1. Convênio Brasil-Canadá em debate em Brasília

    Estabelecer o plano de implementação do Projeto Ações Intersetoriais para a Saúde: Promoção da Saúde como estratégia para o Desenvolvimento Local Sustentável é o objetivo da oficina de trabalho que acontecerá em Brasília, na quinta-feira (07/12). A atividade reúne pela primeira vez todos os participantes do projeto: a ENSP, cuja coordenadora nacional é a pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais, Regina Bodstein, a Abrasco, a Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA), a Associação Canadense de Saúde Pública (CPHA), entre outros.

  2. Aula inaugural dá início ao mestrado da ENSP em Angola

    Formar quadros para a futura Escola de Saúde Pública de Angola. Este é o objetivo do primeiro curso de mestrado em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realizado fora do Brasil, que terá início nesta segunda-feira (28/05). Participarão da aula inaugural o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho; a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz e pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos (DEMQS/ENSP), Maria do Carmo Leal; Marina Ferreira de Noronha, pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP); e Paulo Sabroza, pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP) e responsável pela primeira disciplina do curso: Saúde Pública, História e Paradigmas.

  3. EuroSocial Salud encerra 2007 com reuniões sub-regionais

    As atividades de 2007 do intercâmbio Integración de los diferentes niveles de atención sobre el eje de la APS: formulación de propuestas para un cambio hacia la equidad e inclusión social, do programa de cooperação técnica do EuroSocial Salud, financiado pela União Européia, foram encerradas em reuniões sub-regionais no Uruguai e na Costa Rica, em dezembro. A ENSP/Fiocruz, responsável técnica por essa área de trabalho junto a outras instituições, foi representada, no evento no Uruguai, pela pesquisadora Ligia Giovanella (Daps/ENSP/Fiocruz) e por Patty Fidelis, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP e animadora da Rede APS Integracion. Todo material produzido para os dois eventos está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  4. Reunião do Campus Virtual destaca iniciativa brasileira de incorporar redes sociais

    A Oficina do Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP), realizada de 11 a 13/06, na Cidade do México, promoveu o encontro dos representantes de países que fazem parte da rede, tendo como destaque para o biênio 2008/09 a perspectiva de o Campus se converter em uma rede colaborativa de aprendizagem para apoio ao desenvolvimento de processos educativos em saúde pública. A apresentação do nodo ponto de interconexão com uma estrutura ou rede Brasil gerou debates e muita expectativa em relação à iniciativa de incorporar redes sociais para dar maior dinamismo ao processo de aprendizado e estimular a comunicação entre os participantes. Acesse as apresentações na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  5. 31 novos trabalhos sobre RH para a América Latina

    Os 31 alunos do Curso Internacional de Especialização em Gestão de Políticas de Recursos Humanos em Saúde CIRHUS, promovido pela ENSP/Fiocruz em parceria com a Opas começaram a apresentar seus trabalhos de conclusão de curso nesta terça-feira (23/01), no auditório do INCQS/Fiocruz. Reunindo representantes da região Andina e da Amazônia Legal, o curso buscou formar quadros estratégicos para o fortalecimento da cooperação técnica entre os países participantes, no campo da gestão de recursos humanos para as políticas de saúde.

  6. EuroSocial discute integração dos vários níveis de atenção

    Nos dias 24, 25 e 26 de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca será sede de mais uma atividade do programa EuroSocial Salud. O Seminario Inter-Temático Eurosocial Salud: Atención primaria de la salud e integración de niveles de atención vai reunir representantes dos ministérios da saúde de diversos países da América Latina, além da Espanha, Itália e França, para discutir a organização da rede de serviços e a integração da atenção primária junto aos outros níveis de atenção. O espanhol será a língua oficial do evento e não é necessária inscrição.

  7. Conselho do EUROsociAL Saúde se reúne pela primeira vez em 2008 na ENSP

    O Conselho Diretor do consórcio Eurosocial Salud volta a se encontrar em 2008. A primeira reunião, marcada para os dias 27 e 28 de março, acontecerá na ENSP, com participação de cerca de 20 representantes de instituições que integram o consórcio. O EuroSocial, lançado em 2004 pela União Européia, é um programa regional para a coesão social na América Latina.

  8. ENSP e universidade do Peru discutem acordo na área de paleoparasitologia

    Entre os dias 11 e 15 de agosto, o pesquisador Adauto Araújo, do Departamento de Endemias da ENSP, estará no Peru para discutir as bases de uma cooperação técnico-científica, na área de paleoparasitologia, com a Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM), em Lima. O pesquisador também participará do desenvolvimento do curso Avanços em Paleoparasitologia, no Museu de História Natural da Universidade, e será expositor da conferência Origen y disperción de las infecciones parasitarias em poblaciones prehistoricas.

  9. Fiocruz e Itamaraty discutem saúde e relações internacionais

    Teve início na segunda (5/06) o Seminário Fiocruz-Itamaraty Saúde e Relações Internacionais, em Brasília. A inauguração contou com a presença do presidente da Fiocruz, Paulo Buss. Antônio Ivo de Carvalho, diretor da ENSP, vai fazer palestra sobre Promoção da Saúde. O seminário reúne até sexta-feira representantes da Fiocruz, dos Ministérios da Saúde e das Relações Exteriores e de países da América do Sul (Argentina, Peru, Chile e Uruguai).

  10. NAF/ENSP/Fiocruz, Unaids e governo francês se reúnem para aprimorar projeto de assistência a pessoas com HIV/Aids

    Nos dias 26 e 27 de março, o Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP (NAF/DCB/ENSP), Centro Colaborador da OPAS/OMS em Políticas Farmacêuticas, recebeu representantes do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e do Ministério de Assuntos Estrangeiros da França para avaliar o desenvolvimento e dar continuidade ao projeto de parceria, cujo foco é a ampliação da assistência a pessoas com HIV/Aids, inclusive no que diz respeito ao acesso a medicamentos.