1. ENSP sedia World Bioethics Day e promove debates

    No dia 14 de outubro, às 14h, a ENSP receberá o World Bioethics Day. A edição de 2019 discutirá a bioética na luta anti-racismo, o colonialismo brasileiro e a bioética feminista. O evento também homenageará Debora Diniz e a Jurema Werneck pela luta contra a opressão e toda e qualquer estratégia política que oprima a humanidade. A data foi estabelecida pela Unesco, em comemoração à aprovação da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, em 2005.

  2. Seminário virtual debaterá acreditação de instituições formadoras de trabalhadores da saúde

    O 8º Seminário Virtual da Rets 'Acreditação de instituições formadoras de trabalhadores técnicos da saúde' será realizado nesta terça-feira, 8 de outubro de 2019, às 14h (hora de Brasília), no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), com transmissão ao vivo pela Rede Nacional de Pesquisa (em português) e pelo Facebook da Rets (em espanhol).

  3. ENSP promove Curso Internacional Brasil-Canadá: temas e questões contemporâneas

    Na segunda-feira (30/9) teve início o Curso Internacional Brasil-Canadá: temas e questões contemporâneas, organizado pelo Programa de Pós-Graduação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). O curso ocorrerá até sexta-feira, 4/10, no salão internacional da ENSP e no auditório do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) e contará com a participação de professores da Universidade de Quebec em Montreal (UQaM) e da ENSP.

  4. ENSP promove cooperação entre pesquisadores do Brasil e da França

    Entre os dias 2 e 6 de setembro, pesquisadores e médicos franceses participaram de encontro, organizado pela pesquisadora da ENSP, Maria do Carmo Leal, para cooperação na área da saúde reprodutiva Brasil-França, com apoio do Consulado-Geral da França no Rio de Janeiro. Além das apresentações do contexto brasileiro e francês obstétrico e perinatal, o encontro englobou a visita às maternidades Maria Amélia Buarque de Hollanda, no Rio de Janeiro, e Escola Assis Chateaubriand-Universidade Federal do Ceará. 

  5. Seminário sobre Atenção Primária à Saúde: mesa de abertura será transmitida ao vivo

    O Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Daps/ENSP) promoverá, de 23 a 25 de outubro, o Seminário Internacional Atenção Primária à Saúde do global ao local. Durante os três dias serão debatidos temas como APS na perspectiva internacional, práticas avançadas de enfermagem na APS, rumos da Política Nacional de Atenção Básica, a APS no SUS no Rio de Janeiro, entre outros assuntos. A mesa de abertura do evento será transmitida ao vivo e contará com a participação de pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.

  6. Pesquisador da ENSP participa de encontro em Cuba, Havana

    Nos dias 19 e 20 de setembro, aconteceu, em Havana, Cuba, o IV Seminário Regional de Ensino Superior em Bioética da Rede Latino-Americana e do Caribe de Educação em Bioética. O encontro, que trouxe como tema central Ampliando la agenda curricular, contou com a participação do pesquisador da ENSP e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), Sergio Rego. Na ocasião, ele recebeu também o reconhecimento da Universidad de La Habana – Facultad de Filosofía, Historia y Sociología por sua atuação como professor visitante da V edição do mestrado em Bioética da referida Universidade, assim como por seu auxílio no desenvolvimento do programa. 

     

  7. ENSP sedia terceira edição do seminário 'Epidemia das Drogas Psiquiátricas'

    Entre os dias 29 e 31 de outubro, a ENSP/Fiocruz sediará a terceira edição do seminário internacional “A Epidemia das Drogas Psiquiátricas”. O tema deste ano debaterá as “Alternativas ao Diagnóstico Psiquiátrico e ao Tratamento Psicofarmacológico”, por meio da realização de mesas, palestras e debates, com convidados nacionais e internacionais, sobre objetos centrais do campo da saúde mental. O evento é coordenado pelos pesquisadores Fernando Freitas e Paulo Amarante, do Laps/ENSP. 
     

  8. Palestra Internacional da ENSP aborda Zika e Saúde Global

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) recebeu a professora da London School of Economics and Political Science (LSE), Clare Wenham, para ministrar a palestra Limpe sua casa e não engravide: Zika e uma crítica feminista da securitização da Saúde Global. Promovida pela Rede Zika Ciências Sociais, a atividade abordou a falta de inclusão da mulher em políticas de segurança e saúde global, além dos seus impactos durante as emergências sanitárias.