1. Seminário internacional Direitos Humanos e Saúde segue com inscrições abertas

    Nos dias 24 e 25 de novembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realizará mais uma edição do IX Seminário Internacional de Direito e Saúde e XIII Seminário Nacional Direito e Saúde, agora promovido pelo Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da ENSP (Dihs). O tema de 2015 debaterá Direitos Humanos e Povos Indígenas, como forma de destacar a necessidade de melhores condições de saúde, educação e saneamento e também protestar contra as mortes decorrentes das lutas pela posse da terra e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215. Segundo reportagem da BBC Brasil, baseada em um levantamento da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), de 2007 a 2014 mais de 2.300 índios morreram por causas externas (acidentes ou violência) no país, dos quais mais de 800 foram vítimas de homicídio. As inscrições estão abertas até o dia 23/11 e devem ser feitas aqui.

  2. ENSP fortalece cooperação com instituições formadoras em saúde de Cuba

    Com o objetivo definir uma agenda de trabalho conjunto e cooperações entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e instituições cubanas para o fortalecimento das capacidades formativas em saúde pública nos dois países, o diretor da ENSP, Hermano Castro, e o vice-diretor de Ambulatórios e Laboratórios da Escola, Marco Menezes, participam de uma missão técnica institucional em Cuba. Durante o encontro, eles cumpriram uma agenda de reuniões e conferências junto às principais instituições formadoras em saúde pública do país.

  3. Seminário discutirá os Determinantes Sociais da Saúde na América Latina

    Entre os dias 16 e 18 de novembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), por meio do Centro de Estudos, Políticas e Informações sobre Determinantes Sociais da Saúde (Cepi-DSS), em parceria com o Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) promoverá o Seminário Internacional Determinantes Sociais da Saúde, Intersetorialidade e Equidade Social na América Latina, no auditório do Museu da Vida na Fiocruz. O evento, que pretende estimular o debate sobre diferentes perspectivas analíticas e experiências territoriais em desenvolvimento, visa contribuir para a consolidação de estratégias de cooperação regional orientadas à equidade social. 

  4. ENSP discute critérios de formação e apresenta diagnóstico brasileiro em encontro da Resp/Unasul

    Para discutir e elaborar critérios de qualidade e currículos mínimos comuns em saúde pública para nível médio (técnico) e de graduação na região sul-americana, os integrantes da secretaria executiva da Resp/Unasul estiveram no Equador e participaram de oficina sobre o tema. Na ocasião, o diretor da ENSP e secretário executivo da Rede, Hermano Castro, e o vice-diretor de Escola de Governo da Escola e secretário executivo alterno da Resp, Frederico Peres, apresentaram uma síntese da formação em saúde pública na América do Sul, feita a partir de um levantamento realizado pela secretaria executiva junto aos países. Na reunião também foi discutido um plano de trabalho da Rede para o ano de 2016. 

  5. O direito da favela: Boaventura lança livro no Brasil

    Sociólogo português, diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), em Portugal, e coordenador doutorado do internacional Direitos Humanos, Saúde Global e Políticas da Vida, desenvolvido a partir do convênio entre Fiocruz e CES, Boaventura de Souza Santos está no Brasil para lançar o livro O Direito dos Oprimidos, uma versão da sua tese de doutorado defendida na Universidade de Yale (EUA) sobre o direito no Jacarezinho, uma favela do Rio de Janeiro. "Boa", como é chamado por muitos parceiros brasileiros, também é colaborador do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública (Dihs/ENSP/Fiocruz). O lançamento, que será no sábado, às 14 horas, na Quadra da Escola de Samba do Jacarezinho, homenageará o líder comunitário Irineu Guimarães, parceiro e principal interlocutor do sociólogo durante sua experiência no país. 

  6. Escola traça acordo com Universidade de Washington

    Tuberculose, doenças infecciosas e mudanças globais são os temas de interesse prioritários na cooperação a ser estabelecida entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e a Universidade de Washington. Para celebrar o acordo, apresentar as instituições, trocar experiências e tratar o possível intercâmbio de docentes e discentes, a ENSP recebeu a pesquisadora americana Kristie Ebi, representante da UW. O encontro teve a presença do vice-diretor de Escola de Governo, Frederico Peres, da assessora de Cooperação Internacional, Ana Laura Brandão, e ainda de integrantes do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz (Cris). A previsão é que no mês de novembro os integrantes da Escola assinem o convênio oficial em Washington.  

  7. Mestranda da ENSP apresenta projeto sobre promoção da saúde na Colômbia

    A partir de uma avaliação do programa Academia da Saúde, do Ministério da Saúde, a aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP Monique Padilha foi convidada a participar do I Seminário Internacional de Saúde Pública, promovido pela Universidad de Cundinamarca, da Colômbia. O encontro acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro na cidade de Girardot (Colômbia). A palestra de Monique, intitulada Determinantes sociales de la salud y de su confrontación en el território a través de las estrategias de promoción de la salud local faz parte da linha temática Determinantes sociais, sanitários e ambientais

  8. Lancet: comissão de medicamentos dialoga com países da América Latina

    Veronika Wirtz, pesquisadora da Universidade de Boston (EUA) e uma das organizadoras da Comissão Lancet de Medicamentos Essenciais - que reúne especialistas de diversos países para analisar os avanços, os principais problemas e traçar uma agenda de prioridades na área de medicamentos -, fará uma apresentação, via webinar, no dia 23 de outubro, às 14 horas. A exposição tem o propósito de facilitar o diálogo com os profissionais da América do Sul e América Latina, além de apresentar o progresso das ações da Comissão. A pesquisadora Vera Lúcia Luiza, do departamento de Política de Medicamento e Assistência Farmacêutica da ENSP (NAF/ENSP), é a única representante do continente entre os especialistas. A iniciativa é uma organização conjunta do NAF/ENSP com o ISAGS.

  9. Bioética: integrantes do programa apresentam experiência na Itália

    Docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva - desenvolvido pela ENSP em associação ampla com a UFRJ, UFF e Uerj - estarão em Nápoles, na Itália, durante os dias 20, 21 e 22 de outubro, para participar do 11º Congresso Mundial de Bioética, Ética Médica e Direito da Saúde. Na edição de 2015, o Congresso pretende discutir formas de divulgação da mensagem da bioética à sociedade, plantando valores éticos na consciência das pessoas para que sejam amplamente utilizados no cotidiano e no comportamento dos indivíduos. O coordenador geral do PPGBIOS e pesquisador da ENSP, Sergio Rego, na ocasião, também vai participar da sua primeira reunião executiva como representante da Unidade Rio de Janeiro, Brasil, da International Network of the Unesco Chair in Bioethics, do Centro Internacional de Saúde, Direito e Ética da Universidade de Israel (Haifa). 

  10. ENSP recebe comitiva francesa para fortalecer cooperação

    A ENSP recebeu recentemente uma comissão da Escola de Altos Estudos em Saúde Pública da França (EHESP, na sigla em francês). A visita teve como objetivo principal fortalecer o intercâmbio entre as instituições e seus alunos, e dar continuidade a cooperações estabelecidas anteriormente. Entre os assuntos tratados na reunião estavam a troca de experiências; o modelo de formação de ambas as escolas; e a busca de novas áreas para possíveis colaborações, sendo uma das perspectivas a educação a distância, sistema no qual a ENSP/Fiocruz tem grande expertise acumulada.