1. Coordenador executivo do EuroSocial Salud faz palestra nesta segunda (16/04)

    De de 16 a 18 de abril, o coordenador executivo do projeto EuroSocial Salud, José Jaime de Domingo, estará no Brasil para realizar uma série de atividades relacionadas ao projeto internacional. No dia 16, Domingo estará na ENSP para fazer uma apresentação sobre Coesão Social Projeto Eurosocial Salud, que acontecerá na sala 410, a partir das 11 horas. A reunião é aberta a todos os interessados. No início da tarde, participa de uma reunião para tratar da preparação de intercâmbios que envolvem o EuroSocial e a ENSP. No dia 18, Domingo retorna à Escola para dar seguimento aos processos de intercâmbio.

  2. Cooperação internacional traz moçambicanos e sueco à ENSP

    Aprofundar contatos estabelecidos, em agosto deste ano, pelo ministro da Saúde de Moçambique, Paulo Ivo Teixeira Garrido, e dar continuidade ao processo de elaboração dos Termos para um Acordo de Cooperação Internacional, a ser elaborado pela Assessoria de Cooperação Internacional da Fiocruz e assinado em janeiro de 2008. Esse é o objetivo da vinda do diretor nacional de Recursos Humanos daquele país, o médico sanitarista Antônio Intiace Vali Mussa, e do chefe do Departamento de Manutenção, Abubacar Sumalgi, que passaram a semana visitando as diversas Unidades da Fundação. Na ENSP, onde estiveram na quinta e sexta-feira (08 e 09/11), participaram de uma reunião na Direção e visitaram o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) e a Educação a Distância (EAD). A Fiocruz foi chamada pelo governo federal para capitanear a cooperação internacional com os países africanos de língua portuguesa na área da saúde. À ENSP, por sua vez, caberia coordenar uma rede de formação em saúde pública para fomentar a qualificação profissional nesses países, explica o diretor da ENSP, Antonio Ivo de Carvalho.

  3. Evento do EuroSocial discutirá experiências e desafios da boa governança hospitalar

    Com o objetivo de melhorar os conhecimentos e a capacidade das instituições de gerar e liderar processos de mudança no âmbito da governança hospitalar, será realizado em Brasília o seminário Estrategias y Sistemas de Monitoreo y Apoyo a las Reformas Hospitalarias, organizado pela ENSP/Fiocruz em conjunto com o Ministério da Saúde da França e o Isalud de Buenos Aires, para o consórcio Eurosocial Salud. O evento acontece nos dias 2 e 3/06 e terá a participação dos pesquisadores do ENSP Pedro Barbosa e Francisco Braga (Daps/ENSP) e Vitor Grabois (EGS/ENSP).