticas públicas de saúde. São nelas que representantes de usuários, gestores, prestadores e trabalhadores de saúde se reúnem em diferentes etapas nos municípios e estados, consolidando propostas, levadas posteriormente para o âmbito nacional. Desde sua criação na década de 30 do século XX foram realizadas 13 Conferências Nacionais de Saúde.

  6. Convocada a 14ª Conferência Nacional de Saúde

    De 30 de novembro a 4 de dezembro acontecerá a 14ª Conferência Nacional de Saúde, com o tema Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro. Os debates acontecerão em torno da política de saúde na seguridade social, da participação da comunidade e controle social e da gestão do SUS (financiamento; pacto pela saúde e relação público-privado; gestão do sistema, do trabalho e da educação em saúde).

  7. Lançado site da 14ª Conferência Nacional de Saúde

    De 30 de novembro a 4 de dezembro, acontecerá a 14ª Conferência Nacional de Saúde, com o tema Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro. Os debates acontecerão em torno da política de saúde na seguridade social, da participação da comunidade e controle social e da gestão do SUS (financiamento; pacto pela saúde e relação público-privado; gestão do sistema, do trabalho e da educação em saúde). O regimento interno da 14ª CNS já está disponível para consulta. O site da 14ª CNS pode ser acessado a style="color:blue" href="http://www.conselho.saude.gov.br/14cns/index.html" target="_blank">aqui.