1. Cirhus 2008: segunda turma busca melhor gestão de RH para saúde na América Latina

    Vinte e seis alunos integram a nova turma do Curso Internacional de Especialização em Gestão de Políticas de Recursos Humanos em Saúde (Cirhus 2008), voltado para o Cone Sul e coordenado pela pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP/Fiocruz), Neuza Moysés. A abertura do curso aconteceu no dia 26/05, no auditório da ENSP, com uma palestra do secretário de Gestão e do Trabalho em Educação da Saúde (Sgtes/MS), Francisco Campos.

  2. OMS estimula trabalho em rede de centros colaboradores

    O estímulo da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que seus centros colaboradores atuem em rede trouxe à Escola Nacional de Saúde Pública a pesquisadora Joëlle M. Hoebert, do Centro Colaborador da OMS de Utrecht, credenciado em 2008, e situado na Universidade de Utrecht, na Holanda. A visita teve o objetivo de promover a troca de experiências com o Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP, centro colaborador da Opas/OMS há mais de dez anos em políticas farmacêuticas.

  3. ENSP apresenta resultados do Eulabor-BR na Argentina

    Apresentar os resultados preliminares do Projeto Eulabor-BR durante reunião de trabalho do grupo Eulabor é o objetivo da viagem dos pesquisadores Fermin Roland Schramm e Sergio Rego (DCS/ENSP/Fiocruz) a Buenos Aires (Argentina). A ENSP coordena a equipe brasileira que trabalha na construção da Eulabor, uma rede de avaliação em ética em pesquisa biomédica envolvendo países da América Latina e da Europa. Para o encontro, que ocorre de 15 a 21 de dezembro, os pesquisadores levarão o documento final do Eulabor (Sistemas Latino-Americanos e Europeus de Regulamentação em Ética em Pesquisa Biomédica: análise comparativa da pertinência e da aplicação à proteção de sujeitos humanos), que subsidia a construção dessa rede, e que ficou em consulta pública no mês de novembro na página da ENSP.

  4. Mestrado em Angola: aula confirma interesse de alunos

    Determinantes sociais de Saúde foi o tema escolhido pela vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz e pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde (DEMQS/ENSP/Fiocruz), Maria do Carmo Leal, para a aula inaugural do Mestrado em Saúde Pública que a ENSP/Fiocruz está realizando em Angola. Segundo Maria do Carmo, a aula, ocorrida em 28/05, fugiu do aspecto formal de uma conferência, funcionando como um espaço de grande participação dos alunos. Foi uma excelente oportunidade para trocas e mesmo questionamentos, por parte dos alunos, às autoridades sanitárias locais nominadamente, o vice-ministro da Saúde, Van Dunem sobre as condições de saúde de Angola, disse. A aula inaugural proferida por Maria do Carmo Leal está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  5. Cooperação Internacional na ENSP ganha novo impulso em 2007

    Uma das principais diretrizes da atual gestão da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) é a consolidação da Assessoria de Cooperação Internacional (ACI/ENSP) e a conseqüente ampliação das ações que visam ao intercâmbio de experiências na área de saúde coletiva com outros países e instituições por meio da formulação de acordos e projetos em comum. Seguindo essa linha, em 2007, a ENSP iniciou seu primeiro mestrado internacional em Saúde Pública em Angola, e recebeu, entre outras, a visita da diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margareth Chan. Além disso, delegações governamentais e visitantes de vários países África do Sul, Suécia, Espanha, São Tomé e Príncipe e Moçambique estiveram na Escola para o estabelecimento de novas parcerias. Confira um balanço das ações de Cooperação Internacional.

  6. NAF/ENSP participa de estudo que avalia impacto da exclusão sobre acesso a medicamentos

    Obstáculos e resistências oferecidos pelos sistemas de saúde, com relação às ofertas de acesso a medicamentos na Guatemala, Honduras e Nicarágua, foram os objetivos da viagem da coordenadora adjunta do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP), Vera Lúcia Luiza, aos três países, na semana de 15 a 21 de junho. A visita teve o propósito de divulgar os resultados preliminares da pesquisa Impacto da exclusão em saúde sobre o acesso a medicamentos na Guatemala, Honduras e Nicarágua, coordenada pela Opas-WDC, e desenvolvida em parceria com o NAF/ENSP e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

  7. EuroSocial Salud: intercâmbio para formulação de políticas

    A nossa expectativa é que, a partir do intercâmbio de saberes e experiências, alcancemos novos patamares de conhecimentos e evidências necessários à renovação e formulação de políticas estratégicas para a construção de sistemas democráticos de saúde. Com essas palavras, o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Antônio Ivo de Carvalho, abriu, nesta segunda-feira (24/09), o Seminário do EuroSocial Salud, que está sendo realizado na Escola, e cujo caráter político foi confirmado no discurso do presidente da Fiocruz, Paulo Marchiori Buss. Ao exortar os representantes dos 17 países presentes a produzirem uma declaração oficial em defesa da Atenção Primária à Saúde (APS), a ser entregue à OMS, Paulo Buss foi taxativo: Nós, que acreditamos na saúde como um valor social e um direito fundamental do ser humano, estamos numa luta feroz que deve ser disputada palmo a palmo contra aqueles que tratam a saúde como um bem de mercado. Ouça os áudios e veja as apresentações do evento na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  8. ENSP recebe representantes da OPAS para reunião sobre Campus Virtual

    Uma comitiva internacional da Organização Pan-americana de Saúde esteve na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), nos dias 25 e 26 de março para uma reunião de trabalho sobre o Campus Virtual de Saúde Pública. Por ser um espaço para desenvolver a cooperação interdisciplinar no campo da formação, o encontro permitiu aos participantes debates sobre novas parcerias para cursos e projetos que integrarão o CVSP, além de apresentar os avanços conseguidos através da experiência brasileira.

  9. NAF/ENSP coordena módulo de acesso a medicamentos em curso da Opas

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, por meio do Núcleo de Assistência Farmacêutica do Departamento de Ciências Biológicas (NAF/DCB/ENSP), será responsável pelo módulo de Acesso a tecnologias e medicamentos e desenvolvimento de serviços de saúde do Programa de Líderes em Saúde Internacional, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS). O objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento da Agenda de Saúde das Américas 2008 2017, através do fortalecimento das capacidades dos países da região para comprender, atuar e influir, de maneira positiva, sobre os determinantes internacionais da saúde.

  10. ENSP promove conferência internacional no Dia da Alimentação

    Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e a Fiocruz-Brasília, por meio de seu Núcleo Federal de Ensino, trazem ao Brasil o professor Jesus Contreras, da Universidade de Barcelona (Espanha), para a conferência "Comemos como vivemos: alimentação, saúde e estilos de vida". O evento será realizado às 10h, do dia 16 de outubro, no Salão Internacional da Escola, como abertura do curso de atualização em Antropologia, Alimentação e Cultura, promovido pela Fiocruz-Brasília e pela ENSP. A conferência é aberta ao público e não é necessária inscrição.