1. Pesquisadores da ENSP e da Universidade de Nebraska explicam povoamento das Américas

    Em artigo publicado no importante periódico Trends in Parasitology, pesquisadores do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Densp/ENSP) Adauto Araújo e Luiz Fernando Ferreira e da Universidade de Nebraska (EUA) Karl J. Reinhard e Scott L. Gardner divulgam resultados de pesquisas realizadas em parceria e defendem hipótese de que mais de uma corrente migratória humana tenha povoado o continente americano.

  2. Simpósio Brasil-Portugal levanta reais necessidades dos países para cooperação

    Após quatro reuniões e uma série de painéis temáticos, chega ao fim a primeira etapa dos Simpósios sobre Saúde Brasil-Portugal 200 anos (1808-2008), conduzidos por uma comissão binacional formada pelos Ministérios da Saúde do Brasil e de Portugal. No último dia de atividades no Brasil (9/07), foram consolidados os trabalhos dos quatro simpósios realizados Ministérios da Saúde, Escolas de Saúde Pública, Institutos de Saúde e Academias de Medicina , que mostraram os problemas e as necessidades que cada um dos participantes buscará resolver com a assinatura de um acordo de cooperação para o período de 2008-2013. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, o áudio e as apresentações deste dia.

  3. ENSP e OPAS discutem Observatório Farmacêutico das Américas

    O Observatório Farmacêutico das Américas (OFA) foi o tema de várias reuniões e debates que ocorreram de segunda (12/03) a quinta-feira (15/03) no Núcleo de Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (NAF/ENSP/Fiocruz), durante a visita de Jaume Vidal, do Departamento de Medicamentos, Vacinas e Tecnologias em Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS - Washington). A vinda de Vidal teve o objetivo de discutir com pesquisadores do NAF aspectos relacionados ao Observatório, dentre eles, a escolha de indicadores e métodos para coleta de informações. Durante o encontro, também foram propostas formas de cooperação entre a ENSP/Fiocruz e a OPAS/OMS.

  4. ENSP recebe pesquisador da área de paleoparasitologia

    Até janeiro de 2008, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca terá em seu quadro o professor Karl Reinhard, da Universidade de Nebraska. Karl está na Escola como pesquisador visitante e sua presença dá continuidade ao processo de expansão e ampliação da política de cooperação internacional da ENSP com instituições internacionais. O professor está lotado no Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP/Fiocruz) e atua no projeto de estudo de parasitoses em populações antigas, junto com o pesquisador Adauto Araújo (Densp/ENSP/Fiocruz).

  5. Pesquisadora coordena grupo de trabalho internacional sobre tuberculose

    A pneumologista, pesquisadora clínica e coordenadora do ambulatório do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz), Margareth Pretti Dalcolmo, foi escolhida pelo DR-TB Treatment Shortening Protocol Committee para coordenar um grupo de trabalho composto de pesquisadores da área. O grupo recebe o apoio da Organização Mundial da Saúde, da International Union Against Tuberculosis and Lung Disease, do Green Light Committee e de universidades como a de Harvard, que tem a coordenação geral, além de representações dos países com maior carga de tuberculose.

  6. Históricos das reformas sanitárias brasileira e chilena

    A construção dos sistemas de saúde do Brasil e do Chile foi o foco da segunda mesa-redonda do Seminário Políticas de Saúde Pública no Chile e Brasil - Perspectivas de Futuro, que acontece na ENSP nos dias 9 e 10 de novembro. Os pesquisadores Oscar Arteaga (ESP-Chile) e Célia Almeida (ENSP/Fiocruz) apresentaram os históricos da saúde de cada país, explicando os respectivos processo de reforma sanitária. Acesse os áudios e as apresentações na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  7. ENSP discute estratégias locais de promoção da saúde

    A equipe do projeto "Ações intersetoriais para a saúde: promoção da saúde como estratégia para o desenvolvimento local sustentável" recebeu, nesta última quinta-feira (3/05), na Residência Oficial da Fiocruz, a representante da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA) no Brasil, Maria Tereza Nunes dos Santos, e a da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Vidya Alves Moreira, para apresentação e discussão do plano de implementação do projeto. Na ocasião, foi discutida a importância da divulgação do marco conceitual para a promoção da saúde, tanto no que diz respeito aos programas de ensino, quanto para a consolidação de pesquisas e estratégias de desenvolvimento local de núcleos regionais. A ENSP é a coordenadora nacional do projeto, tendo à frente a pesquisadora Regina Bodstein (DCS/ENSP/Fiocruz).

  8. NAF é redesignado como Centro Colaborador da Opas

    O Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP foi designado pela terceira vez consecutiva como Centro Colaborador da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS). O credenciamento original do NAF aconteceu em 1998 e foi renovado por duas vezes, durante o período de 2003 a 2006, e 2007 a 2010 que marca a nova redesignação. Esse feito confirma e consolida o reconhecimento da excelência do trabalho do NAF, ao mesmo tempo em que amplia a nossa responsabilidade na esfera internacional, reconheceu o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho.

  9. Reunião do CVSP definirá metas para 2008-2010

    Traçar o planejamento de trabalho para o período de 2008 a 2010 e analisar os avanços e desafios encontrados na Rede de Países do Campus Virtual em Saúde Pública (CVSP) são os objetivos da Oficina do Campus Virtual em Saúde Pública, que será realizada de 11 a 13 de junho, na Cidade do México. O encontro também pretende avaliar a proposta dos Modelos de Governança e Instrumentos de Auto-avaliação, que devem ser aprovadas na oficina do CVSP, no 8º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (Crics8). A ENSP, que faz parte da rede de instituições de ensino e pesquisa no Brasil que compõem o CVSP-Brasil, será representada no evento.