1. Inovações políticas podem definir futuro da saúde

    Finalizando as apresentações do especial Saúde no Brasil, da revista The Lancet, promovido pelo Centro de Estudo da ENSP em comemoração dos seus 57 anos, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos, Maria do Carmo Leal, falou sobre as condições de saúde e inovações nas políticas da área no Brasil. Segundo ela, "o futuro da saúde depende de decisões políticas que viabilizem efetivas políticas públicas e atuem sobre os complexos determinantes das condições de saúde e das formas de organizar o cuidado". Confira o áudio e a apresentação na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  2. ENSP celebra formatura de 211 alunos de pós-graduação

    O encerramento da semana comemorativa dos 57 anos da ENSP foi marcado pela solenidade de formatura de 211 alunos de doutorado e mestrado (acadêmico e profissional) dos programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública da Escola. A celebração, segundo o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, faz parte de um momento de renovação da instituição e reafirma o compromisso dos egressos com o sistema de saúde brasileiro. Os pesquisadores da casa também foram prestigiados pelas turmas dos três programas de pós-graduação. O arquivo em que consta a homenagem às turmas pode ser acessado na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  3. ENSP entrega prêmio a iniciativas inovadoras

    A Iniciativa Teias-Escola Manguinhos, o Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde na Região Leste do Estado do Rio de Janeiro, o Seminário David Capistrano da Costa Filho de Atualização em Saúde e Ambiente (Cursos de Inverno), o Processo de Acreditação no Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) e no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), o Serviço de Gestão Acadêmica (Seca), o Projeto Judicialização e Saúde Pública e o Projeto Nascer no Brasil foram os grandes destaques do ano de 2011 da ENSP, premiados na cerimônia realizada quinta-feira (15/9) no auditório térreo da Escola. Pelo sexto ano consecutivo, a solenidade acontece durante as comemorações do aniversário da ENSP. O áudio do evento está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  4. Doenças crônicas e violência são desafios para nosso país

    "Oitenta por cento dos óbitos por doenças crônicas não transmissíveis ocorrem em países de baixa ou média renda", afirmou Gulnar Azevedo e Silva durante a apresentação do artigo Chronic non-communicable diseases in Brazil: burden and current challenges, que integra o volume especial sobre a saúde dos brasileiros da revista inglesa Lancet. A segunda parte do Centro de Estudos comemorativo dos 57 anos da ENSP contou também com a presença de Michael Eduardo Reichenheim, cuja apresentação abordou o efeito, avanços e desafios da violência no Brasil. Segundo ele, no país, há um legado desfavorável de exclusão, desigualdade, pobreza, impunidade e corrupção. Confira o áudio e as apresentações do evento na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  5. Show poético-musical encerra atividades da Tenda da Saúde

    Música e poesia foram os destaques da Tenda da Saúde, marcando o terceiro dia de comemoração da semana de aniversário da ENSP. O Festival Prata da Casa contou com a presença do médico homeopata Pedro Jonathas, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), que apresentou o show poético-musical Precipitados de sonhos. Já a Barraca da Saúde recebeu o Camelô Educativo, também do Centro de Saúde Escola, com a sensibilização sobre cuidados e prevenção das DST/Aids e tuberculose. Além disso, o documentário O veneno está na mesa, do cineasta Silvio Tendler, foi exibido no salão internacional como parte das atividades de comemoração dos 57 anos da ENSP.

  6. Atividades educativas e artesanato estarão na Tenda da Saúde

    Na quinta-feira (15/9), a Tenda da Saúde receberá o Camelô Educativo, projeto do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias, que tem como objetivo sensibilizar e educar pacientes e frequentadores da ENSP sobre os cuidados e prevenção das DST/Aids e Tuberculose. Além disso, a tenda também receberá o projeto Rio Eco Consciente, de economia solidária, que traz para a Escola artesanatos de produtos como puffs ecológicos, feitos a partir do reaproveitamento de garrafas PET e caixas em MDF, eco pulseiras, acessórios em escamas de peixe, bolsas artesanais desenvolvidas com o reaproveitamento de retalhos, entre outros produtos reciclados.

  7. Entrega do Prêmio Destaque 2011 nesta quinta (15/9)

    Nesta quinta-feira (15/9) será realizada a solenidade da sexta edição do Prêmio Destaque ENSP como parte das comemorações dos 57 anos da Escola. Quatro categorias serão premiadas: Assistência, Ensino, Gestão e Desenvolvimento Institucional e Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico. O Prêmio foi criado em 2006 e tem o objetivo de reconhecer os projetos e equipes que contribuem significativamente para o bom desempenho da Escola. A cerimônia está marcada para as 9h30, no auditório térreo da ENSP, e será aberta ao público.

  8. Formatura encerra semana de aniversário da ENSP

    Pelo sexto ano consecutivo, a ENSP vai promover a solenidade de formatura durante a semana de comemoração pelos seus 57 anos. Reunindo alunos de doutorado, mestrado acadêmico e profissional do Programa de Saúde Pública, doutorado e mestrado acadêmico do Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente, mestrado acadêmico do Programa de Epidemiologia em Saúde Pública de 2010, a cerimônia está marcada para as 9 horas, de sexta-feira (16/9), no auditório térreo da Escola. A pesquisadora da Escola Maria Cristina Guilam foi escolhida como patronesse das turmas. Ao todo, 207 alunos participarão da solenidade.

  9. Atividades culturais prosseguem na Tenda da Saúde

    Na quarta-feira (14/9), duas atividades culturais irão movimentar a Tenda da Saúde durante a semana comemorativa dos 57 anos da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). O Grupo Esperança de Dança Sênior, que pertence ao Programa de Atenção à Saúde do Idoso, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (Pasi/CSEGSF), irá participar, às 12h30, com o Espetáculo de dança e música apresentado pelo grupo da 3ª idade. Logo em seguida, às 13h, haverá um show de MPB, voz e violão, com o funcionário Edinelson Azevedo. Além do festival Prata da Casa, a Tenda oferece outros serviços, como a Barraca da Saúde e a Cantina do Projeto Terrapia.

  10. Uso de agrotóxicos e seus riscos nos 57 anos da ENSP

    Nesta quinta-feira (15/9), a Escola Nacional de Saúde Pública exibe o documentário O veneno está na mesa, do cineasta Silvio Tendler, como parte das atividades de comemoração dos seus 57 anos. O filme aborda os prejuízos causados por um modelo agrário baseado no agronegócio - ofensivo ao meio ambiente e prejudicial à saúde - e, portanto, se insere no tema escolhido pela Escola para 2011, Rio+20: sustentabilidade, economia verde e combate à pobreza, pelo qual a ENSP se engaja na discussão sobre a transição necessária para uma economia inclusiva, verde e responsável, na qual o Brasil e as áreas de saúde e meio ambiente têm papel estratégico e decisivo. A exibição está marcada para as 13h30, no salão internacional.