1. ENSP recebe pesquisador da área de paleoparasitologia

    Até janeiro de 2008, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca terá em seu quadro o professor Karl Reinhard, da Universidade de Nebraska. Karl está na Escola como pesquisador visitante e sua presença dá continuidade ao processo de expansão e ampliação da política de cooperação internacional da ENSP com instituições internacionais. O professor está lotado no Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP/Fiocruz) e atua no projeto de estudo de parasitoses em populações antigas, junto com o pesquisador Adauto Araújo (Densp/ENSP/Fiocruz).

  2. Pesquisadora coordena grupo de trabalho internacional sobre tuberculose

    A pneumologista, pesquisadora clínica e coordenadora do ambulatório do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz), Margareth Pretti Dalcolmo, foi escolhida pelo DR-TB Treatment Shortening Protocol Committee para coordenar um grupo de trabalho composto de pesquisadores da área. O grupo recebe o apoio da Organização Mundial da Saúde, da International Union Against Tuberculosis and Lung Disease, do Green Light Committee e de universidades como a de Harvard, que tem a coordenação geral, além de representações dos países com maior carga de tuberculose.

  3. Históricos das reformas sanitárias brasileira e chilena

    A construção dos sistemas de saúde do Brasil e do Chile foi o foco da segunda mesa-redonda do Seminário Políticas de Saúde Pública no Chile e Brasil - Perspectivas de Futuro, que acontece na ENSP nos dias 9 e 10 de novembro. Os pesquisadores Oscar Arteaga (ESP-Chile) e Célia Almeida (ENSP/Fiocruz) apresentaram os históricos da saúde de cada país, explicando os respectivos processo de reforma sanitária. Acesse os áudios e as apresentações na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  4. ENSP discute estratégias locais de promoção da saúde

    A equipe do projeto "Ações intersetoriais para a saúde: promoção da saúde como estratégia para o desenvolvimento local sustentável" recebeu, nesta última quinta-feira (3/05), na Residência Oficial da Fiocruz, a representante da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA) no Brasil, Maria Tereza Nunes dos Santos, e a da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Vidya Alves Moreira, para apresentação e discussão do plano de implementação do projeto. Na ocasião, foi discutida a importância da divulgação do marco conceitual para a promoção da saúde, tanto no que diz respeito aos programas de ensino, quanto para a consolidação de pesquisas e estratégias de desenvolvimento local de núcleos regionais. A ENSP é a coordenadora nacional do projeto, tendo à frente a pesquisadora Regina Bodstein (DCS/ENSP/Fiocruz).

  5. NAF é redesignado como Centro Colaborador da Opas

    O Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP foi designado pela terceira vez consecutiva como Centro Colaborador da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS). O credenciamento original do NAF aconteceu em 1998 e foi renovado por duas vezes, durante o período de 2003 a 2006, e 2007 a 2010 que marca a nova redesignação. Esse feito confirma e consolida o reconhecimento da excelência do trabalho do NAF, ao mesmo tempo em que amplia a nossa responsabilidade na esfera internacional, reconheceu o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho.

  6. Reunião do CVSP definirá metas para 2008-2010

    Traçar o planejamento de trabalho para o período de 2008 a 2010 e analisar os avanços e desafios encontrados na Rede de Países do Campus Virtual em Saúde Pública (CVSP) são os objetivos da Oficina do Campus Virtual em Saúde Pública, que será realizada de 11 a 13 de junho, na Cidade do México. O encontro também pretende avaliar a proposta dos Modelos de Governança e Instrumentos de Auto-avaliação, que devem ser aprovadas na oficina do CVSP, no 8º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (Crics8). A ENSP, que faz parte da rede de instituições de ensino e pesquisa no Brasil que compõem o CVSP-Brasil, será representada no evento.

  7. Chega ao fim especialização em RH para Saúde

    Decorridos cinco meses do seu início, termina no próximo dia 23 de janeiro, o Curso Internacional de Especialização em Gestão de Políticas de Recursos Humanos em Saúde CIRHUS, promovido pela ENSP/Fiocruz em parceria com a Opas. Participaram do curso delegações de cinco países da região Andina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, além de profissionais e técnicos dirigentes de recursos humanos dos estados da Região da Amazônia Legal: Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. A solenidade de encerramento acontecerá no auditório do INCQS, a partir das 9 horas, e contará com as presenças do diretor da ENSP, Antonio Ivo de Carvalho, da coordenadora geral do Curso, Neuza Moysés (Daps/ENSP/Fiocruz), além de representantes da OPAS, Fiocruz e MS. A Rede Fiocruz transmitirá o evento em tempo real pela internet.

  8. Ministro de Moçambique busca novas parcerias com a ENSP

    Na sexta-feira (10/08), o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, recebeu o ministro da Saúde de Moçambique, Paulo Ivo Garrido, e a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Maria do Carmo Leal, para uma reunião buscando uma maior cooperação entre a Escola e o Ministério daquele país. O encontro decorreu da visita do ministro, acompanhado do embaixador extraordinário e plenipotenciário Murade Isaac Miguigy Murargy, à Fiocruz, nos dias 9 e 10 de agosto, fruto da cooperação Sul-Sul, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento local, principalmente entre o Brasil e países africanos de língua portuguesa.

  9. Parceria da ENSP promove ensino, pesquisa e colaboração técnica na Etiópia

    Parceria da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), através do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (Laser/Densp/ENSP), com as Universidades de Tulane (EUA) e de Jimma (Etiópia) resulta em ações concretas nas áreas de ensino, pesquisa e colaboração técnica no país africano, além de fomentar a transferência de tecnologia entre as três instituições.